Atualizado em 26/09/2022
Seu e-commerce consegue garantir as melhores ofertas da Black Friday? Neste artigo, vamos dar dicas de como ter um preço capaz de competir com a forte concorrência durante o evento e, o melhor, sem sacrificar a margem de lucro.
Uma maneira de oferecer as melhores ofertas da Black Friday e vender mais é ter fretes mais competitivos, afinal, o valor do envio pode impactar a decisão de compra de quem visita sua loja online.
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A importância da precificação
A precificação não pode ser encarada como uma loteria, algo decidido ao acaso. Afinal, esse processo é vital para a saúde financeira da sua empresa, mas sua importância não acaba aí. Ao definir o preço de venda das suas mercadorias, você automaticamente define um público-alvo para o qual aquele item se destina.
O preço é capaz de posicionar uma empresa em relação a seus concorrentes, satisfaz (ou não) os consumidores, ajuda o empresário a manter as despesas em dia e garante a continuidade do negócio. Agora que já comentamos sobre a importância de definir um método precificador, vamos mostrar como é possível calcular o preço de venda dos seus produtos.
Clique aqui e veja como fazer a precificação de produtos no meu e-commerce?
Como definir o preço de um produto?
As vendas de um negócio precisam ser capazes de cobrir todos os custos e despesas envolvidos na operação. Aliás, em gestão financeira há uma diferença entre essas duas palavras: os custos são gastos próprios da atividade, como o pagamento de funcionários e fornecedores. Já as despesas representam os gastos com água, luz, material de escritório, aluguel etc.
Mas aqui, para facilitar a sua vida, vamos usar apenas a expressão custos para englobar todos os gastos do seu negócio, ok? Com essa distinção feita, é hora de falar sobre matemática! Uma das formas mais comuns de precificar produtos é o cálculo do preço de venda por markup, especificado pela fórmula abaixo:
Markup = 100 / 100 – (%CV + %CF + %ML)
Legenda:
- CV = porcentagem de custos variáveis do seu negócio
- CF = porcentagem de custos fixos do seu negócio
- ML = margem de lucro
Depois de descobrir o markup, é hora de multiplicá-lo pelo preço de custo do produto (CP). O resultado será o seu preço de venda. Vai ficar assim:
Preço de venda = markup x CP
Exemplificando
Você comprou um produto por R$ 30. Seus custos variáveis representam 10%, e os fixos 20%. Sua margem de lucro estimada é 10%. O cálculo do markup ficará assim:
Markup = 100 / 100 – (10 + 20 + 10)
Markup = 100 / 40
Markup = 2,5
Logo:
Preço de venda = 30 x 2,5
Preço de venda = R$ 75
Leia também: Como usar o markup na precificação dos produtos.
Como oferecer as melhores ofertas da Black Friday?
Tanto no Brasil como no mercado internacional, a Black Friday é uma data comercial que é significado de sucesso de vendas. Por aqui, surgiu em 2010, mas já caiu nas graças dos consumidores.
Os clientes já estão acostumados a comparar preços e procurar por descontos reais durante a Black Friday. Por isso, não adianta subir os preços antes do evento com a intenção de baixá-los durante a data, a já famosa tática conhecida como Black Fraude.
Os consumidores estão atentos a essa prática e rejeitam as lojas que tentam aplicar essa manobra para enganar clientes com falsas promoções!
E então, existe algum jeito de oferecer descontos reais e garantir as melhores ofertas da Black Friday? A resposta é sim! Vamos dar algumas dicas de como isso é possível.
- Negocie com antecedência: contate seus fornecedores e negocie preços mais competitivos para a Black Friday. Nem sempre o resultado é garantido, mas vale a pena tentar.
- Queime estoque de produtos de baixo giro: em vez de dar condições especiais para os produtos que você já vende normalmente, experimente oferecer descontos expressivos nos produtos pouco vendidos, aqueles “encalhados” no seu estoque. Por exemplo: você pode trabalhar com descontos de cerca de 50% para um produto encalhado, enquanto um produto que você já vende pode ter um desconto menor — ou nem ter. Essa estratégia é útil para atrair visitas ao seu e-commerce e injetar dinheiro no caixa para ampliar o estoque para o Natal.
