Quem vende online sabe que a cotação de frete envolve diversos fatores. Nesse sentido, entender como funcionam todas as etapas desse processo evita erros que podem gerar prejuízos para o seu e-commerce.
Além disso, o frete e prazo de entrega estão entre as principais razões que desmotivam o cliente a comprar pela internet. De acordo com um estudo realizado pelo Baymard Institute 53% dos consumidores brasileiros desistiram de uma compra devido ao preço do frete, enquanto 16% abandonaram o carrinho por causa do prazo de entrega.
Pensando nesses desafios, criamos a Série Meu Frete que está disponível no canal do Melhor Envio no YouTube. Durante 6 episódios mostramos tudo o que você precisa saber para planejar uma estratégia de frete eficiente para o seu negócio.

Também preparamos dicas de como otimizar a cotação de frete nas redes sociais, marketplaces e muito mais! Vamos mostrar aqui no blog um pouquinho do que rolou na Série Meu Frete. Mas não deixe de conferir todos os vídeos lá no YouTube e deixar o seu like, combinado?!
Ah… antes de começar, temos um spoiler. Se você quer simplificar a cotação de frete, oferecer um serviço de entrega eficiente e ainda economizar na gestão logística, venha para o Melhor Envio! Dito isso, boa leitura!
Navegação rápida
- 1 Como funciona a cotação de frete no e-commerce?
- 2 Soluções de frete para sua loja virtual
- 3 Como oferecer frete grátis na loja virtual?
- 4 Dicas para conseguir o melhor frete para o seu e-commerce
- 5 Veja como agilizar a cotação de frete nas redes sociais
- 6 Como contratar frete no marketplace?
- 7 Dúvidas frequentes sobre como funciona a cotação de frete no Melhor Envio
Como funciona a cotação de frete no e-commerce?
O primeiro passo para começar a montar uma estratégia de frete para o seu e-commerce é entender como funciona a cotação de frete. Para isso, o lojista deve considerar fatores que interferem diretamente no preço final dos envios, como:
👉 CEP do remetente e destinatário.
👉 Modalidades de entrega (econômica ou expressa).
👉 Peso e dimensões da embalagem e do produto.
Outro fator que pode alterar o preço do frete é o peso cúbico, usado para determinar o volume que as encomendas ocupam nos veículos de entrega. De modo geral, as transportadoras consideram a diferença entre o peso real e o peso cubado para fazer a cotação de frete.
Na prática, mesmo se os pacotes tiverem o mesmo peso, a transportadora vai cobrar mais caro pela encomenda que ocupar mais espaço durante o transporte. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o peso dos produtos e com a escolha das embalagens, pois elas podem encarecer ou diminuir o preço final dos envios.
O segundo passo é conhecer o perfil de quem compra na sua loja online. Assim, você será capaz de oferecer o melhor frete para os seus clientes e garantir uma boa experiência de compra.
Por exemplo, se a maioria dos seus clientes estiverem localizados em um estado bem distante do seu endereço, talvez trabalhar apenas com o modal terrestre não seja suficiente para garantir um frete e prazo de entrega atrativos. Neste caso, pode ser mais viável optar pelo modal aéreo.
As modalidades de frete também alteram o preço dos envios. Por isso, verifique se os seus consumidores procuram uma entrega mais barata e econômica ou preferem pagar um pouco mais e receber o produto mais rápido.
Conhecer as necessidades das sua clientela é muito importante para evitar frustrações. Não parta do pressuposto que todo mundo procura envios mais baratos. O ideal é oferecer alternativas de frete e deixar que o cliente escolha a melhor opção.
Além disso, durante a cotação de frete, o lojista deve considerar as características dos produtos comercializados. Por exemplo, mercadorias perecíveis precisam de certos tipos de frete, geralmente a melhor escolha nestes casos é contratar entregas expressas.
Enquanto itens maiores e mais pesados necessitam de serviços específicos, como as modalidades grandes formatos. Inclusive, é sempre bom verificar as regras de postagem das transportadoras antes de contratar um serviço de entrega.
💡 Dica: Baixe o nosso Guia Prático do Frete para e-commerce e descubra estratégias eficientes para não errar na hora de fazer a cotação de frete do seu negócio.
Soluções de frete para sua loja virtual
Como observamos, existem muitas variáveis que interferem na cotação de frete para e-commerce. Nesse sentido, contar com apenas uma solução de envio não é suficiente para atender todas as necessidades dos clientes e do seu negócio.
Uma das maneiras de diversificar o frete da sua loja online é fechando contratos individuais com diferentes transportadoras. Porém essa opção costuma ser mais burocrática, pois o lojista precisa lidar com as exigências de cada empresa. Além disso, cada transportadora tem seu próprio sistema de gestão de frete, o que acaba sendo mais trabalhoso.
Outra solução é utilizar plataformas de intermediação logística como o Melhor Envio. Com apenas um contrato, o lojista pode fazer a cotação de frete e prazo de entrega nas principais transportadoras do país e acompanhar todo o histórico de fretes em um único lugar. Além disso, o Melhor Envio está preparado para atender desde pequenas empresas até negócios com alto volume de vendas.
