Como ganhar dinheiro com artesanato pela internet

Conheça a história de duas mulheres que se reinventaram e se inspire para começar a ganhar dinheiro com artesanato hoje mesmo!

Começar um negócio nunca é uma tarefa fácil. Não se engane. Requer esforço, garra, luta e muito, muito comprometimento. Mas criar algo próprio, feito com o seu suor, não é um desafio impossível de ser superado. Ou uma batalha incessante que só traz estresse e desgastes. Pelo contrário, não precisa ser assim.

Para muitas pessoas essa realidade é uma forma de se reinventar, de arriscar a fazer algo novo que possa agregar valor aos outros e trazer satisfação pessoal. Tudo ao mesmo tempo. E quando isso representa um meio para te ajudar a ganhar dinheiro então… Vai dizer que isso não te chama a atenção?

Bom, é comum falarmos em tirar as ideias do papel, né? Mas com a Ana Carolina Zabinsky aconteceu o oposto: colocar as ideias no papel foi o primeiro passo para a artesã criar a sua marca de presentes criativos!

Tudo começou em 2001, quando a mineira de Belo Horizonte se mudou para o interior de São Paulo e passou a fazer parte de uma comunidade religiosa. Nessa época surgiu a necessidade de garantir uma fonte de renda extra para as mulheres do grupo. E adivinha só: elas encontraram no artesanato uma oportunidade!

Até então, as vendas eram físicas e o projeto de Ana Carolina não havia ido para a internet. Mas, alguns anos depois isso começou a mudar quando ela foi produzir a festa de aniversário do filho e não encontrou nenhuma loja online que vendesse artigos de festa com motivos católicos.

Foi aí que a Ana Carolina usou o seu segundo “estalo”: a descoberta de um nicho ainda não desbravado, agora sim, no e-commerce, o de artesanato com temática religiosa.

Hoje, Ana Carolina é proprietária do Atelier Mãos de Maria, uma loja virtual especializada em mimos que estampam os desenhos que ela própria cria. 

Quer saber como essa história continua e o que ela pode ter em comum com a sua? Vem com a gente!

Como ganhar dinheiro com artesanato? É realmente possível?

A trajetória da Ana Carolina diz que sim! É para isso que ela coloca boa parte da sua energia desde que acorda: para fazer o sonho de empreender dar certo.

No começo, quando as vendas ainda eram offline, ela podia contar com a mão de obra e esforços conjuntos das companheiras de criatividade. Hoje, Ana Carolina empreende o seu próprio negócio, que ela mesma chama carinhosamente de eugência”. 

Afinal, quem fabrica as peças? Eu. Quem gerencia os pedidos da loja virtual? Eu. Quem faz os anúncios no Instagram? Eu. Responsável pelo marketing, administração dos pedidos online e empacotamento das encomendas? Eu, eu, eu!

Nossa! Isso quer dizer que ela é a Mulher-Maravilha? Olha, certamente ela preenche os requisitos, não é mesmo? 

Contudo, não se engane. Essa rotina é mais comum do que você imagina! É o dia a dia de quem decide levar o seu sonho a um outro nível: o de torná-lo realidade!

Como ganhar dinheiro com artesanato pela internet

Imagem: Loja virtual do Atelier Mãos de Maria (reprodução)

Lembra que lá no começo desse post falamos que era um trabalho árduo? Se é! Mas, como dizem por aí: “sem esforço, sem recompensa”.

Você se identifica com a jornada da Ana Carolina? Saiba que a guerreira que existe em você pode fazer o mesmo. O primeiro passo é acreditar. O segundo é arregaçar as mangas. 

Mas tem que fazer de verdade, ok? Continue com a gente e explicamos como!

Já pensou em encontrar o seu lugar no mercado profissional?

Como ganhar dinheiro com artesanato pela internet
Imagem: Freepik (reprodução)

Se você nunca se fez essa pergunta, então está mais do que na hora de colocar essa pulga atrás da sua orelha. E mais: de sentir o quanto esse questionamento pode incomodar. 

Por quê? Para você buscar o que precisa: seja encontrar o seu espaço no mercado de trabalho pela primeira vez, ou entender que pode ser preciso mudar a direção das velas do seu barco. 

