Sempre quis saber como montar uma loja virtual? Neste artigo, você vai perceber que criar o seu negócio online é mais simples do que você imagina. Vai conferir também como fazer isso em apenas 11 passos!
O e-commerce brasileiro registrou um crescimento excepcional em 2020, com alta de 75% em relação ao ano de 2019, dado do Mastercard SpendingPulse. Em outro relatório, a Ebit | Nielsen apontou que o setor registrou movimentação de mais de R$87 bilhões ano passado!
Os dados prévios de 2021 são igualmente animadores. De acordo com a Neotrust, o comércio eletrônico registrou 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses deste ano, aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números do Mastercard SpendingPulse são ainda mais animadores: aumento de 91,6% no volume de vendas online neste trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado.
A Ebit | Nielsen aponta uma tendência de crescimento sólido para o e-commerce em 2021, com expansão na casa dos 26%. Espera-se um faturamento de pelo menos R$110 bilhões até o fim do ano!
Mostramos todos esses indicadores para que você entenda que vender pela internet não é mais apenas uma tendência do futuro, é uma realidade do presente. Milhões de consumidores estão comprando de tudo pela internet e o mercado brasileiro ainda tem um grande potencial de expansão. Quanto mais pequenos empreendedores entram no meio digital, mais dinâmico e competitivo se torna o comércio eletrônico.
Mas como montar uma loja virtual do zero? Como organizar um negócio online de modo a atrair a atenção do público e realizar vendas para todo o Brasil? A seguir, você vai entender quais são os passos necessários para transformar esse objetivo em uma realidade lucrativa.
E claro, oferecer diferentes modalidades de frete é essencial para quem deseja montar uma loja virtual de sucesso. Por isso, conte com o Melhor Envio para impulsionar a gestão logística do seu e-commerce. Clique no botão abaixo e faça seu cadastro gratuito!
11 passos sobre como montar uma loja virtual do zero
Sim, é possível montar uma loja virtual do zero seguindo 11 passos. Quando tiver passado por essas etapas, você vai perceber que criar um negócio online não é tão difícil quanto parece e que há ferramentas muito boas no mercado que visam facilitar a vida de quem empreende no ambiente digital.
Antes de mais nada, é preciso que você entenda que, assim como acontece no varejo físico, vender pela internet requer planejamento e paciência. Não há fórmula mágica e o negócio não vai prosperar da noite para o dia. É preciso determinação e muito trabalho duro para conquistar seu espaço digital.
Mas depois que esse espaço é conquistado e a barreira inicial é vencida, a consolidação e a expansão do seu negócio se dão de maneira muito mais rápida. Mas como montar uma loja virtual do zero? Confira os passos a seguir.
1 – Como montar uma loja virtual: comece analisando o mercado
O primeiro passo para saber como montar uma loja virtual do zero é analisar o mercado. E esse conselho é válido mesmo para quem definiu o segmento da loja virtual.
💡 Para analisar o mercado, primeiro faça um levantamento das lojas virtuais que você gosta: por que gosta delas? O que elas têm de legal que chama a sua atenção? No que elas precisam melhorar? O que você faria diferente? Faça anotações sobre todas essas reflexões.
Outro passo importante nessa fase inicial é recorrer aos relatórios de mercado. Os dados que fornecemos no começo desse ano, por exemplo, são muito valiosos e já dão uma ideia de como anda o comércio eletrônico no Brasil. Mas você pode ir muito mais a fundo! Leia essas análises completas, anote dados relevantes e ideias que possam surgir.
Alguns relatórios interessantes são: 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021 segundo a Euromonitor International, Webshoppers 2021 Ebit | Nielsen e o relatório sobre Macroeconomia em 2021 na América Latina, realizado pela Mastercard.
Por fim, para se preparar sobre como montar uma loja virtual leia notícias sobre o mercado e acompanhe veículos sobre empreendedorismo, consumo e varejo. Também é importante seguir pessoas e canais que sejam referência no e-commerce, como o E-commerce Brasil, o Ecommerce na Prática e nós do Melhor Envio.
Se você for o tipo de pessoa que gosta de planejar tudo antes de executar, pode aproveitar esse momento de coleta de dados para montar o Plano de Negócios da sua loja virtual. O Sebrae fez um levantamento de perguntas que podem ser respondidas durante a elaboração desse documento gerencial.
🌱 Leia também: Consumo consciente: como aliar crescimento e sustentabilidade no e-commerce
2 – Defina o seu segmento
Agora que você analisou o mercado, coletou dados e buscou inspirações em outras lojas, é hora de definir qual será o segmento do seu negócio virtual. Neste sentido, também é importante realizar uma análise microeconômica, ou seja, pesquisar como está o mercado regional onde você mora. Muitas ideias de oportunidades de negócios aparecem aí.
A definição do segmento é um passo essencial para montar uma loja virtual. Isso pode surgir a partir da vocação do empreendedor para fabricar algo (artesanato, objetos personalizados, etc) ou de sua intenção de comprar produtos já prontos e vendê-los por acreditar que há mercado para isso.
Um erro comum de muitos empreendedores nessa etapa é querer já começar com uma loja virtual cheia de produtos. Acredite: é melhor começar com alguns itens cuidadosamente escolhidos e ir aumentando a variedade aos poucos, do que investir em uma ampla variedade mas não ter tempo, mão de obra ou conhecimento técnico para trabalhar todos esses produtos junto ao público.
À medida que seu negócio cresce e o dinheiro começa a entrar, aumentar a oferta de produtos é um caminho natural. O empreendedor vai perceber quando isso poderá ser feito sem comprometer o andamento do negócio.
3 – Defina o público-alvo e as personas
Você já escolheu o seu segmento e já sabe quais produtos vai vender na internet. O próximo passo de como montar uma loja virtual é se perguntar: para quem vou vender? Qual é o meu público-alvo?
A maioria dos lojistas que estão começando não têm como fazer uma análise precisa sobre o público que querem alcançar. Por isso, é normal que no começo a definição do público-alvo seja feita com base em estudos e até com um toque de intuição.
No entanto, à medida que as vendas começam a acontecer, é fundamental analisar quem são esses consumidores e se eles correspondem ao tipo de público que você esperava. Um bom lojista sempre deve estar disposto a mudar seu público-alvo se perceber que seus produtos estão chamando a atenção de uma parcela de consumidores que ele não esperava.
Uma ação que ajuda tanto a visualizar melhor quem são seus consumidores quanto a traçar estratégias de comunicação com o público (das quais falaremos mais adiante) é a criação de personas.
📌 Persona é um perfil semi-fictício que representa quem são os seus consumidores. Para criar uma persona, você pega os dados que coletou junto à sua base de clientes e monta um perfil que representa o cliente ideal para o seu negócio. Essa prática é usada para aproximar o lojista de seu público, ajudando-o a visualizar mais claramente para quem ele está vendendo.
Ao analisar como montar uma loja virtual, lembre-se que um mesmo negócio pode ter mais de uma persona. Para criar personas de um jeito fácil, você pode usar o gerador de personas gratuito desenvolvido pela Rock Content.
4 – Escolha o nome e a identidade visual da sua loja virtual
Muitas pessoas diriam que a escolha do nome da sua loja virtual deve ser a primeira coisa a se fazer. Mas após analisar o mercado e os concorrentes, definir os produtos e entender o público-alvo, fica muito mais fácil escolher um nome que traduza exatamente o seu negócio.
Portanto, ao escolher o nome da sua loja virtual, pense nele como sendo a representação da sua marca e do que você pretende comunicar com ela. Algumas ferramentas também podem ajudar nessa decisão, como o Gerador de Nomes da Nuvemshop.
Outro passo importante é pensar na identidade visual da sua marca: cores, logo, slogan, etc. Você pode contratar um profissional de design para fazer isso ou, caso esteja sem recursos, pode usar ferramentas gratuitas como o Canva.
