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Personalidade da loja virtual: 6 elementos de destaque

Eder Medeiros Por
18 de fevereiro de 2019
Em E-commerce e Marketplace
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Home E-commerce e Marketplace
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Confira como criar e aprimorar a personalidade da sua loja virtual!                                                                                

A personalidade da loja virtual é um item muito importante no planejamento da identidade do seu negócio. Afinal, são suas características únicas que chamarão a atenção do cliente e o lembrarão da sua marca. Este assunto merece destaque e, como não poderia deixar de ser, elaboramos um texto exclusivamente para isso.

Navegação rápida

  • 1 Por que criar uma personalidade da loja virtual?
  • 2 6 elementos de destaque para a personalidade da loja virtual
  • 3 1. Fotografia
  • 4 2. Tom de voz
  • 5 3. Conteúdo
  • 6 4. Cores
  • 7 5. Valores
  • 8 6. Consistência

Por que criar uma personalidade da loja virtual?

Sabe aquele desenhista que tem um traço tão marcante que é fácil de reconhecer uma obra sua? Sabe aquela vendedora que tem um jeito de abordar os clientes tão único e encantador que é fácil de saber que é sobre ela que estamos falando? Estes exemplos são de pessoas que têm uma personalidade marcante. Isso as torna únicas e memoráveis.

O mesmo pode e deve acontecer com o seu e-commerce. Desenvolver a personalidade da loja virtual é fundamental para construir uma identidade característica e exclusiva.

6 elementos de destaque para a personalidade da loja virtual

Sabemos que muitas vezes há restrições nas plataformas e sites de lojas virtuais, impossibilitando a alteração de certos elementos para deixá-los com a cara da loja. No entanto, há outros que podem ser facilmente editados e que podem realçar a personalidade do seu negócio. Alguns deles são:

1. Fotografia

A luz, o contraste, as cores, os ângulos e/ou os enquadramentos. A combinação de determinado estilo em cada um destes elementos da fotografia podem definir um estilo para a loja virtual e colaborar para a construção da sua personalidade. Assim, quando o cliente vê uma foto da marca em algum lugar, já faz a conexão com tudo o que a sua empresa representa rapidamente.

2. Tom de voz

É o que acontece conosco: nossa forma de se expressar reflete a nossa personalidade. O tom de voz é a forma como a loja fala com o cliente. Isto impacta diretamente na personalidade da loja. Pode ser mais formal, mais brincalhão ou mais sério.

O tom de voz mais adequado para a loja deverá ser definido por meio de um estudo que leva em consideração os valores da marca, o público que pretende atingir, entre outros elementos. 

3. Conteúdo

O tipo de conteúdo que o e-commerce publica também está diretamente ligado à personalidade da loja virtual. Pode-se investir em histórias, frases inspiradoras, um jeito inusitado de fazer a descrição de um produto e assim por diante.

4. Cores

A escolha de cores que farão parte da identidade visual da marca também colabora para a expressão da sua personalidade. Afinal, cada cor tem um significado. Não é à toa que vemos certas cores serem predominantemente utilizadas em certas indústrias. Por exemplo, o verde para empresas ligadas a atividades com o meio ambiente.

5. Valores

Os valores da marca devem ser um elemento não só para expressar como também para guiar a definição da personalidade da loja virtual. Por exemplo, se o empreendimento tem a sustentabilidade como um dos seus principais núcleos de valor, pode inserir isso no seu slogan.

6. Consistência

É fundamental que a personalidade da loja virtual seja respeitada em todos os canais e em todas as ações da marca. Não só as que envolvem a comunicação. Seus produtos, suas embalagens, seu atendimento etc. também devem refleti-la. Por exemplo, sendo uma marca ecológica, a loja pode entregar os produtos com bicicleta, não usar plástico na produção nem na embalagem dos produtos entre outros.

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Tags: marcapersonalizartom de voz
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