Você acha que anunciar na internet é caro demais e acaba desistindo de investir em mídia paga? Então, deixa eu dizer uma coisa: é possível promover o seu e-commerce, seus produtos e até campanhas de frete promocional sem gastar muito. Para saber como, leia este artigo até o final.
Mas antes de continuarmos, deixa eu contar a primeira dica: é possível usar o frete nas estratégias de mídia paga da loja virtual. Porém, para alcançar bons resultados, você precisa garantir condições de envio mais competitivas. Afinal, um anúncio onde o frete é mais caro que o produto tem menos chances de conversão, concorda?! Por isso, faça seu cadastro gratuito no Melhor Envio e comece a aproveitar os benefícios da nossa plataforma hoje mesmo.
Afinal, o que é mídia digital?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a mídia digital não depende somente da internet. Na verdade, ela compreende qualquer conteúdo que precisa de um dispositivo ou de um meio de comunicação digital para ser produzido, acessado ou consumido. Por exemplo, um PDF salvo em um Pen Drive é uma mídia digital, porém não depende da internet para ser acessado, apenas de dispositivos com entrada USB.
Outro ponto importante é que a mídia digital se difere bastante da mídia tradicional ou offline, que compreende os canais de comunicação que já existiam antes da popularização da internet e dos dispositivos digitais, como revistas e jornais impressos, outdoors, Mídia OOH (Out-of-home), TV, rádio, entre outros.
Além disso, existem diferentes formatos de mídia digital. A seguir, confira os 3 principais tipos:
Mídia Digital Paga
A mídia paga é aquela em que você literalmente paga para promover conteúdos da sua marca. Esse tipo de mídia digital é muito útil para e-commerces novos que precisam aumentar a visibilidade e alcançar pessoas rapidamente. Mas também é uma excelente oportunidade para lojas virtuais consolidadas que precisam expandir seu público-alvo e vender mais.
Para ter retorno, sem precisar investir muito, é necessário estabelecer um plano de ação personalizado para cada negócio. Como mostraremos ao longo do artigo, existe uma grande variedade de plataformas digitais que podem ser usadas para potencializar o alcance da sua mídia própria.
Mídia Digital Orgânica
A base da mídia orgânica é o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca), um conjunto de técnicas e estratégias que visam otimizar conteúdos, páginas, sites e blogs para que apareçam bem posicionados nos motores de busca, como o Google.
Por meio da mídia orgânica, é possível gerar tráfego e melhorar o posicionamento da sua loja online, sem precisar investir em anúncios ou impulsionar publicações. Entretanto, ela não é totalmente gratuita.
Mesmo não exigindo um investimento contínuo como acontece na mídia paga, é necessário investir tempo ou até mesmo contratar profissionais com experiência em SEO e em marketing de conteúdo para alcançar bons resultados orgânicos.
Mídia Digital Própria
A mídia própria, como o nome já diz, é todo conteúdo autoral produzido e divulgado pela sua empresa, seja na sua loja virtual, aplicativo, site, blog, perfis nas redes sociais e etc.
A mídia própria pode ser utilizada como uma ferramenta complementar às demais mídias digitais, pois você pode usá-la para nutrir leads e clientes com conteúdos diversos (blog posts, e-books, Landing Pages, entre outros), aumentando assim o alcance da marca.
Mídia Digital Espontânea, Conquistada ou Ganha
Esse modelo de mídia digital corresponde ao famoso marketing boca a boca e acontece toda vez que um cliente indica uma marca de maneira espontânea. Por exemplo:
- compartilhando conteúdos voluntariamente;
- comentando em postagens de mídia própria, como artigos do blog;
- mencionando seu negócio nas redes sociais;
- deixando avaliações positivas na sua loja online;
- ou quando você consegue backlinks voluntários.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de mídias digitais, conheça as algumas plataformas de mídia paga para ter retorno sem gastar muito:
Mídia paga no Google Ads
Anúncios de pesquisa: esse formato é um dos mais usados. Nessa modalidade, os anúncios são exibidos sempre que alguém faz uma pesquisa.
É preciso definir a palavra-chave que você deseja disputar com seus concorrentes, montar a campanha e definir uma verba. Para aparecer nas primeiras posições, o anúncio deve estar alinhado ao IQ (Índice de qualidade dos Anúncios), uma ferramenta de diagnóstico que compara a qualidade do seu anúncio com os de outros anunciantes.
Anúncios da Rede de Display: basicamente esse tipo de anúncio pode ser exibido em diferentes sites, propagandas de apps e serviços do Google. Neste caso, suas campanhas de mídia paga acabam atingindo pessoas que não pesquisaram sobre sua marca anteriormente, mas podem ter a intenção de comprar determinado produto. Para isso, você precisa definir o público e suas intenções na criação da campanha GDN (Google Display Network).
