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Frete mais barato: mito ou realidade? 6 dicas para converter mais

Lucas Zanini and Lucimara Leandro Por Lucas Zanini and Lucimara Leandro
10 de janeiro de 2022
Em Frete e Logística
5
Home Frete e Logística
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É possível oferecer frete mais barato nas vendas online? Ou isso não passa de mito? Continue lendo e descubra! 

Não é segredo para ninguém que o custo do frete é o principal motivo das desistências nas compras pela internet. Basta pensar na sua própria experiência como consumidor. Você provavelmente já abandonou um produto no carrinho após perceber que a entrega custava quase o mesmo preço do produto — ou às vezes até mais. 

Lidar com a objeção causada pelo valor do frete é um dos grandes desafios de quem vende online. Mas, afinal, é possível deixar o frete mais barato sem prejudicar a margem de lucro? Ou isso é apenas um mito? A resposta para essas perguntas você encontra ao longo do texto. Vamos começar?!

Eu vou te adiantar uma coisa: se você quer começar a pagar menos nos envios e deixar a gestão de fretes da sua loja virtual mais eficiente, cadastre-se no Melhor Envio!

Faça seu cadastro no Melhor Envio!

Navegação rápida

  • 1 Quais os benefícios de oferecer um frete mais barato que os concorrentes? 
  • 2 Como enviar com frete mais barato?  
  • 3 Frete caro? Veja como identificar
  • 4 5 dicas para deixar o frete mais baratos e vender mais
    • 4.1 1) Aumente o ticket médio
    • 4.2 2) Use o frete mais barato ou gratuito para recuperar carrinhos abandonados
    • 4.3 3) Evite devoluções
    • 4.4 4) Embalagens para entrega: como deixar os envios mais baratos?
    • 4.5 5) Diversifique as opções de envio de encomendas
  • 5 Conheça outras vantagens de usar o Melhor Envio
        • 5.0.0.1 Lucas Zanini
        • 5.0.0.2 Lucimara Leandro

Quais os benefícios de oferecer um frete mais barato que os concorrentes? 

O frete barato tem um efeito muito positivo na decisão de compra do consumidor. Geralmente, quando o cliente se depara com um frete mais caro, é comum que ele procure opções mais econômicas na concorrência.

Portanto, se a sua loja oferecer formas de envio baratas, certamente, o consumidor vai dar preferência para o seu e-commerce. Além disso, ter um frete mais barato que a concorrência contribui para aumentar as taxas de retenção e fidelização, métricas diretamente ligadas à conversão e que são muito importantes para qualquer varejista.

Nesse sentido, uma dica é buscar retribuir a fidelidade das pessoas que compram frequentemente na sua loja concedendo descontos exclusivos em ocasiões especiais como aniversários ou criar programas VIPs, por exemplo. 

Mostrar que você se importa com o cliente é essencial para manter um bom relacionamento e ainda ajuda a incrementar as vendas. E sim, oferecer o frete gratuito ou mais barato faz o seu negócio destacar da concorrência e é muito importante para a fidelização. 

Como enviar com frete mais barato?  

Enviar encomendas com frete mais barato pode ser uma tarefa complicada para lojistas que fazem poucos envios por mês. Afinal, para negociar preços e condições mais competitivas com as transportadoras, é necessário garantir um volume mínimo de vendas mensais, o que nem sempre é uma realidade para pequenas e médias empresas. 

Mas, então, como enviar encomendas de forma barata? A solução mais vantajosa, é usar plataformas de intermediação logística como o Melhor Envio, que atende e-commerces de diferentes tamanhos e segmentos. 

Com o Melhor Envio o vendedor pode despachar quantos produtos quiser por mês, sem precisar cumprir metas de envio ou fechar contratos individuais com as transportadoras. O lojista ainda ganha descontos de até 80% no valor do frete, em relação ao preço do balcão praticado pelas empresas de transporte.

Usando a Calculadora de Fretes do Melhor Envio é possível fazer a cotação de frete em poucos segundos. O lojista pode comparar preços e prazos em diversas transportadoras e tem a liberdade de escolher a opção que desejar. Depois é só gerar a etiqueta de frete e enviar a encomenda para o destinatário. Sem burocracias, taxas ou custos adicionais, você só paga quando usar.  

O Melhor Envio tem uma ampla rede de parceiros. Você encontra as principais formas de envio de encomendas, desde os Correios até transportadoras privadas como a Jadlog, Via Brasil, LATAM Cargo, Azul Cargo Express e Buslog. 

