Quer turbinar as vendas de Natal? Continue a leitura e confira como preparar seu negócio para uma das maiores datas comemorativas do ano!
Pois é, você piscou e já está chegando a hora de encarar o arroz com passas, o tio do pavê e a tia que ama o hino nacional natalino da Simone.
Por falar na cantora, deixa eu te perguntar uma coisa: “Então é (quase) Natal, e o que você fez?” Começou a preparar o seu e-commerce ou vai deixar tudo para última hora? Depois não adianta lamentar que o faturamento não foi como esperado, hein?!
Para dar uma forcinha, montamos um guia completo com estratégias para você implementar na sua loja e aumentar as vendas no Natal 2022.
E claro, para garantir fretes mais competitivos para as festas de final de ano, faça seu cadastro no Melhor Envio.
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Que dia é o Natal 2022?
Você sabe que dia é o Natal 2022? Tradicionalmente a comemoração acontece sempre no dia 25 de dezembro. Este ano, a celebração cai no último domingo do mês. Por isso, agora que a Black Friday acabou, mãos à obra que o bom velhinho está a caminho.
O que esperar das vendas no Natal 2022?
Este será o primeiro Natal após as restrições impostas pela pandemia. Logo, quem vende online provavelmente vai sentir o impacto da retomada do varejo físico.
A boa notícia é que a Pesquisa de Intenção de Compra Natal 2022, do Opinion Box e da All In, mostrou que as expectativas para vendas são mais animadoras. Afinal, 60% das pessoas entrevistadas pretendem ir às compras.
Outro dado relevante é que 44% dos respondentes disseram que vão pesquisar os presentes de Natal em marketplaces enquanto 39% querem checar promoções em lojas físicas e online. Ou seja, essa é uma oportunidade para você conquistar quem estiver navegando na internet em busca de boas ofertas.
Coisas para vender no Natal
Outra maneira de decidir o que vender neste Natal é acompanhar levantamentos do mercado. Segundo a pesquisa da All iN e do Opinion Box, as categorias que as pessoas pretendem comprar ou já estão comprando este ano são:
- Moda e acessórios 49%
- Beleza e cosméticos 33%
- Brinquedos 30%
- Casa e decoração 30%
- Alimentos e bebidas 28%
- Supermercado 27%
- Eletrodomésticos e eletroportáteis 26%
- Livraria 17%
- Viagens e turismo 16%
- Telefonia 14%
- Esportes 13%
- Joias 7%
- Clube de assinaturas 4%
Dicas extras para escolher coisas para vender no Natal
Ainda não sabe o que vender no Natal? Veja algumas possibilidades para facilitar a escolha do que será vendido durante a temporada Ho, Ho, Ho!
- Dê preferência para mercadorias mais buscadas na sua loja virtual ao longo deste ano e no Natal 2021.
- Escolha produtos diferenciados e/ou criativos, pois são ótimas ideias para vender no Natal.
- Opte por itens que estão parados no estoque há algum tempo. A dica para “desencalhar” é oferecer descontos especiais ou até incluir essas mercadorias em combos natalinos.
Loja Natal: prepare seu e-commerce para a data
Deixar sua loja pronta para as vendas de Natal é uma etapa importantíssima dos preparativos para a data.
Por isso, confira alguns pontos que merecem a sua atenção:
- Invista em mídia paga, assim você conseguirá dar mais visibilidade para suas campanhas e até posicionar melhor suas promoções frente aos concorrentes.
- Aposte em SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), afinal, seu site precisa ser encontrado pelos mecanismos de busca.
- Crie conteúdos visando a atração orgânica de tráfego. Aqui vale, desde criação de um blog, com publicações otimizadas para SEO, até postagens orgânicas nas redes sociais.
- Organize a “vitrine da sua loja virtual” para o Natal. Personalize as páginas, botões, troque os banners e etc.
- Certifique-se que seu site está pronto para o aumento da demanda de acessos.
Selecionamos alguns conteúdos que podem ajudar:
6 estratégia de vendas para preparar sua loja para o Natal 2022
1. Organização é a palavra de ordem
O vermelho pode até ficar lindo na decoração natalina, mas ninguém merece fechar o caixa de dezembro com essa cor, concorda?! Por isso, comece analisando o histórico do ano anterior para ver o que deu certo ou errado.
Com dados em mãos, trace metas e objetivos realistas, assim você saberá o que deve ser feito para alcançar cada um. Também é importante que seus colaboradores consigam enxergar com clareza quais metas precisam ser batidas e estejam preparados para executar cada uma.
O ideal é iniciar o planejamento com antecedência. Você pode usar planilhas, calendários ou aplicativos virtuais de organização.
Na hora de montar seu planejamento considere os seguintes pontos:
- Prazos
- Metas
- Objetivos
- Investimento
- Estoque
- Acompanhamento de métricas e resultados
- Fluxo de caixa e controle das vendas de Natal
- Treinamentos da equipe e demais questões que fizerem sentido para o seu negócio.
2. Ofereça entregas expressas para fisgar clientes de última hora
No e-commerce, as compras de Natal costumam começar logo depois da Black Friday, fim de novembro, e são mais fortes durante a primeira quinzena de dezembro. Após este período, as pessoas ficam com receio de que as entregas não sejam realizadas a tempo, principalmente na compra de presentes.
Aproveitar as primeiras semanas de dezembro para reforçar as vendas da loja online é uma ótima ideia. Mas também é legal considerar a preocupação dos clientes em relação ao recebimento dos produtos e, de quebra, chamar atenção dos mais atrasadinhos.
Para isso, é importante oferecer uma variedade de prazos de entrega, com direito ao frete expresso, aquele com prazo menor e custo um pouco mais alto, direcionado para quem deixou as compras de Natal para mais tarde.
Pare e pense: para garantir o presente de uma pessoa especial, você não pagaria um pouco a mais pelo frete? Levar em consideração esse detalhe, aparentemente simples, pode aumentar suas conversões e evitar desistências em razão do prazo de entrega.
Ah! E aqui no Melhor Envio você encontra inúmeras modalidades de frete expresso para sua loja virtual. Para aproveitar, clique no botão abaixo e faça seu cadastro gratuito.
3. Diversifique os meio de recebimento da sua loja virtual
Diversificar os meios de pagamento do seu e-commerce pode estimular as vendas de Natal.
Segundo a CDL os principais métodos de recebimento das vendas no Natal 2022 serão:
- cartão de crédito parcelado (45%)
- PIX (42%)
- cartão de débito (36%)
- dinheiro (35%) em se tratando das vendas de Natal offline
Dica: conheça as vantagens e desvantagens de cada método de pagamento.
4. Ofereça condições de pagamento especiais nas vendas de Natal
Você já ouviu que o “Natal é tempo de alegria, partilha e fraternidade”? Pois é, uma das formas que as pessoas encontram de demonstrar alguns desses sentimentos é por meio da troca de presentes.
Com isso, há um disparo nas vendas no final do ano. Outro ponto relevante que incentiva as compras é o tão aguardado 13º. Mas, mesmo com o dinheiro extra, é super válido facilitar as condições de pagamento oferecendo parcelamentos sem juros, por exemplo.
Indiretamente, isso estimula sua clientela a gastar mais na sua loja ou até levar para casa itens com valores mais elevados, já que há a possibilidade de parcelar. Aliás, estimativas da CNDL e SPC reforçam essa tendência.
De acordo com a pesquisa, 47% das pessoas entrevistadas devem parcelar todas as compras de Natal, sendo que 43% consumidores querem aproveitar as condições de parcelamento para adquirir itens melhores e 39% porque não podem pagar à vista.
5. Conceda frete grátis
Frete grátis figura entre os queridinhos de quem compra pela internet. Mas de nada adianta oferecer esse benefício e depois ficar no prejuízo, concorda?! Por isso, é fundamental que você saiba quando e como oferecer a gratuidade nos envios. Outra dica é diversificar ao máximo suas opções de entrega.
No Melhor Envio, por exemplo, é possível contratar fretes com as maiores transportadoras do país privadas ou com os Correios. Assim, você não fica refém de uma única empresa.
Para economizar ainda mais, contrate as modalidades de envio exclusivas do Melhor Ponto e que estão disponíveis na nossa Calculadora de Fretes. Dessa forma, você pode receber até 10% de desconto extra. Quer saber mais? Acesse os conteúdos abaixo:
6. Invista no pós-venda de Natal
Lembre-se destas três palavras: atrair, converter e fidelizar. Alguns lojistas se apegam tanto nas duas primeiras que acabam esquecendo da terceira. A fidelização é a chave para o sucesso. E no Natal não é diferente.
