Como uma boa plataforma pode te ajudar na gestão de logística do seu e-commerce

Leia e saiba mais sobre como uma boa plataforma de e-commerce pode ser útil na hora de lidar com gestão de fretes nas vendas online

É importante ter certeza de que os produtos comprados em seu e-commerce sejam entregues no prazo para os seus clientes e que seja possível reduzir consideravelmente os custos referentes aos serviços de entrega para agradar a sua clientela, mantê-la fiel e também para ver sua empresa crescer.

Uma das partes mais importantes para o funcionamento do e-commerce é a logística. Muitos pensam que ela só é direcionada à área do transporte, mas não é só isso. O termo vai além e abrange o fornecedor, o estoque, a armazenagem, a movimentação e a entrega.

Existem muitos cuidados sobre logística que podem ser tomados. E vários deles podem estar relacionados com a plataforma de e-commerce na qual a sua loja virtual está hospedada. É preciso avaliar cada aspecto do processo, não só para eliminar os atrasos e os custos de movimentação. 

Pensando nisso, este post irá apresentar como uma plataforma de qualidade pode te ajudar na gestão de logística do seu e-commerce e como tirar o máximo proveito desse setor. Continue lendo!

Recursos de logística e frete

Quando se fala em frete, podemos nos referir aos seus tipos, sendo a responsabilidade pelo serviço, o tipo de contratação e o tipo da carga. Dessa forma, divide-se esses aspectos em 3 frentes: responsabilidade pelo frete (CIF e FOB). Já no que diz respeito ao tipo de contratação, esse procedimento está ligado à quantidade de terceiros que são envolvidos no transporte.

Você sabia que uma quantidade considerável de possíveis clientes abandona o carrinho devido ao alto custo de frete? Pois é, isso acontece e muito!

Pode-se até dizer que o valor da entrega, informado na hora de finalizar a compra, possui um peso grande na decisão do cliente de finalizar a compra ou não.

Uma forma de resolver essa relevante questão é oferecer mais de uma opção de frete e dar aos seus clientes mais conforto, além de estabelecer parcerias com transportadoras que consigam entregar um serviço de qualidade por um preço justo.

Assim, o consumidor pode priorizar preço ou agilidade, por exemplo. Algumas das opções mais comuns são: frete econômico, frete “normal” e frete de urgência. Se deseja saber mais sobre eles, tenho um ótimo post que vai te ajudar a entender como calcular frete!

Uma boa ação é investir em uma solução que ajude a controlar os custos e diminuí-los com eficácia. Nesse sentido, utilizar um sistema de gestão que ajude a acompanhar os custos e ainda permita a geração de relatórios a respeito dos resultados é uma alternativa para aumentar o controle. Além disso, analise todas as contratações de frete de seu e-commerce, pois essa avaliação ajuda na percepção e planejamento estratégico da sua loja virtual.

Outra dica é contar com um bom operador logístico que possa contribuir para uma análise mais profunda dos processos logísticos de seu e-commerce. Ele deve avaliar, de acordo com as especificações de seu produto, a melhor forma de envio, seja por Correios ou por transportadoras.

Por meio de sistemas de informações e recursos, o operador logístico planeja, controla e programa toda a movimentação de mercadorias, identificando possíveis focos de retrabalho ou perdas. 

Ademais, ele também intermedeia as negociações com outros setores para identificar formas de envio mais rápidas e baratas, sem perder a qualidade no atendimento aos clientes!

Por que investir em uma plataforma de qualidade?

Como você deve ter percebido no último tópico, um dos passos fundamentais para o funcionamento e sucesso de um e-commerce é a sua logística. Por isso, a sua plataforma de e-commerce precisa ter um bom sistema de integração com empresas que realizam esse serviço.

Antes de tudo, é essencial ter uma assimilação direta com os Correios, além de ter compatibilidade com os outros serviços oferecidos pela empresa. Além de permitir a integração com outras ferramentas externas de gestão de logística de e-commerce.

A plataforma de e-commerce onde sua loja virtual é hospedada ainda deve ter um sistema logístico próprio para lidar com transportadoras e a possibilidade de customizar o frete, permitindo pelo menos a configuração de dois fretes com a viabilidade de montar uma tabela de CEPs, pesos e valores.

Isso é muito importante, pois é dessa forma que a plataforma poderá te ajudar na gestão de logística do seu e-commerce, sem falar que, quando o assunto é vendas online, é essencial falar sobre a plataforma.

A iSET é uma plataforma de e-commerce que faz a gestão de estoque com base nas configurações globais e nas configurações de cada produto, além disso, é possível definir nível crítico de estoque, para ser avisado quando o produto atingir esse nível.

A iSET ainda oferece outras opções de logística, como agendamento de entrega para fretes customizados, retirada no local e outras integrações. E caso as integrações com Correios e transportadoras não atendam, a iSET permite que você configure até dois fretes personalizados, onde poderá montar tabela de CEPs, pesos e valores.

Gostou do post? Clique aqui e saiba mais dicas de e-commerce!

Posts relacionados

Deixe um comentário