Quer saber o que é produto estrela?
Então este é o texto errado para você! Para saber o que é e como encontrar o seu produto estrela, clique aqui e acesse nosso artigo “Produto estrela: saiba o que é e como você pode encontrar o seu!“
Neste post, nosso objetivo é ir além da explicação do conceito. Vamos aprofundar o tema e falar sobre formas de usar o produto estrela para aumentar o ticket médio do seu negócio online.
Então, sem mais delongas, vamos logo ao que interessa. Bora?
O que você vai encontrar nesta leitura:
- Dicas de como usar o produto estrela para aumentar o ticket médio
- Dicas de como combinar o produto estrela com estratégias de cross sell e up sell
- Ferramentas que podem te ajudar a vender mais
- O papel do frete em tudo isso
Navegação rápida
Use o produto estrela para aumentar o ticket médio
Sim, é possível usar o produto estrela para aumentar o ticket médio. Na verdade, essa estratégia é utilizada em larga escala por lojas virtuais… Mas não só por elas!
Os estabelecimentos físicos já fazem isso há muito tempo. Cinemas, padarias, supermercados: todos usam produtos estrela para aumentar o ticket médio. Esse tipo de estratégia é tão comum que a gente acaba nem percebendo. Mas pare e pense: quando vai à padaria, você compra pão… E manteiga, frios, café e talvez até algum docinho para acompanhar (porque ninguém é de ferro, né?).
Apesar de banal, o exemplo ilustra muito bem a relação entre produto estrela e ticket médio. A missão do produto estrela não é, necessariamente, ser o item que gera mais margem de lucro.
O produto estrela deve ser usado para atrair os clientes até a sua loja virtual. É o pão que nos faz ir até a padaria, mas quando chegamos lá temos a possibilidade de comprar vários outros itens.
Produto estrela combina com cross sell e up sell
Provavelmente você já ouviu falar em cross sell e up sell, mas não nos custa nada refrescar a sua memória.
Traduzindo para o português, cross sell quer dizer “venda cruzada”. É quando o cliente acessa seu site procurando pelo produto X e você mostra para ele que o produto Y também está disponível.
Ofertas de cross sell normalmente são complementares: o cliente procura um notebook, a loja mostra que ele pode aproveitar o pedido para levar um mouse e um mousepad.
Já o up sell acontece quando a loja mostra que existe um produto mais completo em relação ao que o cliente está pesquisando/comprando.
Sabe quando você está no MCDonald’s e o atendente pergunta se você não quer levar batata grande por mais R$ 1? Fique sabendo que isso é up sell!
A Amazon também pode ser citada como exemplo desse conceito. Ao acessar a página de compra do Kindle, dispositivo para leitura de e-books, o cliente pode visualizar as diferentes versões do aparelho — o que abre espaço para ele optar por uma versão mais potente… E mais cara!
E como usar o produto estrela nas estratégias de cross sell e up sell?
O produto estrela pode potencializar estratégias de cross sell e up sell, ajudando a aumentar o ticket médio da sua loja virtual. Confira nossas dicas e veja como aplicar essas estratégias de forma coordenada:
Crie kits
Combine o seu produto estrela com itens complementares e ofereça condições especiais para as compras em conjunto. Pode ser interessante mostrar para o cliente quanto ele vai economizar se optar pela compra do kit.
Ofereça um produto mais completo (e mais caro)
Mostre para o cliente que ele pode levar um item melhor se investir um pouco mais. Tabelas como as do exemplo do Kindle (mostrado acima) podem ser suas aliadas nessa hora, pois elas tornam nítidas as diferenças entre os produtos e ajudam o consumidor a tomar a decisão de compra.
Aposte em itens que tenham frequência de compra
Essa dica não vale para todos os nichos, mas sempre é importante pensar na fidelização de clientes. E um dos jeitos mais fáceis de fidelizar o consumidor é trabalhar com produtos recorrentes, ou seja, itens que precisarão ser comprados novamente em algum momento.
