Descubra como aumentar as vendas em seu e-commerce

A competitividade do seu e-commerce pode estar em pequenas estratégias capazes de fazer toda a diferença nos seus lucros. Saiba como neste post!

Mesmo em meio a uma crise mundial, o e-commerce conseguiu manter o crescimento nos últimos anos. A conquista de um faturamento na ordem dos R$ 133 bilhões em 2018, 18% acima do ano anterior, comprova o cenário altamente positivo. E a melhor parte é de que os bons ventos não devem parar por aí. Tanto que, em 2019, o setor continuou a avançar ao crescer mais 12% no primeiro semestre do ano

Obviamente, as projeções apontam a continuidade de um período de prosperidade e muitos lucros para quem vende online. O que não quer dizer que os lojistas possam relaxar e deixar de lado o reforço em suas estratégias para captar e fidelizar o público.

Então, se você quer aproveitar o momento para turbinar as vendas, a hora é essa! Mas, antes de decidir o que colocar em prática, confira as dicas que reunimos para tornar o seu planejamento ainda mais assertivo. Boa leitura e boas vendas!

Turbine seu conhecimento e faça seu e-commerce decolar

você pode aumentar as vendas do e-commerce se seguir nossas dicas

Em um mundo em constante transformação – e marcado pela chegada frequente de novas tecnologias – as formas de vender também se aprimoram a cada ano. Logo, quem estiver habituado a estar por dentro das principais tendências e aberto a aprender como utilizar as soluções que surgem no mercado terá mais chances de se destacar da concorrência.

Portanto, uma das primeiras orientações que reforçaremos neste artigo é a seguinte: busque informação! Pode parecer exagero, mas garantimos que este conceito deve estar sempre na mente de empreendedores como você  Ou seja, mantenha-se atualizado e qualifique tanto a gestão do seu e-commerce quanto os integrantes da sua equipe.

Se o seu negócio está há mais tempo em operação, avalie se o orçamento permite a ampliação dos recursos que você emprega atualmente. Questione-se sobre o que pode levar o seu e-commerce a uma outra fase. A uma etapa mais competitiva.

Faça uma pesquisa e analise o custo-benefício de uma consultoria especializada em marketing, por exemplo. Ou no seu caso seria melhor apostar em uma mentoria especializada em vendas? Esta pode ser uma boa ideia, a menos que o investimento em uma plataforma de automação de atendimento seja mais necessário neste momento. Você decide!  

Já para quem ainda está no começo da atividade no e-commerce, há inclusive, cursos gratuitos para ajudá-lo a seguir o caminho certo rumo ao seu lugar no mercado. Separamos abaixo uma lista de alguns exemplos que podem ser do seu interesse!

A questão que chamamos a atenção aqui é para que você não se acomode, pois certamente seus concorrentes estão atentos às oportunidades de crescimento!

Veja os cursos gratuitos e com certificação digital disponíveis no portal do Sebrae:

Leia também a curadoria de capacitações disponíveis online que fizemos neste outro artigo: Como aprender a vender pela internet: entre com tudo no e-commerce!

Aposte no Instagram Shopping

instagram shopping para e-commerce

Vivemos uma era de pessoas conectadas em tempo integral, seja através dos computadores ou pelos smartphones. A verdade é que tudo gira em torno da internet, não é mesmo? O que faz da presença digital do seu e-commerce um requisito importante para conquistar clientes. Afinal, sua marca precisa estar onde o público circula: nas redes sociais!

Mas não basta apenas ter uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram. Você precisa ter estratégias bem definidas se quiser realmente aproveitar todo o potencial de vendas que as redes sociais proporcionam!

Falando especificamente na rede de compartilhamento de fotos, as ferramentas oferecidas no Instagram Shopping são excelentes aliadas na divulgação dos produtos. Assim, os lojistas podem ir mais além e não apenas usar a rede como um meio de engajar os clientes, e sim, de vender os itens a partir de mais essa vitrine!

Com a possibilidade de cadastrar seu e-commerce no Instagram Shopping, os vendedores conseguem liberar o recurso de compras do aplicativo. Isso permite criar um catálogo de produtos e apresentá-los diretamente ao público!

