“Comprei a etiqueta de frete. E agora?” Essa é uma pergunta comum entre os clientes do Melhor Envio. Normalmente, é preciso ir até uma unidade da transportadora escolhida, como uma agência dos Correios, por exemplo. Mas, em algumas situações, você também pode optar pela coleta domiciliar, quando o serviço estiver disponível.
Para acabar de vez com as suas dúvidas, continue a leitura e veja como realizar a postagem das encomendas na transportadora escolhida no Melhor Envio!
Como você já sabe, aqui no Melhor Envio é possível fazer a cotação simultânea de frete com diferentes transportadoras.
Contudo, é sempre bom lembrar que o nosso papel é fazer a intermediação entre o lojista e a empresa de transporte. Ou seja, em nenhum momento o Melhor Envio tem contato com a sua encomenda. Todo o caminho que ela percorre é de responsabilidade da transportadora escolhida, desde a postagem até a entrega.
Isso quer dizer que você não precisa se preocupar se o Melhor Envio é perto ou longe de você, ou saber como faz para nos entregar o pacote! Aliás, é até legal esclarecer que o Melhor Envio não tem endereço físico para entrega dos fretes gerados na plataforma.
Lembrando que o Melhor Envio é um serviço totalmente grátis, você só paga pelos fretes contratados dentro da plataforma. Legal, né?!
💡 Leia o nosso artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o Melhor Envio.
Onde posso postar minha encomenda com a transportadora escolhida?
Depois de gerar a etiqueta de frete no Melhor Envio, você deve realizar a postagem na transportadora. Veja quais são as alternativas em cada empresa:
👉 Correios – Postagem realizada em qualquer unidade da empresa
👉 Jadlog – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete
👉 Azul Cargo Express – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete
👉 LATAM Cargo – Postagem realizada no terminal de cargas do aeroporto escolhido na compra da etiqueta de frete
👉 Buslog – postagem na unidade escolhida no momento da compra da etiqueta
Ainda ficou com dúvidas? Sem problemas! Continue a leitura e veja detalhes sobre como postar as encomendas dos fretes gerados no Melhor Envio em cada uma das transportadoras parceiras.
Transportadoras: como postar as encomendas nos Correios?
Após preparar a embalagem e colar a etiqueta de frete, você deve levar a encomenda na agência dos Correios de sua preferência! Sim, qualquer uma! Fácil, não é?
Mas vale um alerta. O CEP de origem do envio é uma das informações consideradas no cálculo de frete. Logo, se a postagem for realizada em uma agência que esteja em outra faixa de CEP daquela informada na geração da etiqueta de envio, o valor final pode sofrer alguma alteração.
Contudo, se isso acontecer, pode continuar com a postagem normalmente, já que a diferença (para mais ou para menos) vai ser compensada na própria plataforma do Melhor Envio. Ah, e não precisa pagar nada na agência, ok?
Neste link você encontra as unidades dos Correios.
👀 OBS.: o mapa mostra as Agências de Correios (AC), Agência de Correio Franqueada (AGF) e Agência de Correio Comercial (ACC). As encomendas geradas no Melhor Envio NÃO são aceitas nas ACC. Mas não precisa se preocupar, elas representam uma parte bem pequena dos locais indicados.
💡 Encontre mais informações sobre como funciona o envio de encomendas nos Correios no nosso artigo sobre as transportadoras do Melhor Envio ou na nossa Central de Ajuda.
Aproveite, também, para ver o nosso vídeo com um passo a passo para gerar uma etiqueta dos Correios no Melhor Envio:
💡 Veja também: Como calcular o frete dos Correios através do Melhor Envio.
Tem serviço de coleta nos Correios?
As etiquetas de frete dos Correios com o Melhor Envio não incluem coleta domiciliar.
Contudo, o lojista pode verificar essa possibilidade diretamente com a agência franqueada com a qual costuma trabalhar. Mas atenção: essa negociação é realizada entre cliente e agência, que vai definir as condições do serviço, como pagamento ou mesmo uma quantidade mínima de encomendas (exigência que o Melhor Envio não tem!).
