Já está sabendo da novidade? Quem tem uma loja virtual na plataforma Dooca Commerce agora consegue utilizar o Melhor Envio de um jeito muito mais simples e fácil. A integração entre as duas soluções já está no ar!
Usando o Melhor Envio, uma plataforma de frete online, os lojistas da Dooca conseguem oferecer a seus clientes fretes até 80% mais baratos do que aqueles negociados diretamente com as transportadoras. Além disso, há a opção de escolher entre as transportadoras parceiras do Melhor Envio e os serviços de frete para e-commerce que elas oferecem.
Muito legal, não é mesmo? Então continue a leitura para entender como fazer a integração entre a Dooca Commerce e o Melhor Envio de um jeito simples e rápido. Vamos lá?
Como integrar o Melhor Envio à Dooca Commerce?
Para integrar seu e-commerce na Dooca Commerce ao Melhor Envio, primeiro você deve fazer login na conta da sua loja virtual.
Se estiver usando o painel antigo da Dooca Commerce, procure o menu “Dooca Store” no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, clique em “Aplicativos”.
Porém, se estiver usando a versão nova do painel de controle , basta fazer login e procurar diretamente a opção “Aplicativos” que está no canto inferior esquerdo da tela.
Em ambos os casos, você será direcionado para a central de aplicativos Dooca Store, onde é possível configurar integrações com diversas plataformas, inclusive com o Melhor Envio.
Para dar sequência a integração, procure o aplicativo “Melhor Envio (connect)”. Clique nele e, em seguida, toque no botão verde “Instalar sem custo adicional”. Repare que vai aparecer uma pequena janela de confirmação. Clique em “Instalar o aplicativo”.
Para continuar o processo de integração, aparecerá uma tela direcionando ao site do Melhor Envio. Clique em “Conectar com o Melhor Envio”.
Faça as configurações na plataforma do Melhor Envio
Após clicar em “Conectar com o Melhor Envio”, você vai ver a tela de login do Melhor Envio. Se já tiver cadastro, basta inserir os dados e entrar. Se ainda não tiver, crie uma nova conta rapidamente inserindo dados como nome completo , e-mail, CPF, data de nascimento, telefone e endereço.
Após fazer o login, você será direcionado ao painel “Autorizar Aplicativo”, onde vai configurar como será a integração entre o Melhor Envio e a Docca Commerce. As informações preenchidas aqui serão usadas para calcular os fretes.
Preencha as informações
Os campos a serem preenchidos são:
- CNPJ: insira o CNPJ da sua loja virtual;
- Inscrição estadual: não é um dado obrigatório, mas se tiver coloque o número aqui;
- Prazo: adicione um prazo extra (em dias) ao tempo de entrega informado pelas transportadoras caso queira uma margem maior para produzir, separar e enviar os pedidos;
- Precificação: caso queira adicionar um valor extra a todos os fretes cotados, insira-o nesse campo. Selecione se quer incluir um valor fixo ou percentual;
- Transportadoras: escolha em quais transportadoras deseja realizar a cotação dos fretes. Selecione também quais serviços de entrega de cada transportadora poderão ser consultados.
🚚 Lembrando que o Melhor Envio trabalha com sete transportadoras para e-commerce: Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Buslog, Loggi e J&T Express.
- Pacote Padrão: caso o lojista use sempre as embalagens do mesmo tamanho para enviar seus pedidos, ele pode preencher os dados nesse campo; Se algum produto cadastrado na loja não tenha as dimensões, essas informação serão usadas;
- Seguro: sinalize se deseja que o cálculo do frete inclua seguro ou não;
- Serviços adicionais: é possível ativar os serviços Mão Própria, Aviso de Recebimento e Coleta. É importante dizer que não são todas as transportadoras que oferecem essas opções e que alguns serviços podem ter um custo extra. Leia leia nosso artigo sobre modalidades de frete e entenda;
- Agência de postagem: esse campo é uma exigência da transportadora Jadlog. Basta selecionar a unidade da transportadora onde vai postar as encomendas com etiquetas de frete da empresa. Em caso de dúvidas, clique no botão “Mapa das agências” e confira os endereços de todas as unidades da Jadlog;
Feitas as configurações acima, basta clicar em “Autorizar”.
Finalizando a integração Dooca Commerce com a plataforma de frete
Após clicar em “Autorizar”, você será voltar à página de aplicativos da plataforma Dooca. Clique no aplicativo do Melhor Envio.
Em seguida, preencha o seu e-mail, o telefone para contato e a inscrição estadual da loja virtual (caso tenha esse número). Clique em “Salvar alterações”.