Mostre produtos relacionados
“As pessoas também estão comprando”, “clientes que visualizaram este item também visualizaram”, “quem viu este produto viu também” e outras frases do tipo são úteis para exibir itens relacionados. Essas expressões ativam o gatilho mental da prova social: “se outras pessoas estão interessadas nisso, então eu posso me interessar também”.
Aprenda a aplicar na sua loja virtual
Se você quer usar um produto estrela para aumentar o ticket médio, é importante utilizar ferramentas que possibilitem a aplicação de cross sell, up sell e vitrines de produtos relacionados na sua loja virtual.
A facilidade (ou dificuldade) de configurar esses recursos vai depender de como você trabalha. Quem vende em plataformas de e-commerce provavelmente vai conseguir com mais facilidade, pois existem vários aplicativos (também chamados de plugins) que disponibilizam funções desse tipo.
Para esses casos, basta instalar um aplicativo e configurar o site da loja virtual para as funções desejadas. Confira algumas grandes plataformas de e-commerce que possuem essas funcionalidades:
WooCommerce
O WooCommerce tem alguns plugins que permitem ativar as funções de cross sell, up sell e produtos relacionados. Um deles (talvez o mais popular) é o Booster for WooCommerce. O aplicativo é gratuito e bastante simples de configurar.
Outra opção (também gratuita) é o Boost Sales for WooCommerce. Esse plugin é um pouco mais específico que o anterior, então tem menos funções, mas ao mesmo tempo pode ser mais simples de configurar.
Assista ao vídeo abaixo e veja como utilizar o Boost Sales:
Shopify
O plugin Frequently Bought Together (“Frequentemente Comprados Juntos”, em português) é bastante popular entre os usuários da plataforma Shopify. Instalado em mais de 125 mil sites, o aplicativo analisa as compras anteriores no banco de dados da loja e exibe uma lista personalizada com os produtos que costumam ser comprados juntos.
Nuvemshop
Até a data de publicação deste artigo, quem vende pela Nuvemshop tem três opções de aplicativos capazes de criar listas de produtos relacionados. Só tem um porém: todas elas são pagas.
- SmartHint: o aplicativo usa inteligência artificial para criar vitrines personalizadas com produtos relacionados ao perfil de consumo do cliente.
- Produtos Relacionados: possibilita a seleção manual dos produtos que aparecerão como relacionados no site da sua loja. É interessante pois o lojista pode exibir os itens que achar mais relevantes. Saiba mais!
- Shop the Look: como o nome indica, o aplicativo “Compre o Look” é voltado para quem vende itens de vestuário. Sua função principal é mostrar peças que complementem aquelas que estão sendo visualizadas pelos visitantes. Por exemplo: o cliente procura um tênis, a loja sugere uma meia.
E quem vende nas redes sociais e em marketplaces?
Quem vende em marketplaces e redes sociais não consegue aplicar estratégias de cross sell e up sell com a mesma facilidade que um vendedor que atua em plataformas de e-commerce.
Como esses canais de venda são menos personalizáveis, a nossa dica é a seguinte: foque em criar anúncios do seu produto estrela. Em vez de dispersar o seu investimento anunciando vários itens, dê preferência ao seu carro-chefe.
Lembre-se: a principal função do produto estrela é atrair clientes para o seu negócio. Após isso, o resto do trabalho deve ser feito pelos seus demais produtos, que precisam ser atraentes a ponto de incentivarem o consumidor a comprar mais.
Conclusão: produto estrela atraente + frete competitivo = mais vendas!
Ter produtos estrela atraentes no catálogo é muito importante para chamar a atenção dos clientes e aumentar o seu ticket médio. E sabe o que acontece quando você combina um produto estrela atraente com um frete competitivo? Você vende mais!
Ninguém pode te ajudar a encontrar o produto estrela certo, isso você precisa descobrir sozinho. Mas sabemos quem pode te ajudar a oferecer fretes mais competitivos: o Melhor Envio!
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