Outro ponto importante é que, caso o serviço de coleta seja combinado, é interessante ter uma segunda via da etiqueta ou nota fiscal assinada pelo atendente que vai buscar a encomenda, para servir como um “comprovante de entrega”. Esse detalhe pode facilitar a resolução de algum problema que ocorra entre a coleta e a postagem de fato do objeto, já que nesse caminho a encomenda não é rastreada.
Lembre-se que o Melhor Envio tem um time de especialistas pronto para oferecer suporte em situações de atraso, extravio ou avaria do pacote. Porém, o processo de rastreamento do objeto tem início quando a encomenda entra no fluxo de entrega, ou seja, a partir da postagem.
A etiqueta de frete do Melhor Envio me libera da fila dos Correios?
Não. A recomendação é que o os lojistas com etiqueta de fretes do Melhor envio sigam o fluxo normal de postagem no balcão das agências dos Correios.
Dessa forma, o lojista sai da agência com o comprovante de postagem relativo às encomendas, o que pode ajudar a resolver ocorrências futuras, como atrasos, avarias ou conferência das informações.
📍 Dica: não se esqueça de preencher os campos “telefone” (remetente e destinatário) quando estiver inserindo os dados da etiqueta de frete na plataforma do Melhor Envio. Os Correios usam esses dados para enviar SMS tanto para que está enviando quanto para quem vai receber o pacote. As mensagens informam sobre a movimentação da encomenda, desde a saída da agência até o momento de entrega.
Transportadora: como postar as encomendas na Jadlog
Com a Jadlog é preciso ter uma atenção extra desde a geração na etiqueta de fretes no Melhor Envio, antes mesmo de realizar o pagamento.
Isso porque, para finalizar o processo, é preciso escolher uma unidade de postagem. E, para ajudar em um pedido de suporte futuro sobre aquela encomenda, o ideal é que a postagem seja realizada na unidade selecionada durante a geração da etiqueta de frete.
Você encontra as unidades da Jadlog nestes links:
👉 Mapa do Melhor Envio com as unidades da Jadlog
👉 Encontre a unidade da Jadlog mais próxima de você
Porém, se você tiver algum imprevisto e precisar entregar o pacote em outra unidade da Jadlog, sem problemas! Mas, nesse caso, lembre-se de guardar a informação sobre o local, ok?
Outro ponto importante sobre a Jadlog é que nem sempre a unidade de postagem vai emitir um comprovante de postagem do envio realizado. Mas não precisa se preocupar, pois já preparamos um documento para você ter essa confirmação.
Aqui você encontra um modelinho de Comprovante de Postagem da Jadlog com o Melhor Envio, ou seja, a confirmação de que você despachou a encomenda naquela determinada unidade.
O modelinho é bem simples. Após a impressão, é só preencher os campos solicitados, com a descrição do item e o código de rastreamento. Ao finalizar a postagem, peça para o atendente assinar o documento.
🔴 ATENÇÃO: caso a unidade se recuse a assinar o comprovante, entre em contato conosco, já que esse procedimento foi um acordo entre o Melhor Envio e a Jadlog, ok?
Mas a escolha de usar ou não o documento é sua! Pode deixar que ele não é obrigatório, e as cargas que não estão acompanhadas do comprovante seguem o fluxo normal de envio.
Veja como gerar uma etiqueta de frete da Jadlog no Melhor Envio neste vídeo do nosso Canal do Youtube:
💡 E saiba mais detalhes sobre como postar uma encomenda na Jadlog no artigo sobre as transportadoras do Melhor Envio.
📍 Dica: Jadlog Predict – informações sobre rastreio de encomendas via SMS
Ao comprar e preencher sua etiqueta de frete pela Jadlog usando o Melhor Envio, não se esqueça de colocar os dados no campo “Telefone” do destinatário.
Essa informação é importante porque a transportadora usa os dados para ativar o serviço Jadlog Predict, que envia mensagens via sms para o destinatário do produto avisando que a encomenda está prestes a ser entregue.
O serviço é gratuito para os usuários que adquirem as etiquetas de frete junto ao Melhor Envio. A Jadlog envia o SMS cerca de 1h antes da entrega, ajudando o destinatário a se preparar para receber o produto, reduzindo as chances de a encomenda voltar para a transportadora.