A mentora de negócios para artesãs, Pati Monica, se dedica a auxiliar mulheres a empreenderem através de suas criações artísticas. Assim como Ana Carolina, Pati também identificou uma lacuna no mercado em que poderia usar as suas habilidades para ajudar outras pessoas e ganhar dinheiro com isso.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Catarina, trabalhou por 15 anos como gestora hospitalar. Mas apesar de ter tido êxito na profissão, viu que não era isso que fazia seu olho brilhar, sabe?

A verdade é que apesar de Pati de ter sido bem sucedida em sua área conquistando reconhecimento profissional e financeiro, percebeu que isso não era suficiente. Os bons resultados não refletiam sua realização pessoal.

Então, contrariando o que a zona de conforto mandava, ela largou o emprego para buscar algo que a fizesse realmente feliz. Como já era de se esperar, essa mudança de rumo não foi fácil.

Antes de se tornar a referência que é hoje para quem trabalha com artesanato, a administradora trabalhou como coach de transição de carreira, quando percebeu que a maioria do seu público era formado por adivinha só: artesãs! 

Foi assim que Pati também encontrou seu novo espaço: o de consultoria especializada em orientar mulheres a empreender com seus trabalhos manuais.

Agora que você já conhece um pouco da trajetória da Pati, podemos avançar para as dicas preciosas que ela compartilhou com o blog Melhor Envio!

Quero vender artesanato na internet. Como faço?

Como ganhar dinheiro com artesanato pela internet

Atelier Mãos de Maria começou com a personalização de canecas e almofadas e hoje tem uma linha completa de mimos criativos artesanais

Antes de qualquer passo, a instrução que a mentora de artesãs aponta é a formalização do negócio através do registro como Microempreendedor Individual, o MEI.

Segundo Pati, é comum as pessoas não verem o artesanato como algo profissional, o que dificulta a essas mulheres enxergarem a si próprias como as empresárias que são

Reverter esse estereótipo e perceber que o artesanato é um segmento reconhecido e capaz de gerar lucros é o começo de tudo. Portanto, a oficialização da atividade é fundamental.

“A primeira coisa a fazer é criar um MEI. É preciso ter uma conta somente para o negócio, pois quem separa a pessoa jurídica da física tem mais sucesso”, afirma a consultora.

Para quem não sabe, o MEI é um registro que serve para oficializar tanto uma empresa quanto um profissional. E o melhor: ao mesmo tempo! 

Entre as maiores vantagens estão a abertura de um CNPJ, ou seja, é como o seu CPF, mas na versão exclusiva da sua empresa. 

A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, um número que concede benefícios exclusivos para empresários! Entre eles, dar segurança fiscal ao negócio e também demonstrar que a sua empresa é séria.

Isso sem falar os que os MEIs podem contar com alguns recursos semelhantes aos garantidos a quem trabalha com carteira assinada como auxílio-maternidade e aposentadoria, por exemplo.

1) Entenda a importância de registrar o seu MEI

Quer saber mais sobre o assunto? Então, faça uma paradinha neste artigo para conferir o que é o MEI e como você pode ter o seu nestes dois posts abaixo. Mas lembra de voltar para cá para não perder as dicas que reunimos aqui, ok?

👉 MEI: o que é e como você pode se tornar um

👉Quais as vantagens de ser MEI atuando no E-commerce

2) Coloque sua mão de obra no preço dos seus produtos

Outro ponto essencial a ser considerado – e que também costuma ser deixado de lado – é o da precificação correta dos produtos

Segundo Pati, um erro recorrente entre as artesãs é não considerar a própria mão de obra entre os custos da operação.

Ou seja, se você levar em conta somente os gastos com material e desconsiderar o tempo que levou para produzir o item é praticamente impossível obter o lucro real. 

 “Elas têm muito medo de inserir a margem de lucro na precificação e só precificam até a parte anterior a mão de obra”, alerta a mentora.

3) Crie um catálogo de produtos

Outra recomendação quando o assunto gira em torno de colocar em prática o plano de ganhar dinheiro com artesanato na internet é criar um catálogo virtual com os seus produtos

Bom, se a ideia é vender seus produtos online, montar a sua vitrine virtual é imprescindível, né? Existem várias formas de fazer isso e diversas plataformas que podem ser usadas para montar a sua lista completa de artigos para a venda.

É possível criar catálogos em plataformas de e-commerce (para quem for criar uma loja virtual), marketplaces e para quem está começando agora nas próprias redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo.

