O e-commerce vem conquistando cada vez mais espaço, e isso não é uma novidade. O que o lojista precisa entender é que é preciso planejamento e estratégias inteligentes para vender mais e conquistar um público cada vez melhor.
Com a transformação digital e a mudança de comportamento do consumidor, o caminho de vendas online em múltiplos canais ou em formato híbrido se ampliou o que possibilita lojistas a desbravarem novos mercados e conquistarem novos clientes a cada dia.
Neste artigo, vamos abordar algumas estratégias importantes para vender online. Confira!
Navegação rápida
O que significa vender online?
As vendas online, ou o e-commerce, já fazem parte de uma categoria de vendas que é resultado da popularização da internet, uma modalidade tem evoluído junto com os avanços tecnológicos.
O ambiente digital tem influenciado cada vez mais o mercado como um todo e, para que as marcas e os empreendedores se desenvolvam nesse ambiente, é interessante investir nas vendas através da internet para se conectar rapidamente com um público mais amplo.
O primeiro passo é abrir uma loja virtual. Para isso, além do domínio e da hospedagem do site, é preciso contar com uma plataforma especializada em comércio eletrônico.
Depois da loja virtual pronta, existem as possibilidades de ampliar as vendas através de marketplaces, e até mesmo contar com uma operação híbrida e de múltiplos canais de venda.
Quais as vantagens de vender na internet?
Além da facilidade e rapidez para abrir um negócio, vender online também conta com algumas vantagens interessantes:
- Menor custo em infraestrutura inicial;
- Contar com tecnologia para integrar seu negócio aos canais de venda e redes sociais;
- Aumentar as possibilidades de vender em todo o país;
Dicas para vendas online
Apesar de parecer mais fácil abrir um negócio online, também é preciso a elaboração de planos e estratégias de vendas para que o negócio flua e se fortaleça. Confira algumas dicas:
- Faça um plano de negócios: assim como no negócio físico, é preciso organizar as diretrizes e setores da empresa para ter uma visão mais ampla do negócio. O planejamento deve contar com nicho de atuação da loja, portfólio de produtos ou serviços, público-alvo, concorrentes, fornecedores, orçamento e outros fatores que ajudam a definir os pontos fortes e fracos da empresa diante do mercado;
- Disponha de uma plataforma funcional: a funcionalidade de uma loja virtual deve ser definida por várias características, desde o design até a organização de informações do site, para proporcionar uma navegabilidade mais agradável aos usuários. Também pense na usabilidade em aplicativos móveis, já que boa parte do público acessa lojas e sites de compras através do celular.
- Esteja presente em múltiplos canais: aumentar a presença digital através de canais variados é importante para que o consumidor tenha uma visão omnichannel do seu negócio. Marketplaces, redes sociais, loja virtual e física, WhatsApp, entre outros canais devem estar ativos como uma estratégia de venda e bom atendimento.
- Tenha uma boa equipe para atender bem o cliente: não adianta ter presença digital, bons produtos e não oferecer bom atendimento. A reputação e o sucesso de um empreendimento depende de todas as pessoas envolvidas nele. O cliente de e-commerce precisa ter segurança nas compras, e quando for bem atendido, as chances de finalizar a compra é maior.
- Invista em marketing digital: os empreendedores que investem em marketing digital têm mais chances de aumentar o faturamento de vendas. O investimento na profissionalização das ações de marketing é o melhor caminho para alcançar as metas definidas;
- Crie bons anúncios: é importante estudar o consumidor para entender qual o caminho que ele percorre na hora de fazer as compras online. O gestor precisa estar atento para criar bons anúncios para vender online, e desenvolver desde um título atrativo, ter informações completas nas descrições dos produtos e boas fotos de ângulos variados. Isso facilita a pesquisa do consumidor no canal de venda, aumentando as chances de encontrar produtos através da busca.
- Gestão integrada: as vendas online dependem de uma gestão organizada, por isso, é importante contar com ferramentas como um sistema de gestão ERP para integrar a loja aos canais de vendas, e manter os setores internos como financeiro, estoque e entregas organizado e com informações sincronizadas.
O processo de vendas representa todo o processo de comercialização de produtos, e é essencial que o empresário conheça bem as etapas de venda, o seu consumidor e tenha a sua gestão organizada para que as estratégias de venda possam ser cada vez mais exploradas.
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