O serviço Jadlog Predict está disponível para capitais, regiões metropolitanas e cidades de grande movimento.
Tem serviço de coleta na Jadlog?
As etiquetas de frete da Jadlog com o Melhor Envio não incluem coleta domiciliar.
Contudo, a dica que demos sobre os Correios vale aqui também. Ou seja, você pode negociar este serviço diretamente com a unidade com a qual costuma trabalhar.
Mais uma vez, todos os detalhes deste acordo ficam entre você e a filial da transportadora, desde as condições da realização da coleta até o pagamento. Nada disso vai passar pelo Melhor Envio.
E, como dissemos, é interessante ter uma cópia extra da nota fiscal ou etiqueta de frete assinada pelo atendente que vai buscar a encomenda no seu endereço, para ajudar a resolver alguma ocorrência futura.
Ah, aproveite para ver 12 dicas sobre como embalar os produtos no e-commerce no nosso vídeo!
Transportadoras: como postar as encomendas Azul Cargo Express
Para realizar a postagem na Azul Cargo Express, é preciso levar sua encomenda na unidade selecionada durante a geração da etiqueta de frete ou em qualquer outra unidade no mesmo estado que a agência selecionada. Confira as unidades mais próxima da Azul Cargo.
Ao fim do atendimento, a Azul Cargo Express vai emitir o DACTE – Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico – com as informações sobre o seu envio.
🔴 Atenção: caso discorde das medidas apresentadas pela transportadora, é preciso fazer a contestação imediatamente. Caso contrário, você pode perder o direito aos reajustes de medidas. Por isso, confira tudo direitinho, ok?
Um ponto de atenção nos envios realizados pela Azul Cargo Express é que a embalagem deve chegar aberta na unidade, ou de forma que elas possam ser abertas no momento da postagem.
Por trabalhar com transporte aéreo, a empresa tem regras rígidas de fiscalização e segurança, e por isso deve conferir os objetos. Pelo mesmo motivo, a transportadora tem o direito de recusar uma encomenda caso ela não respeite as restrições e condições impostas pela companhia.
💡 Na nossa Central de Ajuda, você confere quais são as restrições de envio da Azul Cargo Express.
Além da etiqueta de frete, também é preciso que a encomenda esteja acompanhada por nota fiscal – ou declaração de conteúdo, caso o envio não tenha fins comerciais – e pela minuta impressa.
Tem serviço de coleta na Azul Cargo Express?
As etiquetas de frete da Azul Cargo Express com o Melhor Envio não incluem coleta domiciliar.
Porém, mais uma vez, é possível entrar em contato com a unidade mais próxima e verificar a disponibilidade deste serviço. Apenas lembre-se que qualquer acordo neste sentido envolve apenas você e a transportadora, ou seja, não tem nenhuma participação do Melhor Envio, nem mesmo em relação ao pagamento da coleta.
E, é sempre bom reforçar, ao optar por fechar uma parceria de coleta, tenha uma cópia extra da etiqueta de frete ou da nota fiscal e peça ao responsável por essa parte do transporte assinar. Desta forma, você tem um comprovante de que o objeto foi entregue à transportadora.
Verifique, também, se é preciso que a carga seja coletada aberta, ou se essa verificação é feita no momento da coleta, pelo funcionário responsável.
Além disso, tenha em mente que esse procedimento pode interferir na conferência de envios, já que o remetente não estará presente no balcão de atendimento durante a postagem do pacote. Sendo assim, não vai ser possível contestar as medidas apresentadas pela transportadora.
Confira nosso vídeo sobre como gerar uma etiqueta da Azul Cargo Express no Melhor Envio.
Transportadoras: como postar encomendas na LATAM Cargo
A postagem de encomendas com a LATAM Cargo deve ser realizada na base de operações escolhida durante a geração da etiqueta de frete.