Dessa forma, você tem acesso a diferentes modais (terrestre ou aéreo) e modalidades de envio (expressa ou econômica). Com tantas opções de frete fica mais fácil atender as necessidades dos seus clientes e garantir envios mais baratos. 

Para facilitar ainda mais o dia a dia dos lojistas, o Melhor Envio possui pontos de coleta de encomendas espalhados por diversas regiões. Com o Melhor Ponto, você pode postar os fretes gerados pela plataforma em um único lugar. Assim, você não precisa se deslocar até as unidades de postagem das transportadoras, basta escolher o ponto mais próximo do seu endereço para deixar os pacotes.

E o melhor, sabe quanto custa essa solução? Absolutamente nada! Assim como os demais serviços do Melhor Envio, o Melhor Ponto é gratuito e você ainda ganha 10% de cashback, sobre o valor do frete, na sua Melhor Carteira. 

Se você deseja ter o frete mais barato do Brasil, venha para o Melhor Envio e comece a economizar de verdade! Aqui, você poupa tempo e dinheiro. 

Clique e cadastre-se no Melhor Envio!

Frete caro? Veja como identificar

O primeiro passo é verificar os fatores que podem aumentar ou diminuir o custo do frete. É importante ressaltar que os critérios usados para definir o valor final dos envios variam de acordo com cada negócio. Portanto, você deve considerar tudo que possa alterar o preço das entregas, como por exemplo:

A situação piora quando o cliente se depara com o frete mais caro que o produto, uma realidade muito comum em lojas virtuais que vendem produtos com ticket baixo. Então, como reverter essa situação?

O primeiro passo é identificar os fatores que podem aumentar ou diminuir o custo do frete. É importante ressaltar que os critérios usados para definir o valor final dos envios variam de acordo com cada negócio. Portanto, você deve considerar tudo que possa alterar o preço das entregas, como por exemplo:

  • Distância entre localização da sua loja e o endereço do destinatário.
  • Modalidades de entrega que você oferece.
  • Tamanho e peso do seu produto. Cabe ressaltar que é importante checar se as mercadorias estão cadastradas corretamente no site, uma vez que inserir produtos com peso e dimensões incorretas pode resultar em um frete mais caro.
  • Diferença entre o peso real e o cubado.
  • Dimensões das embalagens.
  • Volume de vendas.
  • Ticket médio do seu e-commerce, entre outros.
frete-caro-como-calcular-freepik

Depois de verificar os fatores que influenciam o valor dos envios é hora de calcular se o frete da sua loja virtual está caro. Para isso:

  1. Escolha um intervalo de tempo. Pode ser um mês, três meses, seis ou um ano, por exemplo.
  2. Some o valor de todos os pedidos confirmados e enviados do período.
  3. Identifique quanto desse montante corresponde a custos com frete.
  4. Compare o valor gasto com frete com o valor total do montante. Por fim, verifique qual é a porcentagem que o custo do frete representa no seu faturamento.

Para melhor exemplificar, vamos imaginar que a sua loja online recebeu R$ 10 mil em pedidos nos últimos dois meses. Desse valor, R$ 1.000 foram gastos com o envio de encomendas. Logo, o custo com frete representou apenas 10% do faturamento do seu negócio.

🚩Importante: O sinal de alerta começa a aparecer quando uma porcentagem muito alta (35%, 40%, 50%) do seu faturamento é destinado a arcar com custos de entrega. Se isso acontecer na sua loja, é preciso repensar as estratégias de frete e procurar formas de envio baratas.

Essas porcentagens também valem quando é o cliente que vai arcar com a entrega. Suponhamos que um produto custa R$ 75 e o frete R$ 25, totalizando R$ 100. Neste caso, o frete representa 25% do valor total da compra e, na maioria das vezes, o consumidor ainda se sente estimulado a finalizar o pedido. 

Por outro lado, se a mercadoria custar R$ 60 e o frete R$ 40, a taxa de conversão cai bastante, pois as pessoas não percebem a entrega como algo de valor. Além disso, se o frete for mais caro que o produto, as chances de o cliente concluir a compra reduzem ainda mais.

Apesar de o frete caro ser um desafio para os lojistas e uma barreira que desmotiva os consumidores a comprarem no e-commerce, é possível aplicar estratégias para diminuir os custos com os envios. A seguir, confira como deixar o frete mais barato sem sacrificar a margem de lucro!

5 dicas para deixar o frete mais baratos e vender mais

Para facilitar, listamos 5 dicas para ajudar você a oferecer um frete mais barato na sua loja online e impulsionar as vendas. Confira:

1) Aumente o ticket médio

Criar estratégias capazes de aumentar o ticket médio da sua loja é uma forma de reduzir a percepção que o seu cliente tem sobre o valor da entrega. Assim, parece que o seu frete fica mais barato ou sai de graça, quando, na verdade, é o cliente que está comprando mais. 

Um jeito eficiente de aumentar o ticket médio é utilizar o cross-selling, também chamado de venda cruzada. Essa estratégia consiste em oferecer itens relacionados ou complementares que tenham alguma relação com o produto que o cliente está interessado. 

Para estimular a compra, você pode oferecer condições especiais como frete mais barato ou gratuito, descontos ou brindes quando os produtos forem comprados juntos. Veja um exemplo de cross-selling na imagem abaixo:

frete-mais-barato-com-cross-selling

Outra dica é usar técnicas de up-selling. A intenção dessa estratégia é despertar o interesse do cliente para um lançamento ou para uma versão mais completa do produto que ele pretendia comprar anteriormente. O up-selling pode ser muito eficaz para convencer a pessoa que está navegando no seu site a levar para casa as mercadorias sugeridas. 

Você também pode usar o frete grátis para aumentar o ticket médio. O segredo é oferecer entregas gratuitas em compras acima de determinado valor. Isso acaba induzindo o seu cliente a comprar mais produtos para receber o benefício!

💡 Dica: Quer usar o frete grátis de uma maneira mais assertiva? Comece a usar a calculadora de frete grátis do Melhor Envio e crie campanhas que dão lucro!

Oferecer descontos progressivos também é uma excelente estratégia para incentivar o cliente a gastar mais em cada pedido. Por exemplo, leve 5 produtos e ganhe 15% de desconto. Contudo, ao aplicar esse tipo de campanha, tome cuidado para não prejudicar a margem de lucro do seu e-commerce.

2) Use o frete mais barato ou gratuito para recuperar carrinhos abandonados

O mesmo motivo que causa o abandono de diversos carrinhos pode ajudar a recuperá-los. A gente está falando do frete! A dica é enviar e-mails para quem desistiu recentemente de uma compra e oferecer frete grátis ou algum outro incentivo para convencer essa pessoa a finalizar o pedido.

Quem tem loja virtual em uma plataforma de e-commerce consegue fazer isso com facilidade, pois o próprio sistema reconhece quando alguém abandona o carrinho e dispara o e-mail de recuperação logo em seguida. O lojista só precisa configurar o conteúdo das mensagens. 

Mas você não precisa enviar mensagem para todo mundo, ok? Avalie quais pedidos são interessantes e mande e-mails de recuperação somente para eles. Essa rotina também não deve virar algo previsível, pois os clientes podem começar a abandonar o carrinho propositalmente apenas para receber algum benefício.

carrinho-abandonado-freepik

Apesar do frete gratuito ser uma excelente solução para impulsionar as vendas, você pode adotar outras estratégias antes de oferecer o benefício. Confira algumas sugestões:

  • Ofereça desconto no produto pelo qual a pessoa estava interessada.
  • Envie ofertas de mercadorias semelhantes.
  • Utilize gatilhos mentais para despertar o interesse do cliente. Entre os mais usados estão os de urgência e escassez, como por exemplo: “Oferta relâmpago válida somente até às 23h00", “Últimas unidades em estoque!” ou "Oferta válida apenas para os primeiros 50 clientes!”. 
  • Aposte no CTA (call-to-action). Ou seja, chame a pessoa para a ação. A intenção é justamente estimular o consumidor a tomar uma decisão, que neste caso é finalizar o pedido. 

E essa tática funciona? Os números dizem que sim! De acordo com uma pesquisa da Moosend:

  • Mais de 40% dos e-mails de carrinhos abandonados são abertos.
  • 21% das pessoas que abrem clicam nos e-mails.
  • E, por fim, 50% delas concluem a compra.

💡 Para conferir mais dicas sobre estratégias de e-mail marketing para aplicar no seu e-commerce acesse nosso post ou assista o vídeo que preparamos para você:

3) Evite devoluções

As trocas e devoluções sempre vão existir no e-commerce. Porém não devem ser constantes, pois podem acabar aumentando os custos com logística reversa. 

Para quem não sabe, a logística reversa acontece sempre que o cliente solicita a troca ou devolução de um item e decide enviá-lo de volta para a sua loja. 

Como é o lojista que paga o frete reverso, uma frequência dessas situações resulta em prejuízo. Portanto, é essencial investir em soluções para minimizar o impacto da logística reversa, como por exemplo:

  • Estabeleça políticas claras de trocas e devoluções. Assim o cliente vai saber como agir quando precisar usar o serviço.
  • Aposte em ferramentas gratuitas como calculadora de Logística Reversa do Melhor Envio e contrate fretes com preços mais competitivos.
  • Trabalhe com transportadoras que fazem o envio de encomendas com segurança. Isso previne extravios e, consequentemente, gastos extras.