Afinal, a partir do dia 26 de dezembro inicia o período de trocas natalinas. Logo, seu e-commerce precisa estar pronto. Para facilitar separamos algumas dicas:
- transforme as solicitações de trocas em novas oportunidades de venda. Suponhamos que seu cliente queira desistir da compra. Antes de efetuar o estorno, informe que é possível trocar a mercadoria indesejada por outro item. Você pode até enviar algum material com sugestões de presentes para ajudar a pessoa a tomar uma decisão;
- tenha um atendimento pós-venda eficiente;
- ofereça outras opções além do estorno, como por exemplo: permitir que a pessoa gere um vale compras ou conceder descontos extras para pessoa comprar outro produto;
- agilize a logística reversa. Ferramentas como a Calculadora de Logística Reversa do Melhor Envio são grandes aliadas. Além de agilizar o envio reverso, existe a possibilidade de contratar fretes com valores mais competitivos;
- defina uma política de trocas e devoluções.
4 estratégias de marketing para vender mais no Natal
Preço competitivo, variedade de meios de pagamento, site responsivo, atendimento qualificado. Essas características são essenciais para qualquer loja virtual. Mas é preciso ir além.
Quem quer vender pela internet precisa ter estratégias (sim, no plural!) de divulgação. Não adianta oferecer boas condições aos clientes se eles não souberem que o seu negócio existe, não acha? Confira 4 dicas para acertar na divulgação e aumentar as vendas no Natal.
Redes sociais
Em pleno 2022, falar da importância das redes sociais é chover no molhado. Plataformas como Instagram, Facebook e TikTok já mostraram sua eficiência na conversão de clientes. Mas por que ficar apenas nas mais conhecidas? Cogite a possibilidade de explorar novas redes — desde que elas façam sentido para o seu negócio, é claro.
LinkedIn: a rede social pode ser uma aliada poderosa para e-commerces do nicho empresarial. Lojas de móveis e artigos para escritório ou papelarias, por exemplo, podem encontrar na rede social um excelente canal de vendas.
Pinterest: tem se mostrado eficaz na decisão de compra dos usuários. Inclusive, moda, beleza, cosméticos, decoração, arquitetura, turismo e gastronomia são nichos extremamente populares na rede social. Aproveite e leia mais sobre o Pinterest para e-commerce!
WhatsApp: apesar de não ser exatamente uma rede social, o aplicativo de mensagens tem ocupado um papel cada vez maior nas relações empresa x cliente. Inclusive, nos últimos anos foram lançadas algumas atualizações voltadas exclusivamente para quem deseja vender pelo mensageiro.
Dica: veja como cobrar fretes em vendas via redes sociais.
E-mail marketing
Sabe aquele papo de que o e-mail é algo ultrapassado? Pode esquecer! O e-mail marketing tem um dos maiores ROI (Return on Investment) do mercado e, por isso, mais de 70% das empresas brasileiras o adotam como estratégia.
Ou seja, o e-mail marketing converte. Conquistou leads durante suas ações de Black Friday? Aproveite o Natal 2022 para alimentá-los com e-mails promocionais!
Remarketing
Em resumo, fazer remarketing é trabalhar para reengajar pessoas já interessadas na sua marca — alguém que abandonou um carrinho, por exemplo. Uma estratégia de remarketing seria enviar um e-mail para esse cliente e convidá-lo a concluir a compra, talvez até oferecendo alguma vantagem.
Retargeting
Sabe quando você deixa um produto no carrinho de uma loja virtual e ele simplesmente começa a aparecer para você em tudo quanto é canto? Isso é retargeting!
Ferramentas como Facebook Ads e Google Ads permitem que você crie anúncios com base no comportamento anterior dos visitantes do seu site. Isso potencializa bastante as suas conversões, pois você exibe anúncios para pessoas já interessadas no seu produto.
Campanha de Natal: ideias para vender mais no final de ano
1. Faça combos de produtos
Combos de produtos natalinos são uma ótima solução para:
- limpar estoque
- vender produtos fora de linha
- conceder descontos especiais sem ficar no prejuízo
- aumentar o ticket médio, já que as pessoas compram mais itens de uma vez
Portanto, separe um tempinho e monte kits de presentes de Natal arrasadores.
