Produto estrela: saiba o que é e como você pode encontrar o seu!

A estratégia do produto estrela é poderosa tanto para quem está iniciando no e-commerce como para quem já empreende no setor. Leia e veja o porquê!

Quem quer começar a vender pela internet precisa fazer uma escolha muito difícil: afinal, com quais produtos trabalhar? A grande variedade de nichos no mercado só contribui para tornar essa decisão ainda mais complexa. E se engana quem pensa que essa dúvida desaparece depois que a loja virtual é criada! Ter um e-commerce é estar sempre atento ao feedback dos clientes e às novas tendências. Nesse cenário de incertezas, o produto estrela é um conceito valioso e capaz de aumentar as suas vendas. Quer saber o porquê disso? Leia e descubra!

Este texto fala sobre:

  • O que é produto estrela
  • Como você pode encontrar o seu
  • Quais são as características desse tipo de item

O que é produto estrela?

O produto estrela é o carro-chefe de uma loja virtual. Ele é responsável por atrair e fidelizar clientes. Mas que item mágico é esse? Vai depender de cada nicho! O primeiro ponto que você precisa entender é que produto estrela é um conceito, não um item milagroso que vai alavancar suas vendas.  No nosso dia a dia, somos atraídos por diversas empresas que utilizam essa estratégia. E a gente nem percebe. Não acredita? Pense na padaria do seu bairro. Fica fácil de adivinhar que o produto estrela dela é o pão, né? Mas você dificilmente volta da padaria sem comprar manteiga, biscoitos, frios e coisas do tipo.

você sabe o que é produto estrela?

Na prática, a padaria usa o pão como chamariz para atrair clientes e lucrar com a venda de outros itens. Esse é um dos exemplos mais utilizados para explicar o que é um produto estrela. Agora que você já entendeu como esse conceito pode ser poderoso para uma loja virtual, vamos citar algumas de suas características.

Características do produto estrela:

  • Costuma ter ticket baixo.
  • Pode mudar ao longo do tempo, dependendo das inovações do nicho. O lançamento de novas tecnologias pode fazer um produto ficar obsoleto e perder relevância no mercado.
  • Seu valor agregado normalmente é maior que o valor pago, ou seja, o cliente valoriza mais a experiência que o preço. Retomando o exemplo da padaria: o pão proporciona um café da tarde saboroso e esse valor agregado é superior ao preço do produto.

Descubra como encontrar o seu produto estrela

Não importa se você está começando a vender online ou já tem uma loja consolidada, o produto estrela é um conceito que pode te ajudar em qualquer estágio do negócio. Mas como saber qual é o item ideal para ser o seu carro-chefe? Com tantas opções à disposição, fica difícil escolher a certa. Apesar disso, o fato é que existem 3 aspectos aos quais você deve prestar atenção:

1) Não é o produto que você mais gosta 

Ser apaixonado pelo seu nicho de atuação é importante, porém tome cuidado para não fazer apostas com base somente nos seus sentimentos. Não é porque você ama um produto que o seu público também vai gostar dele. 

2) Não é o produto que dá mais lucro

Não adianta escolher o produto estrela pensando em obter uma grande margem de lucro. O objetivo desse item é servir de chamariz para a sua loja e incentivar a compra de outros produtos. 

3) É um produto desejado por muita gente

O produto estrela é, via de regra, um item de consumo massivo. Ele é capaz de despertar o desejo de muitas pessoas, pois resolve algum tipo de dor do seu público.

O produto estrela ideal para o seu negócio precisa atingir o equilíbrio entre esses 3 pontos. Ele deve ser um item capaz de despertar a sua paixão, mas você deve escolhê-lo com base em análises de mercado (e não só com o coração). Também não adianta pensar apenas no lucro, pois você tem que levar em consideração a demanda do público por esse item. Quais dores ele soluciona? 

Dicas valiosas para encontrar o seu produto estrela: 

  • Analise os produtos vendidos pelos seus concorrentes
  • Envie questionários para os seus clientes, peça a opinião deles sobre seu catálogo de produtos, colete sugestões
  • Ainda não começou a vender? Cogite fazer uma pesquisa de mercado para obter esses dados. Você pode fazer isso sem gastar nada com a ajuda de ferramentas como o Google Forms.  

4 características do produto estrela certo

Com o que leu até aqui, talvez você já tenha alguma ideia em mente sobre qual produto poderia ser a estrela do seu negócio. Mas será que ele tem as características certas para isso? Continue lendo e descubra!

1) É (preferencialmente) pequeno e leve

A resposta para isso está no valor do frete. Produtos menores e leves têm entregas mais competitivas e podem atrair um número maior de clientes. Além de exigirem menos espaço para serem armazenados, itens pequenos podem ser agrupados com outros produtos para formar kits em estratégias de cross-sell ou up-sell. 

2) Tem frequência de compra 

Essa característica não é válida para todos os nichos, mas é muito importante se você trabalha com produtos que têm curta duração e/ou passam por atualizações constantes. A frequência de compra otimiza o valor gasto na atração de clientes, o conhecido CPA (Custo por Aquisição), além de contribuir para uma estratégia de crescimento escalável.

3) É competitivo perante a concorrência

É difícil se destacar em um cenário competitivo como o do e-commerce brasileiro. Ainda assim, o seu produto estrela precisa ser capaz de fazer isso. Nossa dica é que você não tente ingressar em um mercado muito saturado, no qual grandes players estão competindo entre si. Apostar em marketplaces de nicho pode ser uma boa ideia para ganhar competitividade. 

4) Constitui um diferencial

O seu produto resolve algum tipo específico de dor para o seu cliente e, graças a isso, é único. Em um mercado dominado por grandes players, o preço dificilmente será o seu diferencial. É preciso entregar valor agregado e uma experiência de compra positiva.

Ofereça fretes competitivos para todos os seus produtos

Agora que você já entendeu como o produto estrela pode alavancar o seu negócio, é hora de colocar esse conceito em prática. Mas só isso não basta. Você também precisa oferecer fretes competitivos para todos os produtos do seu catálogo!

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