Você está criando um site para loja virtual ou encontrou um problema de baixo fluxos de vendas de uma loja que já existe? Então, siga a leitura e descubra 6 recursos indispensáveis para garantir um bom faturamento no e-commerce!
Muitos empreendedores do comércio online apostam no uso das plataformas de e-commerces, serviços que permitem a criação de um site para loja virtual de forma simples, personalizada e, de preferência, com todas as ferramentas que vão deixar a gestão do negócio mais simples.
Contudo, o lojista também deve lembrar de garantir a melhor experiência de compra possível para os consumidores. Afinal, com navegação simples e agradável, as chances de que o cliente chegue até a conclusão do pedido são muito maiores, certo? Por isso é tão importante se atentar a esses detalhes antes de escolher sua plataforma de e-commerce.
Ah, e se você já trabalha com uma plataforma de e-commerce mas está em busca de mais recursos, é possível optar pela migração, levando a sua loja virtual para um novo serviço.
Mas antes de mais nada, vamos descobrir todos os recursos que serão diferenciais para o site da loja virtual bombar nas vendas!
Recursos indispensáveis da Plataforma de E-commerce
Todo o funcionamento da loja virtual envolve a plataforma de e-commerce, onde o lojista vai montar e gerenciar o site para loja virtual.
Logo, acertar nessa escolha é primordial para alcançar bons resultados. Aqui vai uma lista de recursos para checar no momento de escolha da plataforma.
Integrações nativas entre o site para loja virtual e marketplaces
Sem dúvida, esse é um dos recursos mais importantes.
Especialmente para uma nova loja, estar presente em um marketplace é fundamental para atingir um alto volume de pessoas, o que demoraria mais tempo apenas com a loja virtual. Aproveitar a audiência dos marketplaces é uma boa estratégia para emplacar suas primeiras vendas.
Entretanto, nem todas as plataformas oferecem essa possibilidade. Em muitos casos, é preciso contratar outra ferramenta para conseguir essas integrações.
Plataformas que permitem a integração entre marketplaces e o site para loja virtual facilitam a gestão das vendas realizadas em diferentes canais. Por exemplo, quando um produto é atualizado no site, o lojista pode enviar o comando para que aquele produto também seja atualizado nos demais marketplaces, evitando erros nas informações sobre estoque.
Ou seja, esse recurso oferece atualizações em massa com apenas alguns cliques e sem dor de cabeça.
Então, se você deseja impactar um alto volume de pessoas nos marketplaces, atualizar produtos em massa e ainda economizar, vale a pena procurar uma plataforma de e-commerce que ofereça integrações nativas com os maiores marketplaces do Brasil.
Promoções de combo de produtos na loja online
Outro ponto importante!
Especialmente quando a loja virtual trabalha com ticket médio mais baixo ou costuma apostar na venda de itens que se complementam, ter uma ferramenta para oferecer combo de produtos é indispensável.
Esse recurso ajuda a aumentar o ticket médio do negócio com a criação de kits com dois ou mais produtos da loja — sempre considerando que os itens estejam relacionados. Além disso, para que a estratégia seja mais efetiva, é necessário que o cliente veja algum benefício na compra do combo, com um desconto, por exemplo.
Se sua loja vender produtos que se complementam, essa opção é ainda mais importante. Afinal, o cliente pode esquecer daquela compra adicional.
Mesmo que as duas alternativas não se apliquem ao negócio, o combo de produtos também pode ser bem útil! Além de impulsionar compras com valores mais altos, isso vai ajudar a movimentar itens parados no estoque.
Aplicação de cupom de desconto no site para loja virtual
Eventualmente você criará uma ação de desconto.
Seja em datas comemorativas, campanhas de lançamento, ações de recuperação de clientes ou estratégias de recompra, o cupom de desconto é um coringa para o e-commerce.
Logo, antes da contratação da plataforma de e-commerce, verifique se ela disponibiliza esse recurso de forma nativa. Assim, você não precisará contratar um aplicativo separado para oferecer o desconto.
Compre junto
Mais uma ferramenta essencial para impulsionar as vendas.
Ao ser aplicado na página de produto ou até no carrinho de compras, esse recurso exibe para o cliente algum item relacionado com o que foi visualizado. Por exemplo, na venda de um celular, a loja pode exibir a opção de comprar junto uma película de proteção de tela.
O raciocínio é o mesmo daquelas gôndolas de supermercados perto dos caixas. O cliente, provavelmente, não foi para comprar aquilo que está sendo oferecido no momento de fechar a compra. Porém, existe a possibilidade de levar por impulso.
Site para loja virtual com checkout transparente
O cliente está cada vez com mais pressa, mesmo ao fazer compras no smartphone ou computador!
Pensando nisso, procure uma plataforma de e-commerce com checkout transparente, que reduz a perda de clientes durante o processo de finalização de compra ao evitar a necessidade de cadastros muito extensos. Logo, essa ferramenta é fundamental para a retenção de clientes.
Integrações com canais de vendas
Além dos marketplaces, outros canais de vendas precisam estar integrados com o site para loja virtual.
Para não ter nenhum problema, foque em plataformas que ofereçam integração com o Google, Instagram, WhatsApp e Facebook. Sem dúvida, não existe uma boa performance de vendas sem contar com esses canais.
Outro ponto interessante é a disponibilidade de inclusão de afiliados. Com a facilidade de trabalhar pelo celular, muitos usuários de internet estão interessados em marketing de afiliados. Dessa forma você tem a opção de terceirizar suas vendas e faturar mais.
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de avaliar esses pontos na hora de contratar uma plataforma de e-commerce. E lembre-se de que sempre é possível realizar uma migração se o atual serviço não oferecer esses benefícios!
Para mais detalhes, confira os benefícios da plataforma de e-commerce Tray.