5 motivos para adotar o vídeo marketing na sua estratégia

Saiba como a produção de vídeo marketing pode alavancar seu negócio

O consumo de vídeos online vem crescendo ao longo dos anos. Segundo a Cisco Digital, até 2021, 80% do tráfego mundial de internet será em vídeo. Cada vez mais, as pessoas buscam por conteúdos dinâmicos, simples e rápidos, mas que sejam relevantes.

vídeo marketing

Ao trazer essa realidade para o mundo do e-commerce, os vídeos se tornaram uma boa maneira de ter um relacionamento mais próximo com o cliente e de se diferenciar em meio aos concorrentes

Pensando em te ajudar a entender melhor a técnica, separamos 5 motivos para adotar o vídeo marketing na estratégia do seu negócio:

1- O vídeo marketing fortalece a sua marca

Vídeos bem produzidos dão credibilidade ao seu negócio. Por meio deles, você pode repassar para o seu público os valores da sua marca e mostrar que sua empresa é autoridade no assunto.

2- Videos geram interação

Segundo uma pesquisa do BuzzSumo, vídeos costumam gerar mais engajamento em publicações nas redes sociais. Além de receber mais curtidas e comentários, eles tendem a ser mais compartilhados do que fotos, o que aumenta o alcance do conteúdo.

3- O uso do vídeo marketing melhora o ranqueamento no Google

Sites com vídeos aparecem mais nas buscas no Google. Ao adotar essa estratégia, utilize palavras-chave, descrições e títulos interessantes para garantir melhores posições ao seu conteúdo. Para isso, aposte na otimização dos conteúdos com uso de técnicas de Search Engine Optimization. Mais conhecido pela sigla SEO, este é um conjunto de práticas que ajudam a direcionar mais tráfego para as suas publicações.

4- Vídeos sobre produtos aumentam as chances de venda

Uma pesquisa da Renderforest mostrou que 64% das pessoas está mais propensa a comprar um produto depois de ter visto algum vídeo sobre ele. Gravando um vídeo você pode demonstrar seu funcionamento, aumentando a confiança e o desejo de compra do seu cliente. Ao utilizar essa estratégia, lembre de deixar o link do produto.

5- A produção de vídeos exige pouco investimento

Investir em vídeo marketing não é caro. Não é necessário comprar equipamentos profissionais, até mesmo utilizando um celular com uma boa câmera você pode começar a produzir.

Produção de vídeo marketing: por onde começar

Você pode começar estabelecendo qual será o formato dos seus vídeos: explicativos, tutoriais, institucionais, depoimentos, ou de conteúdo, por exemplo.

estratégias de vídeo marketing

Vídeos explicativos

Podem ser ideais para você se o seu negócio é recente ou se o seu produto/serviço é inovador. Eles vão ajudar seus clientes a entenderem sua proposta de uma forma simples. 

Os vídeos explicativos, geralmente, são encontrados na página inicial dos sites e fazem uma rápida apresentação da empresa e de como utilizar o produto ou serviço.

Vídeos tutoriais

Esse tipo de vídeo você com certeza já assistiu! Eles estão se tornando cada vez mais populares e tem alto poder de compartilhamento, o que é ótimo para divulgar seu produto ou serviço. 

Os vídeos tutoriais ensinam algo passo a passo. Então se você vende jóias e bijuterias, por exemplo, pode fazer vídeos ensinando a combinar peças.

Vídeos institucionais

Também são utilizados para falar sobre a sua empresa e seus produtos, a diferença em relação aos vídeos explicativos é que os institucionais podem ser menos práticos. Além de ficarem na página inicial do site, eles podem ser utilizados em reuniões e eventos nos quais a marca precise ser apresentada.

Vídeos de conteúdo

Esse tipo de vídeo é muito utilizado por empresas que trabalham com estratégias de marketing de conteúdo. O objetivo é transmitir informações importantes para o seu público, e dessa forma, chamar a atenção para o seu produto/serviço de uma forma menos invasiva

Vamos dar um exemplo: se você vende alimentos orgânicos, pode fazer vídeos falando sobre a importância de se ter uma alimentação saudável ou sobre os benefícios de um alimento específico. São conteúdos abrangentes e educativos sobre temas relacionados ao produto ou serviço que você oferece.

Vídeos de depoimentos

Também conhecidos como “vídeo cases”, são uma forma de mostrar para o público o que seus clientes acham do seu negócio ou mostrar as pessoas envolvidas com a sua empresa. Os vídeos de depoimentos podem ser mais eficientes do que os textos porque podem mostrar mais claramente os sentimentos e emoções das pessoas ao falarem sobre a sua empresa.

