Se você vende pela internet ou tem um negócio local e ainda não conhece o Google Meu Negócio pode estar perdendo a oportunidade de divulgar sua empresa gratuitamente no Google. Confira as dicas que preparamos sobre essa ferramenta e veja como potencializar ainda mais os resultados do seu negócio!
Imagine que uma pessoa está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, uma cafeteria – e procura um lugar para tomar café da tarde. Se essa pessoa digitar ou falar “cafeteria” no Google, rapidamente vai encontrar informações – como endereço, telefone, site ou perfis nas redes sociais da sua marca?
Em um ambiente onde clientes fazem todo processo de pesquisa sem interação física, pode ser um tiro no pé ainda não estar usando essa estratégia para se destacar nos resultados de pesquisa do Google.
Neste artigo, você vai conhecer alguns motivos para começar a usar o Google Meu Negócio – para vender ainda mais – agora mesmo.
O que é o Google Meu Negócio?
Você já reparou naqueles resultados locais que aparecem na pesquisa do Google? Esse é o Google Meu Negócio.
Uma ferramenta gratuita que permite criar um Perfil de Negócio para que você se conecte com clientes através da Busca do Google e no Google Maps – um dos serviços de mapas mais utilizados em todo o mundo.
Também conhecido como Google Places, Google My Business ou cadastro no Google Maps, essa ferramenta apresenta as informações sobre seu negócio como:
- Telefones
- Endereço
- Avaliações
- Perguntas e respostas
- Horário de funcionamento
- Horário de pico
Com o Google Meu Negócio é possível contar a história da sua marca, criar ofertas, esclarecer dúvidas, receber avaliações e manter suas informações atualizadas.
Quem pode usar o Google Meu Negócio
Qualquer pessoa pode ter um cadastro no Google Meu Negócio. Independentemente de vender sushi, camisetas ou ser a própria marca, você pode levar muito mais clientes para o seu negócio, se fizer do jeito certo. E sim, isso vale até para negócios digitais, como lojas online!
Aliás, o Melhor Envio é um exemplo de negócio 100% digital – assim como atuam muitos lojistas do Brasil, que está no Google Meu Negócio.
Cada vez mais pessoas estão investindo nesse tipo de negócio, que ganhou mercado durante a pandemia e se consolidou como uma maneira rápida e barata de começar a empreender.
📍 Veja também: Como montar uma loja virtual: dicas práticas para vender online
A seguir, confira um exemplo de como o seu negócio pode aparecer nas pesquisas do Google:
Como você pode ver na imagem, fizemos uma pesquisa por Melhor Envio e, como estamos cadastrados no Google Meu Negócio, nosso Perfil de Negócio aparece ao lado dos resultados de busca, fornecendo informações relevantes para pessoas que têm interesse em oferecer fretes práticos e com maior facilidade em suas lojas.
📢 Vale ressaltar que somente através do cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio é possível aparecer no Google Maps. E mesmo que você não tenha site, não tem problema… Você consegue se cadastrar e incluir outras informações.
Por que usar o Google Meu Negócio
Grande parte do mundo usa o Google para fazer pesquisas por voz e escritas. É hora de transformar essas buscas em resultados e garantir novas oportunidades de negócios.
Com a ajuda do Google Meu Negócio, sua presença na internet é ampliada, aumentando também as chances de novos clientes descobrirem seus produtos ou serviços.
Então, se você não usa esse recurso do Google, confira nossas dicas e veja boas razões para começar já e aumentar sua visibilidade na internet!
Dica 1 – O Google meu Negócio é de graça!
Você não paga absolutamente nada para ter um cadastro no Google Meu Negócio e pode começar a aplicar essa estratégia agora mesmo.
O Google Meu Negócio é a forma mais dinâmica, rápida, barata e eficiente de sua empresa se conectar com os clientes através da busca do Google e Google Maps.
Essa divulgação é possível mesmo que você ainda não tenha um site ou um perfil com muitos seguidores nas redes sociais.
Dica 2 – Facilidade das pessoas encontrarem você
Uma das grandes vantagens do Google Meu Negócio é que a empresa se torna mais próxima das pessoas.
Se você tem uma loja física, provavelmente as pessoas devem ir ao seu estabelecimento fazer compras, certo? Quando uma pessoa está procurando por você no Google, um dos motivos mais comuns é a busca pelo endereço ou telefone.
Disponibilizar esta informação prontamente é o mínimo que você deve fazer para que clientes em potencial, especialmente no caso de sua empresa não ter o seu site próprio (algo que não recomendamos!).