Como a gente adora facilitar a vida de quem procura informação, separamos aqui outros conteúdos que podem explicar como e onde você pode criar os seus primeiros catálogos. Dá uma olhada!

👉Como aprender a vender pela internet

👉Descubra como criar catálogo de produtos para vender no Whatsapp Business

👉 Como cadastrar e-commerce no Instagram Shopping

👉Como vender no Pinterest 

11 erros que você deve evitar para ganhar dinheiro com artesanato

Como ganhar dinheiro com artesanato pela internet
Imagem: Freepik (reprodução)

Pode parecer assustador à primeira vista ter que entender como tornar o seu negócio uma empresa de verdade, né? Mas fugir disso é exatamente a receita que pode levar ao fracasso.

Em muitos casos, o artesanato surge como uma fonte de renda extra, mas nada impede de se tornar um negócio rentável como qualquer outro

O que irá definir isso é o entendimento de que é possível ganhar dinheiro com artesanato, sim!

Para esclarecer melhor, trazemos aqui alguns dos ensinamentos que a mentora Pati Monica apresenta na Escola de Negócios para Artesãs, uma de suas consultorias para empreendedoras. Confira!

  1. Pensar que é fácil ter sucesso em um negócio próprio
  2. Achar que os resultados vão vir rápido
  3. Criar um produto sem testar antes
  4. Não lidar bem com julgamentos e crítica
  5. Querer a aprovação da família ou marido para continuar a atividade
  6. Não ter planejamento
  7. Não ter frequência
  8. Estudar demais e não colocar as ações em prática, ou seja, não empreender de fato
  9. Procrastinar
  10. Não pensar como empresária
  11. Desistir fácil

Separe sua vida pessoal da profissional

Como ganhar dinheiro com artesanato pela internet

Dedicação, planejamento e estudo estão entre as dicas do Atelier Mãos de Maria (imagem) para empreender

Lembra da Ana Carolina, que falamos no começo desse post? Ela compartilhou com a nossa equipe um conselho super importante que complementa o quanto separar a vida pessoal e profissional é essencial.

De acordo com a artesã e lojista, é preciso ter equilíbrio entre o tempo dedicado ao trabalho e a agenda familiar, por exemplo. Ela admite que essa não é uma meta fácil mas que deve ser buscada diariamente:

“Não adianta ter uma história de sucesso no campo empresarial e dentro de casa estar tudo bagunçado e vice-versa”, aconselha.

Ana Carolina conta que no início ela sequer tinha a visão de empreendedorismo que tem hoje. Mas com força de vontade e cuidado ela conseguiu, a seu modo, encontrar o balanço ideal para se sair bem como mulher empresária.

O caminho continua árduo, mas a cada curso e busca de informações que se traduzem na melhoria da sua gestão, comprovam que ela tomou a decisão certa quando escolheu o artesanato como profissão

“É um jogo de equilíbrio. De insistência e persistência. A gente acorda cedo e organiza tudo de acordo com o que precisa fazer para atingir as metas do dia”, relata Ana Carolina.

Vale a pena ganhar dinheiro com artesanato ou não?

Como ficou claro neste artigo, empreender não é uma escolha fácil. Pelo contrário, a jornada irá exigir muito de você: dedicação, persistência, motivação e estudo.

Mas como o exemplo das duas mulheres que trouxemos aqui hoje, o limite para o seu sucesso quem diz é você, ou seja, as suas escolhas.

O que você precisa é buscar as informações que podem fazer o seu negócio de ganhar dinheiro com artesanato crescer com segurança. No seu tempo e dentro da sua realidade.

Mas sem relaxar, né? O artesanato é um nicho muito promissor no e-commerce e tem atraído cada vez mais a atenção do público. Então, temos oferta e demanda. Basta decidir se este é o negócio ideal para você finalmente se tornar uma empresária!

Obrigada por ler até aqui. Mas não saia sem se inscrever na nossa newsletter, temos mais dicas para compartilhar com você, sabia? É fácil e prometo que não te mando spam. Até a próxima! 🤗

Posts relacionados

Comentários (1)

[…] ações são muito benéficas para a economia e para a sociedade como um todo. Até porque, com a inserção das mulheres nos negócios, as perspectivas se tornam mais diversas, inclusivas e […]

Deixe um comentário