Assim como o nome, a identidade visual da sua loja virtual precisa traduzir o que ela representa e atingir em cheio o público que ela almeja. Damos muitas dicas sobre esse assunto no artigo Como criar uma marca para loja virtual.
5 – Escolha bons fornecedores
Escolher os fornecedores do seu negócio é um passo muito importante de como montar uma loja virtual. A primeira dica neste sentido é: nunca dependa de apenas um fornecedor!
Quando você mantém uma base de fornecedores, fica amparado caso aconteça algum imprevisto que te impeça de receber produtos de determinada empresa. Essa diversidade também ajuda bastante na hora de negociar preços e condições especiais.
Outro ponto importante aqui é fazer a gestão do seu estoque frequentemente, analisando quais itens têm maior procura e quais estão sofrendo baixa rotatividade. Elaborar a curva ABC de estoque pode ajudar bastante nesse sentido.
📌 Curva ABC é um método de análise de estoque que busca identificar os produtos mais importantes para o seu negócio e que, portanto, precisam de maior atenção. Com as informações fornecidas a partir dessa análise, é possível elaborar estratégias tanto para garantir que os produtos mais vendidos não faltem quanto para criar ações de estímulo à venda de outros itens.
6 – Como montar uma loja virtual? A escolha da plataforma
Um dos passos mais importantes de como montar uma loja virtual é escolher a plataforma onde sua loja ficará hospedada. Alguns negócios começam no Instagram, já que a rede social oferece estrutura para montar uma pequena loja. No entanto, cedo ou tarde, será necessário pesquisar possibilidades mais completas.
Um empreendedor que deseja montar uma loja virtual vai se deparar com algumas opções interessantes. Ele pode recorrer a uma plataforma de e-commerce pré-configurada, a um marketplace ou criar o seu e-commerce do zero. Também pode achar útil usar os serviços de um HUB ou um ERP. Muitos termos, não é mesmo? Entenda a seguir as particularidades de cada um deles:
Plataforma de e-commerce
Existem diversas plataformas para e-commerce no mercado que já são pré-configuradas, ou seja, o cliente abre uma conta e tem acesso a um sistema onde pode criar e personalizar sua loja de forma simples com as ferramentas já disponíveis. Essas plataformas geralmente oferecem integrações que ajudam no dia a dia do negócio, como meios de pagamento e até mesmo o Melhor Envio, para facilitar as entregas.
As plataformas de e-commerce possuem diferentes maneiras de cobrança. Algumas cobram mensalidade + taxa por venda realizada, enquanto outras cobram apenas uma porcentagem por cada venda feita.
Plataformas de marketplace
Um marketplace é um grande site onde diversos lojistas podem anunciar e vender seus produtos. É como se fosse um shopping virtual. O lojista que abre uma loja em um marketplace tem a vantagem de contar com uma estrutura pronta, além do peso da marca do site – que geralmente atrai milhares de usuários pela confiança. Amazon, Mercado Livre, B2W e Via Varejo são exemplos de grandes marketplaces populares no Brasil.
O modelo de cobrança nos marketplaces também varia bastante: alguns cobram mensalidade + comissão por vendas, enquanto outros cobram apenas pelas vendas realizadas. É importante se atentar a esse detalhe na hora de pesquisar opções.
Quer mais dicas sobre como vender no marketplace? O Rafa citou várias delas aqui:
Como montar uma loja virtual: e-commerce de desenvolvimento próprio
Se você tem dinheiro para investir e quer abrir uma loja virtual totalmente personalizável, uma alternativa é criar uma loja de desenvolvimento próprio. Para isso, será necessário contratar um desenvolvedor e uma equipe, que vão cuidar tanto da parte técnica quanto das interfaces e do design da loja virtual.
Essa não é uma opção barata e poucas pessoas que estão descobrindo como montar uma loja virtual do zero achariam viável investir em um projeto desse porte. No entanto, criar uma loja virtual internamente permite que o lojista se livre das taxas cobradas pelas plataformas e tenha 100% do controle de seu e-commerce, podendo mudar o que desejar quando quiser.
