Quer descobrir onde fica o Gerenciador de Anúncios do Facebook, como configurar uma conta do zero e as vantagens que essa ferramenta pode trazer para o seu e-commerce? Então, continue a leitura e confira as respostas dessas e outras perguntas!
Mas antes de começarmos, deixa eu te fazer uma pergunta: você quer otimizar a logística do seu e-commerce e oferecer mais opções de frete para a sua clientela?
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Se você já conhece o Gerenciador de Anúncios, aprenda como anunciar no Facebook Ads.
Entenda a diferença entre: Gerenciador de Anúncios (Facebook Ads) e Estúdio de Criação
Quem tem o costume de utilizar o Gerenciador de Negócios do Facebook, deve ter percebido que a plataforma passou por uma transformação. Agora, todo o gerenciamento empresarial das contas do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp é feito pelo Meta Business Suite.
As pessoas autorizadas ou com funções administrativas também conseguem ver e responder comentários e mensagens, receber insights, criar e agendar posts, stories, anúncios e muito mais.
Já o Gerenciador de Anúncios (Facebook Ads ou Face Ads como também é conhecido) é uma das funcionalidades do Meta Business Suite que permite criar, gerenciar e mensurar o desempenho de publicações pagas feitas para o Instagram, Messenger, Facebook e Audience Network. Além de permitir traçar estratégias de divulgação segmentadas e certeiras, o serviço “camufla” as postagens pagas para que elas apareçam no feed de uma maneira mais orgânica.
O termo Ads corresponde aos anúncios pagos que podem aparecer em diferentes lugares dentro da plataforma, como por exemplo: no feed de notícias, na barra lateral, em páginas específicas e etc.
Resumidamente, é no Gerenciador de Anúncios do Facebook que “tudo” acontece. Por meio da ferramenta é possível criar Ads de diversos formatos, segmentá-los para alcançar públicos específicos e definir em quais canais as publicidades serão exibidas. Ou ainda impulsionar publicações, promover eventos, Fan Pages (páginas) e etc.
Por fim, temos o Estúdio de Criação onde você pode publicar, monetizar e acompanhar o desempenho das suas páginas do Facebook e de contas do Instagram em um único painel.
Onde fica o Gerenciador de Anúncios do Facebook e como criar uma conta?
O Gerenciador de Anúncios fica dentro do Facebook. Para acessar a ferramenta, você precisa ter uma conta pessoal na plataforma e se cadastrar no Meta Business Suite. Veja como é simples:
- A primeira etapa é se cadastrar no Facebook (quem já utiliza a rede social pode pular essa parte).
- Depois, acesse o Meta Business Suite. Se você já possui alguma página na rede social clique em “Entrar” e, em seguida, faça o login com sua conta do Facebook. Dessa forma, a própria plataforma vai associar as informações da sua conta atual ao Meta Business.
- Quem ainda não possui nenhuma página, deve clicar em “Criar uma conta”.
- Na próxima etapa, insira o seu nome pessoal e detalhes sobre a sua empresa (nome e endereço de e-mail profissional) e clique em “Enviar”.
- A sua solicitação vai ser avaliada e, se estiver tudo certo, você vai poder acessar o Meta Business Suite e usar todas as soluções que ele oferece, como mostraremos no próximo tópico.
Como usar o Gerenciador de Anúncios Facebook?
Para facilitar, separamos os primeiros passos para configurar o Gerenciador de Anúncios no Facebook. Confira:
1. Adicionar uma página
Faça login na conta do Facebook que você usa para administrar a Fan Page e selecione na aba lateral a opção “Gerenciador de Anúncios”. Se você não encontrar, basta clicar em “Ver mais”.
Em seguida, clique no ícone de três pauzinhos e em “Configurações do Negócio”.
No menu lateral, selecione “Páginas” e clique em “Adicionar”. Escolha entre as três alternativas disponíveis: adicionar uma página, solicitar acesso a uma página ou criar uma página. Para finalizar o processo, siga o passo a passo indicado no Facebook.
🚩 Para associar uma página ao Gerenciador de Negócios ela precisa ter sido criada há pelo menos 7 dias.
2. Incluir uma conta de negócios no Gerenciador de Anúncios
Para incluir uma conta de negócios vá em “Configurações do Negócio” novamente, mas desta vez selecione a aba “Contas de Anúncio”, no menu lateral. Depois clique em “Adicionar” e escolha entre as três alternativas:
- adicionar uma conta de anúncios: permite mover uma conta existente para o seu Gerenciador de Anúncios.