Para finalizar o processo de integração entre a Dooca Commerce e o Melhor Envio, clique em “Atualizar transportadoras”. Ao fazer isso, você autoriza que a Dooca ative todas as transportadoras escolhidas quando configurou a integração. Essa informação vai aparecer na aba “Formas de envio” dentro da área logada da Dooca Commerce.
Prontinho! A integração da Dooca Commerce com o Melhor Envio está finalizada. Fácil, não é mesmo?
📌Dica: se quiser entender como fazer as cotações e compra de etiquetas de frete pelo Melhor Envio, leia nosso artigo: 8 vídeos que vão te explicar como usar o Melhor Envio para gerar etiquetas de frete
Sobre a Dooca Commerce
A Dooca Commerce é uma plataforma de criação de loja virtual parceira do Melhor Envio. Ambas as empresas pertencem ao grupo Locaweb, que oferece soluções em tecnologia, e-commerce e marketing digital.
Com ajuda da Dooca, é possível criar uma loja online do zero e configurar template, cadastrar produtos, métodos de pagamento e, é claro, a integração com o Melhor Envio. As lojas desenvolvidas pela plataforma são responsivas, ou seja, funcionam bem tanto em computadores quanto em tablets e smartphones.
Como vender mais online com ajuda do Melhor Envio
O preço do frete é o motivo que leva a cerca de 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro, segundo a Econsultancy. Oferecer um custo de envio mais barato e opções de frete são ações que podem ajudar o lojista a reduzir essa evasão de clientes.
Com o Melhor Envio, o lojista consegue oferecer fretes até 80% mais baratos, o que é imediatamente percebido pelo consumidor. Outra vantagem é que o cliente pode escolher se quer optar por um frete mais barato ou um frete mais rápido. Dessa maneira, o lojista atende um público maior e mais diversificado.
O faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 31% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior (dados da 44ª pesquisa Webshoppers Ebit | Nielsen). Nesse mercado cheio de oportunidades e com concorrência cada vez mais acirrada, oferecer fretes mais baratos e opções de entregas mais ágeis são diferenciais que pesam na hora do consumidor decidir onde realizar sua compra.
Também é importante ressaltar que o Melhor Envio não é apenas uma plataforma de cotação e contratação de etiquetas de frete. A ferramenta oferece outras soluções gratuitas para dinamizar a logística para e-commerce dos empreendedores. Quais soluções são essas?
Ponto Parceiro e a facilidade na postagem das encomendas
Inaugurado em São Paulo, o Ponto Parceiro é um conjunto de agências de recebimento de encomendas com etiquetas de frete geradas pelo Melhor Envio. Gratuito, o serviço permite que o lojista reúna os pacotes com etiquetas de todas as transportadoras parceiras e poste de uma vez em uma unidade do Ponto Parceiro, gerando economia de tempo para o empreendedor.
Além da praticidade, o Ponto Parceiro ainda oferece 10% de cashback para os lojistas que usarem o serviço. O valor é calculado com base no preço das etiquetas postadas e será creditado na Melhor Carteira, a carteira virtual da plataforma.
👉 Você pode obter todos os detalhes sobre o funcionamento do serviço no artigo: Ponto Parceiro: simplifique o envio de encomendas com ajuda do Melhor Envio. Caso prefira, saiba mais dando play no vídeo abaixo:
Melhor Rastreio e a importância do rastreamento de encomendas
Outro serviço gratuito do Melhor Envio é o Melhor Rastreio. Trata-se de um painel centralizador de informações sobre o andamento da entrega das encomendas cadastradas. Cadastre os códigos de rastreio das etiquetas geradas com todas as transportadoras parceiras do Melhor Envio.
No caso dos Correios, LATAM Cargo e Azul Cargo Express, você também pode cadastrar códigos de rastreio de pacotes postados sem a etiqueta do Melhor Envio.
Além de acompanhar o andamento do pedido desde a postagem até a entrega, também é possível criar alertas e enviar e-mails automáticos para o cliente toda vez que o status de envio mudar junto à transportadora. Legal, não é mesmo?
O Melhor Rastreio é especialmente útil para lojistas que vendem pelas redes sociais e que não contam com opções automáticas de status de rastreio de encomendas junto a plataformas de e-commerce. Ao manter o cliente atualizado sobre o status de entrega, o lojista ajuda a conter a ansiedade do cliente e transmite confiança e credibilidade.
Viu só quantas vantagens de vender na internet e usar o Melhor Envio para contratar frete para o seu e-commerce? Caso ainda não tenha se cadastrado na plataforma de frete online, inscreva-se agora mesmo e comece a participar da revolução que a plataforma está promovendo na logística para e-commerce brasileira!