Hub
Hub é uma plataforma centralizadora. Por meio dela, é possível gerenciar várias lojas virtuais em um mesmo local. Se o lojista tem contas em diversos marketplaces, por exemplo, os serviços de um Hub permitem que ele tenha uma visão do todo de seu negócio, o que o ajuda a ganhar tempo.
Com auxílio de um Hub, é possível visualizar todos os pedidos feitos nos diferentes canais de vendas do seu negócio. Sendo assim, usar um sistema integrador Hub pode ser muito útil para lojistas que atuam em diversas frentes no mundo virtual.
ERP
ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial, outro recurso que tem muito a contribuir para a administração da sua loja. Com ele, é possível fazer todo o controle financeiro das vendas, o acompanhamento do estoque e até a emissão de notas fiscais.
Outro diferencial dessa ferramenta é a capacidade de integração com outros serviços, como soluções de frete, permitindo ao lojista ampliar suas opções de entrega, por exemplo.
Viu só quantas ferramentas interessantes estão disponíveis para os lojistas que querem aprender como montar uma loja virtual do zero? Qual delas escolher vai depender do objetivo do seu negócio, seu público-alvo, capacidade de investimento inicial e projeções de crescimento.
💡 Uma dica: conheça o máximo de opções que puder, elenque as vantagens e desvantagens de cada uma delas e depois compare-as com os objetivos de seu negócio e com o que você busca (em termos de estrutura) para sua loja virtual. Fazendo isso ficará mais fácil descobrir qual canal oferece o melhor custo-benefício.
7 – Ofereça opções de pagamentos
Quando estiver pesquisando para escolher a plataforma de e-commerce ideal, preste atenção nas opções de pagamentos que elas oferecem ao cliente. Pagamentos com cartão de crédito, débito e boleto bancário são obrigatórios ao analisar como montar uma loja virtual. Essas são as opções que não podem faltar, mas o seu e-commerce sempre pode ir além e apostar em diferenciais.
O Pix, por exemplo, está se tornando cada vez mais popular, mas não são todas as plataformas que oferecem essa alternativa. Outro diferencial é oferecer a opção de pagar com mais de um cartão de crédito, o que pode ajudar muitos clientes a concretizar a compra.
8 – Precificação dos produtos
A definição de preços no e-commerce não é uma tarefa simples, mas é essencial quando falamos sobre como montar uma loja virtual. Isso porque há muitas variáveis envolvidas, inclusive os custos do marketplace ou da plataforma de e-commerce contratada.
Conforme salientamos anteriormente, ter uma boa base de fornecedores pode ajudar a ter preços mais competitivos. Caso sua loja virtual esteja em um marketplace, geralmente há a possibilidade de ver a média dos preços cobrados por outras lojas para aquele mesmo produto (o que ajuda a ter uma ideia de precificação competitiva).
📌 Preparamos um artigo exclusivamente para te explicar as diferentes maneiras de precificar produtos. Leia com atenção e analise qual método melhor se adequa ao seu modelo de negócio.
9 – Como montar uma loja virtual: capriche nas fotos, títulos e descrições
Um passo fundamental para o sucesso do seu negócio online é prestar atenção às fotos e à descrição dos seus produtos. Lembre-se que no meio virtual o cliente não tem acesso físico ao produto. Cabe ao lojista, por meio de boas fotos e uma descrição detalhada, trazer o máximo de informações para ajudar o cliente a se decidir, além de diminuir os custos com trocas ou devoluções.
O título do seu produto também é muito importante, pois é ele quem vai ajudar o cliente a chegar até a sua loja. Para receber muitas dicas sobre isso, leia nosso artigo sobre SEO para lojas virtuais e entenda a importância de se atentar ao título e à descrição dos seus produtos.
10 – Trabalhe o marketing digital para e-commerce
Não poderíamos falar sobre como montar uma loja virtual sem mencionar a importância do marketing digital no e-commerce. Sua loja precisa ser vista e as pessoas precisam saber o que você vende. Para isso, invista em conteúdo para suas redes sociais, campanhas de anúncios pagos, remarketing e também no bom e velho e-mail.
