Neste artigo você terá um guia completo de como colocar artesanato para vender na internet, desde dicas de como comercializar os produtos até a melhor maneira de economizar com o valor do frete. Confira!
Fazer artesanato para vender em se tornando uma atividade rentável para cada vez mais pessoas. Um levantamento realizado pelo IBGE, em 2017, apontou que o Brasil conta com cerca de 10 milhões de artesãos, que juntos movimentam mais de R$50 bilhões em vendas!
O Sebrae realizou um panorama do setor e revelou dados muito interessantes sobre o perfil de quem vive de artesanato. De acordo com a instituição, 77% dos artesãos brasileiros são mulheres e 23% são homens. Além disso, 80% deles possuem 40 anos ou mais, e 34% deles contam com a ajuda de familiares para criar e vender suas peças.
Outra informação importante apurada pelo Sebrae é que 60% dos artesãos ouvidos apontam que fazer artesanato para vender é sua principal ocupação e sua maior fonte de renda, enquanto outros 40% dizem que a atividade representa uma renda complementar.
Roupas de cama, mesa e banho, bijuterias, acessórios, jogos de cozinha, bonecos, sacolas e bolsas representam, juntos, 60% dos objetos de artesanato produzidos e comercializados no Brasil. Além disso, 64% dos profissionais dizem usar a internet como o principal canal de comunicação e vendas de seus produtos.
Mas como colocar artesanato para vender na internet de um jeito mais profissional? Como criar uma loja virtual e encontrar frete mais barato podem turbinar o negócio do artesão e torná-lo mais profissional? A seguir, você vai entender as respostas para esses e muitos outros assuntos. Vamos lá?
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Colocar artesanato para vender na internet: a escolha do canal de vendas
Quando um artesão decide colocar seu artesanato para vender na internet, uma das primeiras escolhas que ele precisa fazer diz respeito aos canais de vendas. Ele pode começar criando um perfil em uma rede social como o Instagram, ou optar por uma plataforma de e-commerce ou martekplace para abrir sua loja virtual de maneira mais profissional. Quais as vantagens e desvantagens dessas opções?
Abrir uma loja de artesanato no Instagram
Criar um perfil no Instagram para colocar artesanato para vender é o caminho mais fácil para a maioria dos artesãos que estão entrando na internet. Além da facilidade de uso, o Instagram tem a vantagem de ser gratuito e permitir uma interação direta entre o artesão e os consumidores interessados.
Além disso, a rede social se desenvolveu ao longo dos últimos anos e criou uma série de ferramentas para que pequenos empreendedores possam transformar seus perfis em verdadeiros e-commerces.
Apesar disso, a rede social é limitada em alguns aspectos, como em relação a integração com meios de pagamento e plataformas de frete, por exemplo.
Outra questão que pesa é o alcance que o lojista vai ter. O primeiro desafio nesse aspecto é conquistar seguidores. O segundo é que o Instagram mostra as publicações para apenas uma pequena parcela das pessoas que seguem o perfil, fazendo com que, muitas vezes, o lojista não consiga levar seus produtos até um público maior.
Muitas ações podem ser tomadas para minimizar isso, incluindo a criação de anúncios patrocinados para alcançar mais gente e a produção constante de conteúdo para manter sua audiência engajada. Apesar disso, à medida que as vendas aumentam, o lojista pode começar a sentir falta da automatização de certos processos, o que lhe economizaria o tempo da produção de novas peças.
Pensando no crescimento do negócio, é importante que o artesão esteja aberto à possibilidade de criar uma loja profissional em uma plataforma de e-commerce.
Use o WhatsApp para vender artesanato
O WhatsApp é um canal de vendas complementar que pode fazer a diferença na vida do lojista, especialmente se ele trabalha com vendas pelas redes sociais. Usando essa ferramenta de comunicação instantânea é possível conversar diretamente com os clientes, esclarecendo dúvidas, mostrando fotos e vídeos do produto e até mesmo realizando pagamentos pelo serviço WhatsApp Pay.
Se o lojista começou a colocar artesanato para vender no Instagram, por exemplo, ele pode cadastrar o WhatsApp no perfil de sua loja e permitir que os usuários enviem mensagens. É uma possibilidade interessante porque dá ao lojista a oportunidade de persuadir um possível cliente e mostrar detalhes de seus produtos, aumentando as chances de vender. Algumas ferramentas disponíveis permitem a criação de um link personalizado, como o gerador de link para WhatsApp da Nuvemshop.
Abrir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce
As plataformas de e-commerce são opções para empreendedores que querem colocar artesanato para vender de uma maneira mais profissional. Isso porque elas permitem que o artesão crie seu próprio site, exponha os produtos, crie páginas para cada um deles e automatize diversos processos de gestão, como pedidos, cálculos de frete e pagamentos.