Leia também: 11 ferramentas para turbinar as redes sociais do seu negócio

Use o e-mail marketing para aumentar as vendas do seu e-commerce

Você sabia que uma das maneiras de resgatar o cliente que deixou o carrinho abandonado em seu e-commerce é através do e-mail marketing? Basta monitorar as compras frustradas e enviar um e-mail lembrando os consumidores que deixaram pedidos na sacola sem concluir o checkout. 

Claro que se você conceder um cupom de desconto para incentivá-lo a adquirir o objeto, suas chances de ter sucesso se tornam ainda maiores!

Entretanto, essa foi apenas uma das aplicações capazes de trazer uma série de benefícios para a sua loja. Afinal, não é à toa que 75% das empresas brasileiras adotam a metodologia, segundo a Rock Content, referência em marketing digital. 

Além de eficiente, o e-mail marketing se destaca pelo baixo custo, já que não é necessário um investimento alto para ter uma base de contatos para enviar as mensagens. 

Tudo que você precisa são pessoas interessadas em receber as novidades sobre o seu e-commerce. Como? Primeiro você precisa captar e-mails de usuários que queiram ler mensagens suas. Portanto, nada de comprar listas prontas! 

O grande diferencial do e-mail marketing é trabalhar com um público que demonstrou interesse em fazer parte de um grupo (formado por você) para receber periodicamente conteúdos relevantes (ofertas, novidades, promoções).

Para atraí-los, é comum disponibilizar materiais gratuitos como e-books, vídeo aulas, cursos ou templates, por exemplo, em troca do e-mail dos visitantes. A técnica é viabilizada com a ajuda de formulários publicados junto ao seu site. 

A ação deve ser sempre baseada no oferecimento de algo que gere valor para o consumidor, ou seja, que o auxilie a solucionar algum problema. Compreenda que este é o motivo pelo qual a pessoa se sente à vontade para fornecer o e-mail dela: para ter acesso ao conteúdo!

Confira mais detalhes neste outro post: A importância do e-mail marketing como estratégia 

Atenda também pelo WhatsApp Business

Com certeza você conhece a versão pessoal do mensageiro, não é mesmo? Por outro lado, o WhatsApp evoluiu e criou também uma modalidade empresarial destinada a empreendedores que podem fazer negócios através do aplicativo.

E as boas notícias vão mais além: a aceitação do público é um dos pontos mais favoráveis da ferramenta, que conta com um percentual de abertura de mensagens entre 80 e 90%!

Você não pode deixar de aproveitar o potencial desse canal de comunicação que ganha mais importância a cada dia! O WhatsApp Business caracteriza um passo à frente quando o assunto é assertividade no atendimento e nas vendas, ainda mais no e-commerce. 

Desse modo, se a sua loja virtual ainda não dispõe dessa mídia entre as suas formas de comunicação, está mais do que na hora de inseri-la em seu negócio! E o processo é mais simples do que você pensa. Basta cadastrar um número na plataforma para começar a se conectar com os seus clientes.

Use o WhatsApp Business para engajar os consumidores enviando ofertas ou resolvendo situações que necessitem de um atendimento mais próximo. Sem dúvidas, ao incluir o recurso em sua estratégia, seu e-commerce dará um salto de eficiência que ampliará as vendas!

Sugerimos que você leia também: Use o WhatsApp Business para vender mais

Invista em uma solução completa de gestão de fretes 

Esperamos que as dicas que apresentamos neste post contribuam para o aumento das vendas em seu e-commerce! E como estamos sempre pensando em tornar o seu negócio ainda mais competitivo no mercado, vamos concluir este artigo com uma dica capaz de transformar completamente a gestão do seu negócio: e o nome dela é Melhor Envio.

Estamos falando de um solução completa de fretes que permite a vendedores virtuais como você fazerem das entregas um diferencial do seu e-commerce. Como? Oferecendo gratuitamente uma tecnologia para você cotar envios com Correios e transportadoras privadas gerando fretes sem precisar negociar contratos individuais com cada operador logístico.

Ter um frete competitivo, fácil e prático é possível! Então faça como os mais de 150 mil lojistas cadastrados em nossa plataforma e otimize agora mesmo a entrega das encomendas do seu e-commerce!

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