- Aproveite o estoque “encalhado” do fornecedor: assim como você, seus fornecedores com certeza têm itens encalhados no estoque. Você pode aproveitar a Black Friday para negociar esses itens a preços mais competitivos, repassando os descontos obtidos para seus clientes.
Use a Black Week como estratégia para criar expectativa nos clientes
Uma estratégia bastante utilizada no varejo é a Black Week. Ela serve para expandir a Black Friday tradicional: em vez de um único dia de promoções, as lojas organizam uma semana inteira de condições especiais. Isso ajuda a criar expectativa nos consumidores, além de ser bom para os lojistas. E a gente vai explicar o porquê nas próximas linhas!
Ao adotar a Black Week, o lojista tem a oportunidade de oferecer descontos em determinados produtos de acordo com o dia da semana. Por exemplo: segunda é dia de condições especiais para produtos de categoria X, já a terça vai ter ofertas imperdíveis em produtos da categoria Y.
Essa estratégia ajuda o lojista a manter a atenção dos clientes durante o período promocional. Outra vantagem: na Black Week, o lojista não precisa oferecer descontos muito expressivos em vários produtos do catálogo de uma única vez. Isso pode ser feito aos poucos, de maneira a preservar a margem de lucro enquanto mantém o tráfego na loja virtual.
Além disso, não deixe de utilizar os gatilhos mentais de urgência e de escassez. Argumentos como “desconto válido apenas nas próximas horas!”, “últimas unidades!” ou “somente hoje!” podem ajudar a ampliar suas conversões.
Ei! Você sabe como usar as redes sociais para vender mais?
Cashback na Black Friday pode ser aliado de quem vende online
Sacrificar a sua margem de lucro para oferecer grandes descontos não é o único jeito de vender mais na Black Friday. Além do preço do produto, outros fatores estão envolvidos na decisão de compra. Um deles é o cashback.
Basicamente, o cliente que compra um produto com cashback recebe uma porcentagem do dinheiro de volta para realizar novas compras. Interessante, não acha?
A Ame Digital, por exemplo, é uma conta que permite aos seus usuários pagar compras, receber e transferir saldo. Mas seu grande diferencial está no cashback para compras nas lojas parceiras Americanas.com, Shoptime e Submarino.
Quem vende nos marketplaces desses sites — propriedades da B2W — pode oferecer o cashback via Ame para atrair consumidores na Black Friday. Mas existem diversas opções que podem ser usados por lojas online e físicas.
👋 Lojistas interessados em divulgar cupons ou oferecer cashback em alguma dessas plataformas precisam fazer o pré-cadastro e aguardar o retorno das empresas.
O cashback é bastante útil para atrair o interesse dos consumidores na sua loja. Além disso, ao usar esse recurso, você não precisa necessariamente ter um preço menor em relação ao da concorrência, pois estará oferecendo um valor agregado no seu produto (o dinheiro de volta), fator capaz de virar a decisão de compra ao seu favor.
Aproveite e saiba mais sobre como usar essa estratégia para fidelizar clientes.
Checklist para a Black Friday
Fizemos um checklist com tudo que não pode faltar para a sua loja virtual bombar na Black Friday, a maior data comercial do Brasil. Fique ligado nas nossas dicas!
- Ofereça atendimento 24h durante o período
- Reforce o seu estoque
- Capriche na precificação dos seus produtos e defina quais deles terão desconto
- Aproveite para queimar o estoque de itens encalhados
- Não altere os preços antes da Black Friday para criar falsos descontos
- Desabilite o pagamento por boleto se quiser evitar comprometer o seu estoque com pedidos que podem não ser concluídos pelo consumidor
- Fique de olho nas estratégias da concorrência
- Disponibilize cashback e torne seus produtos ainda mais atraentes
- Não se esqueça de dar sequência nas suas campanhas promocionais para Cyber Monday e Natal
- Ofereça fretes competitivos para evitar abandonos de carrinho. O Melhor Envio pode ajudá-lo com isso! Nossa plataforma é gratuita e compara preços entre Correios e transportadoras em segundos.
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