Além disso, com uma loja virtual no ar, o artesão pode aparecer nas buscas do Google, aumentando suas chances de conseguir clientes.
A grande questão sobre plataformas de e-commerce é que elas têm um custo que precisa ser considerado. Algumas não cobram mensalidade, mas apenas uma porcentagem sobre cada venda realizada, enquanto outras cobram tanto uma comissão pelas vendas quanto um valor fixo pelo uso da estrutura da plataforma.
Caso o empreendedor vá colocar artesanato para vender na internet mas ainda não possui clientes ou presença digital, pode ser que a opção de abrir uma loja virtual por meio de uma plataforma de e-commerce não lhe pareça vantajosa a princípio. É preciso que ele avalie tanto o atual momento de seu negócio quanto as projeções para o futuro e onde ele espera estar daqui a um tempo.
Marketplaces
Os marketplaces são shoppings virtuais. O lojista cria um perfil nessas plataformas e passa a usufruir da estrutura que é oferecida, expondo seus produtos e vendendo para públicos que geralmente são muito grandes. Amazon, B2W, Via Varejo e Magazine Luiza são exemplos de grandes marketplaces brasileiros.
Para quem pretende colocar artesanato para vender na internet, há ainda os marketplaces especializados nesse nicho, como o site para vender artesanato Elo7, por exemplo.
O modelo de cobrança dos marketplaces é parecido com o das plataformas de e-commerce: há os que não cobram mensalidade e os que cobram. Em ambos os casos, o lojista paga uma porcentagem por cada venda realizada, que varia de acordo com o tipo de produto.
Como vender artesanato na internet: dicas para seu negócio crescer
Escolhido o canal de vendas para expor seus produtos, é hora de se atentar a alguns detalhes importantes sobre sua divulgação. Como a internet é um local que não permite que o cliente toque nos produtos, é importante que o lojista forneça o máximo de informações (textuais e visuais) que ele conseguir, justamente para que o consumidor possa ser convencido a fechar negócio.
Eis algumas dicas fundamentais sobre como vender artesanato na internet:
Capriche nas fotos das suas peças
O fator visual é, provavelmente, o mais importante quando falamos de uma peça de artesanato. As pessoas compram produtos artesanalmente produzidos porque eles chamam a atenção visualmente e despertam um apelo estético, fazendo com que a pessoa se conecte com a peça.
Ao colocar artesanato para vender na internet, o lojista deve buscar suprir essa falta de contato físico do consumidor com a peça. Como? Através de fotografias e vídeos.
Hoje em dia, basicamente todos os modelos de smartphone possuem boas câmeras que, em condições favoráveis de luz e ambiente, podem produzir fotos bonitas. Porém, o que mais pesa aqui não é nem a qualidade da câmera, mas sim a criatividade do empreendedor.
Ao produzir as fotos de suas peças, o artesão deve criar cenários que mostrem como os objetos ficam bonitos na decoração da casa, por exemplo. Uma dica sempre muito importante é: tenha bem em mente qual o público-alvo do seu negócio. Com essa informação clara, é possível pensar em fotos e cenários que conversam melhor com os clientes que pretende atrair.
Há muitas outras dicas sobre fotos para e-commerce no artigo Como tirar boas fotos para vender produtos online. Leia com atenção, exercite sua criatividade!
Faça a descrição dos produtos
Não importa se o lojista vai colocar seu artesanato para vender em uma plataforma de e-commerce, em um marketplace ou no Instagram, pensar na descrição do produto é fundamental!
Essa descrição deve conter os materiais usados na peça, suas dimensões, indicações de uso e por aí vai. Vale a pena citar também uma breve história do artesão por trás da peça. Um exemplo:
“Vaso de cerâmica na cor marrom produzido artesanalmente e pintado à mão. Ideal para a decoração de ambientes como salas e escritórios. Peça produzida pela artesã Ana Monteiro, que se dedica à criação de vasos artesanais há mais de 5 anos.
Largura: 20 cm
Altura: 50 cm
Comprimento: 32 cm
Peso: 1kg”
📌 Uma descrição detalhada e acompanhada de boas fotos deixa o cliente mais seguro para fechar a compra.
Uma última dica nesse tópico é escolher com atenção o título para cadastrar o seu produto. Ao pensar nisso, tente se colocar no lugar do público e se pergunte “quais palavras o consumidor usaria para procurar um produto semelhante ao meu na internet?”.
📌 Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e aprender conceitos como palavras-chave e SEO para e-commerce, recomendamos que leia nosso artigo Como fazer a descrição de produto perfeita, com dicas tanto para a escolha do título quanto para a descrição dos objetos na loja virtual.
Invista em anúncios patrocinados
Uma maneira barata e eficaz de atrair mais clientes para a sua loja virtual é investir em anúncios patrocinados. Ferramentas como o Gerenciador de Anúncios do Facebook e do Instagram e o Google Ads permitem que o lojista defina um orçamento para anúncios pagos e segmentados, fazendo com que eles apareçam para pessoas que fazem parte do público-alvo do negócio.
Investir em mídia paga pode ajudar quem coloca artesanato para vender na internet a se destacar, especialmente se o negócio for novo e precisar conquistar os clientes. Aliás, esse ponto nos leva a nossa próxima dica.
Construa a autoridade da sua loja
Um dos maiores desafios de quem coloca artesanato para vender na internet é conquistar a confiança do público, especialmente no começo. Neste sentido, é necessário que o empreendedor realize um trabalho de construção da autoridade de seu negócio no mundo digital, para mostrar a todos que a loja é confiável e os produtos são de qualidade.
Há muitas maneiras de fazer isso, mas vale a pena focar em duas delas que são de fácil implementação e trazem bons resultados: mostre a sua cara e compartilhe comentários positivos de clientes.
Mostrar a cara onde? Nos stories da sua loja no Instagram ou no Facebook, nas publicações no perfil, na página “sobre mim” ou “sobre nós” na sua loja e por aí vai. Pessoas compram de pessoas. Por isso, quando os clientes veem que há uma pessoa real por trás daquela marca, laços de confiança começam a ser construídos e a reputação da loja vai se estabelecendo. Portanto, apareça! Quanto mais você der as caras, mais fácil vai ficando deixar a vergonha para trás.
Outra dica importante é compartilhar os comentários positivos dos clientes, tanto em sua loja virtual quanto em suas redes sociais. Se estiver com dificuldade de receber avaliações, entre em contato com alguns clientes e estimule-os a falar o que acharam dos produtos, da entrega e do atendimento. Peça autorização para essas pessoas e divulgue tais comentários.
Em marketing, chamamos esse processo de prova social, ou seja, mostrar para o público que outras pessoas já usaram e aprovaram aquele produto ou serviço e que, portanto, ele é confiável.
Quando tiver um tempinho, vale muito a pena assistir a live que fizemos com a empreendedora, artesã e criadora do “Venda mais seu artesanato”, Charlene Martins. Ela dá dicas de como vender artesanato pela internet, como vencer a timidez e como trabalhar o marketing da sua loja virtual. Olha só:
Colocando artesanato para vender na internet: ofereça opções de pagamento
Uma questão importante para quem vai colocar artesanato para vender na internet é oferecer ao cliente diversos meios de pagamento. Isso facilita a vida do consumidor e, consequentemente, aumenta as vendas.
Quem abre uma loja virtual através de uma plataforma de e-commerce ou marketplace geralmente já têm acesso às principais formas de pagamento como cartão de crédito, débito e boleto. Uma dica para quem está escolhendo o canal ideal para abrir sua loja é checar se a plataforma oferece a opção de pagar com Pix. Esse novo meio de pagamento criado pelo Banco Central está se tornando muito popular e é vantajoso tanto para o cliente quanto para o lojista, que recebe o valor na hora.
Para aqueles artesãos que vendem pelo Instagram ou outras redes sociais, o pagamento via Pix também é prático e vantajoso.
Em todo caso, deixe em um lugar visível do seu site os meios de pagamento aceitos na sua loja virtual (incluindo bandeiras de cartões). Isso poupa o cliente de realizar todas as etapas de compra e não conseguir concluir o pedido por descobrir que o meio de pagamento que ele possui não é aceito.
Artesanatos para vender: capriche na embalagem
Vender artesanato pela internet é um trabalho complexo quando o assunto é embalar as peças para envio. Como muitas vezes se tratam de produtos frágeis, é essencial redobrar os cuidados com a embalagem para garantir que o objeto chegará em perfeitas condições até o destinatário.
👉 Por isso, escolha uma embalagem que comporte o objeto sem sobrar muito espaço, evitando assim que ele fique muito solto dentro do pacote. Envolva a peça em jornal, plástico bolha ou outro material protetor e preencha o espaço que sobrar na caixa com papel, bio-pack, espuma ou demais materiais usados para essa finalidade. Por fim, sinalize na embalagem que se trata de um produto frágil.
Além dos aspectos de proteção e segurança do objeto, o momento de embalagem do produto pode ser uma oportunidade para que o lojista surpreenda positivamente o cliente. Como? Fazendo pequenas coisas que vão melhorar o seu momento de desembalar, também conhecido como unboxing experience.
📍 Um brinde, um bilhete escrito à mão, um cupom de desconto para a próxima compra, uma embalagem especial e personalizada… São muitas as opções que vão deixar o cliente mais feliz e propenso a voltar a comprar na sua loja e a recomendar os produtos para sua rede de contatos.
📌 Você também pode encontrar as informações desse artigo no vídeo que postamos lá no nosso canal do Youtube. Aproveite e conheça nosso canal! Lá você recebe dicas sobre todo o universo do e-commerce, além de tutoriais de como aproveitar o Melhor Envio da melhor maneira possível!
Gestão logística: como economizar no frete ao vender artesanato pela internet
De acordo com a Moosend, 60% das desistências de compras em lojas virtuais acontecem por causa do preço do frete. Quem vai colocar artesanato para vender na internet precisa entender que o custo do envio tem um grande impacto na concretização das vendas.
Ações como frete grátis ou frete fixo para determinadas regiões ajudam a alavancar as vendas, mas devem ser usados com cautela para não prejudicar a saúde financeira do negócio – especialmente se ele estiver começando.
Como oferecer fretes mais baratos para os clientes e, dessa maneira, não fazer com que o valor da entrega seja um problema para o negócio? Simples, usando o Melhor Envio!
O Melhor Envio é uma plataforma de cotação e contratação de fretes, onde o lojista pode se cadastrar gratuitamente e pesquisar e contratar fretes com diversas transportadoras, escolhendo aquele que for mais vantajoso – seja pelo preço, seja pelo prazo de entrega.
Isso é importante porque, muitas vezes, a questão crucial para o cliente é receber a encomenda o mais rápido possível. A consultoria americana PwC confirmou esse comportamento através de uma pesquisa, que mostrou que 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas o mais rápido possível.
Usando o Melhor Envio, o lojista tem acesso a fretes econômicos (mais baratos) e a fretes expressos (mais rápidos), podendo escolher aquele que melhor atende às necessidades do cliente.
Muitas vezes, os valores dos fretes encontrados no Melhor Envio são mais baixos do que aqueles negociados nos balcões das transportadoras. Como isso é possível? A plataforma atende mais de 100 mil lojistas de todo o país e negocia fretes em grandes quantidades, repassando essa economia aos lojistas que usam a solução.
No vídeo abaixo, mostramos como é simples usar o Melhor Envio para gerar etiquetas de fretes de pedidos realizados pelo Instagram ou outras redes sociais.
Integrações
O Melhor Envio possui integração com dezenas de plataformas de e-commerce e marketplaces, permitindo que o cliente saiba na hora quanto vai pagar pelo frete.
Mas, e se o artesão vende pelo Instagram, por outras redes sociais ou possui uma loja que não permite integração ao Melhor Envio? Não se preocupe! Ainda é possível usar a plataforma normalmente, fazer a cotação e contratação dos fretes e passar o valor do envio para o cliente.
Para facilitar ainda mais esse processo, o Melhor Envio está preparando uma novidade chamada Meus links de frete. A novidade permitirá que os lojistas cadastrem seus produtos na plataforma do Melhor Envio e enviem os links da cotação de frete para seus clientes.
Quem já é cliente do Melhor Envio não precisa se preocupar, pois em breve a função será disponibilizada para todos e traremos mais informações sobre a ferramenta. Se ficou curioso, leia o artigo explicativo em nossa central de ajuda para entender como a novidade ajudará quem vende pelas redes sociais.
Melhor Rastreio
Outro serviço muito interessante do Melhor Envio é o Melhor Rastreio. Trata-se de uma plataforma gratuita de rastreamento de encomendas que centraliza os códigos de rastreio em um mesmo painel, permitindo que o lojista configure e-mails que serão enviados aos clientes toda vez que o status do envio mudar junto à transportadora.
Com o Melhor Rastreio, o lojista pode cadastrar e acompanhar códigos de rastreamento de encomendas de quatro transportadoras: Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Azul Cargo Express. É possível cadastrar e acompanhar até mesmo códigos de pedidos que não foram enviados pelo Melhor Envio!
Essa plataforma facilita muito a vida de pequenos lojistas, melhorando a gestão logística de seus negócios e ajudando-os a economizar tempo e focar em produzir artesanato para vender na internet.Por isso, se você ainda não usa o Melhor Envio, cadastre-se agora mesmo e comece a aproveitar as vantagens de usar a plataforma! A mesma conta cadastrada poderá ser usada para acessar o Melhor Rastreio e fazer o acompanhamento de suas vendas realizadas.