Confira 5 motivos para levar seu negócio para o mundo online e conheça ferramentas que podem ajudar a criar a sua loja virtual
As lojas físicas geram grandes despesas, como o aluguel de um ponto bem localizado, por exemplo. Já os custos de uma loja virtual podem ser bem menores, de acordo com a quantidade de produtos que você vai vender.
Então, se você tem uma ideia de negócio e não sabe por onde começar, ou se você já tem uma loja física e está pensando em levar ela para o mundo virtual, continue a leitura!
Neste texto você vai ver:
- Motivos para criar a sua loja virtual
- pontos importantes para o sucesso da sua loja virtual
- Dicas de ferramentas e plataformas para a gestão do seu e-commerce
5 motivos para criar a sua loja virtual
1) Baixo Investimento
Ter um ponto fixo de venda é caro, não é verdade? Parte do que você ganha com as vendas precisa usar para pagar aluguel, IPTU e contas de água, por exemplo.
Ao transformar a sua loja física em uma loja virtual, você elimina esses custos.
E para criar e gerenciar a sua loja virtual, o investimento é muito pequeno. Vai depender da quantidade de produtos que você vai colocar à venda. E também da plataforma de e-commerce que você usar para começar a sua atividade.
Existe ainda a possibilidade de começar pequeno e ir investindo conforme as vendas aumentarem.
2) Funcionamento 24h
Uma loja virtual não tem horário de funcionamento. Se o seu cliente quiser o seu produto às 2h da manhã, ele tem essa possibilidade. Por isso você, provavelmente, vai vender mais!
3) Grande Alcance
Uma loja virtual é uma vitrine para clientes de todo o país. Você pode investir em divulgação e alcançar seu público em diferentes localidades.
Mas neste caso, esteja atento às condições de frete que vai oferecer para os seus clientes. Falaremos mais sobre isso ainda neste texto!
4) Horário Flexível
Abrindo uma loja virtual, você mesmo faz o seu horário. E não precisa, necessariamente, trabalhar em horário comercial.
Mas procure se organizar e buscar ferramentas para se manter em contato com os consumidores da sua loja. É importante responder dúvidas com rapidez.
5) Crescimento do E-commerce
De acordo com dados da E-bit/Nielsen, em 2019, o comércio eletrônico cresceu 16,3% no Brasil.
Já a procura por lojas físicas diminuiu. Teve queda de 3%, segundo relatório da Seed Digital.
Especialistas afirmam que esses números se devem ao aumento da confiança do consumidor no comércio eletrônico e ao consumo de bens digitais, como músicas e e-books.
Ferramentas importantes para criar a sua loja virtual
Plataformas
A escolha da plataforma é muito importante, porque ela vai ser a base da sua loja. Existem três tipos de plataforma no mercado: as gratuitas, as de código fonte aberto e as pagas.
As gratuitas são limitadas e podem impedir que você personalize a sua loja de acordo com as suas necessidades.
As de código fonte aberto exigem conhecimentos específicos ou que você contrate um programador para administrar o seu site.
As pagas, por sua vez, oferecem um suporte maior e, portanto, qualidade superior, mas cobram mensalidades ou uma porcentagem das suas vendas.
Marketplace
Você pode ainda optar por começar a sua operação online através dos marketplaces. Ao vender em um marketplace, seus produtos ficam expostos no site de um grande e-commerce, mas o estoque continua sob sua responsabilidade.
Ao realizar uma venda, o marketplace notifica a sua loja para que você faça o envio da mercadoria.
O marketplace funciona como uma grande vitrine e pode aumentar o alcance do seu produto.
Alguns dos marketplaces mais conhecidos no Brasil são Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon, Ricardo Eletro e Lojas Americanas.
Pagamentos
Assim como na sua loja física é preciso acompanhar as tendências e oferecer os meios de pagamento que os seus clientes mais utilizam, no e-commerce também é preciso pensar nisso.
Na sua loja virtual, você pode receber os pagamentos online de duas maneiras: utilizando intermediadores de pagamento ou gateways de pagamento.
