Descubra Como Vender Muito no Natal

Quer vender muito no Natal 2021?

Descubra como preparar o seu e-commerce para a data e feche o ano com chave de ouro.

Como se preparar para o fim do ano

Como se preparar para o final do ano

Dezembro é um mês muito aguardado no varejo físico. E no comércio eletrônico não é diferente. Afinal, as festas de fim de ano representam uma oportunidade de ouro para impulsionar as vendas online. Mas a sua loja virtual está preparada para aproveitar as datas comemorativas de dezembro?

A boa notícia é que, se você ainda não traçou nenhuma estratégia para aumentar os lucros neste fim de ano, ainda dá tempo de preparar sua loja para o Natal 2021. Para ajudar você, o Melhor Envio reuniu dicas valiosíssimas de vendas, logística e marketing que vão decolar o seu negócio.

Quer deixar as finanças do seu e-commerce no azul e ter o dobro de motivos para celebrar a chegada do bom velhinho? Então, este conteúdo é para você!

Importância do mês de Dezembro

Dezembro

O fim de ano é um período superaquecido para o comércio. O Natal, especialmente, é uma das datas comemorativas de dezembro que mais gera faturamento. Afinal, a troca de presentes é uma tradição natalina muito comum entre familiares, amigos e até colegas de trabalho.

Além disso, a prática de comprar os presentes de Natal pela internet acabou se popularizando muito em 2020, em função da pandemia. De acordo com um levantamento da Ebit | Nielsen, no ano passado o e-commerce brasileiro conquistou 13 milhões novos consumidores e obteve o maior faturamento dos últimos cinco anos. Entre os dias 10 e 24 de dezembro as vendas online somaram R$ 3,76 bilhões.

Mas o que esperar de 2021? Felizmente, as previsões da Ebit | Nielsen para este fim de ano são animadoras. Segundo a consultoria, as vendas online devem atingir um faturamento de R$ 3,38 bilhões, representando uma alta de 30%, em relação a 2020.

Apesar de o Natal ser uma das datas comemorativas mais aguardadas de dezembro, o Ano Novo também representa uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas, sobretudo, lojas do segmento moda e vestuário.

Mas para ter sucesso, é imprescindível montar um plano específico para as festas de fim de ano. Ah, e se você é o tipo de lojista que deixa tudo para última hora e nem sabe que dia cai o Natal, acho bom começar a se apressar.

Em 2021, o Natal cai no último sábado do ano e o ideal é começar a divulgar as campanhas natalinas a partir do dia primeiro de dezembro.

E se você ainda não tem uma solução logística para otimizar as entregas do seu e-commerce, cadastre-se no Melhor Envio e comece a usar nossa plataforma gratuita de cotação de frete.

Natal

Para você Natal tem gosto de quê? Para mim tem gosto de panetone, rabanada, nozes, avelãs e das polêmicas uvas passas. Mas você deve estar se perguntando onde eu quero chegar com isso, certo?! Bem, essa data é cheia de significados e traz uma série de memórias afetivas para cada pessoa. E sim, você pode usar isso a seu favor.

Infelizmente, não é possível contar com a ajuda dos sentidos olfativos, táteis e gustativos para estimular as vendas pela internet. Em contrapartida, você pode utilizar os estímulos visuais e sonoros para criar uma experiência de compra repleta de sensações. Sem contar no apelo emocional que, se usado de maneira correta, gera resultados positivos.

Portanto, na hora de preparar seu e-commerce para o Natal, invista em visual merchandising, marketing sensorial e emocional. Essas técnicas são muito comuns no varejo físico, mas podem ser facilmente adaptadas para o online. A seguir, veja como aplicar cada estratégia na sua loja virtual:

Visual merchandising

Quando você vai às compras, o que o motiva a entrar em uma loja aleatória? Eu, particularmente, sou fisgada pela vitrine. Inclusive, as natalinas são as minhas favoritas.

Agora, imagine a minha frustração ao entrar em uma loja online para comprar os presentes de Natal e não encontrar um banner temático. Com certeza, eu vou sair do site decepcionada, assim como todos os clientes que amam essa data comemorativa.

