Frete barato nas vendas pela internet: mito ou realidade? Continue a leitura e descubra!
Não é segredo para ninguém que o custo do frete é o principal motivo das desistências nas compras pela internet. Basta pensar na sua própria experiência de compra.
Você provavelmente já abandonou um produto no carrinho depois de perceber que a entrega custava quase o mesmo preço do produto — ou, às vezes, até mais.
O frete é um dos grandes desafios de quem vende online.
E será que é possível deixar o frete mais barato sem prejudicar a margem de lucro? Ou isso é apenas um mito?
A resposta para essas perguntas você encontra aqui neste conteúdo.
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Quais as vantagens de oferecer um frete mais barato que a concorrência?
O frete barato tem um efeito positivo na decisão de compra de quem compra pela internet.
Geralmente, quando o cliente se depara com um frete mais caro, é comum procurar opções mais econômicas na concorrência. Portanto, se a sua loja oferecer formas de envio baratas, certamente, o consumidor vai dar preferência para o seu e-commerce.
Além disso, ter um frete mais barato que a concorrência contribui para aumentar as taxas de retenção e fidelização, métricas diretamente ligadas à conversão.
Nesse sentido, retribuir a fidelidade das pessoas que compram com frequência na sua loja oferecendo descontos em ocasiões especiais ou com programas exclusivos, por exemplo.
E sim, oferecer frete gratuito ou frete barato faz o seu negócio se destacar da concorrência.
Como enviar com frete barato?
O envio de encomendas com frete mais barato pode ser uma tarefa complicada para lojistas que fazem poucos envios por mês.
Afinal, para negociar preços e condições competitivas com as transportadoras, é preciso garantir um volume mínimo de vendas mensais, o que nem sempre é uma realidade para pequenas e médias empresas.
Mas, então, como enviar encomendas com frete barato?
A solução mais vantajosa, é usar plataformas de intermediação logística como o Melhor Envio, que atende e-commerces de diferentes tamanhos e segmentos.
Com o Melhor Envio você pode enviar quantos produtos quiser por mês, sem precisar cumprir metas de envio e ainda ganha descontos de até 80% no valor do frete, em relação ao preço do balcão praticado pelas empresas de transporte.
Com a Calculadora do Melhor Envio você cota fretes em alguns segundos e compara preços e prazos em diversas transportadoras com a liberdade de escolher a opção que desejar.
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Depois é só gerar a etiqueta de frete e enviar a sua encomenda. Sem burocracias, taxas ou custos adicionais, você só paga quando usar!
No Melhor Envio você encontra as principais formas de envio de encomendas, desde os Correios até transportadoras privadas como:
Com tantas opções de frete fica mais fácil atender as necessidades de quem compra na sua loja e garantir fretes mais baratos. Para facilitar ainda mais o dia a dia, o Melhor Envio possui pontos de coleta de encomendas espalhados por diversas regiões do Brasil.
Com o Melhor Ponto, você pode postar os fretes gerados na plataforma em um único lugar.
Assim, não precisa se deslocar até as unidades de postagem das transportadoras, é só escolher o ponto mais próximo do seu endereço para deixar os pacotes.
O que determina o preço do frete?
O primeiro passo é verificar os fatores que podem aumentar ou diminuir o custo do frete. É importante ressaltar que os critérios usados para definir o valor final dos envios variam de acordo com cada negócio.
Portanto, considere tudo que possa alterar o preço das entregas, como por exemplo:
- Distância entre localização da sua loja e o endereço do destinatário
- Modalidades de entrega que você oferece
- Tamanho e peso do seu produto
- Diferença entre o peso real e o cubado
- Dimensões das embalagens
- Volume de vendas
- Ticket médio do seu e-commerce, entre outros
A situação piora quando o cliente se depara com o frete mais caro que o produto, uma realidade comum em lojas virtuais que vendem produtos com ticket baixo.
Como reverter essa situação?
A seguir, confira dicas de como deixar o frete mais barato sem sacrificar a sua margem de lucro!
5 dicas para deixar o frete barato e vender mais
Listamos 5 dicas para te ajudar a oferecer frete mais barato na sua loja online e impulsionar as vendas. Confira:
1) Aumente o ticket médio
Criar estratégias capazes de aumentar o ticket médio da sua loja é uma forma de reduzir a percepção que o seu cliente tem sobre o valor da entrega. Assim, parece que o seu frete fica mais barato ou sai de graça, quando, na verdade, é o cliente que está comprando mais.
Um jeito eficiente de aumentar o ticket médio é usar o cross-selling, também chamado de venda cruzada.
Essa estratégia oferece itens relacionados ou complementares que tenham alguma relação com o produto que o cliente está interessado.
Para incentivar a compra, você pode oferecer condições especiais como frete mais barato ou frete gratuito, descontos ou brindes quando os produtos forem comprados juntos.
