O vídeo marketing é uma estratégia do marketing digital que chegou como uma ferramenta poderosa na busca pela atenção dos consumidores. Afinal, conquistar uma audiência fiel é um dos maiores desafios do e-commerce. Sim, aquela velha máxima do “quem não é visto, não é lembrado” também vale – muito – para as vendas na internet, e os vídeos podem ajudar bastante!
Vamos logo começar com um argumento imbatível. Ao longo dos últimos anos, os vídeos se tornaram os conteúdos mais consumidos na internet. Dá uma olhada nesses números:
📌 Uma pesquisa da Cisco Digital prevê que, até o fim de 2021, 80% do tráfego de internet no mundo será gerado pela reprodução de vídeos
📌 O Youtube tem cerca de 1 bilhão de horas de vídeos assistidos por dia
📌 O Facebook tem mais ou menos 100 milhões de horas assistidas por dia
📌 O Instagram Stories tem mais de 500 milhões de espectadores
Com tanta audiência, não é uma surpresa que os vídeos tenham se tornado, também, uma das ferramentas preferidas do marketing.
E, ao contrário do que muita gente pode pensar, apostar no vídeo marketing digital não exige um investimento muito alto ou a contratação de rostinhos conhecidos para dar resultado.
🔴 Aliás, o ponto é exatamente o oposto: com uma boa estratégia de vídeo, fica mais fácil reduzir os gastos com anúncios pagos e ver as vendas crescerem.
Quer saber como? Vem com a gente! Nesse artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber para usar o vídeo marketing no e-commerce!
O conceito de vídeo marketing
Vídeo marketing é o uso de conteúdo audiovisual para divulgar uma marca ou produto para atrair, converter e fidelizar clientes.
Nos últimos anos, o vídeo saiu do papel de entretenimento puro e simples, e passou a funcionar, também, como fonte de informação e pesquisa para milhões de pessoas, seja na hora de comprar um produto, ficar em dia com interesses variados ou tirar dúvidas sobre, praticamente, qualquer coisa.
Mas é claro que, como tudo no e-commerce, o vídeo precisa ser usado com estratégia, visando a atração do público certo para o seu negócio, seja qual for a etapa da jornada de compra. Para isso, podem ser adotados diferentes formatos, como:
✔ Vídeos de publicidade para internet
✔ Vídeos institucionais, para fortalecer a marca
✔ Tutoriais e demonstrações de produtos
✔ Entrevistas, webinars e transmissões ao vivo
👉 Pode deixar que já vamos falar um pouco mais sobre ideias de formato para vídeos.
Mas, antes disso, vale a pena ver as vantagens do uso de vídeo marketing no e-commerce. Dessa forma, fica mais fácil definir qual o objetivo da sua estratégia audiovisual.
A importância do vídeo marketing
Conhecer aqueles números que falamos antes é legal para dar uma ideia do tamanho da audiência que espera pelos seus conteúdos.
Mas como o video marketing pode realmente ajudar o e-commerce e com quais objetivos eles devem ser produzidos?
Proximidade e autoridade
Com a adoção do vídeo marketing, o lojista se coloca na posição de influenciador, e tem mais chances de conquistar uma identificação com a persona.
🔴 As tendências de consumo para 2021 mostram que essa relação entre empresa e cliente vai ser bem importante para o mercado
Muita gente quer comprar de empresas, e pessoas, com as quais se identifica. Que tal mostrar que a sua loja é uma das possibilidades?
Investimento acessível
Dependendo da estratégia, os vídeos permitem a criação de um funil de anúncios completo, desde o reconhecimento de marca até a retenção de clientes, com impulsionamento mais barato do que outros tipos de conteúdo.
Ou seja, você vai pagar menos na divulgação, seja com Google Ads ou anúncios no Facebook e Instagram, mas sem abrir mão de uma grande audiência qualificada.
Isso aparece até mesmo no ROI Retorno Sobre Investimento), métrica que mostra a capacidade de uma ação de marketing para gerar resultados concretos, como acessos ou vendas.
