Descubra como aumentar as vendas em seu e-commerce

A competitividade do seu e-commerce pode estar em pequenas estratégias capazes de fazer toda a diferença nos seus lucros. Saiba como neste post!

Mesmo em meio a uma crise mundial, o e-commerce conseguiu manter o crescimento nos últimos anos. A conquista de um faturamento na ordem dos R$ 133 bilhões em 2018, 18% acima do ano anterior, comprova o cenário altamente positivo. E a melhor parte é de que os bons ventos não devem parar por aí. Tanto que, em 2019, o setor continuou a avançar ao crescer mais 12% no primeiro semestre do ano

Obviamente, as projeções apontam a continuidade de um período de prosperidade e muitos lucros para quem vende online. O que não quer dizer que os lojistas possam relaxar e deixar de lado o reforço em suas estratégias para captar e fidelizar o público.

Então, se você quer aproveitar o momento para turbinar as vendas, a hora é essa! Mas, antes de decidir o que colocar em prática, confira as dicas que reunimos para tornar o seu planejamento ainda mais assertivo. Boa leitura e boas vendas!

Turbine seu conhecimento e faça seu e-commerce decolar

você pode aumentar as vendas do e-commerce se seguir nossas dicas

Em um mundo em constante transformação – e marcado pela chegada frequente de novas tecnologias – as formas de vender também se aprimoram a cada ano. Logo, quem estiver habituado a estar por dentro das principais tendências e aberto a aprender como utilizar as soluções que surgem no mercado terá mais chances de se destacar da concorrência.

Portanto, uma das primeiras orientações que reforçaremos neste artigo é a seguinte: busque informação! Pode parecer exagero, mas garantimos que este conceito deve estar sempre na mente de empreendedores como você  Ou seja, mantenha-se atualizado e qualifique tanto a gestão do seu e-commerce quanto os integrantes da sua equipe.

Se o seu negócio está há mais tempo em operação, avalie se o orçamento permite a ampliação dos recursos que você emprega atualmente. Questione-se sobre o que pode levar o seu e-commerce a uma outra fase. A uma etapa mais competitiva.

Faça uma pesquisa e analise o custo-benefício de uma consultoria especializada em marketing, por exemplo. Ou no seu caso seria melhor apostar em uma mentoria especializada em vendas? Esta pode ser uma boa ideia, a menos que o investimento em uma plataforma de automação de atendimento seja mais necessário neste momento. Você decide!  

Já para quem ainda está no começo da atividade no e-commerce, há inclusive, cursos gratuitos para ajudá-lo a seguir o caminho certo rumo ao seu lugar no mercado. Separamos abaixo uma lista de alguns exemplos que podem ser do seu interesse!

A questão que chamamos a atenção aqui é para que você não se acomode, pois certamente seus concorrentes estão atentos às oportunidades de crescimento!

Veja os cursos gratuitos e com certificação digital disponíveis no portal do Sebrae:

Leia também a curadoria de capacitações disponíveis online que fizemos neste outro artigo: Como aprender a vender pela internet: entre com tudo no e-commerce!

Aposte no Instagram Shopping

instagram shopping para e-commerce

Vivemos uma era de pessoas conectadas em tempo integral, seja através dos computadores ou pelos smartphones. A verdade é que tudo gira em torno da internet, não é mesmo? O que faz da presença digital do seu e-commerce um requisito importante para conquistar clientes. Afinal, sua marca precisa estar onde o público circula: nas redes sociais!

Mas não basta apenas ter uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram. Você precisa ter estratégias bem definidas se quiser realmente aproveitar todo o potencial de vendas que o marketing digital para e-commerce proporciona!

Falando especificamente na rede de compartilhamento de fotos, as ferramentas oferecidas no Instagram Shopping são excelentes aliadas na divulgação dos produtos. Assim, os lojistas podem ir mais além e não apenas usar a rede como um meio de engajar os clientes, e sim, de vender os itens a partir de mais essa vitrine!

Com a possibilidade de cadastrar seu e-commerce no Instagram Shopping, os vendedores conseguem liberar o recurso de compras do aplicativo. Isso permite criar um catálogo de produtos e apresentá-los diretamente ao público!