Pode parecer bobagem, mas existe um encanto em torno do Natal. E toda essa magia também deve ser explorada no ambiente virtual. Um jeito eficiente de fazer isso é aplicando técnicas de visual merchandising para e-commerce. Uma estratégia que, a grosso modo, equivale ao vitrinismo e disposição dos objetos nas lojas físicas.

A proposta do visual merchandising no ambiente online é justamente melhorar a parte visual do site. Também ajuda a fortalecer a marca e despertar o interesse dos consumidores.

Nesse sentido, a página inicial, sobretudo o topo do seu site, funciona como a vitrine da loja física. Portanto, tal conteúdo precisa ser atrativo o bastante para reter a atenção e estimular o cliente a navegar no seu site.

Para facilitar, separamos as melhores práticas de visual merchandising para você aplicar no seu e-commerce:

👉 Aposte na organização. Um ambiente desorganizado (seja ele físico ou virtual) pode acabar gerando insatisfação no consumidor. Dificilmente uma pessoa vai se sentir confortável em uma loja suja, bagunçada e barulhenta. Na maioria das vezes, a desorganização causa desconforto e acaba deixando o seu negócio menos atraente.

Essa regra de organização vale para o online. Para manter as mercadorias mais organizadas aposte em categorias e subcategorias de produtos. Você pode fazer isso levando em consideração três regras:

Visual: cor, tamanho, material da peça, etc.
Contextual: infantil, estoque disponível, marca, etc.
Comportamental: preço, mais vendidos, melhor desconto, etc.

👉 Utilize fotos dos produtos com boa resolução. Uma dica para essa época do ano é atualizar as imagens e dar um toque natalino.

👉 Destaque itens de maior relevância. Posicione os produtos mais vendidos, lançamentos, ideias de presente de Natal ou ofertas especiais em locais de destaque na sua loja virtual.

👉 Descreva as mercadorias detalhadamente. Durante o Natal, vale fazer descrições com apelo mais emocional com o intuito de despertar sentimentos no cliente.

Dica: Aprenda como fazer uma descrição de produto perfeita!

👉 No caso de lojas de vestuário, cabe investir em provadores virtuais.

👉 Coloque variações do mesmo item nas páginas do produto. No caso de lojas de roupas você pode mostrar outras cores. Em se tratando de perfumaria vale sugerir outras fragrâncias da mesma linha, por exemplo. Isso facilita a decisão de compra.

👉 Aposte na usabilidade mantendo o site responsivo ou invista no mobile friendly, se for o caso.

👉 Use layouts limpos e simples. O ideal é projetar layouts diferentes para atender as especificidades de cada página.

👉 Explore os gatilhos mentais. Um jeito interessante de fazer isso é inserindo selos ou botões com gatilho mental, oferecendo cupons, condições especiais de pagamento, descontos e etc. Você pode colocar tais recursos no cabeçalho ou abaixo do banner principal.

Outros gatilhos mentais que funcionam bem são a urgência e escassez. Você pode colocar uma contagem regressiva para o Natal e promover ofertas diárias de presentes natalinos por tempo limitado.

A Shoppe, por exemplo, utiliza muito esse tipo de estratégia. A cada duas horas são apresentadas promoções relâmpago e o cliente consegue filtrar as ofertas de acordo com o interesse.

A Americanas também costuma inserir botões com gatilhos mentais abaixo do banner principal. Para criar urgência a loja coloca um cronômetro que mostra quanto tempo falta para a oferta acabar. Já o gatilho de escassez fica por conta da chamada “Corre que é só hoje”.

Estratégia Visual

Legenda: Exemplo de botões e selos de gatilho mental usados no site da loja Americanas. Imagem reprodução: Americanas
https://www.americanas.com.br/

👉 Utilize banners para destacar um produto ou uma campanha. Por exemplo, você pode colocar um banner temático mostrando ideias de presente de Natal no topo do site.

Dica: No blog do Melhor Envio você confere como usar o Canva para criar artes para sua loja virtual. Lembrando que o Canva não substitui o designer, ok?!