Se o público for bem segmentado, é provável que o anúncio atinja as pessoas em seu melhor momento de compra. Também é possível reimpactar (remarketing) pessoas que já interagiram com seus produtos ou até os que colocaram no carrinho, mas não efetivaram a compra. Para conseguir fazer o remarketing, suas tags precisam estar instaladas e configuradas em seu site.
Quer entender mais detalhes sobre o assunto? Acesse a página de suporte do Google.
Abaixo confira o formato de exibição do GDN em sites:
Anúncios no Gmail: são exibidos dentro da caixa de entrada nas guias “Promoções” e “Social”, e a visualização dos anúncios é muito parecida com os e-mails comuns.
Anúncios do Google Shopping: também são alternativas muito interessantes para quem vende online, afinal, os anúncios são posicionados no topo da barra de pesquisa. Assim, é possível atingir as pessoas que estão interessadas no seu produto.
Mídia paga no Facebook e Instagram Ads
O Facebook e o Instagram estão entre as principais plataformas de mídia paga. A seguir, veja as possibilidades de anúncio que as redes sociais oferecem:
Anúncios em stories: você pode aproveitar o formato para compartilhar fotos, textos, vídeos e ainda incluir CTAs para as páginas de destino.
Anúncios de carrossel: permite publicar vários quadros com vídeos, imagens e gifs. Assim, o lojista consegue promover diferentes produtos em um único anúncio.
Anúncios com imagens: a recomendação do Facebook é que as imagens estejam em PNG ou JPEG e não excedam 20% de texto (apesar de não ser mais obrigatório, a empresa continua incentivando que este limite não seja ultrapassado). Já o tamanho das imagens varia de acordo com cada tipo de anúncio.
Anúncios em vídeo: este formato tende a ser mais envolvente que anúncios estáticos e pode ser usado de diversas maneiras no e-commerce, como apresentar uma nova coleção, fazer reviews e até divulgar experiências unboxing dos clientes.
Anúncios de coleção: exibe um conjunto de itens no dark post, mas não é a mesma proposta dos anúncios em carrossel. Essa é uma excelente opção para quem precisa promover um novo catálogo de produtos ou destacar promoções, por exemplo.
Dica: vale estudar como incluir o catálogo do seu site no gerenciador de negócios.
Anúncios no Reels: esse formato de mídia paga é exclusivo do Instagram e é recomendado para quem quer anunciar vídeos curtos.
Anúncios na seção Explorar do Instagram: outra alternativa é utilizar a aba “Explorar” para divulgar campanhas de mídia paga. Dessa forma, é possível atingir usuários que estão navegando na rede social de maneira mais despretensiosa e atrair novos leads para o seu e-commerce.
Anúncios pagos no Feed: um formato que permite vincular anúncios pagos (com uma pegada mais orgânica) no feed de notícias.
Anúncios do Instagram Shopping e na loja do Facebook: são ótimos formatos de mídia paga para impulsionar as vendas online e devem ser considerados na estratégia de marketing.
Para utilizar todos os formatos de anúncios que o Meta Ads pode oferecer, é preciso criar uma conta (gerenciador de anúncios) dentro do gerenciador de negócios. Depois configurar suas informações de pagamento e implementar o pixel em seu site (assim suas campanhas vão ter inteligência para entregar resultados melhores a cada valor investido).
Outra vantagem do Instagram é que o anunciante pode impulsionar publicações orgânicas dentro da plataforma. Entretanto, essa opção de “Turbinar publicação” não oferece tantas possibilidades de segmentação como o Gerenciador de Anúncios.
👉 Veja como anunciar no Instagram Ads pelo Gerenciador de Anúncios ou usando a funcionalidade “Turbinar publicação”.
Mídia paga no LinkedIn
Sponsored Content e Sponsored Messaging (Conteúdo e Mensagens Patrocinadas): permite a divulgação de campanhas no feed do LinkedIn ou por meio de mensagens diretas para potenciais clientes.
Dynamic Ads (Anúncios Dinâmicos): você pode personalizar os conteúdos pagos de acordo com o perfil dos usuários da plataforma.
Text Ads (Anúncios de Texto): as ofertas aparecem no topo do feed do LinkedIn, no lado direito. Além disso, esse formato de mídia paga permite que o anunciante pague apenas pelos anúncios que derem resultados (por clique ou por impressão).
Quanto investir em mídia paga?
Depende. O investimento destinado a mídia paga costuma variar conforme o orçamento disponível, o tempo de duração da campanha, o retorno que a pessoa espera ter sobre o investimento e a plataforma escolhida.
Por isso, é essencial montar uma estratégia que esteja de acordo com as metas do seu negócio. Para facilitar, separamos alguns cálculos que podem ajudar a definir quanto investir em mídia paga:
- Valor Diário para Investimento = Valor do Investimento dividido pelo número de dias do mês em que a campanha vai rodar.
- CPA Ideal = Valor do Investimento Diário dividido pela quantidade de pedidos por dia.
- CPA mídia: custo das campanhas dividido pela conversão de compra do painel do Facebook.
- CPA real: custo das campanhas dividido pelas compras reais dentro do site.
- ROAS (Return on Advertising Spend ou Retorno sobre Investimento com Anúncios), é interessante ter um ROAS sempre acima de 3.
- ROAS media = receita dividida pelo custo.
- ROAS real = receita real de pedido fechado dividida pelo custo.
7 dicas para ter retorno com mídia paga sem investir muito
1. Identifique e segmente seu público-alvo
O primeiro passo para ter retorno com mídia paga, sem investir muito, é identificar o seu público. Você consegue fazer isso analisando a jornada de compra dos seus clientes ou realizando um estudo de personas. Dessa forma, fica mais fácil nutrir e gerar leads qualificados.
Se você tiver dificuldade para identificar seu “cliente ideal”, crie uma campanha teste de mídia paga. Assim é possível coletar características e interesses das pessoas que interagiram com a oferta.
Direcionar anúncios para um público muito amplo ou muito restrito é um desperdício de tempo e dinheiro. Portanto, se você deseja ter retorno com mídia paga, aposte nas segmentações.
2. Realize testes
Antes de realizar altos investimentos em mídia paga, faça testes para avaliar como o seu público vai responder a esse tipo de campanha. É válido analisar também os custos de aquisição de leads
A partir dos resultados, é possível verificar se você está alcançando o ROAS (Retorno sobre Investimento em Mídia Paga) esperado, podendo optar por aumentar ou diminuir o orçamento.
Testes A/B também permitem identificar o que a sua audiência prefere. Você consegue testar cores de botão de CTA (Call to Action ou Chamada para Ação), o interesse das pessoas por determinado produto (A ou B), se vale a pena inserir algum termo específico nos anúncios no Facebook e muito mais.
Por exemplo, vamos supor que você é lojista do segmento de vestuário e vai promover um e-book sobre moda, porém ficou na dúvida se utiliza ou não o termo “gratuito” no anúncio. Ao realizar um teste A/B você consegue mensurar qual alternativa tem mais potencial de conversão.
3. Entenda sobre funil de vendas
Entender o funil de vendas é muito importante para o sucesso das campanhas de mídia paga e evita gastos desnecessários. Isso acontece porque as pessoas possuem necessidades e dores diferentes em cada etapa do funil. Confira:
Topo de Funil
Nesta etapa estão as pessoas que ainda não conhecem o seu negócio. Portanto, os anúncios devem agregar valor a sua marca, atrair e educar potenciais compradores para que eles cheguem em outros estágios do funil de vendas.
Se você possui uma loja online de cosméticos vale criar um anúncio divulgando um “Guia para arrasar no skincare”. No caso de uma loja de roupas, promova conteúdos educativos como um blog post mostrando o significado dos símbolos de lavagem nas etiquetas, por exemplo.
Lembre-se que este é o primeiro contato dos visitantes com sua empresa, portanto, não foque nas vendas. A dica é incluir links de conteúdos de Meio e Fundo de Funil para estimular o público a passar para as próximas etapas.
Meio de Funil
No Meio do Funil é comum encontrar pessoas que conhecem a sua marca, já entraram na sua loja online, mas não finalizaram a compra. Uma solução eficiente para nutrir leads que não converteram é utilizar estratégias de remarketing como o e-mail marketing.
Para recuperar carrinhos abandonados, você pode oferecer um cupom de desconto para novos usuários ou um brinde nas compras acima de um determinado valor. Na hora de criar o e-mail marketing, é legal inserir botões call to action (chamadas para ação) com gatilhos mentais de escassez e urgência, por exemplo. Também é interessante mostrar os diferenciais do seu e-commerce como opções de entrega, condições de pagamento facilitada e etc.
Mas o que fazer quando a pessoa não chegou até o checkout? Neste caso, como você ainda não possui o e-mail do visitante, a alternativa é impactar esses potenciais clientes por meio de anúncios pagos.