Se você trabalha exclusivamente com vendas pela internet, pode incluir informações como site ou perfis em redes sociais, além de uma chamada bem atrativa para o público conhecer os seus produtos.
Dica 3 – Gera mais interações com clientes
Reparou nas estrelas da imagem lá em cima? Essas avaliações são feitas por clientes e usuários, e elas podem escrever com detalhes como foram suas experiências.
Você pode responder aos comentários de clientes e postar fotos que mostrem o que você faz. Para aqueles que se importam e querem cultivar o relacionamento com seus clientes (todos deveriam!), o Google permite que as empresas respondam às avaliações.
É importante ainda ter a preocupação de sempre responder a esses feedbacks. Mostre que a sua marca se importa com a opinião de seus clientes e que os pontos de melhoria serão levados em consideração.
Dica 4 – É possível usar links patrocinados
Quem decide vender pela internet sabe que é importante traçar estratégias assertivas para vender ainda mais.
Promover a união do Google Ads com o Google Meu Negócio é o jeito mais eficaz de acompanhar o desempenho da sua marca no mercado digital.
Mas como o Google Ads funciona?
O Google Adwords é o serviço de links patrocinados (anúncios) do Google. Por meio dele, é possível criar, editar e acompanhar links patrocinados, além de escolher onde e por quanto tempo vinculá-los. Esse recurso permite que o seu site apareça na primeira página de resultados de forma rápida. Porém, isso tem um custo.
O segredo aqui é investir nas palavras-chave certas para que possam atingir seu público-alvo e, assim, você só pagará pelas aquisições ou cliques que, de fato, receber, aumentando a garantia dos resultados.
💡 Para te ajudar, recomendamos que conheça o curso gratuito de publicidade digital oferecido pelo Google.
Dica 5 – Conheça seu público com os insights
Outra vantagem do Google Meu Negócio é o acesso à seção de insights, onde você pode analisar a visibilidade da sua marca, quem compra de você e como essas pessoas estão se relacionando com seu negócio.
- Como os clientes pesquisam a empresa
- De onde os clientes são
- Quantas pessoas ligaram para empresa usando o telefone na pesquisa
- Quantos pedidos de rotas foram feitos
- Quantos cliques o site teve
Esses insights te ajudam a otimizar seu perfil, já que apontam como os consumidores estão procurando por você, quais tipos de fotos estão clicando e muito mais. Conhecer seus clientes vai ajudar até nas suas estratégias de Marketing Digital.
Como criar sua conta no Google Meu Negócio
Para o perfil da sua empresa aparecer no Google Maps e aproveitar os benefícios desse recurso é preciso criar uma conta no Google Meu Negócio. Confira abaixo:
- Acesse a página inicial do Google Meu Negócio
No seu navegador, abra o site google.com/business e clique em “Gerenciar agora” no canto superior direito (faça login com usuário e senha se ainda não tiver feito)
- Inclua seu nome ou da sua empresa
Na página que abrir, preencha o formulário com o seu nome ou da empresa, país, endereço, código postal, categoria. Diga também se atende os clientes onde eles tiverem ou se somente em seu endereço (essa é a última opção do formulário, e super importante para quem vende online)
- Confirme as informações na próxima página
Marque a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar.
- Insira o número do seu celular
Depois de adicionar as informações sobre você ou seu negócio, o Google enviará um código para confirmar a criação da conta.
Aguarde esse código de acesso que pode ser enviado por telefone, SMS, e-mail, chamada de vídeo ao vivo, gravação de vídeo ou recebendo um cartão-postal do Google no próprio endereço.
- Digite o código enviado
O último passo para que a sua empresa apareça no Google Maps é a confirmação do cadastro.
- Pronto! Hora de ir para a página da sua empresa
Depois de inserir o código de verificação, sua marca passa a aparecer no mapa do Google My Business e as pessoas podem te encontrar.
Viu quantos benefícios? O Google Meu Negócio é uma ferramenta simples, mas muito eficiente quando o assunto é aumentar a visibilidade de marcas na internet.
Enquanto nutre o público com informações importantes, oferece interação rápida e direcionada — essa é uma facilidade gratuita e estratégica que você não pode deixar de ter na sua empresa.
O Melhor Envio pode ser seu maior aliado
Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você! Afinal, como você pode perceber, estar presente nas pesquisas de Busca do Google não é mais um diferencial nem mesmo uma escolha, mas sim uma necessidade.
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