Marketing sensorial

Como falamos, o tato, olfato e paladar não podem ser explorados no e-commerce. Porém é possível criar experiências marcantes através do som e da visão. Torne a sua loja atrativa visualmente. Nesse sentido, vale investir na identidade visual da sua marca, na psicologia das cores e utilizar as técnicas de visual merchandising a seu favor.

O sentido auditivo também tem um impacto muito relevante na decisão de compra do consumidor. Dependendo da playlist escolhida, é possível despertar diferentes sensações no cliente, desde acalmá-lo até estimular que ele faça compras por impulso.

Mas no e-commerce, essa estratégia deve ser adotada com cautela, pois ninguém merece abrir um site e se deparar com som aleatório tocando. A dica é fazer anúncios pagos em áudio para as redes sociais, com a ajuda de ferramentas como o Audio Mixer e Google Ad Manager.

Por exemplo, você pode desenvolver campanhas especiais para o fim de ano dando dicas sobre o que comprar no Natal e adicionar músicas natalinas ao fundo. Entretanto, atenção aos direitos autorais, hein?!

Marketing emocional

O marketing emocional é outra estratégia que pode ser muito útil na temporada de Natal. A proposta aqui é gerar valor para o seu produto ou serviço. Portanto, vale explorar sentimentos e sensações que envolvam o cliente.

Por exemplo, uma loja de brinquedos pode produzir um conteúdo especial falando sobre brincadeiras de Natal e aproveitar o gancho para sugerir presentes natalinos relacionados ao assunto.

Já um e-commerce do setor de alimentos e bebidas pode desenvolver uma landing page ou um hotsite e compartilhar receitas tradicionais de Natal. Mas não basta compartilhar qualquer receita. Escolha alguma que seja uma tradição na família dos fundadores do negócio (que no caso, pode ser você), por exemplo.

Para envolver o cliente, narre a história por trás do prato tradicional e só depois ensine a receita, enquanto indica os ingredientes vendidos na loja. Aplicando algumas técnicas de storytelling, você será capaz de despertar emoções e conectar o cliente com a sua marca.

Meios de pagamento

O final de ano é um momento no qual as pessoas estão dispostas a gastar um pouco mais. Além das confraternizações de Natal e Ano Novo, o décimo terceiro acaba incentivando as pessoas a irem às compras.

Por isso, oferecer boas condições de pagamento acaba fazendo com que os seus clientes comprem mais. Ferramentas como os gateways de pagamento para e-commerce são muito úteis, pois o cliente tem a liberdade de escolher a forma de pagamento desejada (boleto, cartão, transferência, etc). Além disso, gateways garantem mais segurança, agilidade nas transações e centralizam todos os meios de pagamento em um único canal

Pagamentos via WhastApp, PIX, carteiras digitais e QR code também estão ganhando popularidade. Portanto, cabe avaliar se compensa inseri-los na sua loja.

Divulgue o seu e-commerce no Natal

Não adianta colocar em prática um plano de vendas impecável e não divulgar a sua loja. Os clientes não vão cair do céu. Na internet, o jeito mais eficiente de atrair a clientela é aparecendo nas buscas do Google.

Você pode fazer isso criando anúncios pagos no Google Ads e Instagram Ads, por exemplo. Links patrocinados ajudam muito a turbinar as vendas no Natal. Outra maneira de atingir seu público é por meio de publicações orgânicas nas redes sociais.

O e-mail marketing também é fundamental no e-commerce, sendo uma ferramenta eficaz para estreitar o relacionamento entre loja e consumidor. E ainda pode ser usado para recuperar carrinhos abandonados.

Outra dica que vale a pena colocar em prática nesta época do ano é atualizar suas campanhas promocionais em comparadores de preço. Muitas pessoas recorrem a sites como Zoom, Bondfaro, Buscapé, entre outros, para pesquisar o preço dos presentes natalinos.

Dessa maneira, ao usar essas plataformas você consegue divulgar os seus produtos e tem a chance de atingir clientes indecisos que ainda não sabem o que comprar no Natal.

