Quer entender melhor como a precificação de venda impacta o lucro do seu e-commerce? Confira as dicas que preparamos sobre markup e veja como precificar corretamente produtos ou serviços no seu negócio.
Quando você vai fazer compras online, qual é o primeiro critério que usa na hora de escolher um produto? O preço? Frete grátis? Experiência positiva?
Uma pesquisa da Opinion Box mostra que 74% das pessoas que fazem compras online têm o preço como principal critério de escolha.
Precificar produtos e serviços se baseando na intuição e nos preços da concorrência está longe de ser uma boa prática. Isso porque uma estratégia de precificação errada pode comprometer o sucesso do negócio!
A precificação de produtos e serviços é um grande desafio na sua vida também?
Para ter essa resposta, você precisa entender como funciona o markup. Não tem ideia de como fazer isso? Sem problemas!
Preparamos um conteúdo descomplicado que vai te ajudar a resolver esse desafio. Pegue um café e comece sua leitura!
A seguir você irá aprender sobre:
- Markup, o que é?
- Para que serve o markup?
- Como fazer o cálculo do markup?
- Vantagens de usar o markup na precificação
- Conhecendo o programa de vantagens do Melhor Envio
Mas primeiro, para começar a aproveitar todas essas vantagens é preciso fazer o cadastro gratuito no Melhor Envio. É fácil, rápido e só clicar no botão abaixo:
Navegação rápida
Markup, o que é?
Markup é um cálculo essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, seja ele físico ou online. Em outras palavras, o markup é um método usado para a precificação de produtos e serviços, baseado nas seguintes informações:
- Despesas fixas e variáveis de uma empresa
- Custo de produção ou aquisição do produto
- Margem de lucro pretendida
O índice de markup é variável e depende do nicho, público-alvo, tipo de produto ou serviço vendido de cada lojista.
É importante lembrar que o cálculo do markup deve ser estratégico, inclusive ao oferecer descontos e promoções.
Para que serve o markup?
A gente sabe que precificar produtos e serviços não é uma tarefa tão simples.
É aí que entra o markup.
Quando usamos o markup na precificação, fica mais fácil garantir que o faturamento seja suficiente para cobrir todos os gastos e gerar ganhos.
Qualquer produto ou serviço tem um custo de produção, certo? Para que a empresa tenha lucro, essas despesas devem ser somadas à margem de lucro, formando o valor total do produto ou serviço vendido.
Sem rodeios, o markup ajuda a garantir lucratividade sobre cada venda, agilidade e poder de decisão para quem vende, sem afetar a rentabilidade da empresa.
Como fazer o cálculo do markup?
Vamos ao que realmente interessa? Para começar, na hora de fazer o cálculo do markup precisamos ter algumas informações em mãos.
A primeira coisa que você precisa saber é que para usar o markup como indicador de precificação, é preciso conhecer o histórico da sua empresa para analisar os valores que serão usados para o cálculo.
Além disso, esse índice pode variar de acordo com sazonalidades e dinâmicas do seu nicho. É importante preparar sua estratégia de precificação considerando o calendário comercial do ano.
Afinal, todos os custos devem estar inclusos no preço de venda.
Se isso não for possível, o ideal é que você procure o índice praticado no nicho de mercado em que o produto ou serviço será lançado, certo?
Aqui são as variáveis para considerarmos na hora de calcular o markup:
- Despesas fixas (DF): custos administrativos necessários para manter a operação da empresa — aluguel, folhas de pagamento, água, luz
- Despesas variáveis (DV): aquelas ligadas à venda, como impostos, frete, despesas com mão de obra
- Custo de produção: custos com a fabricação ou aquisição da mercadoria
- Margem de lucro (ML): quantia que se espera ganhar após a venda de um produto ou serviço
Vamos ao passo a passo:
1- A primeira coisa a se fazer é identificar o percentual de despesas variáveis de cada unidade de produto ou serviço vendido
2- Depois, identificar o percentual que representam as despesas fixas de cada unidade de produto ou serviço
3- E por fim, definir o percentual de lucro pretendido para cada unidade de produto ou serviço
Markup = 100 / (Despesas Variáveis + Despesas Fixas + Lucro desejado)
Para entender melhor, que tal um exemplo prático?
Vamos supor que uma loja vende camisetas que custam R$ 15, e para o cálculo do markup temos os seguintes índices:
- Custo Unitário de Produção: R$ 15,00
- Despesas Fixas: 15%
- Despesas Variáveis: 20%
- Lucro Esperado: 30%
Com isso, a precificação do produto será:
- Markup =100 / [100 – (15 + 20 + 30)]
- Markup =100 / [100 – (65)]
- Markup =100 / 35
- Markup = 2, 8571
Com o cálculo do markup feito é hora de calcular o preço de venda do produto, seguindo essa fórmula:
Preço de Venda = Custo x Markup
Sendo assim, no cenário do nosso exemplo, da empresa que produz camisetas, temos:
- Preço de Venda = 15 x 2,8571
- Preço de Venda = 42,86
Vantagens de usar o markup na precificação
Uma das grandes vantagens do markup é que qualquer empresa pode usar esse cálculo em seu planejamento financeiro. Independente do tamanho, segmento e tipo de negócio, o markup pode complementar sua estratégia de precificação.
Então, se você ainda não usa o markup, confira nossas dicas e veja boas razões para começar já e aumentar sua visibilidade na internet!
1 – Facilidade na hora de oferecer descontos
Outro ponto altamente positivo para a organização é a segurança na hora de definir seu limite de concessão de descontos na venda dos produtos ou serviços, evitando que a empresa tome medidas equivocadas e sofra prejuízos.
2 – Competitividade nos preços
Considerando que o markup tem o objetivo de oferecer auxílio na aplicação do preço de venda, com o cálculo preciso sobre os custos, despesas e a margem de lucro, é correto afirmar que seu conceito ajuda a tornar a estratégia de precificação muito mais competitiva.
Afinal, o preço de venda deve estar diretamente ligado à sobrevivência da empresa, além de ser justo diante do mercado em que o produto está inserido e, é claro, ser atrativo para o consumidor.
3 – Aumento de lucro
Quando você leva em consideração o preço de markup, fica muito mais fácil definir preços estratégicos para seus produtos e serviços, podendo gerar mais lucro para o seu negócio.
Como você faz a precificação de seus produtos ou serviços? Já usa o markup na hora do cálculo?
Mas não é só custo e preço…
Alguns outros pontos precisam ser lembrados na hora de calcular o markup, por exemplo, o valor agregado ao produto.
Quando clientes só enxergam o preço, isso passa a ser o principal fator de compra. Mas quando a empresa agrega valor aos produtos, o preço deixa de ser tão decisivo na hora da compra.
Mas o que seria agregar valor ao produto? O valor pode ser percebido de formas diferentes para cada tipo de cliente.
Agregar valor ao produto ou serviço significa não apenas vendê-lo, mas também:
- Oferecer inovação
- Qualidade
- Satisfação
- E, principalmente, criar experiências positivas para transformar clientes em fãs da sua marca
A gente conseguiu te ajudar com o markup?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o que é e como calcular o markup.
Agora que você já sabe exatamente como precificar usando o markup, que tal revisar o seu preço e verificar se ele cobre custos, despesas e gera o lucro desejado para sua empresa?
Assim, você consegue definir os preços dos seus produtos e serviços de forma consciente e sem prejuízos.
E se você ainda não é cliente Melhor Envio, faça o seu cadastro e junte-se a milhares de lojistas que garantem aos clientes fretes de qualidade, com os melhores prazos e condições competitivas.
Para ficar por dentro de assuntos sobre o universo do e-commerce e receber novidades em primeira mão, assine nossa Newsletter. Prometemos não lotar a sua caixa de entrada, ok? Pode assinar sem medo de spam!