Embale os produtos corretamente e evite avarias durante o transporte.

💡 A seguir, confira no canal do Melhor Envio no YouTube 12 dicas para embalar as encomendas corretamente:

4) Embalagens para entrega: como deixar os envios mais baratos?

Para precificar o frete, as transportadoras costumam comparar o peso físico e peso cubado, que é o volume da encomenda. Por isso, quem está em busca de um frete mais barato deve tomar cuidado na escolha das embalagens, já que elas podem aumentar os custos dos envios. 

Por exemplo, ao utilizar uma embalagem muito maior que o produto, a tendência é que o frete fique mais caro. Afinal, além de mais pesado, o pacote acaba ocupando mais espaço nos veículos de entrega. Para evitar que isso aconteça, aposte em embalagens leves e do tamanho do produto e, claro, que garantam a proteção da mercadoria durante o transporte.

💡 Dica: Investir em embalagens sustentáveis é uma excelente oportunidade para sua loja se posicionar como uma marca que possui consciência ecológica e que, de fato, contribui com o meio ambiente.

5) Diversifique as opções de envio de encomendas

Diversificar as opções de envio de encomendas é um excelente recurso para deixar o frete mais barato. Ao trabalhar com mais de uma transportadora o lojista consegue negociar condições e escolher as que melhor atendem às necessidades do negócio e dos clientes. 

Além disso, se acontecer alguma situação inesperada, que possa acarretar atrasos na entrega, você pode recorrer a outras opções de transporte e, assim, garantir que as entregas sejam feitas dentro do prazo.

Também é importante oferecer ao consumidor diferentes modalidades de frete. Dessa forma, você atende tanto quem procura fretes mais econômicos e não se importam de esperar mais para receber a encomenda, quanto quem prefere pagar mais para receber o produto mais rápido. 

Como falamos, para e-commerces de pequeno e médio porte pode ser mais difícil fechar parcerias com as transportadoras, já que elas impõem uma série de condições. 

Um jeito menos burocrático e mais econômico para fugir da dependência de um único meio de transporte é usar plataformas de cotação de frete como o Melhor Envio. 

O Melhor Envio conta com parceiros de envio de encomendas para atender diferentes perfis, desde quem procura economia até quem busca agilidade. Confira:

  • Correios: no Melhor Envio você tem modalidades de envio econômicas como o PAC, considerado o frete mais barato dos Correios. Mas também pode escolher entre o Mini Envios (tipo de entrega econômica para pacotes menores); PAC Grandes Formatos (entrega econômica); Sedex e Sedex Grandes Formatos (entrega expressa).
  • Jadlog:  Jadlog Package (envio econômico) e.Com (modalidade de envio expressa)
  • Azul Cargo Express: Amanhã (frete expresso) e E-commerce (modalidade econômica).
  • LATAM Cargo: éFácil (modalidade econômica).
  • Buslog: opera no Melhor Envio com a modalidade de frete Rodoviário. O prazo de entrega estimado para essa modalidade de frete varia entre 1 e 3 dias.
  • Via Brasil: Rodoviário (envio econômico).

Conheça outras vantagens de usar o Melhor Envio

Além de diversificar suas formas de envio e proporcionar um frete mais barato, o Melhor Envio ainda oferece as seguintes vantagens: 

  • O lojista pode fazer cotações simultâneas de encomendas com mesmo volume ou de pedidos de volumes diferentes no mesmo frete, agilizando a rotina de envios.
  • Sem taxas adicionais ou mensalidades. O cliente só paga pela etiqueta de frete que gerar. 
  • Gestão de frete automatizada.
  • Mais de 40 integrações com as principais plataformas de e-commerce. Assim, você consegue integrar nossos serviços com facilidade e garantir fretes mais competitivos.
  • Melhor Rastreio: ferramenta gratuita que permite o rastreamento dos envios gerados pela plataforma.
  • Meus Links de Frete: funcionalidade gratuita que possibilita a geração de links de frete em vendas feitas via Instagram, WhatsApp, Facebook e outros canais. 

Sonha em oferecer formas de envio baratas no seu e-commerce? Então, conte com o Melhor Envio para deixar o frete mais barato! Faça o seu cadastro e comece usar nossa plataforma de envios que é um sucesso entre lojistas de todo o Brasil.

