Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS E EMPREENDEDORISMO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • SOBRE NÓS

Como oferecer descontos e vender mais na minha loja virtual

Paulo Henrique Dias Por Paulo Henrique Dias
24 de dezembro de 2020
Em E-commerce e Marketplace
0
Home E-commerce e Marketplace
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe por E-mail

Oferecer descontos para vender mais é uma estratégia muito usada. Mas dar desconto não pode ser algo feito sem uma devida análise de fatores que podem impactar o bom funcionamento financeiro do seu e-commerce. No artigo a seguir, você vai entender como oferecer descontos sem que isso prejudique seu negócio.

Não importa quanto tempo passe e nem o quanto as práticas de e-commerce evoluam: dar desconto sempre será uma das melhores técnicas para vender mais. Mas como oferecer descontos em sua loja virtual sem comprometer a saúde financeira do seu negócio?

A verdade é que essa não é uma resposta simples, tampouco há uma fórmula imbatível que funcione para todos os tipos de negócios. O que existem são dicas que podem fazer com que a sua estratégia de descontos seja mais assertiva e condizente com a realidade da sua loja virtual.

A seguir, você vai conhecer quais dicas são essas e também vai aprender uma técnica de calcular preços, o que são margens de lucro, fluxo de caixa e muito mais. Vamos lá?

Navegação rápida

  • 1 A formação de preços: o que precisa ser levado em consideração para vender mais?
  • 2 Como calcular preço de produtos: uma fórmula prática
  • 3 Fatores que podem impactar sua capacidade de vender mais
    • 3.1 Estoque
    • 3.2 Fornecedores
    • 3.3 Carga Tributária
    • 3.4 Capital de Giro
  • 4 Mas então, quando oferecer descontos para vender mais?
  • 5 E quanto ao frete?
        • 5.0.0.1 Paulo Henrique Dias

A formação de preços: o que precisa ser levado em consideração para vender mais?

Estipular preço para os produtos da sua loja virtual não é uma tarefa simples. Isso porque são muitas as variáveis que precisam ser levadas em consideração. Uma coisa é fato: quem oferece as melhores condições aos consumidores em um mercado tão competitivo como o de e-commerces consegue vender mais.

Só para se ter uma ideia, o Brasil está vivendo uma verdadeira revolução no que diz respeito ao comércio eletrônico. Dados do indicador SpendingPulse/Mastercard apontam expansão do e-commerce em 87% no mês de outubro deste ano em comparação ao mesmo mês em 2019. 

Para se destacar nesse mercado crescente e com cada vez mais concorrentes, definir preços que sejam atraentes e ao mesmo tempo cubram os custos com alguma margem de lucro é desafiador. Como fazer essa conta dar certo?

Antes de saber como dar desconto, é preciso saber calcular se o preço que você determinou permite descontos sem acarretar em prejuízo. Existem muitas maneiras de se precificar um produto visando vender mais. Mas, de modo geral, a formação de preços precisa levar em consideração os seguintes tópicos:

  • Valor de custo unitário do produto, considerando o valor pago ao fornecedor, frete, taxas, comissões e impostos.
  • Custos fixos do negócio, que podem incluir aluguel, energia, telefone, salário dos funcionários, etc. Faça uma média dos últimos meses e chegue a um custo fixo médio.
  • Margem de lucro ideal e margem de lucro mínima.

Está um pouco confuso? Calma, vamos falar mais sobre o assunto a seguir!

Como calcular preço de produtos: uma fórmula prática

Com os dados citados acima em mãos, é possível chegar a um valor de venda. Vamos imaginar que você venda camisetas e o valor de custo de uma camiseta é R$30. Você precisa descobrir quanto será o valor de venda acrescido da sua margem de lucro. Para isso, primeiro calcule o valor dos custos fixos do seu negócio:

CF % = (CFM/RBM) x 100

Onde:

CF: Custo Fixo

CFM: Custo Fixo Médio

RBM: Receita Bruta Média

Supondo que o CFM da sua empresa de camisetas seja R$ 10 mil e o RBM seja de R$ 100 mil, chegamos a um CF de 10%. Isso significa que, para cada camiseta de R$30, eu devo acrescentar R$3 de custo fixo.

Mas calma, esse não é o preço final do seu produto. Ainda é necessário acrescentar a margem de lucro. Quem define a margem de lucro é o próprio empresário, baseando-se em fatores como concorrência, objetivos da empresa, demanda e oferta, nível de exclusividade e por aí vai. Além disso, ao calcular sua margem de lucro, você deve pensar no valor do produto enquanto marca.

? Margem de lucro é expressa em porcentagem. Margem de lucro ideal é aquela que você calcula levando em consideração quanto você espera obter de retorno com a venda daquele produto. Margem de lucro mínima é a porcentagem mínima de lucro que você precisa obter para não sair no prejuízo e vender mais.