Aumento do tráfego orgânico
Essa divulgação mais barata rende, ainda, outra economia no marketing da loja virtual, com o crescimento do tráfego orgânico. Ou seja, mais gente chega ao site do seu e-commerce, o que aumenta as chances de leads e vendas, sem que você precise gastar mais com anúncios.
Na verdade, a inclusão de vídeos ajuda até mesmo na estratégia de SEO – Search Engine Optimization. Sim, assim como um site ou blog post, os vídeos devem ser otimizados para SEO, com pesquisa de palavras-chaves e, claro, atenção aos interesses da sua persona.
👉 E aqui vai uma dica que muita gente não sabe: os mecanismos de busca priorizam conteúdos em vídeo, já que eles têm maior taxa de engajamento.
Audiência (e público) fiel
Embora seja um trabalho de longo prazo, ao conquistar essa audiência a loja online tem mais chances de se fazer lembrada em qualquer época do ano, inclusive aquelas em que todo o e-commerce briga pela atenção do cliente, como Black Friday e Dia do Consumidor.
Maior engajamento
Em relação a outros tipos de conteúdo, os vídeos levam vantagem na interatividade. E, com isso, ganham mais engajamento, ou seja, maior número de curtidas, comentários ou compartilhamentos nas redes sociais.
Falando nisso, vale reforçar, ainda, o alto poder de viralização dos vídeos. Afinal, se este é um formato tão consumido na internet atualmente, tem tudo para ser o mais compartilhado, certo?
Conteúdo mais acessível
Uma estratégia de vídeo marketing não depende de uma super estrutura audiovisual. Claro, algumas boas práticas que garantam a qualidade dos vídeos são importantes, mas não necessariamente caras.
👉 O mais importante é que o conteúdo seja relevante, com informações sobre uma marca, produto ou nicho de atuação.
Os vídeos são, por natureza, de fácil consumo, e permitem que até conceitos complexos fiquem mais acessíveis, principalmente, com uma ajudinha de elementos gráficos, visuais e sonoros.
Mobile first
Quantas pessoas passam o tempo vendo vídeos nos smartphones, praticamente em qualquer lugar?
Mais uma vantagem dos conteúdos em vídeo, já que os principais players do mercado são otimizados para o mobile first, mas também podem ser exibidos, com a mesma facilidade – e maior qualidade – em notebooks, PCs e, claro, SmartTVs.
Quais os melhores formatos para vídeo marketing?
Pensar em alguns formatos para video marketing é o primeiro passo para montar a estratégia.
Como são muitas possibilidades, vale a pena considerar o que mais combina com o perfil do seu negócio e, claro, o que vai chamar atenção da sua persona.
Também é legal saber que não existe uma fórmula mágica. Com o tempo, você vai perceber os tipos de vídeo e conteúdos que têm os melhores resultados, como mais engajamento. É normal que o início seja um pouco baseado em tentativa e erro, então não se preocupe – e muito menos desanime!
Institucional
É o uso do vídeo marketing para apresentar sua empresa e produtos. Uma excelente oportunidade para mostrar a cara da sua loja online e buscar aquela identificação com os clientes.
Pequenos e médios negócios podem se beneficiar, inclusive, de uma abordagem mais pessoal, com vídeos que conversem com o público e mostrem o empreendedor, a equipe e os bastidores do negócio.
💡 Esse vídeo no Melhor Envio é um bom exemplo, olha só:
Vídeos educativos
São conteúdos que buscam explicar conceitos ou habilidades para o público. Como dissemos antes, os vídeos se tornaram uma fonte bastante procurada de informações e pesquisa das pessoas.
Aqui, o objetivo é que a sua marca – ou mesmo você – ganhe autoridade no nicho de atuação. Por exemplo, lojas online de cosméticos podem falar dos benefícios de determinado componente das fórmulas ou dos produtos indicados para diferentes tipos de pele ou cabelo.
💡 Descubra quais as dúvidas da sua persona e use os vídeos para dar as respostas, como o Rafa fez nesse vídeo:
Tutoriais
Bem parecido com os vídeos educativos, mas com o objetivo de ensinar um processo ou um passo a passo.
💡 Nesse caso, o bom uso de recursos visuais é importantíssimo, com imagens claras e simplificadas de cada etapa do tutorial. Dá uma olhadinha no vídeo abaixo:
Vídeo review e demonstração de produtos
Vídeo review é uma apresentação detalhada de um produto, com todas as informações importantes sobre aquele artigo.
Isso inclui, por exemplo, o material usado, dimensões, detalhes do design, para o que serve e para quem é indicado. Considere tudo o que um cliente precisa saber para descobrir se aquele produto é o que ele procura.
💡 Claro que vale a pena chamar toda a atenção possível para as vantagens, mas sempre com transparência, ok? Olha só:
Anúncios e teasers
Também são vídeos de apresentação dos produtos, mas com uma dimensão mais comercial. Ou seja, pensando em realmente vender aqueles artigos.
Nessas situações, é importante usar bem as imagens e a produção do vídeo para destacar os artigos apresentados.
Unboxing experience
Se você passa muito tempo no Instagram, com certeza já acompanhou um unboxing! Esses vídeos que mostram alguém abrindo a embalagem enviada pela marca ou lojista são bem populares nas redes sociais.
A ideia é despertar o desejo de compra em quem está assistindo e mostrar as primeiras impressões sobre um produto.
💡 Aqui nesse vídeo você pode saber um pouco mais sobre o Unboxing Experience.
Dicas rápidas
Outro tipo de conteúdo perfeito para redes sociais, são vídeos curtinhos que chamam a atenção dos seguidores para alguma dica ou solução.
Você pode aproveitar trechos de conteúdos mais extensos, mas com alguma informação importante, que desperte a curiosidade do público em buscar mais detalhes.
💡 Agora o exemplo vem diretamente do Instagram do Melhor Envio.
Lives
Mais uma ótima oportunidade de criar conexão com os seus clientes, já que são super interativas!
Basicamente, as lives funcionam como um canal aberto para estimular uma conversa entre marca e público para tirar dúvidas, falar mais sobre a rotina da empresa e mostrar tudo o que envolve a sua loja virtual.
Um tipo de transmissão ao vivo que tem crescido bastante é o chamado Live Commerce, onde os clientes podem comprar os artigos ao interagir com os vídeos apresentados por um representante da marca. O objetivo é levar para o e-commerce uma experiência similar às compras presenciais, com direito a tirar dúvidas sobre os produtos em tempo real. Legal, né? Vale ficar de olho!
Cursos e webinars
São vídeos com conteúdo complexo e que pedem mais planejamento. Contudo, podem ser muito bem aproveitados em alguns nichos, principalmente para quem quer ganhar autoridade.
Por exemplo, uma loja virtual de artigos para cozinha pode oferecer cursos e webinars de culinária e nutrição.
🔴 Apenas certifique-se de que a pessoa que vai oferecer as aulas seja realmente uma especialista naquele assunto!
💡 No canal do Melhor Envio no Youtube você vai perceber que, por aqui, nós adoramos chamar nossos parceiros para participar de lives e dar muitas dicas sobre e-commerce.
Canais de divulgação para vídeo marketing
Além do tipo de conteúdo, a escolha do formato dos vídeos no marketing digital também vai depender muito do canal de divulgação escolhido. Já se foi o tempo em que uma marca precisava aparecer na TV para alcançar o público!
Youtube
É claro que a maior e mais popular plataforma de vídeos no mundo é a primeira a ser lembrada quando falamos de vídeo marketing.
Praticamente qualquer conteúdo em vídeo pode ir para o seu canal do Youtube, mas vale uma atenção especial para vídeos institucionais e educativos, além da publicação integral das lives realizadas.
Ah, e não esqueça que, assim como o Google e o Facebook, o Youtube também trabalha com o impulsionamento de conteúdos, para vídeos patrocinados, e otimização de SEO, que busca o acesso orgânico. Aproveite essas ferramentas!
Feed, Stories, IGTV, Lives… O Instagram surgiu como uma rede social de fotos, mas os vídeos ganham cada vez mais destaque na plataforma. Atualmente, é um dos melhores canais para criar uma conexão e relação de proximidade entre você, a sua loja virtual e os seus clientes.
O legal é que o Instagram criou ferramentas que facilitam a divulgação de conteúdos e formatos diferentes.
Por exemplo, o IGTV é ótimo para vídeos educativos mais longos, enquanto os Stories costumam funcionar bem com bastidores, dicas rápidas e até no compartilhamento das menções dos seus clientes!
💡 Confira o artigo 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram!
TikTok
O novo queridinho da internet, com vídeos curtos, ágeis, de simples produção e alto poder de viralização. O paraíso do marketing digital, não é?
Vídeos com curiosidades, dicas rápidas e uma quedinha para o tom lúdico e bem humorado funcionam muito bem na plataforma!
💡 Você pode ver mais dicas no artigo Como usar o TikTok no E-commerce!
Você sabia que o algoritmo do Facebook costuma priorizar a exibição de conteúdos em vídeo no feed, aumentando seu alcance? Uma informação para lá de importante!
Além disso, a rede social também trabalha com o Facebook Watch, concorrente do YouTube que favorece a publicação de vídeos em diferentes formatos, inclusive mais longos e complexos, além da possibilidade de impulsionamento para um público qualificado.
Como o vídeo complementa o conteúdo escrito
Isso tudo quer dizer que você deve focar todas as atenções no vídeo marketing e abandonar o blog e outros conteúdos de texto? Claro que não!
Assim como mídia paga, e-mail marketing e cada uma das possibilidades do marketing digital, o vídeo e o conteúdo escrito funcionam de forma diferente, mas podem – e devem – estar alinhados.
Você deve ter percebido que, ao longo do artigo, incluímos vários vídeos para você assistir, não é mesmo? Isso foi para mostrar, na prática, que o texto e o audiovisual trabalham muito bem juntos!
Assim como um blogpost pode exibir um vídeo que complementa aquelas informações, um vídeo pode levar para um conteúdo textual que dê mais detalhes sobre um assunto ou universo de interesse.
Cabe aproveitar as ferramentas oferecidas em cada um desses canais. Por exemplo, não tem porque fazer um blogpost com detalhes dos bastidores da sua loja online ou feedbacks dos clientes, mas um Storie com esse conteúdo é super bem recebido pelo público.
Além disso, o vídeo permite uma linguagem mais direta e natural, o que leva muita gente a priorizar esse tipo de conteúdo, principalmente em tutoriais, vídeos educativos ou mesmo vídeo reviews.
Mas a publicação destes mesmos conceitos em um blog garante que o pessoal que prefere conteúdo escrito também vai fortalecer o SEO, além de conquistar o público que prefere ler.
Estratégias para usar com vídeo marketing
Nenhuma ação de marketing é eficiente sem estratégia e com os vídeos não é diferente.
Então, antes de partir para “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, vamos colocar a estratégia em prática.
Tenha um objetivo para cada publicação
Mais uma lição do marketing digital que se aplica na estratégia de vídeos. Toda publicação deve ter um objetivo.
O vídeo busca qual interação com o público? É dedicado a qual etapa do funil de vendas e jornada de compra? É um vídeo que visa a retenção de clientes ou a divulgação de um produto?
Essas são algumas perguntinhas que vão te ajudar a montar uma estratégia consolidada na publicação dos vídeos de marketing, por mais simples e despretensiosos que eles pareçam.
Títulos e descrições de vídeos devem ser otimizados para SEO
Seja para alcançar um bom ranqueamento na busca do Google ou do próprio Youtube, as boas práticas de SEO também devem ser aplicadas nos vídeos, principalmente no título e na descrição, seus elementos textuais principais.
Fique de olho nas palavras-chave e termos de busca usados pela sua persona e invista em conteúdos que ofereçam as respostas que eles procuram.
