Turbine seu e-commerce para vender mais no Dia do Cliente

Compreenda o potencial de aumento de lucros escondido atrás do Dia do Cliente e veja como a data pode ajudar a aumentar seu faturamento

 

Do Dia dos Pais até o Dia das Crianças são praticamente dois meses de diferença. Se você pensar em aproveitar somente essas duas datas comemorativas, então terá que esperar todo esse tempo para lançar uma campanha promocional. Mas e se o seu e-commerce puder utilizar o potencial de outra data nesta lacuna? 

Saiba que é possível intensificar as suas vendas com o apelo de outro período sazonal na mira dos empreendedores: o Dia do Cliente. Então, para quem ainda não ouviu falar na data, ela é comemorada em 15 de setembro e desponta como um excelente motivo para investir em diferenciais competitivos. O resultado é o aumento dos lucros. 

Por isso, como de costume, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a trilhar esse caminho! Continue esta leitura e veja como embarcar neste momento para surpreender os consumidores e fazê-los comprarem com você! 

 

Transforme o Dia do Cliente em uma temporada de vendas

 

A verdade é que a data pode até não ser tão forte como as demais do calendário varejista brasileiro. Mas isso não quer dizer que ela não seja uma boa oportunidade. Pelo contrário! Somente durante os meses de setembro, as buscas pelo tema “Dia do Cliente”  chegam a 246 mil pesquisas na internet

Claro que, comparado a outras febres de vendas, o período ainda tem bastante o que crescer. Ainda assim, vale usá-lo para impulsionar a criação de atrativos de venda! Assim, a primeira dica prática que trazemos hoje é: trate o Dia do Cliente como uma temporada de vendas. Mas o que isso quer dizer? 

Em 2019, o Dia do Cliente cai em um domingo. Porém, o impacto da data é muito mais abrangente e pode, facilmente, ser estendido por uma semana ou até mais. Depende da estratégia escolhida. 

Reforçamos que a mesma abordagem é empregada no planejamento de outras campanhas maiores, como Black Friday e Natal. 

 

Destaque-se no Dia do Cliente

 

Estamos falando de uma acentuação nas ofertas, consequentemente, outros lojistas também se beneficiarão desse atrativo. Portanto, como se destacar da concorrência?  Invista na criação da sua própria promoção para o Dia do Cliente

Aposte em um ambiente diferenciado mudando o layout da sua loja virtual para mostrar o clima de ofertas. Se você tem um e-commerce (vende pela internet sem uma loja própria, atuando individualmente ou em marketplaces) também vale pensar em como abordar esta ideia. 

Diga às pessoas que você preparou algo especial para elas! Para isso, faça suas redes sociais repercutirem este clima, mudando a imagem do perfil e da capa da sua página no Facebook, por exemplo. Lembre-se também de colocar essa campanha na rua em tempo hábil. Planeje-se com antecedência.

 

Aumente sua visibilidade

 

Outra jogada interessante são as campanhas de anúncios patrocinados. Afinal se tem uma boa hora para investir no aumento da sua visibilidade são as datas comemorativas. E uma das maneiras de fazer isso é com publicidade, através de links pagos ou mídia social paga.

Caso você não tenha conhecimento em Google Ads, o serviço de publicidade do Google, considere investir em uma consultoria de marketing. Independentemente se você decidir criar suas próprias campanhas ou terceirizar o serviço, a questão é colocar seu e-commerce em evidência. 

Nos anúncios, via Google Ads, a proposta é fazer os consumidores encontrarem seu e-commerce durante as pesquisas na internet. Conforme o tipo de anúncio empregado, uma propaganda do seu negócio será exibida quando o internauta digitar a palavra-chave correspondente ao seu produto no buscador. 

Também é possível anunciar nas redes sociais, o que fará com que sua marca apareça para um público ainda maior. O que não acontece quando se utiliza apenas postagens com alcance orgânico (sem pagar para impulsionar os posts). Para isso, a rede de Mark Zuckerberg disponibiliza sua própria ferramenta, o Facebook Ads.

Aqui vale a mesma tática que mencionamos para anunciar no Google, se você não se sentir habilitado a elaborar uma campanha, procure um profissional na área. No caso das redes sociais, um social media pode tanto produzir os conteúdos da sua página, como gerenciar suas campanhas de anúncios.

 

Avalie se você pode oferecer frete grátis

 

Quem não gosta de ser surpreendido enquanto navega por uma infinidade de opções de compra pela internet? Esta é a pegada que você deve ter em mente ao elaborar táticas para se destacar na multidão de vendedores digitais. E existe maneira melhor de arrebatar um consumidor do que livrá-lo do custo da entrega? 

Isso mesmo, estamos falando de avaliar sua possibilidade de oferecer frete grátis durante este período. Caso você ainda não tenha trabalhado com esta estratégia, use o Dia do Cliente como um piloto.

Comece pensando em como você pode criar sua estrutura de frete grátis. Reforçamos que você não precisa disponibilizar a gratuidade sempre. Por isso as datas comemorativas são boas alternativas para se beneficiar deste apelo. Elencamos a seguir alguns pontos para você nortear sua análise e direcionar a elaboração da sua estratégia. Confira.

 

O caminho para o frete grátis sem dor de cabeça

  • Defina faixas de preços que contarão com a gratuidade no envio, por exemplo, nas compras a partir de R$ 200,00
  • Monte combos de produtos, que adquiridos juntos, terão o frete grátis (sugira produtos relacionados para incentivar que o usuário leve mais artigos no mesmo pedido e, com isso, aumente o ticket médio do seu e-commerce)
  • Veja se é necessário aumentar em torno de 10% o valor do produto para reduzir o impacto da gratuidade no seu orçamento

 

Quer saber mais como desenvolver seu planejamento nesta área? Então leia também: Como e quando oferecer frete grátis

 

Ganhe tempo e qualidade ao enviar as encomendas

 

Ficou mais claro para você o potencial para impulsionar as vendas do seu e-commerce através do Dia do Cliente? Esperamos que sim! E sabe o que mais pode ajudar a aumentar a competitividade do seu e-commerce? Uma solução de fretes capaz de ampliar suas alternativas de entrega.

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