O Melhor Envio possui ferramentas e recursos para otimizar e simplificar a gestão logística, auxiliando os lojistas em todas as etapas de venda, desde a geração da etiqueta de frete até o pós-venda. Tudo isso, sem precisar pagar taxas ou mensalidades, você só paga pelo frete que contratar.
Se você ainda tem dúvidas de como criar uma boa estratégia de frete para o seu negócio. Aperta o play e acompanhe o primeiro episódio da Série Meu Frete:
Como oferecer frete grátis na loja virtual?
Como o preço do frete ainda é um dos principais motivos que levam as pessoas a desistirem de comprar pela internet, oferecer envios gratuitos funciona como um gatilho poderoso para estimular as vendas.
O frete grátis costuma ser eficaz para atração de leads em datas comemorativas, ajuda a aumentar o ticket médio e ainda possibilita giro de estoque, já que o lojista pode conceder a entrega gratuita para itens com baixa procura, por exemplo.
Porém é importante se planejar e verificar se esse tipo de ação promocional cabe no orçamento. A seguir, confira algumas dicas para montar uma boa estratégia de frete grátis:
👉 Não ofereça frete grátis em todos os produtos: ao criar campanhas de entrega gratuita para o seu e-commerce, lembre-se que, na maioria das vezes, é você quem vai pagar pelo envio. Portanto, dê preferência para os produtos mais leves, pois o preço do frete tente a ser menor.
👉 Defina um limite de compras para conceder o benefício: ao disponibilizar frete grátis em compras acima de R$ 180, por exemplo, você incentiva o consumidor a comprar mais itens em cada pedido, aumentando o ticket médio da sua loja.
👉 Venda kits de produtos: montar combos também é uma ótima estratégia para fazer o consumidor levar mais mercadorias para casa e, consequentemente, contribui para elevar o ticket médio.
👉 Evite oferecer frete gratuito para todo o país: o mais indicado é verificar os locais onde a entrega é mais barata e oferecer a gratuidade apenas para essas regiões.
Agora que você já sabe como criar uma boa estratégia de frete grátis é hora de colocar a mão na massa e descobrir se a sua loja está preparada para garantir entregas gratuitas.
Você pode fazer os cálculos manualmente, mas usando a Calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio é possível identificar com mais precisão se é viável praticar frete grátis na sua loja ou não.
A Calculadora de Frete Grátis é uma planilha pré-formatada onde o lojista deve preencher os dados do produto, o custo do frete e a margem de lucro que pretende manter ao oferecer o frete grátis.
Depois de inserir as informações na planilha, a Calculadora de Frete Grátis mostra se é viável ou não oferecer os envios gratuitos nas condições informadas. Dessa forma, a ferramenta diminui as chances de erro e permite criar campanhas mais assertivas.
Para aprender passo a passo como usar a calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio? Fique ligado na Série Meu Frete. No episódio a seguir, o Rafa também explica detalhadamente como a ferramenta funciona.
Dicas para conseguir o melhor frete para o seu e-commerce
Para ter o melhor frete para o seu e-commerce e conseguir se destacar da concorrência, você não precisa obrigatoriamente viver refém do frete grátis. Existem outras maneiras de deixar os envios mais baratos e atrair mais clientes:
👉 Frete fixo: é possível traçar diferentes estratégias de frete fixo. Por exemplo, você pode cobrar um valor específico nos envios para uma determinada região ou fixar um valor de frete para cada produto vendido.
👉 Descontos progressivos: oferecer descontos gradativos no valor do frete também é eficaz para despertar o interesse dos clientes. Dessa forma, quanto mais o consumidor comprar, mais barato fica o envio. Por exemplo, em pedidos acima de R$80 o cliente recebe 10% off no frete.
👉 Frete especial para consumidores fidelizados: outra tática é conceder descontos na entrega apenas para clientes recorrentes ou que participam de algum programa de fidelidade da sua loja.
👉 Modalidades de frete: como falamos anteriormente, para conseguir um frete e prazo de entrega mais competitivo é essencial investir em modalidades de frete que atendam as necessidades da clientela. Portanto, é importante disponibilizar tanto a entrega expressa quanto a econômica.
💡 Dica: Confira os tipos de frete que você pode encontrar na Calculadora do Melhor Envio.
Existem outras estratégias que permitem ao lojista oferecer o melhor frete para o consumidor, sem prejudicar as finanças. A seguir, assista o episódio da Série Meu Frete, onde mostramos outras dicas valiosas para você ter um frete mais barato na sua loja virtual.
Veja como agilizar a cotação de frete nas redes sociais
Uma das dores de quem vende pelas redes sociais é ficar interrompendo a rotina de trabalho para fazer a cotação de frete. Afinal, toda vez que um cliente entra em contato querendo comprar algum produto, o lojista precisa solicitar o CEP da pessoa, fazer a cotação de frete e repassar a informação para a pessoa interessada.