Como você está criando sua loja do zero, é importante definir o tom da comunicação, ou seja, a linguagem que será empregada ao falar com o público. Essa decisão está diretamente relacionada ao seu público-alvo e as suas personas.
Quando for definir seu tom de comunicação, tenha bem claro em mente para quem você está comunicando e qual seria a maneira mais eficaz de chamar a atenção daquele público.
Aliás, conhecer bem o seu público também é útil para definir em quais canais sua loja virtual precisa estar. Existem muitas redes sociais, mas isso não significa que você deve criar conteúdo para todas elas. Também pode ser interessante criar um blog para sua loja virtual. Foque nos canais onde você sabe que há mais chances de se conectar com pessoas que são interessantes para o seu negócio.
Uma dica valiosa é: pessoas compram de pessoas. A insegurança de comprar em um lugar novo pode afastar muitos clientes quando você está iniciando o processo de montar uma loja virtual. Um bom marketing digital pode ajudar nisso. Como? Não tenha medo de aparecer! Dê as caras nos conteúdos que você cria, dê destaque a comentários positivos, esteja aberto a esclarecer dúvidas nas redes. Quanto melhor você se comunicar com os seguidores, mais confiança e credibilidade sua loja vai transmitir.
📌 Se você não entende nada de marketing digital mas quer ficar por dentro da área, existem muitos cursos gratuitos na internet que podem te ajudar. Conheça 10 sites para fazer curso de marketing digital gratuitamente e bons estudos!
Fizemos uma live muito bacana como a Isis Lemos sobre Como realizar o planejamento das suas mídias sociais. Vale a pena assistir com um papel e caneta na mão e ir anotando as dicas que ela dá! 😉
11 – Se destaque na hora do frete
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Moosend, o preço do frete é o principal fator que leva ao abandono de carrinho, sendo responsável por 60% das desistências no e-commerce. Sendo assim, prestar atenção na gestão de fretes é essencial para quem deseja descobrir como montar uma loja virtual de sucesso.
Além do preço do frete, oferecer opções de entrega que priorizam a agilidade (frete expresso) também é um fator que pode ajudar sua loja virtual a se destacar. Mas como fazer isso? É simples: basta usar o Melhor Envio!
Melhor Envio é uma plataforma gratuita de cotação e contratação de fretes que centraliza em um mesmo lugar diversas opções de frete para e-commerce com 7 transportadoras: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo, Loggi, J&T Express e Buslog.
Os preços dos fretes no Melhor Envio são mais baratos do que aqueles contratados nos balcões das transportadoras porque a plataforma consegue contratos em grandes volumes e repassa essa economia aos usuários.
O mais bacana é que o Melhor Envio possui integração com dezenas de marketplaces, Hubs, ERPs e plataformas de e-commerce. Também conta com uma API pública para proporcionar integração àquelas lojas que foram desenvolvidas do zero.
Viu só como usar o Melhor Envio só traz vantagens? Até mesmo se a sua loja virtual funciona pelo Instagram ou por um canal que não possua integração direta com a ferramenta, é possível aproveitar o Melhor Envio para proporcionar aos seus clientes fretes mais baratos e, consequentemente, levar o seu negócio a um outro patamar!
Cadastre-se gratuitamente no Melhor Envio e comece a revolucionar e simplificar a gestão de fretes da sua loja virtual hoje mesmo!
Viu só como montar uma loja virtual do zero não é tão complicado quanto parece? Atentando-se a todos os passos acima, você conseguirá colocar o seu negócio no ar e começar a vender pela internet. Mas lembre-se: é necessário ter paciência e ir conquistando os clientes aos poucos. Pode até demorar um pouquinho, mas uma vez que seu negócio ganha tração, a tendência é que ele cresça cada dia mais. Sucesso!
Ah, uma última coisinha: caso queira rever um apanhado geral de tudo o que apresentamos neste artigo, dá uma olhada no vídeo abaixo: