Você sabe o que significa unboxing experience? Quer aprender a usar essa estratégia para fidelizar os clientes e aumentar as vendas da sua loja virtual? Então, continue a leitura e veja como isso é possível!
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Você vai encontrar neste texto:
- Unboxing: tradução e o que é unboxing experience?
- Unboxing: como fazer uma experiência memorável?
- Unboxing de livros.
- Como fazer vídeos de unboxing?
- Maior unboxing do mundo.
- Importância do unboxing no pós-venda.
- Bônus: e o que vem antes do unboxing?
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Unboxing: o que é?
O conceito sobre o que é unboxing experience é bem simples de entender. Em inglês, a palavra serve para descrever o ato de tirar algo de uma caixa. Mas por que o momento de desempacotar uma encomenda é tão relevante? A gente explica!
Com o avanço da internet, dos smartphones e do e-commerce como um todo, os vídeos de unboxing começaram a se popularizar na rede. No começo, os próprios consumidores publicavam suas impressões sobre os produtos que recebiam em casa, mas rapidamente começaram a surgir influenciadores digitais especializados no assunto.
No YouTube, o Unbox Therapy serve como exemplo do poder desse tipo de conteúdo: são mais de 18 milhões de inscritos acompanhando as atualizações do canal. E para o lojista, o que isso importa? É aí que entramos em um conceito um pouco mais amplo, para além dos vídeos unboxing.
Sabe aquele ditado popular sobre a “primeira impressão é a que fica”? Ele se aplica muito bem ao universo do e-commerce! Ao comprar um produto pela internet, o cliente aguarda a entrega com ansiedade. Afinal, ele não teve nenhum contato físico com a mercadoria. E essa espera pode terminar de duas formas: satisfação ou insatisfação. Não tem meio-termo.
Se o produto chegar em uma embalagem mal feita ou reaproveitada, a primeira impressão do cliente será negativa. E, quando isso acontece, dificilmente há fidelização. Por outro lado, se o pacote for enviado em uma embalagem personalizada, com recados, brindes e aromas especiais, por exemplo, certamente a experiência do consumidor será positiva.
O unboxing é uma estratégia de pós-venda poderosa para transformar o ato da entrega em um momento marcante, capaz de surpreender o destinatário positivamente e garantir a fidelização.
Como proporcionar uma boa experiência de unboxing?
Como proporcionar um bom unboxing experience para o seu cliente? Separamos algumas dicas para responder essa pergunta! Algumas delas exigem um certo nível de investimento do lojista, mas outras podem ser executadas apenas com criatividade. Confira:
1. Capriche na sua caixa unboxing
Ter uma embalagem personalizada é a primeira estratégia para causar uma boa impressão. Mas fique ligado! A função principal da embalagem é proteger o conteúdo da encomenda. Além disso, ela influencia no valor do frete por causa do cálculo de cubagem realizado pelas empresas de transporte.
Outra prática bem aceita pelos consumidores é utilizar embalagens e materiais sustentáveis como:
- fita gomada;
- bio pack
- caixa de papelão;
- papel kraft;
- envelopes de papel;
- bioespuma e etc.
Você também pode desenvolver embalagens reutilizáveis para deixar o seu e-commerce mais sustentável. Para evitar o descarte das embalagens da linha de TVs de Lifestyle, a Samsung criou embalagens que podem ser reutilizadas pelos clientes.
Dessa forma, os consumidores conseguem transformar as caixas dos televisores em utensílios domésticos. Além de contribuir com o meio ambiente, essa atitude agrega valor à marca e personaliza a experiência unboxing.
Outro exemplo legal é o da Dobra, uma marca de carteiras fininhas, que produz embalagens que viram objetos para uso no dia a dia, como um porta-celular. Confira no vídeo abaixo:
Já o e-commerce de moda Amaro representa bem como usar a embalagem de maneira criativa. A loja disponibiliza embalagens e cartões por um valor adicional. Além de ser atrativo para o consumidor, a venda dos itens acaba virando mais uma fonte de receita.
2. Envie recadinhos escritos à mão
Essa dica é bem fácil de ser replicada na sua loja e tem um custo praticamente nulo. A prática de enviar mensagens escritas à mão para os clientes faz parte de uma estratégia conhecida como atendimento “UAU” ou “Wow”.
O Nubank é conhecido por encantar seus clientes com bilhetinhos e brindes.
Você não precisa fazer isso sempre, mas pode ser interessante de tempos em tempos, pois a prática consolida o relacionamento do consumidor com a sua empresa e contribui para a fidelização. E lembre-se: manter um cliente antigo pode ser até 5x mais barato que conquistar um novo.
Após ter o cartão danificado pela sua cachorra, Belinha, o cliente entrou em contato com o Nubank, que enviou uma cartinha acompanhada de um brinde para a pet. Encantador, não é mesmo?
3. Inclua um elemento surpresa
Os brindes provavelmente são uma das poucas unanimidades no planeta! Todo mundo adora receber algo de graça, mesmo se for um item sem muito valor agregado. Você pode aproveitar essa característica para enviar uma lembrancinha para seus clientes.
Não precisa ser nada muito elaborado ou caro. A função do brinde ou de um outro elemento surpresa é demonstrar o cuidado da empresa em relação ao cliente durante o pós-venda. Aqui vale citar novamente o exemplo da Dobra.
Ao comprar um produto da marca, o cliente recebe (além da embalagem montável) um cartão-semente para plantar em casa. É algo bem simples, mas simbólico. No caso da Dobra, o brinde serve para estabelecer o posicionamento da empresa como uma marca preocupada com a sustentabilidade ambiental.
Consegue perceber como os brindes podem transmitir emoções intensas para seus clientes?
4. Ofereça cupons de desconto para compras futuras
Que tal incluir um cupom de desconto em algumas das suas embalagens? E sim, estamos falando de um cupom de desconto físico! Você pode imprimi-los no formato de cartões corporativos, pois são peças gráficas de fácil produção e custo baixo. Esse é um jeito bem poderoso de incentivar o cliente a realizar outra compra!
Ideias que você pode aproveitar nos seus de cupom de desconto:
- Frete grátis na próxima compra.
- Crédito de R$ 15 no próximo pedido.
- Desconto de 10% em produtos da categoria X e/ou Y.
Unboxing de livros: o exemplo da TAG
A TAG Livros é uma empresa que explora bastante o conceito de unboxing experience. Para quem não conhece, a TAG é um clube de assinatura de livros. O usuário paga uma mensalidade e recebe títulos surpresa em casa.
Talvez você se pergunte: por que assinar um serviço sem saber quais livros serão enviados? Essa surpresa é parte do encanto (e razão do sucesso) da TAG: os assinantes esperam com ansiedade a caixinha do mês!
Além dos livros, os assinantes recebem brindes exclusivos todos os meses. Marcadores de página, planners, chaveiros, copos… São diversos itens personalizados e exclusivos!
A TAG mostra como o unboxing experience é importante e pode — por si só — se tornar um produto. Cada caixinha representa uma experiência única e, por isso, é valiosa do ponto de vista do consumidor. Apresentamos o exemplo da TAG para servir de inspiração para o seu e-commerce. O que achou?
Aproveite e veja como usar o Pinterest para e-commerce!
Como fazer vídeo de unboxing para a sua loja virtual?
Já vimos que o unboxing experience vai muito além dos vídeos, mas você não deve deixar de aproveitar o poder desse formato para conquistar e fidelizar clientes.
Segundo a Kantar Ibope Media, o consumo de vídeos online pelos brasileiros bateu recorde em 2020. De acordo com a amostra, 99% dos entrevistados assistiram vídeos em diferentes telas e dispositivos. Já em 2021, a pesquisa identificou que 86% dos internautas assistem vídeos online periodicamente.
Outro estudo — este feito pelo Neil Patel, o guru do marketing — afirma que quem assiste a um vídeo de produto tem até 85% mais chances de realizar a compra. Que tal aproveitar essa tendência?
As câmeras cada vez mais poderosas dos smartphones podem ajudá-lo a gravar vídeos de unboxing com bastante facilidade. Esse tipo de conteúdo é relativamente simples de fazer e desperta o interesse do consumidor.
Passo a passo de como fazer um vídeo de unboxing:
- Escolha um local com boa iluminação.
- Use um smartphone ou câmera para mostrar todos os ângulos do produto.
- Narre as características do produto, mas não esqueça de adicionar legendas na tela para as funcionalidades mais importantes. Segundo dados do Facebook, mais de 80% dos vídeos postados na rede social são reproduzidos sem som, então as legendas são importantes para reter o público.
- Utilize programas gratuitos de edição de vídeo, alguns para desktop e outros para smartphone. Você pode utilizá-los para dar acabamento profissional ao seu unboxing vídeo.
- Adicione uma trilha sonora. Use apenas músicas gratuitas e livres de direitos autorais.
- Divulgue o vídeo para a rede! YouTube, Facebook, WhatsApp: aproveite a variedade de canais para disseminar o seu conteúdo para o maior número de potenciais clientes!
Atrasos na entrega também comprometem muito a experiência do cliente e podem arruinar a sua estratégia de unboxing. Para evitar que isso aconteça, faça o seu cadastro no Melhor Envio!