Além disso, você deve preparar a estrutura da sua loja online para atender o pico de acessos. Caso contrário, seu site pode ficar fora do ar. Se for preciso, contrate um pacote extra de hospedagem.

Otimizar o SEO (Search Engine Optimization) é outra maneira de fazer o seu negócio aparecer nos buscadores e atrair clientes. Adotar boas práticas de SEO ajuda a aumentar os acessos orgânicos da sua loja virtual e faz com que ela apareça bem posicionada no Google e demais buscadores.

Logística para o Natal

Quem vende online precisa ter atenção redobrada com a logística durante as festas de fim de anof. Afinal, atrasos na entrega ou o envio de produtos trocados podem comprometer a experiência de compra. Em alguns casos, esse tipo de situação pode até arruinar de vez a confiança do consumidor.

Para não correr o risco de vender um produto indisponível ou fora da data de validade, por exemplo, é de suma importância adotar sistemas de controle de estoque. Existem diversas ferramentas automatizadas que podem ser integradas no seu e-commerce e que facilitam esse controle.

Também é preciso organizar o picking (separação dos produtos) e packing (empacotamento). Como a demanda de pedidos tende a subir no final de ano, você deve definir equipes para cuidar de cada uma dessas rotinas.

Um processo de picking bem feito evita o envio de pedidos errados. Já o packing diminui as chances de avaria. Determinar horários para separar, embalar e despachar os pedidos também otimiza a logística durante o Natal.

Do mesmo jeito que você precisa cuidar do estoque de produtos, compre embalagens suficientes para atender a demanda. Você não quer perder vendas porque não tem material suficiente para embalar os pedidos, certo?

Por fim, e não menos importante, cuidado com o prazo de entrega. A regra é: só prometa a entrega até o Natal se você for capaz de cumprir. Caso contrário, deixe claro para o cliente que o produto não será entregue até a data.

Para evitar atrasos, conte com mais de uma opção de entrega. Você pode fazer isso de duas formas. Uma delas é fechar contrato com os Correios e com transportadoras privadas. Mas fique atento às regras e condições de cada empresa e verifique se são realmente viáveis para o seu negócio.

Outra alternativa é usar plataformas de cotação de frete como o Melhor Envio. Com a nossa Calculadora de Fretes, você pode comparar preços e prazos de entrega nas principais transportadoras do país e escolher os serviços que melhor atendam às suas necessidades.

Ao contratar um frete pelo Melhor Envio, você corre menos riscos de atrasar a entrega das encomendas de Natal. Isso porque, quando você faz a cotação de frete, as transportadoras informam um prazo estimado de recebimento. Dessa forma, fica mais fácil descobrir se será possível realizar a entrega dentro do prazo.

Sem contar que, com o Melhor Envio, você tem mais opções de modais (aéreo, rodoviário) e modalidades de frete (econômico, expresso). Assim, fica mais fácil atender diferentes perfis de clientes, tanto os que procuram economia, quanto os que preferem agilidade.

Se você ainda não é cliente Melhor Envio, não perca tempo. Faça o seu cadastro e venha otimizar a logística da sua loja virtual.

💡 Dica para quem vende via Instagram, WhatsApp, Facebook e canais que não possuem integração com o Melhor Envio: com o Meus Links de Frete é possível cobrar frete dos clientes com poucos cliques.

Tudo que você precisa fazer é gerar o link de cotação de frete e compartilhar nas redes sociais. Assim, o próprio cliente pode fazer a cotação do preço e prazo de entrega sozinho.

Aumente as vendas de presentes

Amigo Secreto

Amigo secreto é uma das brincadeiras mais aguardadas do Natal e já virou uma tradição de fim de ano. Hoje em dia, mesmo se você morar longe da família ou amigos ainda dá para participar da brincadeira. Afinal, existem diversos sites e aplicativos para fazer amigo secreto a distância.

Sabe o que é melhor? Somente em 2020, cerca de 52,2 milhões de pessoas participaram de pelo menos um amigo secreto durante as festividades de fim de ano. E claro que, para a brincadeira ficar mais divertida, não pode faltar presente. Ou seja, o amigo oculto acaba sendo mais uma oportunidade para alavancar as vendas da sua loja.

Outro dado interessante sobre a temática “amigo secreto” é que, segundo o Google, as buscas por termos como “aplicativo para amigo secreto” e “como fazer amigo secreto online”, bateram recorde em 2020. Portanto, você pode usar esses e outros termos com volume de buscas mais expressivos em 2021 na estratégia SEO do seu e-commerce.

Agora que você já sabe que vale a pena apostar no amigo secreto, vamos às dicas:

Dentro do menu dedicado ao Natal, crie uma seção especial de amigo secreto. Tenha em mente que a maioria das pessoas prefere gastar um pouco menos com o presente de amigo secreto. Brasileiro adora a famosa lembrancinha.

Portanto, a dica é fazer seleções de produtos com preços variados. Isso facilita muito a decisão de compra, pois o cliente já vai direto nas sugestões de presente que estão dentro do valor desejado. Por exemplo, “Presentes até R$ 49,90”, “ Presentes até R$ 99,90” e etc.

Sugestão de presente

Legenda: Sugestões de presente para amigo secreto do site O Boticário. Imagem: reprodução O Boticário.
https://www.boticario.com.br/presentes-de-amigo-secreto/

Promover campanhas de frete grátis durante o Natal acaba atraindo bastante os consumidores. Porém, para não sacrificar as finanças, você pode oferecer a entrega gratuita apenas em produtos selecionados.

Lembre-se que o frete tende a ser mais barato em mercadorias menores e mais leves. Portanto, fica mais fácil oferecer frete grátis nos itens de amigo secreto, já que as pessoas costumam comprar presentes com essas características (menores e leves) para dar de amigo oculto.

Outra dica para fazer campanhas de frete grátis mais assertivas é utilizar a Calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio. Com a nossa ferramenta gratuita, você consegue calcular em poucos minutos em quais produtos é viável ou não manter o frete grátis.

Tanto quem compra um presente de Natal quanto o mimo de amigo secreto espera receber o produto dentro do prazo. Por isso, trabalhar com entrega expressa durante o Natal pode trazer resultados positivos.

Se você não tem condições de arcar com o valor do envio expresso por conta própria, tente convencer o cliente que vale a pena contratar essa modalidade de frete.

O Mercado Livre, por exemplo, utiliza muito essa estratégia. Dependendo do CEP do cliente, a entrega é realizada em algumas horas ou até o dia seguinte. Essa informação aparece no ato da cotação de frete e acaba deixando o cliente mais seguro.

Logo, se ele realmente precisar do item com urgência, vai preferir pagar um pouco mais para receber o produto mais rápido.

Exiba opções de frete

Mostre para o cliente que vale a pena contratar o frete expresso e receber o produto mais rápido. Imagem: reprodução Mercado Livre.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1881349847-capsulas-de-cafe-lor-forza-10un-_JM#Ver%20mais%20 formas%20de%20 entrega

Uma dica para oferecer mais opções de frete na sua loja online é se cadastrar no Melhor Envio. Ao usar a nossa plataforma de cotação de fretes você consegue disponibilizar modalidades de entrega expressa de várias transportadoras diferentes. Isso aumenta as chances de o cliente encontrar um frete desejado.

Quer ficar marcado na memória do seu cliente? Então, invista na experiência unboxing, uma estratégia de pós-venda pensada para fidelizar o cliente desde primeiro contato com o produto.

Sabemos que o principal objetivo da embalagem é proteger a mercadoria, mas você pode usar alguns artifícios para surpreender o consumidor quando ele abrir o pacote.

Algumas ideias são investir em caixas e papelaria personalizada, escrever recados, enviar brindes, amostras e o que mais a sua imaginação mandar. A proposta da experiência unboxing é encantar o consumidor, e o Natal é uma data perfeita para isso.

Inclusive, é muito válido desenvolver embalagens criativas para amigo oculto. Se quiser oferecer uma experiência ainda mais personalizada, avalie se faz sentido vender embalagens especiais na sua loja virtual.

Ofereça embalagens especiais
https://br.loccitane.com/promo-embalagem30,43,2,73655,1707293.htm

Montar kits de produtos como sugestão para o amigo oculto também é uma estratégia interessante que agrada os consumidores e ainda ajuda a aumentar o ticket médio da sua loja virtual.

E mais, oferecer entrega grátis na compra dos kits ou acima de um número X de unidades é outra solução eficaz para reduzir os custos com envio.

Ofereça oferta de frete grátis

Oferecer Kits de presentes ajuda a aumentar o ticket médio e montar campanhas de frete grátis mais assertivas. Imagem: reprodução Clinique.
https://www.clinique.com.br/products/16422/presentes/kits

Ninguém merece comprar um presente super bacana de amigo secreto e receber um par de meias (nada contra as coitadas), concorda?! Pensando nisso, aproveite a ocasião para estimular a venda de gift cards, também conhecido como vale compra ou cartão presente.

Mostre para o cliente que, ao comprar um cartão presente, ele não precisa ficar quebrando a cabeça pensando em um presente criativo e tem menos chances de decepcionar a pessoa que vai receber o mimo.

Você pode criar campanhas com apelo emocional, por exemplo: Cansado de errar o presente do amigo secreto? Adquira um gift card e deixe o seu amigo oculto escolher o presente ideal.

Campanhas com apelo emocional

Legenda: Aproveite o amigo secreto para estimular a compra de gift cards. Imagem: reprodução Renner.
https://www.lojasrenner.com.br/cartao-presente

E para encerrar as dicas, que tal organizar um amigo secreto virtual na sua loja online? Existem vários tipos de amigo secreto e você deve aproveitar essa tradição natalina para engajar e atrair clientes.

Amigo Skincare, Amigo Vinho, Amigo Chinelo, Amigo Meia (por que não?)… Assim todos os participantes entram na brincadeira cientes do que vão ganhar. Você pode sortear cupons em compras acima de um determinado valor e os ganhadores recebem um presente de Natal especial da sua loja.

E claro, para enviar o seu presente com entrega rápida escolha as modalidades de frete expresso do Melhor Envio. Ainda não é cliente? Faça seu cadastro e comece a utilizar a plataforma de gestão logística que está revolucionando o e-commerce nacional.

Pós-venda de natal

Pós-venda de Natal

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que para ter sucesso com as vendas de Natal é necessário muito empenho. Mas ainda não acabou.

O dia 26 de dezembro é conhecido como o Dia Mundial da Troca e o seu e-commerce precisa estar preparado para atender os pedidos de troca e devolução.

Nesse sentido, prestar um atendimento pós-venda ineficiente pode jogar todo o seu esforço no lixo. Para evitar insatisfações e frustrações considere algumas dicas:

Transforme as trocas em oportunidade. Por exemplo, antes de conceder o estorno da compra, incentive o consumidor a navegar pelo site e informe que ele pode trocar o produto por outro item de interesse.

Explique que o estorno pode demorar até duas faturas para cair na conta, mas que ele tem a opção de gerar um vale compras na hora e usá-lo como desejar dentro da loja.

Estabeleça uma política clara de trocas e devoluções, informando o cliente sobre os direitos e deveres.

Prepare a equipe de atendimento para solucionar os chamados com respeito e agilidade.

Use ferramentas para agilizar o processo de troca, como a Calculadora de Logística Reversa do Melhor Envio. Para fazer a cotação de um frete reverso, você deve acessar a Calculadora de Fretes do Melhor Envio, marcar a opção “Logística Reversa” e fazer a cotação normalmente.

Depois, basta encaminhar a etiqueta de frete para o e-mail do cliente, para que ele faça a impressão e possa enviar o presente de volta para a sua loja.

Ofereça mais de uma opção de troca. Quem tem loja física pode permitir que os consumidores troquem ou devolvam os produtos comprados online na própria loja.