Você também pode usar o frete grátis para aumentar o ticket médio. O segredo é oferecer entregas gratuitas em compras acima de determinado valor. Isso acaba induzindo o seu cliente a comprar mais produtos para receber o benefício!
Oferecer descontos progressivos também é uma excelente estratégia para incentivar o cliente a gastar mais em cada pedido. Por exemplo, leve 5 produtos e ganhe 15% de desconto. Contudo, ao aplicar esse tipo de campanha, tome cuidado para não prejudicar a margem de lucro do seu e-commerce.
2) Aposte no frete mais barato ou gratuito para recuperar carrinhos abandonados
O mesmo motivo que causa o abandono de diversos carrinhos pode ajudar a recuperá-los. A gente está falando do frete!
A dica é enviar e-mails para quem desistiu recentemente de uma compra e oferecer frete grátis ou algum outro incentivo para convencer essa pessoa a finalizar o pedido.
Quem tem loja virtual em uma plataforma de e-commerce consegue fazer isso com facilidade, pois o próprio sistema reconhece quando alguém abandona o carrinho e dispara o e-mail de recuperação logo em seguida. O lojista só precisa configurar o conteúdo das mensagens.
Mas você não precisa enviar mensagem para todo mundo, ok? Avalie quais pedidos são interessantes e mande e-mails de recuperação somente para eles. Essa rotina também não deve virar algo previsível, pois os clientes podem começar a abandonar o carrinho propositalmente apenas para receber algum benefício.
Apesar do frete gratuito ser uma excelente solução para impulsionar as vendas, você pode adotar outras estratégias antes de oferecer o benefício. Confira algumas sugestões:
- Ofereça desconto no produto pelo qual a pessoa estava interessada
- Envie ofertas de mercadorias semelhantes
- Use gatilhos mentais para despertar o interesse do cliente, por exemplo: “Últimas unidades em estoque!” ou “Oferta válida apenas para os primeiros 50 clientes!”.
- Aposte no CTA (call-to-action). A intenção é incentivar o consumidor a tomar uma decisão, que neste caso é finalizar o pedido.
💡 Confira dicas sobre estratégias de e-mail marketing para aplicar no seu e-commerce
3) Evite devoluções
Trocas e devoluções sempre vão existir no e-commerce. Porém não devem ser constantes, aumentam os custos com logística reversa.
A logística reversa acontece sempre que o cliente solicita a troca ou devolução de um item e decide enviá-lo de volta para a sua loja.
Como é o lojista que paga o frete reverso, uma frequência dessas situações resulta em prejuízo.
É essencial investir em soluções para minimizar o impacto da logística reversa, como por exemplo:
- Estabeleça políticas claras de trocas e devoluções. Assim o cliente vai saber como agir quando precisar usar o serviço
- Aposte em ferramentas gratuitas como calculadora de Logística Reversa do Melhor Envio e contrate fretes mais baratos
- Trabalhe com transportadoras que fazem o envio de encomendas com segurança. Isso previne extravios e, consequentemente, gastos extras.
4) Embalagens para entrega: como deixar os envios mais baratos?
Para precificar o frete, as transportadoras costumam comparar o peso físico e peso cubado, que é o volume da encomenda. Por isso, quem está em busca de um frete mais barato deve tomar cuidado na escolha das embalagens, já que elas podem aumentar os custos dos envios.
Por exemplo, ao usar uma embalagem maior do que o produto, é provável que o frete fique mais caro. Isso acontece porque além de mais pesado, o pacote acaba ocupando mais espaço nos veículos de entrega.
Para evitar que isso aconteça, aposte em embalagens leves e do tamanho do produto e, claro, que garantam a proteção da mercadoria durante o transporte.
Investir em embalagens sustentáveis é uma ótima oportunidade para sua loja se posicionar como uma marca com consciência ecológica e contribui com o meio ambiente.
5) Ofereça várias opções de envio de encomendas
Diversificar as opções de envio de encomendas deixa o frete mais barato. Ao trabalhar com mais de uma transportadora você consegue negociar condições e escolher as que melhor atendem às necessidades do negócio e dos clientes.
Também é importante oferecer diferentes modalidades de frete. Dessa forma, você atende tanto quem procura fretes mais econômicos e não se importam de esperar mais para receber a encomenda, quanto quem prefere pagar mais para receber o produto mais rápido.
Um jeito menos burocrático e mais econômico para fugir da dependência de um único meio de transporte é usar plataformas de cotação de frete como o Melhor Envio.
O Melhor Envio conta com parceiros de envio de encomendas para atender diferentes perfis, desde quem procura economia até quem busca agilidade. Confira:
- Correios: no Melhor Envio você tem modalidades de envio econômicas como o PAC, considerado o frete mais barato dos Correios, ou ainda o Mini Envios
- Jadlog: Jadlog Package (envio econômico) e.Com (modalidade de envio expressa)
- Azul Cargo: Amanhã (frete expresso) e E-commerce (modalidade econômica)
- LATAM Cargo: éFácil (modalidade econômica)
- Buslog: opera no Melhor Envio com a modalidade de frete Rodoviário com prazo de entrega entre 1 e 3 dias
Conheça outras vantagens de usar o Melhor Envio
Além de diversificar suas formas de envio e proporcionar um frete mais barato, o Melhor Envio ainda oferece as seguintes vantagens:
- Cotações simultâneas de frete, agilizando a sua rotina de envios
- Sem taxas adicionais ou mensalidades, você só paga pela etiqueta de frete que gerar
- Integração com as principais plataformas de vendas e e-commerce
- Melhor Rastreio: ferramenta gratuita rastrear os envios gerados pela plataforma
- Com o Melhor Ponto, você posta os fretes gerados na plataforma em um único lugar
- Meus Links de Frete: funcionalidade gratuita para criar links de frete de vendas feitas no Instagram, WhatsApp, Facebook e outros canais
Quer oferecer frete barato no seu e-commerce? Conte com o Melhor Envio! Aqui a gente ajuda você e seu negócio a crescer e evoluir de nível.
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Perguntas frequentes sobre frete barato
Quais as vantagens de oferecer frete mais barato?
Oferecer frete barato atrai clientes, aumenta as vendas e aumentar a competitividade diante da concorrência.
Como conseguir frete barato?
A solução mais vantajosa, é usar plataformas de intermediação logística como o Melhor Envio, que atende e-commerces de diferentes tamanhos e segmentos.
O frete barato tem um efeito muito positivo na decisão de compra. Geralmente, quando o cliente se depara com um frete caro, é comum que ele procure opções mais econômicas na concorrência. Portanto, se a sua loja oferecer formas de envio baratas, certamente, o consumidor vai dar preferência para a sua loja virtual. Além disso, ter um frete mais barato que a concorrência contribui para aumentar as taxas de retenção e fidelização, métricas diretamente ligadas à conversão.
Com o Melhor Envio você pode despachar quantos produtos quiser por mês, sem precisar cumprir metas de envio ou fechar contratos individuais com as transportadoras e ainda ganha descontos de até 80% no valor do frete, em relação ao preço do balcão praticado pelas empresas de transporte. Sem burocracias ou custos adicionais, você só paga quando usar. No Melhor Envio, você encontra as principais formas de envio de encomendas, desde os Correios até transportadoras privadas como a Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Loggi e Buslog.
Eu sou parcerona da Melhor Envio e tenho utilizado muitíssimo os seus serviços. Só estou esperando vender mais pra utilizar ainda mais o Melhor Envio.
Porém, tem um ponto crucial sobre este artigo…. quero ofertar um frete menor diretamente ao consumidor, isto é, sabe estes preços maravilhosos que vcs apresentam no seu sistema? pois é, quero que meu cliente ao entrar em minha loja virtual e solicite a cotação do frete, sejam os seus valores que eles verão, e o texto não fala como isto pode ser feito (faz um ensaio mas não conclui).
Oi Silvana, tudo bem? Que bom que você gosta da gente! Nós trabalhamos muito pra garantir que nossos usuários tenham uma experiência de uso positiva em nosso sistema. Sobre repassar o desconto do frete pro seu cliente, existem duas formas de fazer isso: uma é rápida e a outra é um pouco mais demorada. A forma rápida é integrar a sua loja virtual ao nosso sistema via API (caso você utilize alguma plataforma de criação de lojas virtuais, é necessário que a plataforma faça essa integração com a gente). Usando a nossa API, você consegue personalizar o Melhor Envio pro seu sistema! A outra forma de fazer isso, é permitir que o seu cliente faça cadastro no nosso sistema e ele mesmo gere a etiqueta de frete. Essa forma é mais complicada, porque você precisa explicar pro seu cliente que ele deverá se cadastrar no nosso sistema e comprar a etiqueta de frete separada do produto, mas também funciona.
O jeito “certo” de fazer isso, é automatizando tudo via sistema. Pra isso, você precisa utilizar a nossa API. Descubra como através do link: http://www.melhorenvio.com.br/blog/api/
Eu e minha esposa utilizamos o Melhor Envios
e postamos nossos produtos através da
Transportadora JadLog aqui da nossa cidade e
estamos muito satisfeito com os serviços da
empresa que faz a entrega super rápida e com
segurança. Já sobre os valores das postagens,
sem dúvida é bem mais barato que os correios
e outras transportadoras, além da facilidade
que é para gerar as etiquetas das postagens com o
uso do site do Melhor Envios. Parabéns ao
Melhor Envios!
Que bom ouvir esse feedback Adilson! Conta com a gente sempre, viu? 🙂
Criarei uma loja virtual pelo UOL host. Com ele é possível integrar com o melhor envio? Como funciona o pagamento ao melhor envio? É gerada uma etiqueta com o nome e endereço do comprador?