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Vantagens do unboxing para o seu e-commerce
Ainda está em dúvida se vale a pena investir no unboxing? Separamos alguns benefícios que essa prática pode trazer para a sua loja virtual:
1. Agregar valor a sua marca
Como o seu e-commerce é reconhecido? Como uma empresa diferenciada que valoriza os clientes ou a sua loja transmite uma imagem desleixada com pouca credibilidade?
A percepção que o público tem do seu negócio deve ser levada a sério. Marcas com valores bem definidos não vendem apenas produtos, elas vendem emoções, sentimentos e despertam desejos.
Logo, investir em unboxing demonstra o quanto a sua loja está comprometida em garantir uma boa experiência para os clientes e isso tem um impacto direto nas vendas. Inclusive, muitas empresas como a Apple deram um passo além e trabalham com a estratégia de unboxing premium.
Para muita gente, desembalar uma embalagem da Apple é fascinante e, mesmo com preços mais elevados, as pessoas não se importam de pagar mais caro pelos produtos da maçã. Isso acontece porque a Apple vende todo um conceito de exclusividade e qualidade que agrega valor à marca.
Em contrapartida, se uma empresa decidir cobrar caro e oferecer uma experiência ruim, o cliente vai se sentir traído e isso pode arruinar toda a estratégia de branding do negócio.
2. Valorizar a identidade visual
Todo o processo de personalizar embalagens, cartões e brindes, fortalece a identidade visual da sua loja. Por isso, o unboxing é um grande aliado para fixar sua marca na cabeça do consumidor. Só tome cuidado com exageros, ok?!
3. Incentivar a divulgação gratuita
Peça para o cliente postar fotos do produto nas redes sociais ou, até mesmo, fazer um vídeo unboxing. Às vezes, um folheto com uma mensagem pode ser suficiente. Por exemplo: “Ei, Fulano (a). Tudo bem? Agradecemos a preferência! Se gostar do produto, que tal fazer um post nas redes sociais? E pode marcar os nossos perfis, vamos adorar! Um abraço!”.
Segundo uma pesquisa do Reclame Aqui, 85% dos consumidores afirmaram que as avaliações online influenciam na hora de fechar um pedido. Esse dado reforça o quanto o feedback dos clientes impacta na decisão de compra. Por isso, estimular as pessoas a avaliarem os produtos contribui para impulsionar as vendas.
Com o unboxing você também gera publicidade gratuita para a sua loja virtual. Isso acontece porque quando o cliente divulga a experiência positiva que teve ao adquirir um produto, ele acaba influenciando outras pessoas a comprarem no seu e-commerce.
4. Fortalecer a relação empresa e cliente
Atitudes como agradecer pela compra, enviar brindes, recadinhos e mimos fofos demonstra que você se importa com seu cliente e isso ajuda a construir uma relação mais próxima com o consumidor, pois ele se sente valorizado. Portanto, se você quer criar vínculos e fidelizar a sua clientela, aposte no unboxing.
Maior unboxing do mundo
O Brasil já conquistou duas vezes o título de maior unboxing simultâneo do planeta. O Nubank foi a primeira empresa nacional a entrar para o Guinness World Records.
Em 2018, a fintech fez o maior unboxing do mundo, onde 460 pessoas abriram juntas as embalagens do cartão roxinho. Em 2019 foi a vez da Acqio bater o recorde de maior unboxing simultâneo, com a participação de 614 pessoas.
No Guiness Book é possível encontrar outras curiosidades como o canal de unboxing de brinquedos com maior número de inscritos, o maior unboxing vídeo e muito mais.
Unboxing experience e a importância do pós-venda
O unboxing pode contribuir bastante para fidelizar o cliente. E, ao contrário do que possa parecer, a estratégia não é exclusividade das grandes marcas. Como vimos ao longo deste texto, existem várias ações de unboxing que podem ser desenvolvidas com custos baixos para os pequenos lojistas.
E por que isso é importante? Bem, muito tempo e recursos são dedicados ao processo de venda, porém pouca atenção se dá ao pós-venda. E esse problema é comum em muitas empresas. Ou seja, o unboxing é uma oportunidade para quem quer se destacar da concorrência e fidelizar o cliente após a compra.
E antes do unboxing, o frete…
Pera! Não vai embora ainda. Sabe o que vem antes do unboxing? O frete! Se você quer oferecer entregas mais competitivas no seu e-commerce, cadastre-se no Melhor Envio e aproveite as vantagens da nossa tecnologia:
- Comparar preços e prazos simultaneamente entre grandes transportadoras do Brasil, inclusive os Correios.
- Deixar os pacotes de diversas transportadoras parceiras em uma das unidades do Melhor Ponto, o nosso centralizador de encomendas.
- Simplificar a cobrança de frete dos clientes em vendas via WhatsApp, Instagram, Facebook e canais que não são integrados ao Melhor Envio com a funcionalidade Meus Links de Frete.
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