Pensando nisso, o Melhor Envio desenvolveu a ferramenta Meus Links de Frete. Com a solução, o lojista só precisa preencher as informações dos produtos vendidos e compartilhar o link de cotação de frete nas redes sociais. Dessa forma, o cliente é capaz de calcular o valor do frete e prazo de entrega sozinho.
Além disso, o lojista pode ativar uma função específica no Meus Links de Frete e receber notificações toda vez que algum consumidor demonstrar interesse em contratar um envio. Para descobrir mais detalhes de como usar a ferramenta, assista a mais um episódio da Série Meu Frete:
Como contratar frete no marketplace?
Antes de mais nada, é necessário entender como funciona o frete no marketplace. Uma parcela dos grandes players nacionais contam com soluções de envio integradas. Porém essas plataformas estabelecem algumas condições sobre os tipos de produtos, tamanhos e pesos que podem ser transportados.
Geralmente, quando as mercadorias não atendem os pré-requisitos dos marketplaces o vendedor precisa recorrer a uma transportadora externa para garantir os envios por conta própria.
Além disso, em alguns casos, as taxas e comissões cobradas para utilizar os serviços de entrega dos marketplaces podem encarecer os envios, o que desestimula o vendedor a usar essas soluções integradas.
Outro ponto que pode fazer o lojista contratar frete fora das plataformas é o prazo de entrega. Afinal, os players costumam ser muito rigorosos em relação aos prazos. E atrasos nos envios podem gerar desde avaliações negativas até punições.
Por isso, quando os vendedores percebem que os serviços de entrega internos não vão dar conta de garantir os envios dentro do prazo, eles acabam procurando outra maneira de despachar as encomendas.
Por essas razões, é bastante comum encontrar anúncios com “frete a combinar”. Nestes casos, o vendedor é responsável por fazer a cotação de frete e repassar os valores e prazos para o comprador. Mas, dependendo do marketplace, é possível fazer o upload de uma tabela de frete.
Com o Gerador de Tabelas do Melhor Envio, por exemplo, o lojista consegue criar e personalizar tabelas de frete em poucos minutos, o que agiliza muito o processo de cotação de frete. A seguir, confira as tabelas disponíveis:
- Amazon: é possível gerar tabelas específicas conforme o volume das encomendas ou de acordo com as modalidades de frete e integrar os serviços do Melhor Envio à sua loja na Amazon.
- B2W Marketplace: o vendedor só consegue gerar tabelas de contingência, que devem ser usadas apenas quando os produtos não podem ser enviados pelo B2W Entrega.
- VTEX: esse modelo não possui muitas particularidades. Depois de fazer o download do arquivo é só subir a tabela dentro da plataforma VTEX.
- Tabela do Melhor Envio: pode ser usada como tabela de contingência ou em marketplaces que não possuem tabelas de frete.
Gerar as tabelas de cotação de frete é bem simples:
- Acesse sua conta no Melhor Envio. Depois vá até a aba “Integrações” e selecione “Gerador de tabelas”.
- Escolha um dos quatro modelos de tabela disponíveis e informe os dados solicitados. Em seguida, defina as modalidades de frete e a transportadora que deseja trabalhar. Lembrando que para cada serviço escolhido, você deve gerar uma tabela diferente.
- Por fim, toque em “Gerar tabela”. Você vai receber a tabela no seu e-mail, o mesmo cadastrado na plataforma do Melhor Envio.
Você pode integrar as tabelas geradas pelo Melhor Envio diretamente com as plataformas de marketplace parceiros. Outra alternativa é usá-las para fazer a cotação de frete e prazo de entrega e repassar as informações para os clientes.
Ainda tem dúvidas de como contratar frete por conta própria no marketplace? Assista a Série Meu Frete no canal do Melhor Envio no YouTube e veja como gerar uma tabela de frete do Melhor Envio.
Dúvidas frequentes sobre como funciona a cotação de frete no Melhor Envio
Você sabia que o Melhor Envio pode ser um grande aliado para quem opera com o modelo de negócios dropshipping? Pois é, na nossa plataforma é possível cadastrar e salvar vários endereços. Para quem trabalha com mais de um fornecedor essa opção facilita muito a rotina, já que o lojista pode incluir remetentes com nome e CNPJ diferentes.
Além disso, você não precisa liberar o acesso de terceiros à sua conta Melhor Envio. Para isso, você deve continuar fazendo a cotação de frete normalmente. Depois basta gerar e compartilhar as etiquetas de frete por e-mail. Assim, os fornecedores devem apenas imprimir e colar as etiquetas nas embalagens e, posteriormente, despachar as encomendas.
👋 Aproveite e confira o último vídeo da Série Meu Frete:
Outra dúvida recorrente é se o Pix já está disponível como meio de pagamento no Melhor Envio. E sim, você pode fazer pagamentos via Pix com os intermediadores Mercado Pago e PagHiper.
Com o Melhor Envio, você tem a comodidade de fazer a cotação de frete nas principais transportadoras do país e ainda conta com um time de especialistas que estão sempre prontos para ajudar.
Se você ainda não é cliente, o que você está esperando? Cadastre-se hoje mesmo no Melhor Envio e simplifique a cotação de frete da sua loja virtual.
Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.