- solicitar acesso a uma conta de anúncios: neste caso, você precisa solicitar a permissão para acessar uma conta de anúncios de outra pessoa através do seu Gerenciador de Anúncios.
- criar uma conta de anúncios: para quem precisa configurar uma conta de anúncios para a Fan Page específica.
3. Definir um meio de pagamento
Se você estiver configurando uma conta de anúncios do zero, é preciso definir uma forma de pagamento.
Acesse “Configurações do Negócio” e role o menu lateral até encontrar a aba “Formas de pagamento” e clique em “Adicionar forma de pagamento”. Escolha o método de pagamento desejado, a moeda e a região. Clique em “Avançar” e siga as etapas indicadas para finalizar o cadastro.
4. Atribuir funções para outras pessoas
Em “Configurações do negócio”, vá em “Usuários”, depois em “Pessoas” e clique e “Adicionar”.
Em seguida, vai abrir uma caixa onde você deve inserir o endereço de e-mail da pessoa que pretende adicionar. No campo “Atribuir função empresarial” defina o tipo de acesso que a pessoa vai ter: “administrador” ou “funcionário”. Clicando em “Mostrar opções avançadas”, também é possível atribuir algumas funções adicionais à pessoa que você está adicionando. Depois é só clicar em “Avançar”.
Na próxima caixa, você consegue delimitar quais funcionalidades e informações cada usuário terá acesso. Depois é só clicar em “Convidar”.
Dica: Se você convidou uma pessoa por engano, é só ir em “Configurações do Anúncio” > “Usuários” > “Pessoas” e clicar em “Cancelar”.
5. Adicionar uma conta do Instagram no Gerenciador de Anúncios Facebook
Para simplificar a criação de campanhas, você pode adicionar sua conta do Instagram ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Neste caso, você deve ir a “Configurações do Negócio” > “Contas” > “Contas do Instagram” e clique em “Adicionar”.
Na sequência, clique em “Conectar sua conta do Instagram”. Vai abrir uma nova página, basta fazer login no perfil desejado para finalizar o processo.
6. Adicionar uma conta do WhatsApp Business
Adicionar uma conta do WhatsApp Business confere mais credibilidade ao seu negócio. Além disso, após a integração, você vai poder criar anúncios de clique para levar os clientes e leads ao WhatsApp da sua empresa.
Acesse “Configurações do Negócio” > “Contas” > “Contas do WhatsApp” e clique em “Adicionar conta do WhatsApp”.
Insira o código do país e o número de telefone e clique em “Continuar”. Insira o código recebido e clique em “Confirmar”.
Importante: Para adicionar uma conta de WhatsApp no Gerenciador de Anúncios, você precisa utilizar a versão Business do aplicativo de mensagens.
3 vantagens de usar o Gerenciador de Anúncios Facebook
Confira 3 vantagens do Gerenciador de Anúncios:
Centralizar todos as informações em um único lugar
A ferramenta permite centralizar todos os dados de anúncios do Facebook e Instagram em um único lugar. Os administradores das páginas podem monitorar o desempenho das campanhas em tempo real e realizar alterações rapidamente, caso seja necessário.
Presença digital mais assertiva
Com o Gerenciador de Anúncios, você tem acesso a métricas importantes sobre o perfil do seu público-alvo, como por exemplo: idade, gênero e localização. Além disso, o Facebook Ads oferece vários recursos de segmentação que permitem filtrar as pessoas que vão receber os anúncios.
Você também pode escolher entre investir em campanhas para quem já é cliente ou para aumentar o alcance da sua marca e atrair novos leads. Com isso, você acaba construindo uma presença digital mais assertiva e potencializa as chances de obter resultados positivos.
Análise simplificada dos anúncios
É possível mensurar e comparar os resultados e gerar relatórios detalhados sobre o alcance de cada anúncio. Dessa forma, mesmo quem não tem um conhecimento muito amplo sobre o assunto consegue analisar as campanhas, entender o que está fazendo de errado e identificar quais ações estão dando retorno positivo.
Para alcançar melhores resultados no Face Ads, tenha objetivos claros. Por exemplo, se você definiu que a prioridade do negócio é melhorar o reconhecimento da marca, as métricas “impressões”, “curtidas da página” e “alcance” devem ser observadas com mais cuidado. Assim você otimiza o tempo e foca no que realmente importa para sua estratégia.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a configurar sua conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Para ficar por dentro de assuntos relevantes sobre o universo do e-commerce e receber as novidades em primeira mão, assine nossa Newsletter. Não fazemos spam, tá?!