Ambas funcionam no terminal de carga do aeroporto escolhido. Por isso, é preciso levar um documento de identificação e seguir um procedimento de autorização para entrar nas bases de operação da transportadora. Mas não é nada complicado, olha só:
✔ Ao chegar no terminal de carga do aeroporto selecionado na geração da etiqueta de frete, procure pelo totem da LATAM Cargo.
✔ Passe o código de barras exibido na etiqueta de frete ou na minuta gerada no Melhor Envio no leitor e escolha a opção “JÁ TENHO UMA E-MINUTA”. O número do código também pode ser inserido manualmente.
✔ Será gerada uma senha de atendimento no balcão. Aguarde a sua senha ser chamada pelo atendente da transportadora e finalize a postagem.
✔ Ao fim do atendimento, a LATAM Cargo vai entregar o DACTE, confirmando as informações e a postagem do envio realizado.
Assim como a Azul Cargo Express, a LATAM Cargo também trabalha com transporte aéreo. Logo, seu envio está sujeito a regras rígidas de segurança e fiscalização. Certifique-se de seguir as recomendações da empresa, para evitar problemas com a sua encomenda.
Tem serviço de coleta na LATAM Cargo?
Não, a transportadora não realiza este serviço. É necessário levar a encomenda até a base selecionada na geração de etiqueta de frete gerada no Melhor Envio.
💡 Não deixe de conferir as restrições de envios da LATAM Cargo na Central de Ajuda do Melhor Envio. E dá o play no vídeo abaixo para saber tudo sobre a LATAM Cargo no Melhor Envio!
Como postar encomendas na Buslog?
A Buslog é a mais nova transportadora parceira do Melhor Envio e atende os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O serviço oferecido pela empresa junto ao Melhor Envio se chama Rodoviário e funciona na modalidade balcão/porta, ou seja, o remetente posta o pacote na transportadora e ela entrega no endereço do destinatário.
As dimensões de pacotes aceitas pela Buslog são:
👉 Medidas máximas: 82cm de altura x 85cm de largura x 129cm de comprimento
👉 Peso máximo: 50 kg
Não há restrições sobre medidas ou peso mínimos.
Após preencher a etiqueta de frete da Buslog na plataforma do Melhor Envio, basta pagar, imprimir, colar no pacote e levá-lo até a unidade de postagem escolhida durante o preenchimento. Ao chegar lá, avise que o pacote já possui a etiqueta do Melhor Envio. O atendente irá conferir o peso e as medidas da encomenda, bem como se há uma nota fiscal ou uma declaração de conteúdo anexas.
📍 Atenção: a Buslog pode se recusar a aceitar pacotes com declaração de conteúdo se constatar que o envio tem fins comerciais.
Quando a postagem for realizada, o usuário receberá um DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) ou um CT-e (Conhecimento de transporte eletrônico), documentos que comprovam o envio e possuem um código que poderá ser usado para o rastreio da encomenda.
📌 Leia também: Como funciona a indenização pela Buslog?
É possível fazer contestação de medidas na Buslog?
Sim, porém a Buslog só aceita a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue. Por isso, assim que notar alguma inconsistência, o lojista deve realizar a contestação imediatamente.
Como fazer a contestação de medidas? Basta imprimir este documento, preencher e levar até a unidade da Buslog onde a encomenda foi postada. Um atendente vai verificar as informações contestadas e assinar o documento impresso.
Por fim, o lojista precisa tirar uma foto do documento assinado pela Buslog e enviar para o time de atendimento do Melhor Envio através do e-mail contato@melhorenvio.com, para que os ajustes sejam realizados e, caso necessário, os valores excedentes cobrados pela transportadora sejam devolvidos.
Quer saber mais sobre a Buslog no Melhor Envio? Dá uma olhada no vídeo!
Regras e dicas gerais sobre postagens de encomendas nas transportadoras parceiras do Melhor Envio
Deu para perceber que cada uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio tem regras e processos específicos nas postagens das encomendas. Contudo, algumas dicas valem para todas elas:
Nota fiscal ou declaração de conteúdo
As transportadoras aceitam envios acompanhados por nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Porém, as empresas têm o direito de rejeitar um objeto acompanhado por declaração de conteúdo se suspeitar que aquele envio faz parte de uma relação comercial ou achar que vai ter problemas com fiscalização
Além disso, as regras para indenização por extravia ou avaria da carga são diferentes para envios realizados com nota fiscal ou declaração.