Para quem não tem comércio físico, pode ser interessante fechar parceria com outros comércios para que o cliente faça a troca com mais agilidade.

Quer otimizar a logística reversa do seu e-commerce? Faça o seu cadastro no Melhor Envio!

Presentes de natal

Presentes

Conhecer o comportamento de consumo das pessoas é essencial na hora de montar um plano estratégico para o fim de ano.

O primeiro passo é identificar as categorias mais buscadas pelos consumidores. A próxima etapa é colocar esses produtos em um local de destaque na sua loja. Como falamos, você pode inserir banners, selos e botões para destacar os itens mais procurados.

Quando o lead entra no seu site e encontra de cara o que está procurando, as chances de ele levar a mercadoria para casa são maiores.

A seguir, confiram as tendências de consumo para o Natal 2021 :

Smartphones 40%
Roupas femininas 39%
Livros / Papelaria 38%
Roupas Masculinas 36%
Informática 26%
Alimentos 23%
Tênis / Calçados esportivos 22%
Cuidados pessoais 21%
Acessórios de moda 20%
Calçados sem ser esportivo 19%
Móveis 19%
Perfumes 17%
Eletroportáteis 17%
Televisores 16%
Eletrodomésticos 15%
Produtos para pets 13%
Brinquedos 13%
Games (consoles e jogos) 12%
Roupa esportiva 12%
Cama, mesa e banho 11%

Ideias de presentes criativos para o Natal

Quer se destacar ainda mais da concorrência? Então, ofereça opções de presentes criativos e diferenciados. Por exemplo, o scrapbook personalizado é uma ideia de presente criativo que pode ser vendido por e-commerces do segmento de papelaria.

Vender itens personalizados que despertam memórias afetivas atrai muitos clientes, sobretudo, nas comemorações de Natal, uma data na qual as pessoas gostam de compartilhar lembranças.

Você também pode vender presentes criativos e sustentáveis para o Natal. A preocupação socioambiental tem ganhado força nos últimos anos. Com isso, muitos clientes acabam dando preferência para produtos menos nocivos ao meio ambiente.

💡 Dica para deixar o presente criativo de Natal mais verde: dê preferência para embalagens de papel reciclado ou as biodegradáveis e evite plástico. Com algumas substituições é possível deixar as embalagens da sua loja virtual mais eco-friendly.
Entenda a importância da lista de presentes do e-commerce

A maioria das plataformas de e-commerce possuem listas de presentes ou desejos. Porém, nem sempre, os lojistas dão a atenção necessária para esse recurso.

Ao longo do ano, os clientes costumam salvar itens variados na lista de presentes. Já nas festas de fim de ano, algumas pessoas gostam de deixar algumas listas abertas, na intenção de facilitar a vida de quem for comprar o presente de Natal ou de amigo secreto.

Mas o recurso não é útil apenas para os clientes. Por meio da lista de desejos, o lojista consegue coletar dados importantes sobre o comportamento do consumidor. É possível conhecer as preferências, hábitos de consumo (quantas vezes o cliente comprou cada item da lista) e muito mais.

Com essas informações, fica mais fácil traçar estratégias de marketing mais certeiras, melhorar o mix de produtos e aumentar as vendas. Por exemplo, você pode avisar o cliente quando um item favorito estiver em promoção ou disponível novamente no estoque.

E se você deixou tudo para última hora e não preparou a entrega de presentes no Natal, não se desespere. Faça o seu cadastro no Melhor Envio. É rápido, fácil e gratuito.

Comece a usar a Calculadora de Fretes ainda hoje. Ao criar a sua conta, você aproveita os benefícios de todas as nossas ferramentas gratuitas, desenvolvidas especialmente para otimizar a rotina de quem vende online.

Esperamos que esse conteúdo ajude a impulsionar as vendas de Natal do seu e-commerce. Afinal, nossa missão é simplificar a logística de quem vende online. Se você tiver qualquer dúvida sobre a nossa plataforma, entre em contato com o nosso time de especialistas.

Agradecemos a confiança de todos os clientes e parceiros. Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, votos de toda a equipe Melhor Envio.