Supondo que você tenha definido que sua margem ideal é 20% e ainda usando o exemplo da camiseta, chegaremos a um valor final de R$ 39,60 onde:

📍 R$30 é o valor de custo unitário

📍 R$3 (10%) é o valor de custo fixo

📍 R$6,60 (20%) é o valor de margem de lucro ideal considerando a soma de custo unitário e custo fixo da camiseta

No exemplo acima, a margem de lucro ideal é de 20%. Fazendo as contas, o empresário chegou à conclusão de que a margem de lucro mínima é de 10%.

Ou seja, o vendedor de camisetas do exemplo acima poderia oferecer, no máximo, 10% de desconto sem que isso comprometesse o caixa de seu negócio.

👉 Como calcular desconto? Para dar descontos saudáveis que irão te permitir vender mais, o ideal é que você mexa no valor da sua margem de lucro de modo a diminuí-la até, no máximo, atingir a margem de lucro mínima.

📌 Leia também: 8 dicas para vender pela internet em 2021

Antes de oferecer desconto para vender mais, você precisa fazer uma correta precificação dos seus produtos de modo a não ter prejuízos. (Foto: Unsplash)
Antes de oferecer desconto para vender mais, você precisa fazer uma correta precificação dos seus produtos de modo a não ter prejuízos. (Foto: Unsplash)

Fatores que podem impactar sua capacidade de vender mais

O grande conselho você já tem: o ideal é dar descontos que não comprometam sua margem de lucro mínima. Mas, supondo que sua margem mínima já seja baixíssima, onde mais pode-se mexer para reduzir o preço, dar descontos e assim vender mais?

Alguns fatores impactam diretamente nos custos de seu produto. Reduzindo-os, você consegue mais margem de lucro para repassar descontos ao consumidor final. Quais fatores são esses? Observe:

Estoque

Analisar o estoque é fundamental antes de pensar em como oferecer descontos. Isso porque você vai ter dados importantes que permitirão mais efetividade na hora de reduzir o preço de determinados produtos.

Por exemplo, ao conferir seu estoque é possível avaliar quais produtos estão tendo baixa procura. Nesse caso, oferecer desconto para fazer aquele estoque girar e vender mais é uma maneira efetiva de não sair no prejuízo. A Black Friday é um excelente momento para isso.

Do ponto de vista de gestão de estoque, não faz muito sentido dar descontos em produtos que já têm alta procura e alta rotatividade, pois isso pode queimar todo o estoque rapidamente, prejudicando o andamento do seu negócio.

Isso significa que esses produtos não podem ter desconto? Não! Tudo vai depender da sua estratégia. Por exemplo: pode ser que você queira dar desconto em um produto que tem alta procura porque seu estoque é muito grande e você quer aproveitar o bom momento para se consolidar como uma referência na venda daquele produto.

Fornecedores

Negociar com fornecedores é muito importante. Quando uma grande quantidade de um produto é adquirida, o preço costuma ser melhor. Logo, o lojista consegue reduzir o preço final do mesmo e, consequentemente, oferecer ao cliente maiores descontos.

Os preços de produtos e de insumos podem variar bastante, porque dependem de uma série de fatores. Para quem administra um negócio e quer saber como vender mais, saber analisar cenários é muito importante.

Se você conseguiu um bom preço em um insumo cuja oferta está baixa, vale a pena administrar com cautela. Em contrapartida, se há estoque em abundância de um produto que não está em falta no mercado, vale a pena incentivar a venda daquele produto por meio de descontos.

👉 Sua capacidade de dar descontos ao consumidor final está diretamente relacionada à sua capacidade de produção e de manutenção do estoque. E sua capacidade de produção e manutenção do estoque estão diretamente ligadas à capacidade dos seus fornecedores de continuar fornecendo produtos.

Carga Tributária

A carga tributária pode impactar na margem de lucro e, consequentemente, na capacidade de oferecer descontos e vender mais. São muitas as obrigações tributárias que uma loja precisa cumprir e, quanto maior o negócio, mais complexa se torna essa questão.

Se o seu negócio é pequeno e precisa ser regularizado, a melhor alternativa é optar pelo MEI e pelo Simples Nacional. Com um sistema de tributação simplificado e impostos reduzidos para incentivar o empreendedorismo, esses tipos de regularização de empresas se mostram vantajosos tanto pela baixa carga tributária quanto pela simplicidade.

No caso de e-commerces maiores que não se enquadram nas regras do Simples Nacional, o cálculo da carga tributária se torna complexo. Nesses casos, é sempre importante contar com o auxílio de um contador.

De qualquer maneira, a carga tributária é um fator que precisa ser levado em consideração tanto na hora de precificar o produto quanto na hora de avaliar se vale a pena dar descontos.

Capital de Giro

Muitas vezes, lojistas decidem oferecer descontos em determinados produtos que estão parados no estoque para vender mais e obter capital de giro que será reinvestido na empresa. Isso é, de fato, muito importante. Mas o que é capital de giro?

📌 Capital de giro é o dinheiro necessário para manter o empreendimento financeiramente saudável e garantir a continuidade do negócio. Esse montante engloba os valores em caixa, os montantes depositados em contas bancárias e as contas a receber. Também envolve obrigações pendentes que podem ser convertidas em dinheiro para quitar as despesas da empresa.

Reduzir o preço de determinados produtos e dar descontos significativos pode ser interessante quando seu negócio precisa vender mais para gerar capital de giro. Mais uma vez, nesses casos é importante avaliar o estoque, conversar com fornecedores e analisar o cenário.

Muitas vezes, dar descontos em produtos que estão encalhados no estoque visando obter capital de giro é uma escolha acertada do lojista para vender mais. (Foto: FreePik)
Muitas vezes, dar descontos em produtos que estão encalhados no estoque visando obter capital de giro é uma escolha acertada do lojista para vender mais. (Foto: FreePik)

Mas então, quando oferecer descontos para vender mais?

Resumindo tudo o que analisamos acima, antes de oferecer desconto é preciso entender como calcular o preço de produtos de modo a cobrir os custos e garantir uma margem de lucro.

Feito isso, você terá maior controle sobre quanto desconto poderá oferecer e em quais produtos esse desconto será aplicado sem dar prejuízos ao negócio. 

Além disso, vimos que alguns fatores impactam diretamente na capacidade de dar descontos. São eles:

  • Estoque
  • Fornecedores
  • Carga Tributária
  • Capital de Giro

Todos esses quatro fatores podem ser determinantes para dar descontos e vender mais. É importante analisá-los com bom senso e não sair dando descontos sem o devido cuidado. Isso pode prejudicar seriamente a saúde do negócio.

Fez as contas, precificou corretamente seus produtos e possui margem para dar descontos ao seu cliente? Ótimo! Eles com certeza ficarão contentes em receber descontos e sua empresa ficará feliz por ver as vendas aumentarem.

E quanto ao frete?

Na maioria dos e-commerces, o preço do frete não entra na precificação dos produtos porque ele é calculado posteriormente. Apesar disso, esse valor pode ser um fator determinante para fazer o consumidor finalizar uma compra – mesmo que haja desconto no produto.

É por isso que, para vender mais, o lojista precisa estar atento ao preço dos fretes. É nesse momento que entra o Melhor Envio, uma plataforma automatizada de cálculo e compra de fretes.

Após se cadastrar gratuitamente no Melhor Envio, o lojista pode integrar sua loja à plataforma e calcular os fretes de entrega dos produtos em diversas transportadoras, optando por aquela que oferece o melhor serviço e condições diferenciadas.

O Melhor Envio consegue oferecer fretes mais vantajosos que o balcão das transportadoras porque negocia fretes em grandes quantidades. 

Clique e cadastre-se no Melhor Envio!

Paulo Henrique Dias
Paulo Henrique Dias
Melhor Envio | + posts

Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.

  • Paulo Henrique Dias
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/paulo-henrique/
    Tudo sobre os meios de pagamento no Melhor Envio
  • Paulo Henrique Dias
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/paulo-henrique/
    PAC ou Sedex: conheça esses tipos de entrega dos Correios!
  • Paulo Henrique Dias
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/paulo-henrique/
    Copywriting no e-commerce: 7 dicas infalíveis para criar textos persuasivos
  • Paulo Henrique Dias
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/paulo-henrique/
    Como criar uma senha forte? Dicas para aumentar sua segurança online!
Tags: ecommercevender na internet
Postagem anterior

Guia prático de como vender online

Próxima postagem

Como trabalhar com embalagens sustentáveis no e-commerce

Próxima postagem
embalagens sustentaveis para ecommerce

Como trabalhar com embalagens sustentáveis no e-commerce

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

  • 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

    12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica

    maio, 2022
  • Melhor Envio: calculadora de frete, etiquetas de envio e muito mais!

    abril, 2022
  • Declaração de conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?

    maio, 2022
  • Nota fiscal e declaração de conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos

    março, 2022
  • Como rastrear um pedido com código de rastreio?

    abril, 2022
Conheça nosso YouTube

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

como-alterar-meus-dados-no-Melhor-Envio

Como alterar meus dados na plataforma?

abril, 2022
meios-de-pagamento-Melhor Envio

Tudo sobre os meios de pagamento no Melhor Envio

março, 2022
Como criar uma senha forte? Dicas para aumentar sua segurança online!

Como criar uma senha forte? Dicas para aumentar sua segurança online!

março, 2022
Melhor Rastreio Melhor Envio
Melhor Envio 2021
Todos os direitos reservados
Fale com a gente
Termos de uso
  • 10 dicas para planejar o seu e-commerce e vender ainda mais no Dia dos Namorados
  • 4 dicas para planejar o seu e-commerce para o Dia das Mães 2022
  • Blog – Home
  • Como se preparar para o final do ano
  • Home
  • Instagram
  • Materiais gratuitos
  • O que é o Melhor Envio
  • Blog – Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.