💡 Você encontra os detalhes sobre quando usar qual documento no artigo Nota fiscal e declaração de conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber.
💡 Veja também: Declaração de Conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?
Tenha sempre o comprovante de envio/entrega nas transportadoras
Para fins de segurança e suporte, é super importante que você acompanhe cada passo dos seus fretes.
Aqui no Melhor Envio, nós podemos fazer o rastreamento do pacote durante todo o fluxo de envio, desde a postagem da encomenda até a entrega no destinatário. Aliás, você também pode ficar de olho neste percurso. É só digitar o código de rastreamento informado no momento da postagem no Melhor Rastreio, serviço exclusivo da nossa plataforma.
Porém, como avisamos antes, não temos como acessar informações sobre a encomenda antes da postagem ser realizada. Isso pede cuidado maior, principalmente, em casos de coleta domiciliar combinadas sem a intermediação do Melhor Envio.
Por isso reforçamos a indicação de ter uma via extra da etiqueta de frete ou da nota fiscal e pedir que o responsável por esta coleta confirme o recebimento da carga. Com isso você tem mais uma informação que pode ser útil se houver a necessidade de suporte.
🔴 E mais um último aviso: quando esse suporte se fizer necessário APÓS a postagem, seja para localização do objeto ou indenização, entre em contato diretamente com o Melhor Envio. Temos uma equipe preparada especialmente para lidar com estas situações.
📩 contato@melhorenvio.com
📩 https://www.facebook.com/MelhorEnvio
📩 https://www.melhorenvio.com.br/
Contudo, se for preciso localizar um objeto antes da postagem, o mais indicado é entrar em contato diretamente com a unidade das transportadoras responsável pela coleta ou entrega no balcão.
💡 Saiba mais sobre suporte e indenizações do artigo Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?
Atenção às restrições de transporte
Além de problemas com a documentação exigida, qualquer uma das transportadoras pode recusar objetos que não respeitem as restrições de envios. Por isso é bom conferir o guia de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio.
Cadastre-se no Melhor Envio
O Melhor Envio permite que você faça cotação de frete simultânea em diferentes transportadoras. Assim você economiza tempo ao escolher os melhores prazos e condições para realizar as entregas da sua loja online.
Além disso, você encontra uma série de ferramentas que deixam a gestão de fretes do e-commerce bem mais eficientes, e ainda conta com o suporte do nosso time especializado em logística.
E tudo isso sem precisar pagar mensalidades ou ter um número mínimo de envios! Você só paga pelos fretes que gerar na plataforma.
Depois de gerar a etiqueta de frete no Melhor Envio, você deve realizar a postagem na transportadora. Veja quais são as alternativas em cada empresa:
👉 Correios – Postagem realizada em qualquer unidade da empresa
👉 Jadlog – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete
👉 Azul Cargo Express – Postagem realizada na unidade escolhida na compra da etiqueta de frete
👉 LATAM Cargo – Postagem realizada no terminal de cargas do aeroporto escolhido na compra da etiqueta de frete
👉 Buslog – postagem na unidade escolhida no momento da compra da etiqueta
Ainda ficou com dúvidas? Sem problemas! Continue a leitura e veja detalhes sobre como postar as encomendas dos fretes gerados no Melhor Envio em cada uma das transportadoras parceiras.
Após preparar a embalagem e colar a etiqueta de frete, você deve levar a encomenda na agência dos Correios de sua preferência! Sim, qualquer uma! Fácil, não é?
Mas vale um alerta. O CEP de origem do envio é uma das informações consideradas no cálculo de frete. Logo, se a postagem for realizada em uma agência que esteja em outra faixa de CEP daquela informada na geração da etiqueta de envio, o valor final pode sofrer alguma alteração.
Contudo, se isso acontecer, pode continuar com a postagem normalmente, já que a diferença (para mais ou para menos) vai ser compensada na própria plataforma do Melhor Envio. Ah, e não precisa pagar nada na agência, ok?