Clique e cadastre-se no Melhor Envio!

Quais os benefícios de oferecer um frete mais barato que os concorrentes?

O frete barato tem um efeito muito positivo na decisão de compra do consumidor. Geralmente, quando o cliente se depara com um frete mais caro, é comum que ele procure opções mais econômicas na concorrência.
Portanto, se a sua loja oferecer formas de envio baratas, certamente, o consumidor vai dar preferência para o seu e-commerce. Além disso, ter um frete mais barato que a concorrência contribui para aumentar as taxas de retenção e fidelização, métricas diretamente ligadas à conversão e que são muito importantes para qualquer varejista.

Como enviar com frete mais barato?

Com o Melhor Envio o vendedor pode despachar quantos produtos quiser por mês, sem precisar cumprir metas de envio ou fechar contratos individuais com as transportadoras. O lojista ainda ganha descontos de até 80% no valor do frete, em relação ao preço do balcão praticado pelas empresas de transporte.
Usando a Calculadora de Fretes do Melhor Envio é possível fazer a cotação de frete em poucos segundos. O lojista pode comparar preços e prazos em diversas transportadoras e tem a liberdade de escolher a opção que desejar. Depois é só gerar a etiqueta de frete e enviar a encomenda para o destinatário. Sem burocracias, taxas ou custos adicionais, você só paga quando usar.
O Melhor Envio tem uma ampla rede de parceiros. Você encontra as principais formas de envio de encomendas, desde os Correios até transportadoras privadas como a Jadlog, Via Brasil, LATAM Cargo, Azul Cargo Express e Buslog.

Lucas Zanini
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Jornalista que lê de tudo um pouco e escreve sobre um pouco de tudo. Apaixonado por criar materiais úteis para quem vende online, Lucas integra a equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma que simplifica o frete para milhares de lojistas.

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Comments 5

  1. Silvana says:
    5 anos atrás

    Eu sou parcerona da Melhor Envio e tenho utilizado muitíssimo os seus serviços. Só estou esperando vender mais pra utilizar ainda mais o Melhor Envio.
    Porém, tem um ponto crucial sobre este artigo…. quero ofertar um frete menor diretamente ao consumidor, isto é, sabe estes preços maravilhosos que vcs apresentam no seu sistema? pois é, quero que meu cliente ao entrar em minha loja virtual e solicite a cotação do frete, sejam os seus valores que eles verão, e o texto não fala como isto pode ser feito (faz um ensaio mas não conclui).

    • Lucas Milke says:
      5 anos atrás

      Oi Silvana, tudo bem? Que bom que você gosta da gente! Nós trabalhamos muito pra garantir que nossos usuários tenham uma experiência de uso positiva em nosso sistema. Sobre repassar o desconto do frete pro seu cliente, existem duas formas de fazer isso: uma é rápida e a outra é um pouco mais demorada. A forma rápida é integrar a sua loja virtual ao nosso sistema via API (caso você utilize alguma plataforma de criação de lojas virtuais, é necessário que a plataforma faça essa integração com a gente). Usando a nossa API, você consegue personalizar o Melhor Envio pro seu sistema! A outra forma de fazer isso, é permitir que o seu cliente faça cadastro no nosso sistema e ele mesmo gere a etiqueta de frete. Essa forma é mais complicada, porque você precisa explicar pro seu cliente que ele deverá se cadastrar no nosso sistema e comprar a etiqueta de frete separada do produto, mas também funciona.

      O jeito “certo” de fazer isso, é automatizando tudo via sistema. Pra isso, você precisa utilizar a nossa API. Descubra como através do link: http://www.melhorenvio.com.br/blog/api/

  2. Adilson Ferreira says:
    5 anos atrás

    Eu e minha esposa utilizamos o Melhor Envios

    e postamos nossos produtos através da

    Transportadora JadLog aqui da nossa cidade e

    estamos muito satisfeito com os serviços da

    empresa que faz a entrega super rápida e com

    segurança. Já sobre os valores das postagens,

    sem dúvida é bem mais barato que os correios

    e outras transportadoras, além da facilidade

    que é para gerar as etiquetas das postagens com o

    uso do site do Melhor Envios. Parabéns ao

    Melhor Envios!

    • Lucas Milke says:
      5 anos atrás

      Que bom ouvir esse feedback Adilson! Conta com a gente sempre, viu? 🙂

  3. Marcelo says:
    4 anos atrás

    Criarei uma loja virtual pelo UOL host. Com ele é possível integrar com o melhor envio? Como funciona o pagamento ao melhor envio? É gerada uma etiqueta com o nome e endereço do comprador?

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