Unboxing Experience

A unboxing consiste basicamente em um vídeo no qual alguém (pode ser um cliente ou um influenciador que trabalhe com a sua empresa) se grava abrindo a caixa e desembalando os produtos que acabaram de ser entregues. 

É um tipo de vídeo bastante utilizado nas redes sociais, principalmente nos stories do Instagram. A ideia é despertar o desejo de compra de quem está vendo outra pessoa receber e manusear o produto. Quem grava o vídeo também pode dizer a impressão que teve sobre o que acabou de receber.

Onde divulgar os vídeos do seu e-commerce

Ao escolher o tipo de vídeo que você vai fazer, é fundamental levar em consideração o canal de divulgação que vai utilizar. Opções não faltam e os mais utilizados são: Youtube, Facebook e Instagram.

youtube vídeo marketing

O Youtube sem dúvida é a rede mais popular para compartilhamento de vídeos, com um crescimento de 58% no número de usuários no Brasil. Apesar disso, até agora apenas 47,2% das marcas utilizam a ferramenta para marketing. Ele pode ser uma boa escolha se você optar por vídeos de conteúdo.

Provavelmente sua empresa já está no Facebook, certo? Mas você sabia que os conteúdos com vídeo tendem a chamar mais a atenção dos usuários do que aqueles que utilizam apenas texto e/ou foto? É uma forma de você se destacar!

O queridinho do momento é o Instagram! Com 69 milhões de usuários no Brasil, apresenta o maior índice de engajamento entre as redes sociais. Apesar de a rede ter sido criada inicialmente para o compartilhamento de fotos, hoje em dia ela vai além. Assim como o Facebook, você pode utilizar o Instagram para publicar vídeos na linha do tempo ou nos stories, e fazer até mesmo transmissões ao vivo.

💡 Confira também: Guia completo para usar as redes sociais e vender mais!

Como produzir seus vídeos

Se você já decidiu o formato dos seus vídeos e as redes sociais que vai utilizar para chegar até o seu público, então, é hora de começar a produzir! E você pode estar se perguntando: mas o que eu preciso? Não se preocupe em ter uma grande estrutura nem mesmo equipamentos caros para gravação: um celular com uma boa câmera já é suficiente.

dicas de vídeo marketing

E fique atento a essas dicas:

  • Tenha um planejamento: defina os assuntos, procure as informações que você quer passar e faça um roteiro descrevendo as cenas que quer gravar. Providencie com antecedência tudo o que você precisa, assim vai evitar problemas na hora da gravação.
  • Preze pela qualidade: fique atento à qualidade da imagem, do som e da edição. Procure ambientes bem iluminados, silenciosos, e priorize fundos neutros. Assim nada vai tirar a atenção do seu público daquilo que você está querendo mostrar. 
  • Capriche na edição e finalização do seu vídeo: depois de gravar, passe os vídeos para um computador e faça pequenos ajustes de som e imagem com a edição. Para isso existem programas grátis na internet. Por fim, crie uma thumbnail (a imagem de capa) do seu vídeo. Ela pode ser essencial para aumentar a taxa de cliques do seu conteúdo.
  • Mantenha a periodicidade das publicações: tão importante quanto começar, é manter o ritmo da produção e da publicação dos vídeos. Pense na frequência com a qual você quer publicar os vídeos e faça um cronograma. Você pode estabelecer dias fixos na semana para compartilhar o seu conteúdo no Youtube e nas redes sociais.
  • Invista, se possível: após definir sua estratégia de vídeo, você pode destinar parte do seu orçamento para a produção de conteúdo. Contrate profissionais que vão garantir qualidade aos vídeos da sua empresa e tornar suas ações mais eficientes.

Uma dica bônus

Como você viu, o vídeo marketing pode ser a melhor estratégia para alcançar o seu público, gerar interações e alavancar as suas vendas. Mas se lembre que seu relacionamento com o cliente não termina no momento da venda. A garantia de entrega com frete mais barato e eficiente é um diferencial e pode ser determinante na decisão de compra do seu cliente. 

Para isso, você pode contar com o Melhor Envio! Somos uma plataforma de gestão de fretes que disponibiliza cotações de entregas com diversas transportadoras a condições mais competitivas.

Ou seja, com a nossa tecnologia você cota e gera fretes dentro da realidade do seu negócio: livre de mensalidades, sem limite mínimo de envios e sem precisar negociar contratos individuais com várias empresas de transporte. 

Faça como os nossos usuários e otimize a sua gestão de fretes hoje mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário