Confira técnicas capazes de elevar o ticket médio do seu negócio e prepare-se para colocar em ação estratégias para ampliar os seus lucros!
Dos 211 milhões de brasileiros, 149,1 milhões são usuários ativos de internet no país. Ou seja, mais de 70% da população está online. A informação revelada na pesquisa Digital 2019 in Brazil – através da Hootsuite em parceria com a We Are Social – indica o potencial de crescimento dos negócios no âmbito do comércio eletrônico. O que coloca o e-commerce entre os canais mais promissores para ganhar dinheiro!
Ainda conforme o estudo, 89% dos brasileiros procuram produtos/serviços na internet, 90% deles visitam lojas virtuais com frequência e 68% deste contingente de consumidores compra online.
Nossa, quantos números! Mas o nosso objetivo aqui não foi apenas demonstrar como vale a pena investir em um empreendimento online. Queremos chamar a sua atenção para outro dado que pode ser decisivo para o seu sucesso: o valor do ticket médio!
Tão importante quanto acompanhar as projeções dos institutos mais relevantes do segmento é saber quanto os seus clientes gastam em suas páginas e como você pode incentivar a ampliação do poder de compra do público. Esse diferencial pode fazer o seu negócio decolar ainda mais!
Os insights para entender mais sobre o assunto e traçar as metas para elevar os seus lucros ao turbinar o ticket médio estão neste post! A única coisa que você precisa fazer é continuar esta leitura!
O que é ticket médio
O ticket médio é o valor que um cliente gasta em média no seu e-commerce. Já o conhecimento deste valor ajuda a compreender detalhes importantes a respeito do público, como a intenção e o poder de compra da base de consumidores. Mais do que isso, o ticket médio caracteriza um parâmetro essencial, principalmente para fundamentar tomadas de decisões como o direcionamento de campanhas promocionais, por exemplo.
Falando em escolhas relevantes, aproveitamos para alertar que muitos vendedores se veem seduzidos pelo apelo do frete grátis. Entretanto, esta estratégia requer cuidado e não pode ser colocada em prática sem considerar o ticket médio da loja virtual. Ou o vendedor pode sair no prejuízo! E este é um dos motivos pelos quais você deve ler este conteúdo!
Entenda como funciona o cálculo do ticket médio
Calcular o ticket médio é uma tarefa simples e que deve ser monitorada com frequência para garantir uma gestão eficiente. Então, se você ainda não sabe como descobrir esse número, vamos ajudá-lo!
Para conhecer o seu ticket médio, é necessário apenas dividir o valor total faturado no mês pela quantidade de vendas feitas nessa época. Fácil, não é mesmo?
Se você quiser visualizar a aplicação do resultado dessa conta em um exemplo prático, imagine um e-commerce que ganhou R$ 100 mil através de 689 vendas em 30 dias. Nesse caso, o ticket médio no período foi de R$ 145,13.
Como a ideia é facilitar a sua vida, segue abaixo uma “cola” para você compreender melhor a fórmula do cálculo. Confira:
Ticket médio = Faturamento ÷ Número de Vendas
Como aumentar o seu ticket médio
Como o ticket médio é um elemento importante para o sucesso de um e-commerce, nada mais natural do que pensar em estratégias para elevá-lo, correto? A seguir você encontra algumas técnicas para incentivar os consumidores a gastarem mais em sua loja — o que, consequentemente, influencia no incremento do ticket médio. Veja!
- Ofereça produtos/serviços complementares nos principais anúncios
- Crie combos de artigos que podem ser comprados juntos
- Conceda frete grátis a partir de um valor mínimo de compras (acima de R$ 400, por exemplo)
- Informe o cliente de que você possui uma versão mais atualizada do produto que ele está procurando
Gostou das dicas até aqui? Então prepare-se, pois vamos apresentar cada uma delas em detalhes a seguir!