Para não desperdiçar dinheiro e acertar o alvo, dispare ofertas relacionadas as categorias mais acessadas da sua loja. No Face Ads, por exemplo, você pode segmentar o público para que apenas as pessoas que já interagiram com a sua página possam visualizar o anúncio.
Inclusive, nesta etapa do funil, é recomendado optar pelo formato carrossel. Dessa forma, você consegue destacar diferentes benefícios e promoções da sua loja no mesmo anúncio. E claro, isso não exclui outros formatos, basta escolher o que melhor atende a sua campanha.
Fundo de Funil
Provavelmente, nesta etapa do funil o lead já converteu ou está muito próximo de virar um cliente. Por isso, é ideal veicular promoções mais agressivas e oferecer benefícios extras como frete grátis para quem abandonou o produto no carrinho.
4. Invista em mais de um canal de mídia paga
Apesar de ser uma estratégia simples, investir em um único canal de mídia paga pode ser arriscado. Vamos supor que você optou por usar apenas o Google Ads e conseguiu ter retorno positivo.
Porém se algum concorrente investir uma quantia maior nas mesmas palavras-chave que você utiliza, provavelmente, seu faturamento vai despencar. Portanto, o ideal é anunciar em mais de um canal de mídia paga..
5. Defina e acompanhe as métricas de performance
Outro ponto de atenção é que você deve definir métricas primárias e secundárias e acompanhar cada uma. Assim fica mais fácil perceber quais ações estão dando o resultado esperado e quais devem ser evitadas.
As métricas estão diretamente ligadas à performance das campanhas e permitem que você tenha um controle maior sobre o orçamento e sobre as formas de cobrança.
Veja alguns exemplos:
- aumentar o tráfego: se o seu objetivo é conseguir mais tráfego, é interessante monitorar o CPM, frequência e número de pessoas alcançadas.
- melhorar o alcance das publicações: neste caso, fique de olho no CTR, CPC e número de visualizações da página de destino.
- aumentar a conversão: aqui, vale acompanhar as métricas CPA, CTR e ROAS.
Abaixo, separamos algumas métricas importantes em mídia paga e alguns métodos de cobrança dos anúncios:
- CTR (Taxa de Cliques): representa a taxa de cliques que o seu anúncio ou e-mail marketing recebeu. Quando essa porcentagem está alta, significa que as campanhas estão gerando conversão, ou seja, as pessoas se interessam pelo seu conteúdo e estão clicando nele.
- CPC (Custo por Clique): essa métrica mostra o quanto você está gastando com cada conversão, já que o pagamento é feito sempre que alguém clica no anúncio.
- CPA (Custo por Aquisição): corresponde ao custo médio de cada venda ou ação (como download de algum material rico, por exemplo). O CPA é considerado um dos métodos de cobrança mais caros, uma vez que o anunciante só paga quando alcança o objetivo final da campanha.
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes): são os custos gerados para conquistar um novo cliente.
- Conversões: essa métrica deve ser acompanhada de perto por quem tem um e-commerce, já que permite identificar quantos pedidos foram finalizados por meio dos anúncios.
- Frequência: mostra a quantidade de vezes que um anúncio foi exibido para a mesma pessoa. Fique atento a essa métrica, pois ela pode te ajudar também a entender se os seus criativos precisam ser renovados.
- ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade): com o ROAS, você consegue comparar a quantidade de dinheiro investido e a receita bruta obtida.
6. Fique de olho na performance dos seus anúncios
Para não correr o risco de saturar sua campanha, tenha sempre o hábito de analisar a performance dos seus criativos e copies (imagens e textos do anúncio). Quanto mais tempo eles ficarem ativos, mais haverá chance deles aparecerem para as mesmas pessoas. Então crie a rotina de trocar os criativos e copies a cada 2 ou 3 meses.
Antes de fazer a mudança definitiva dos seus anúncios, suba os novos e deixe os antigos continuarem rodando. A partir do momento que os novos anúncios começarem a ter um desempenho melhor, pause os antigos.
7. Ajuste o orçamento para cada campanha
Uma grande vantagem da mídia paga é que você tem a liberdade de controlar o orçamento em tempo real, podendo subir ou abaixar os valores gradualmente conforme os objetivos de cada campanha.
Nem sempre investir alto em mídia paga vai trazer o retorno esperado. Pelo contrário, aprender a segmentar o seu público, analisar os resultados e otimizar as campanhas é fundamental para o sucesso dos anúncios.
Viu, só?! Ter retorno com mídia paga sem investir muito requer um pouquinho de esforço, mas não é nenhuma missão impossível. E para otimizar a logística do seu e-commerce, conte com o Melhor Envio.