2. Ofereça cupons e cashback
Cupons de desconto e cashback são ótimas pedidas para aumentar a conversão. Apenas avalie se oferecer este tipo de benefício é economicamente viável para o caixa do seu negócio, ok?!
3. Aposte em embalagens de Natal e unboxing experience
Apesar de ser um termo em inglês, o conceito de unboxing experience é de fácil entendimento: significa o ato de “desempacotar ou tirar algo de uma caixa” e, ao mesmo tempo, provocar sensações positivas em em está desembalando o produto.
Imagine as seguintes situações:
1- Alguém compra algo na sua loja e recebe uma caixa toda amassada, rasgada, com a mercadoria envolta em jornais e sem nenhum cuidado.
2- A pessoa recebe uma caixa personalizada, cheirosa, com cartões e mimos personalizados.
Agora, me responda: qual dessas duas situações você acha que provocaria mais satisfação? Certamente, a opção 2 agradaria mais clientes.
E não é necessário investir muito para arrasar no unboxing de Natal. Se você está sem orçamento para produzir caixas personalizadas, use carimbos com o logo da sua marca ou cole adesivos com mensagens carinhosas.
Se puder, coloque brindes dentro da caixa. Balinhas, bottons, cartõezinhos de agradecimento ou um cupom de desconto para próxima compra são alternativas capazes de fidelizar seus clientes.
Outro cuidado para fazer um unboxing de Natal encantador é optar por escolhas sustentáveis. Para saber mais, leia o artigo: Como trabalhar com embalagens sustentáveis no e-commerce.
4. Crie e divulgue listas com ideias de presente para o Natal
O que dar de presente de Natal? Do mesmo modo que lojistas podem ficar meio perdidos na hora de selecionar o estoque para a data, muita gente também sente dificuldade para escolher o mimo ideal para familiares ou amigos.
Um jeito de ajudar clientes indecisos é compartilhar listas com sugestões de presentes para o Natal. Vale colocar lançamentos, promoções ou sugerir kits com mercadorias que se complementam.
Listas como: “10 presentes até R$ 50”, “Ideias de presentes de Natal baratos” ou “Ideias de presentes de Natal criativos” costumam fazer sucesso entre consumidores. Depois é só compartilhar as inspirações via e-mail, WhastApp, Telegram ou outro canal de sua preferência.
Convém ainda criar um espaço dentro do site para destacar as seleções de presentes para o Natal. Como podemos observar na imagem abaixo:
5. Promova ofertas em contagem regressiva
Você já ouviu falar no Calendário do Advento? O termo é bastante difundido na europa e tem ganhado popularidade no Brasil. A proposta é ir contando os dias que faltam para o Natal. Normalmente, os calendários possuem em seu interior 24 presentinhos, cuja ideia é abrir um por dia ao longo de dezembro, até a véspera da celebração natalina.
E sim, você pode replicar esse conceito do Calendário do Advento no seu e-commerce. Para motivar as compras, faça uma contagem regressiva de ofertas e use gatilhos mentais para despertar o interesse da sua clientela.
Por exemplo: promova uma oferta por dia até a véspera de Natal, deixando claro que as promoções são por tempo limitado. Isso, aliado aos gatilhos mentais certos, causa uma sensação de urgência, o que acaba motivando as compras.
6. Promova uma ação de Natal solidária
Apesar de não ter foco propriamente em aquisição ou conversão, que tal aproveitar a data para fazer uma ação de Natal solidária? Por se tratar de uma loja online as opções são mais limitadas, ainda assim é possível ajudar quem precisa.
Uma maneira simples de promover uma ação de Natal solidária é reverter parte do lucro das vendas natalinas para alguma ONG ou instituição que promova projetos sociais.
7. Post de Natal para clientes
Por fim, não esqueça de enviar um post de Natal para clientes que compraram na sua loja durante as festividades de final de ano, agradecendo a preferência e confiança.
Para deixar a mensagem de Natal mais bonitinha, use ferramentas de edição como o Canva. Lá você encontra diversos modelos prontos, o que facilita muito para quem não tem afinidade com esse tipo de programa.
Aproveite e leia o artigo: Como usar o Canva para criar artes para sua loja virtual
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