Como contratar frete pela plataforma Melhor Envio? Precisa ter CNPJ, pagar mensalidade? Qual o prazo para usar a etiqueta? Quais são os meios de pagamento? Como fazer para postar a encomenda? Tem como rastrear o pedido?
É normal que os lojistas tenham algumas dúvidas no primeiro contato com o Melhor Envio. Mas como nossa missão é ajudar você a simplificar a logística da loja virtual e ainda economizar no frete, fizemos um compilado com as perguntas mais frequentes que aparecem lá no canal do YouTube e vamos respondê-las aqui no blog. Confira!
Navegação rápida
Contratar frete: como funciona o Melhor Envio na prática?
Algumas pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre como contratar frete com o Melhor Envio na prática. É sempre importante frisar que a plataforma é apenas uma intermediadora de fretes, fazendo essa ligação entre empresas de transporte de cargas e lojistas.
Atualmente é possível fazer a cotação de frete em seis transportadoras diferentes, sendo que cada uma possui suas próprias regras em relação ao local de postagem das encomendas.
Ao contratar os serviços da Jadlog, Azul Cargo Express, Buslog e LATAM Cargo é preciso escolher, durante a compra da etiqueta, a unidade onde será realizada a postagem.
No caso dos Correios, é possível postar a encomenda em qualquer agência da empresa. Enquanto a Loggi oferece a opção de coleta domiciliar intermediada pelo Melhor Envio.
Portanto, na hora de gerar sua etiqueta de frete, preste bastante atenção se a transportadora escolhida tem uma unidade de postagem de fácil acesso ou se a opção de coleta domiciliar está disponível para o seu endereço.
Veja também o nosso artigo sobre como fazer a postagem em cada uma das transportadoras parceiras.
Vale lembrar, ainda, que os lojistas da cidade de São Paulo podem aproveitar o Melhor Ponto, um serviço exclusivo para os clientes do Melhor Envio deixarem todas as suas encomendas em um único local. Você pode conferir mais detalhes no artigo sobre o Melhor Ponto na Central de Ajuda do Melhor Envio
Tem como rastrear os pedidos?
Sim. Utilizando a ferramenta gratuita Melhor Rastreio você pode cadastrar códigos de rastreio de todas as suas encomendas, facilitando o acompanhamento dos envios gerados pela plataforma.
O Melhor Envio é pago?O Melhor Envio é 100% gratuito, ou seja, não é preciso pagar taxas ou mensalidade para contratar frete com a plataforma. Qualquer usuário pode criar uma conta gratuitamente e utilizar a calculadora de fretes, que permite fazer cotações simultâneas em diferentes transportadoras.
Basta preencher os dados referentes ao pacote (peso e dimensões), o valor do produto e as informações de origem e destino. Depois, é só comparar as opções disponíveis para sua região e escolher a que melhor atende às suas necessidades.
Feito isso, é só gerar a etiqueta de envio e pagar o valor informado. Ressaltando, você só paga pelo frete que contratar e, muitas vezes, encontra condições mais vantajosas do que aquelas praticadas no balcão das transportadoras.
Como o Melhor Envio consegue oferecer opções de fretes mais baratos?
As transportadoras costumam trabalhar com duas tabelas de preços de fretes: uma com valores diferenciados para quem tem contrato e outra com preços regulares para quem não possui contrato (chamado preço de balcão).
Uma maneira para garantir fretes com preços mais competitivos é fechando contratos diretamente com as empresas de entrega. Porém a maioria delas exigem uma quantidade mínima de envios mensais.
Isso acaba tornando essa opção praticamente inviável para pequenos e médios negócios, que possuem um baixo volume de vendas. Sem contar que é preciso fechar contratos individuais com cada transportadora, gerando mais custos e burocracias, afinal, cada uma possui regras contratuais específicas.
É aí que entram os diferenciais de contratar frete por meio do Melhor Envio. Como citamos, no momento, temos contratos firmados com as seis transportadoras que estão integradas à plataforma, o que garante o volume de envios necessários para negociar condições mais vantajosas. Dessa maneira conseguimos oferecer fretes mais baratos que os praticados no balcão.
É por isso que os lojistas podem fazer a cotação de fretes e escolher a opção que melhor atende suas necessidades, sem precisar fechar contratos individuais com essas empresas. E sem despesas extras, já que você só vai pagar pela etiqueta que comprar, ou quantidade mínima de envios. Você pode despachar quantas encomendas quiser.
Consigo integrar minha loja virtual de desenvolvimento próprio ao Melhor Envio?
Sim. O Melhor Envio possui uma API pública, que permite a integração da nossa plataforma com sites de desenvolvimento próprio. Neste caso, o processo precisa ser realizado por um desenvolvedor.
Depois de concluir a automação, entre o sistema da sua loja virtual com a nossa API, você é capaz de oferecer fretes mais competitivos e simplificar a logística do seu e-commerce.
O Melhor Envio também pode ser integrado a mais de 40 plataformas de E-commerce, Marketplaces, Hubs e ERPs do mercado. A lista completa com todas plataformas compatíveis, bem como os tutoriais para realizar as integrações, estão disponíveis na Central de Ajuda. Se você preferir, temos a versão em vídeo, com o passo a passo, no canal no YouTube.
O Melhor Envio aceita Pix?
Sim, você pode pagar pelos fretes gerados no Melhor Envio com Pix, utilizando o Mercado Pago. O serviço de pagamentos instantâneo, lançado ano passado pelo Banco Central, chegou para facilitar e agilizar as movimentações financeiras.
A novidade também chegou como uma estratégia interessante para o setor de e-commerce, podendo servir como uma alternativa de pagamento em lojas virtuais, por exemplo.
Pensando nas possibilidades futuras que o Pix pode trazer aos usuários, nosso time está estudando soluções para permitir transferências entre a sua conta bancária e a sua conta do Melhor Envio. Fique de olho nos nossos canais de comunicação, para conferir as notícias em primeira mão!
Depois de imprimir a etiqueta de frete, tenho que postar a encomenda no mesmo dia? Em quanto tempo ela expira?
Você pode imprimir a etiqueta de frete assim que finalizar o pagamento. Mas se a sua intenção não é usá-la no mesmo dia, não tem problema. Você tem um prazo de sete dias corridos para fazer a impressão.
Além disso, a partir do momento que a etiqueta de envio é impressa você passa a ter mais sete dias corridos para postar a encomenda. Ou seja, não é necessário pagar, imprimir e usar a etiqueta de frete no mesmo dia. Porém para evitar eventuais transtornos, evite postar a mercadoria no último dia de validade, ok?!
Finalizado esses prazos, a etiqueta de frete expira e não pode ser usada. Quando isso acontecer, basta acessar a aba “Meus Envios” no Painel de Controle e escolher a etiqueta que será cancelada. Na sequência, toque em Cancelar ou no ícone Lixeira.
Depois de confirmar a ação. Em até 12 horas, o valor referente ao envio cancelado volta como crédito na sua Melhor Carteira, podendo ser usado para gerar uma nova etiqueta.
Se você preferir, pode conferir o passo a passo de como cancelar uma etiqueta de frete no nosso canal do YouTube
O que é o valor segurado que aparece na calculadora do Melhor Envio?
O valor segurado, também conhecido como valor declarado, corresponde ao valor total do produto que será enviado. O preço que você colocar na calculadora deve ser o mesmo que consta na declaração de conteúdo ou na nota fiscal do(s) produto(s) vendido(s).
Se a sua encomenda sofrer algum tipo de sinistro (como avaria ou extravio da encomenda) e houver diferença entre os valores, você pode ter problemas para receber a indenização. Por isso, ao preencher essa informação durante a cotação, preste bastante atenção.
No caso das transportadoras particulares, é obrigatório informar o valor segurado. Nos envios realizados com os Correios a informação é facultativa, pois a empresa trabalha com seguro automático, que varia de acordo com cada modalidade de frete. Confira:
- PAC: R$ 21,00.
- SEDEX: R$ 21,00.
- Mini Envios: R$ 10,50.
Embora seja opcional, o ideal é preencher todos os campos solicitados na cotação e contratação de frete com os Correios, já que o pagamento da indenização é feito com base no valor segurado. Fique atento ainda às políticas de cada transportadora e saiba como agir em casos de extravio, avaria, violação, etc.
Posso enviar mercadorias embaladas em envelopes pelo Melhor Envio?
Sim, mas recomendamos que as mercadorias sejam enviadas em caixas quadradas ou retangulares. Além de permitir explorar estratégias de Unboxing Experience (experiência do cliente ao desembalar um produto e tirar algo da caixa), acomodar o produto em um caixa de tamanho e formato adequados evita cobranças extras nas transportadoras e garante mais segurança.
Afinal, produtos frágeis, eletrônicos e líquidos, por exemplo, correm maior risco de sofrer avarias quando transportados em embalagens inadequadas.
Agora, se mesmo assim, você achar que a caixa não é a opção mais adequada para embalar o seu produto, de preferência para os envelopes de segurança, que são aqueles sacos com plástico bolha e lacre adesivo.
Não esqueça que o valor do frete considera as dimensões e o peso do pacote enviado, que devem respeitar as dimensões mínimas e máximas de cada transportadora. Logo, ao calcular o frete na plataforma do Melhor Envio, as embalagens precisam ser medidas e pesadas corretamente.
Como os pacotes serão conferidos pelos atendentes no balcão da unidade de envio, valores divergentes podem gerar débito ou saldo na sua carteira.
Como colocar o peso da mercadoria em gramas na calculadora do Melhor Envio?
A unidade de medida de peso usada pela calculadora do Melhor Envio está em quilos, por isso, algumas pessoas sempre perguntam como transformar o valor em números decimais.
Mas não tem muito mistério. Se o seu pacote possui 2 quilos e 855 gramas é só inserir 2,855. Agora, suponhamos que o peso ficou em 287 gramas. Neste caso, basta colocar 0,287 Kg.
Posso usar comprovante de residência que está no nome de outra pessoa no cadastro no Melhor Envio?
Sim. Na verdade, você pode criar sua conta no Melhor Envio e começar a usar a plataforma a qualquer momento, mesmo sem esse comprovante. Mas para aumentar o número de envios simultâneos é preciso enviar alguns documentos pessoais para validar sua conta, incluindo um comprovante de residência emitido nos últimos quatro meses.
Se você não possui comprovante de residência em nome próprio, existem outras maneiras para verificar sua conta. São aceitos comprovantes:
- Em nome dos pais, desde que o nome da mãe ou do pai conste no seu documento de identificação pessoal;
- Em nome do cônjuge, mediante apresentação da certidão de casamento;
- Em nome do dono do imóvel, desde que você tenha um contrato de aluguel válido;
- Ou, por fim, uma declaração de residência, mas o documento precisa ser autenticado em cartório.
Na Central de Ajuda, você confere a lista com todos os documentos necessários para verificar sua conta do Melhor Envio.
Como faço para fazer a cotação de dois volumes ou mais?
Com a calculadora de fretes do Melhor Envio você pode fazer cotações de múltiplos volumes no mesmo envio. Confira:
Vá até a aba Calcular Vários. Preencha as informações referentes a mercadoria e o CEP de destino. Depois em Calcular.
Agora, escolha a transportadora de cada envio, preencha as informações solicitadas e toque em Adicionar ao Carrinho. Feito isso, é só finalizar o pagamento e gerar as etiquetas de frete.
Quais são as formas de pagamento aceitas no Melhor Envio?
Você pode pagar pelas etiquetas de fretes do Melhor Envio com o saldo disponível na sua Melhor Carteira ou utilizando um dos meios de pagamento disponíveis:
- Mercado Pago
- Levpay
- PagHiper
- Pagseguro
- Paypal
- Picpay
Aproveite e confira passo a passo como inserir saldo na carteira do Melhor Envio!
Preciso ter CNPJ para utilizar a plataforma do Melhor Envio?
Não, o CNPJ não é um requisito obrigatório para criar uma conta no Melhor Envio, uma vez que nessa etapa solicitamos apenas o CPF. Depois você pode vincular as informações referentes a sua loja virtual, como nome, telefone, endereço, razão social, etc, ao perfil de pessoa física criado na plataforma.
Para fazer as alterações basta ir até o Painel de Controle > Gerenciar > Lojas > Adicionar Loja.
Em seguida, é só preencher os campos com as informações empresariais do negócio e tocar em Salvar.
Tenho que emitir nota fiscal ou posso fazer o envio apenas com a declaração de conteúdo?
Depende da transportadora escolhida. A maioria delas aceita envios com declaração de conteúdo e nota fiscal.
Nota fiscal e declaração de conteúdo são dois tópicos que geram bastante confusão nos usuários da plataforma. Falando de uma forma bem resumida, a declaração de conteúdo é usada para envios que não possuem fins comerciais. Ou seja, aqueles nos quais não há tributação de impostos, como ICMS.
Nesse tipo de documento, é preciso indicar apenas algumas informações sobre a carga, como a quantidade de itens que serão enviados, o valor e uma breve descrição sobre o produto.
-> Leia também: Tudo que você precisa saber para fazer uma declaração de conteúdo.
Por outro lado, a nota fiscal é solicitada quando existem relações comerciais. O documento serve tanto para registrar as vendas do seu e-commerce quanto para fins de fiscalização.
Além disso, a nota atesta a origem do produto transportado, sendo uma garantia legal para os consumidores e lojistas. Por isso, as transportadoras possuem algumas restrições quanto ao uso de um ou outro documento ou mesmo nas políticas de indenização por avarias, extravios e outros sinistros.
O PAC Mini é restrito para algumas localidades?
Não. O PAC Mini está disponível em todo o território nacional, porém existem algumas restrições para fazer o envio das encomendas usando essa modalidade de frete.
Uma delas é que não é permitido fazer o envio de encomendas dentro de uma mesma cidade. Por isso, na hora de fazer a cotação, se o CEP de destino e origem forem da mesma região, vai aparecer a mensagem de erro (008), informando que o serviço está indisponível para o trecho desejado.
O Melhor Envio tem aplicativo para smartphone?
Ainda não. Mas a versão mobile da plataforma Melhor Envio foi otimizada para funcionar perfeitamente no seu smartphone. Sem contar com a versão web, que você pode usar no desktop.
Fique por dentro das funções e novidades do Melhor Envio
Você pode acompanhar a série completa Rafa Responde no canal do Melhor Envio no YouTube, que está sempre cheio de novidades e dicas úteis para os empreendedores do comércio eletrônico.
Além disso, se a sua dúvida ainda não foi respondida, envie sua pergunta nas nossas redes sociais. O Rafa e toda a equipe têm o maior prazer em ajudar!
Ah, e agora que você já sabe mais detalhes de como funciona o Melhor Envio, faça o seu cadastro e aproveite os benefícios da nossa calculadora de fretes.