Leia também: 11 ferramentas para turbinar as redes sociais do seu negócio

Use o e-mail marketing para aumentar as vendas do seu e-commerce

Você sabia que uma das maneiras de resgatar o cliente que deixou o carrinho abandonado em seu e-commerce é através do e-mail marketing? Basta monitorar as compras frustradas e enviar um e-mail lembrando os consumidores que deixaram pedidos na sacola sem concluir o checkout. 

Claro que se você conceder um cupom de desconto para incentivá-lo a adquirir o objeto, suas chances de ter sucesso se tornam ainda maiores!

Entretanto, essa foi apenas uma das aplicações capazes de trazer uma série de benefícios para a sua loja. Afinal, não é à toa que 75% das empresas brasileiras adotam a metodologia, segundo a Rock Content, referência em marketing digital. 

Além de eficiente, o e-mail marketing se destaca pelo baixo custo, já que não é necessário um investimento alto para ter uma base de contatos para enviar as mensagens. 

Tudo que você precisa são pessoas interessadas em receber as novidades sobre o seu e-commerce. Como? Primeiro você precisa captar e-mails de usuários que queiram ler mensagens suas. Portanto, nada de comprar listas prontas! 

O grande diferencial do e-mail marketing é trabalhar com um público que demonstrou interesse em fazer parte de um grupo (formado por você) para receber periodicamente conteúdos relevantes (ofertas, novidades, promoções).

Para atraí-los, é comum disponibilizar materiais gratuitos como e-books, vídeo aulas, cursos ou templates, por exemplo, em troca do e-mail dos visitantes. A técnica é viabilizada com a ajuda de formulários publicados junto ao seu site. 

A ação deve ser sempre baseada no oferecimento de algo que gere valor para o consumidor, ou seja, que o auxilie a solucionar algum problema. Compreenda que este é o motivo pelo qual a pessoa se sente à vontade para fornecer o e-mail dela: para ter acesso ao conteúdo!

Confira mais detalhes neste outro post: A importância do e-mail marketing como estratégia 

Atenda também pelo WhatsApp Business

Com certeza você conhece a versão pessoal do mensageiro, não é mesmo? Por outro lado, o WhatsApp evoluiu e criou também uma modalidade empresarial destinada a empreendedores que podem fazer negócios através do aplicativo.

E as boas notícias vão mais além: a aceitação do público é um dos pontos mais favoráveis da ferramenta, que conta com um percentual de abertura de mensagens entre 80 e 90%!

Você não pode deixar de aproveitar o potencial desse canal de comunicação que ganha mais importância a cada dia! O WhatsApp Business caracteriza um passo à frente quando o assunto é assertividade no atendimento e nas vendas, ainda mais no e-commerce. 

Desse modo, se a sua loja virtual ainda não dispõe dessa mídia entre as suas formas de comunicação, está mais do que na hora de inseri-la em seu negócio! E o processo é mais simples do que você pensa. Basta cadastrar um número na plataforma para começar a se conectar com os seus clientes.

Use o WhatsApp Business para engajar os consumidores enviando ofertas ou resolvendo situações que necessitem de um atendimento mais próximo. Sem dúvidas, ao incluir o recurso em sua estratégia, seu e-commerce dará um salto de eficiência que ampliará as vendas!

Sugerimos que você leia também: Use o WhatsApp Business para vender mais

Invista em uma solução completa de gestão de fretes 

Esperamos que as dicas que apresentamos neste post contribuam para o aumento das vendas em seu e-commerce! E como estamos sempre pensando em tornar o seu negócio ainda mais competitivo no mercado, vamos concluir este artigo com uma dica capaz de transformar completamente a gestão do seu negócio: e o nome dela é Melhor Envio.

Estamos falando de um solução completa de fretes que permite a vendedores virtuais como você fazerem das entregas um diferencial do seu e-commerce. Como? Oferecendo gratuitamente uma tecnologia para você cotar envios com Correios e transportadoras privadas gerando fretes sem precisar negociar contratos individuais com cada operador logístico.

Ter um frete competitivo, fácil e prático é possível! Então faça como os mais de 150 mil lojistas cadastrados em nossa plataforma e otimize agora mesmo a entrega das encomendas do seu e-commerce!

Posts relacionados

Comentários (2)

Excelente conteúdo.Parabéns e obrigada!

Que bom, Adriana! Muito obrigado! Sabia que também temos uma newsletter em que enviamos conteúdos como este diretamente no seu e-mail? Vou mandar o link caso você queira se cadastrar: http://menv.io/newsletter

Deixe um comentário