Para dar uma ideia, segundo um levantamento do Think With Google, em 2020 os vídeos de exercícios físicos com o termo “sem equipamento” no título tiveram 190 milhões de visualizações só no Brasil. Já vídeos de receitas com o termo “fácil” receberam mais de 1 bilhão de visualizações em todo o mundo.
💡 Entendeu a importância da palavra-chave? Veja mais informações no artigo SEO para loja virtual.
Atenção nas tendências
Bem, um dos princípios básicos do SEO é ficar atento às tendências do mercado, com termos que podem ganhar destaque no interesse do público.
Uma boa fonte para acompanhar essa movimentação é o Think With Google, que oferece vários insights oferecidos pela empresa, inclusive com dados exclusivos sobre o Youtube.
Em dezembro de 2020, um levantamento sobre os 12 meses anteriores mostrou algumas tendências que surgiram com a pandemia, quando muita gente se viu passando mais tempo em casa, e prometem seguir em alta ao longo de 2021.
Entre os destaques do período na plataforma de vídeos, aparecem termos como “salão de beleza em casa”, “máscara facial caseira”, “como fazer pão”, “horta” e “cultivo”.
Já os nichos de interesse no período incluíram minimalismo, home office, e-sports, gastronomia & culinária, bem-estar, educação & estudos e, claro, exercícios físicos.
💡 E aí, como o seu negócio pode aproveitar essas – e outras – tendências do mercado?
Métricas ajudam a analisar resultados dos vídeos de marketing
Usar métricas para acompanhar o desempenho dos vídeos é essencial para descobrir se a estratégia de conteúdo está funcionando e fazer os ajustes necessários.
Taxa de retenção
Quantas pessoas chegam ao final do vídeo? Isso vai mostrar o quanto o público considera aquele conteúdo relevante ou interessante.
Taxa de abandono
Além de saber quantas pessoas não chegam ao fim do vídeo, vale observar se existe um padrão sobre o momento em que o público deixa de acompanhar aquele conteúdo.
Com esses dados, fica mais fácil rever, por exemplo, a duração dos vídeos de acordo com cada conteúdo.
Engajamento
Pode ser medido pelo número de curtidas, comentários e, principalmente, compartilhamentos gerados por um vídeo.
Percebeu que um tipo de conteúdo é mais compartilhado pelos seus seguidores? Aproveite para aumentar o alcance dos vídeos!
Taxa de conversão
Essa métrica é importante em vídeos que têm como objetivo levar o público a uma ação, como abrir uma landing page, fazer o cadastro na newsletter ou acessar a oferta de um produto na loja virtual.
A taxa de conversão alta indica que esse objetivo foi alcançado com sucesso. Já um número menor mostra que o CTA ou o conteúdo podem ser otimizados.
O marketing além das vendas
O papel do marketing na vida das pessoas vem passando por algumas mudanças importantes. Claro, o objetivo primário ainda pode ser vender um produto ou serviço, como sempre foi.
Mas, principalmente com o crescimento do marketing de conteúdo, as empresas não devem se contentar em apresentar um produto e esperar que as vendas comecem.
Não cansamos de repetir por aqui que o público está muito mais exigente do que há alguns anos, e com todo direito!
Os hábitos de consumo estão mudando, e as pessoas priorizam marcas e artigos que agreguem valor ao seu dia a dia e acompanhem seus valores. Essa noção vem se tornando um dos pontos mais importantes tanto para fidelizar os clientes, quanto para atrair novos consumidores.
As empresas devem acompanhar esse movimento. E nada de discurso vazio por aqui, está todo mundo de olho e as incoerências não passam batidas!
👉 Como falamos antes, os vídeos de marketing são uma excelente oportunidade de buscar esse alinhamento de ideias, valores e prioridades com o seu público, de mostrar um lado da sua empresa que nem sempre fica claro em outras publicações.
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Além de facilitar o frete da sua loja online, aqui no Melhor Envio também estamos sempre atentos a cada movimentação e tendência do comércio eletrônico no Brasil. E, claro, prontos para dividir tudo com você!
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