Entenda mais sobre o modelo de negócio e descubra como você pode ganhar dinheiro investindo nessa estratégia no marketplace
Segundo a pesquisa Webshoppers, desenvolvida pela Ebit/Nielsen, 36% da população brasileira é formada por consumidores digitais. Obviamente, o número é motivo de comemoração, principalmente, por colocar o Brasil como o país com o maior faturamento no e-commerce da América Latina.
Entretanto, para quem vende pela internet, é importante pensar em como impactar esse percentual de consumidores e, nessa hora, a concorrência pode ser bastante dura. Isso vale tanto os lojistas atuantes nos grandes marketplaces quanto para aqueles nos marketplaces nichados.
Se você já ouviu falar em marketplace de nicho, deve se perguntar se realmente vale a pena ingressar nesta área, quais os riscos envolvidos, qual a rentabilidade desse modelo de negócio e se este é um meio viável mesmo.
Se essas suspeitas nublam a sua cabeça, não se preocupe. Certamente, você não está sozinho, pois esses questionamentos fazem todo o sentido!
Mas, nós do Blog Melhor Envio, estamos aqui para ajudar a sanar as suas principais dúvidas! Quer ficar por dentro do que é marketplace de nicho e como surfar nessa onda? Leia este artigo!
Por que apostar no marketplace de nicho?
Primeiro, você precisa entender o que significa um nicho. Então vamos começar pela definição: trata-se de um setor super específico com relevância para um determinado grupo de pessoas. Neste mercado podem ser disponibilizados tanto produtos quanto serviços.
Um exemplo de marketplace nichado, no caso de serviços, é o Airbnb, que integra anunciantes de hospedagens temporárias. O Airbnb tem uma proposta diferente de sites como a OLX, que abre espaço para a venda (ou aluguel) de qualquer tipo de bem físico.
Se você optar por colocar um imóvel para aluguel no OLX, por exemplo, será necessário competir com um volume muito maior de propagandas. Consequentemente, seu anúncio estará submerso em um mar de pessoas que podem estar interessadas (ou não!) no que você tem a propor.
Porém, se você inserir o seu produto/serviço em um marketplace de nicho – que é mais segmentado – a probabilidade do que você oferece ser encontrado por consumidores realmente interessados cresce.
Visibilidade no lugar certo e para as pessoas certas!
O cenário que descrevemos acima comprova o porquê do marketplace de nicho ser uma tendência que está trazendo bons resultados para quem vende online. Principalmente por ser responsável pelo aumento da visibilidade dos produtos e, com isso, contribuir para elevar o potencial de venda.
Sabe como? Restringindo a quantidade de concorrentes! Olha que demais! Digamos que, ao apostar em um nicho, os vendedores saem do tiro de metralhadora (que dispara para todo o lado sem o menor controle) para usar uma sniper (com aquele tiro certeiro direto no alvo).
Analogias à parte, essa estratégia realmente é possível, pois ao focar em um público mais setorizado, você amplia suas chances de converter um visitante em cliente. Afinal, todo o seu trabalho será direcionado para quem tem interesse no que você está ofertando. Portanto, é mais fácil encontrar consumidores fiéis que adquirem esses itens/serviços com frequência.
Quem não quer focar em uma estratégia que traga mais garantias de vendas, não é mesmo? Este é o objetivo do marketplace de nicho! Mas, antes de entrarmos de cabeça nas dicas exclusivas deste tema, vamos esclarecer as principais diferenças entre ambos modelos de negócio. Confira!
Marketplace de nicho X marketplace convencional
Ainda não ficou bem claro para você a diferença entre marketplace de nicho e o modelo tradicional de marketplace? Fique tranquilo, esse assunto realmente pode ser mais complicado do que parece. É por isso que vamos trazer aqui um comparativo para ajudá-lo a entender melhor o assunto!
Marketplace convencional
- São mais abrangentes, o que permite uma maior variedade de itens à venda
- Por outro lado, envolve uma concorrência acentuada, com mais empreendedores vendendo os mesmos itens do que você
- O investimento em estoque também é superior, pois será necessário ter uma variedade maior de itens (o que pode ser arriscado para quem está começando no e-commerce)
Marketplace de nicho
- Por ser voltado a um público mais segmentado, envolve um mix de produtos menor, focado em consumidores específicos
- Essa característica permite escolher os produtos mais facilmente, já que por ser um grupo mais enxuto, exigirá menos capital para investir em estoque
Como encontrar o seu próprio nicho
Para esclarecer melhor, imagine uma vendedora de cosméticos chamada Juliana que já trabalhe nesse setor. Agora ela quer ampliar os lucros vendendo seus produtos também no e-commerce.
Entretanto, o ramo de cosméticos representa uma categoria com uma infinidade de alternativas. O oposto de nicho, que é um segmento mais fechado e direcionado a um público que se interessa por artigos específicos.
Quais as opções de Juliana neste caso? Pesquisar entre os cosméticos com alta aceitação no mercado para identificar quais são os produtos com maior potencial de saída.
Vamos dizer que nesta análise a lojista do nosso exemplo tenha chegado à conclusão de que cremes anti-idade sejam os mais rentáveis. Pronto! Juliana encontrou um nicho de atuação para apostar de forma mais assertiva nos marketplaces. Este é o objetivo do marketplace de nicho: descobrir como direcionar o produto mais atrativo para uma fatia de público específica!
Ferramentas para colocar as suas vendas no caminho certo
Que o objetivo do marketplace de nicho é propor artigos/serviços que sejam relevantes para uma fatia pré-determinada de público já ficou nítido. No mercado brasileiro você pode usar as vitrines de marketplaces de nicho já consagrados entre os consumidores como o Netshoes (para artigos esportivos), o Enjoei (para venda de roupas usadas), Estante Virtual e Livronautas (para livros usados, sebos) ou Elo7 (para artesanato), por exemplo.
Entretanto, a dúvida que ainda persiste é sobre como descobrir os produtos que irão compor o seu nicho e verificar se eles realmente são quentes! Agora há pouco falamos da importância de analisar o mercado em busca dessa resposta. Pensando nisso, vamos trazer duas ferramentas para tornar esse processo mais fácil e prático. Confira!
Google Trends
O Google Trends é um recurso gratuito desenvolvido pela gigante da internet que serve para apontar os assuntos em evidência no ambiente online. Nos gráficos apresentados entre os resultados, você pode conferir picos de pesquisa da palavra-chave digitada e a relevância que ela atingiu para os internautas. Estes dados podem ser usados para refletir o grau de interesse do público por aquele tema/produto/serviço.
Para usá-lo, basta digitar um termo de pesquisa (palavra-chave) no campo de assunto no topo da página. E pronto! Com este suporte, o seu e-commerce terá um guia de consulta sempre pronto para verificar o quanto um item pode ser promissor, ou não.
Tendências Mercado Livre
Outro termômetro interessante para testar quais objetos podem estar no topo da lista de interesse dos consumidores é a ferramenta Tendências Mercado Livre.
Como o próprio nome sugere, a plataforma é disponibilizada pelo Mercado Livre e também serve para verificar quais as palavras que figuram entre as mais populares nas buscas dos clientes online.
Navegue por categorias e descubra o que os clientes pesquisam antes de fazer compras. A dica aqui é a mesma do que para o Google Trends: use esses dados para entender o comportamento dos consumidores, conhecer o mercado e compor os artigos do seu nicho!
Lembre de investir em um bom frete
Essas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim! E falando em informação aqui vai mais uma sugestão para alavancar o seu negócio: conte com uma solução para ajudá-lo a gerenciar os seus fretes.
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