Incentive o cliente a gastar mais
Quem aí não gosta de uma boa pechincha? A princípio essa pergunta parece ser algo corriqueiro, sem segundas intenções. Por outro lado, se considerar o quanto as pessoas se sentem atraídas pela possibilidade de levar vantagem em algo, você verá que de inocente esse questionamento não tem nada.
Existe uma grande parcela do público capaz de ser impactada fortemente por gatilhos mentais. No caso de uma ação de marketing, podemos apostar no gatilho de urgência, por exemplo, criando promoções que levam os rótulos: “por tempo limitado”, “só hoje”.
O mesmo ocorre quando as ofertas são do tipo “compre 3 e pague dois”, “frete grátis”. A grande sacada aqui é apelar para o emocional do consumidor e mostrar que ele pode ganhar mais do que imagina com aquela compra.
É o caso de quando o vendedor aumenta o valor do produto para embutir a taxa de entrega e poder oferecer o frete grátis. O que você acha que parecerá mais vantajoso para o cliente: um item de R$ 70 + um custo de R$ 20 pelo envio ou um pacote de R$ 90 com frete grátis?
Acredite, apenas por ter a expressão “frete grátis”, a opção de R$ 90 tem grandes chances de ser a escolhida pelos usuários. Então aposte nos gatilhos mentais e torne as suas vendas irresistíveis (mesmo que a matemática diga o contrário). Seu ticket médio agradece!
Aposte nas ofertas de combos
Se a proposta é fazer os visitantes comprarem mais em suas páginas, não espere que eles tenham que pesquisar outros artigos. Proponha produtos relacionados aos itens buscados e motive os consumidores a levarem junto no mesmo pedido!
Um exemplo prático desse método é montar um combo com capinhas, película protetora e fones de ouvido nos anúncios de smartphones. Observe na imagem abaixo:
ofereça Frete grátis para pedidos maiores
Uma das estratégias mais usadas para aumentar o ticket médio é o frete grátis. O que muitos empreendedores podem desconhecer é que o ticket médio caracteriza, na realidade, o ponto de partida para implementar essa metodologia.
Afinal, você precisa ter certeza de que o seu negócio pode arcar com este custo antes de conceder o benefício! Proteja o seu faturamento e evite que o lucro vá por água abaixo! Se você quer saber como, leia também este outro texto e verifique como o seu ticket médio pode permitir que você trabalhe com a gratuidade na entrega.
Bom, voltando ao exemplo anterior, digamos que o seu ticket médio seja de aproximadamente R$145. Dependendo da distância do envio e do peso da encomenda, o frete pode abocanhar uma fatia considerável em cada venda.
É por isso que muitos lojistas determinam limites mínimos de compras para conceder o frete grátis. Esta é a grande jogada, principalmente, para quem possui um ticket médio baixo! Portanto, provoque o cliente a inserir mais itens no carrinho e ele poderá se livrar do valor da entrega.
Temos aqui um típico caso em que todos ganham: o consumidor irá pagar apenas pelos produtos desejados, e o vendedor concederá a gratuidade de forma assertiva e ainda irá aumentar o ticket médio do e-commerce! Ou seja, com apenas uma técnica é possível agradar o público e ainda elevar o faturamento!
Você pode fixar o frete grátis para pedidos acima de R$ 300 ou R$ 400, por exemplo. Contudo, se achar que estes valores ainda não condizem com a realidade do seu negócio, analise qual valor mínimo de compras é mais seguro e faça os primeiros testes.
Não esqueça de registrar o procedimento em uma planilha e de avaliar os resultados durante este tempo. Na sequência, analise os pontos positivos e os negativos do método e aprimore-o futuramente.
use a tecnologia para oferecer fretes mais competitivos
Nossas dicas foram úteis para você? Esperamos que esses insights contribuam para a assertividade do seu negócio e o seu ticket médio possa crescer muito através dessas técnicas!
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