Intermediadores de pagamento
Os intermediadores de pagamento funcionam como uma espécie de ponte entre o consumidor e a sua loja.
Se você optar por esta forma, ao concluir a compra seus clientes serão direcionados para uma página de confirmação. Nesta página, eles deverão escolher a forma de pagamento (cartão de crédito, boleto ou transferência bancária).
Assim, irão pagar ao intermediador e ele irá repassar o valor para a sua loja quando o cliente receber a mercadoria.
Esta modalidade é considerada a mais segura, tanto para quem vende quanto para quem compra. Isso porque o risco da operação é de responsabilidade do intermediador.
Mas é importante que, antes de contratar o serviço, você verifique as taxas. Uma cobrança pode ser gerada ao fazer a integração para o serviço e outra a cada venda realizada.
Entre os intermediadores de pagamento mais conhecidos estão Mercado Pago, PayPal e PagSeguro.
Gateways de pagamento
Já os gateways de pagamento fazem a ligação entre as operadoras financeiras e a sua loja.
Funcionam de forma semelhante às máquinas de cartão. O seu cliente vai enviar as informações do cartão de crédito, que serão repassadas pelo gateway para o banco e o banco vai enviar a confirmação para a sua loja.
Dessa forma, os pagamentos são depositados diretamente na conta da sua loja. E as taxas, geralmente, são menores em comparação aos intermediadores de pagamento. É cobrado apenas um valor fixo por cada transação.
Mas o risco de cair em alguma fraude é maior, porque a responsabilidade pela venda é somente sua.
Marketing Digital, Canais de divulgação e SEO para loja virtual
Diante do crescimento do setor e em meio a concorrência, é necessário se destacar. Para isso, sua empresa vai precisar investir em marketing digital. Mas não se preocupe, vamos explicar o que você precisa saber para entender melhor cada área!
Marketing Digital
Através das ações de marketing digital você conseguirá criar uma marca forte e fazer com que ela fique conhecida pelo seu público. Também através dessas ações, irá aumentar as chances de converter em vendas as visitas ao site da sua loja.
E para já começar no caminho certo, estude sobre o marketing 4.0. Segundo Philip Kotler, grande referência do marketing mundial, ele é a revolução digital para as empresas.
Canais de divulgação
O Brasil é o 2º país que passa mais tempo conectado às redes sociais. Por isso, sua marca precisa estar presente nelas, concorda?
E existem algumas ferramentas para as redes sociais, que podem te ajudar a ter um bom desempenho.
Mas será que sua loja virtual precisa estar em todos os canais de divulgação? Confira as dicas do Rafa, do Melhor Envio. E aproveite para conhecer o nosso canal!
SEO (Search Engine Optimization)
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa otimização para sistemas de buscas.
É um conjunto de estratégias que tem o objetivo de fazer com o que o seu site seja encontrado com mais facilidade na internet. Elas se referem, basicamente, ao uso de palavras-chave, a uma boa descrição dos produtos e ao uso correto das imagens em seu site.
Utilizando as técnicas de SEO para a sua loja virtual, ela vai se destacar em buscas no Google e, consequente, vender mais. Então esteja atento!
? Veja também: Marketing digital para e-commerce – guia completo para usar as redes sociais e vender mais.
Frete e prazo de entrega da loja virtual
Ter produtos de qualidade, estar na plataforma certa, oferecer formas seguras de pagamento, investir em marketing digital e utilizar SEO. Tudo isso pode ser em vão, se, no fim das contas, você não der a devida atenção ao frete.
Você sabia que o frete pode interferir no lucro do seu e-commerce? Erros nas informações cadastradas no seu site, como peso e medida das mercadorias, por exemplo, podem encarecer a entrega. E podem, ainda, causar prejuízos para a sua loja. Por isso você deve saber como calcular o frete do seu e-commerce.
Além disso, de acordo com informações do E-commerce Trends 2018, mais de 80% dos abandonos de carrinho acontecem por causa do valor do frete. Ou seja, muitos consumidores desistem da compra quando a entrega é muito cara. Por isso, o ideal é que você ofereça opções para os seus clientes.
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Para não se preocupar, nem errar no frete, conheça o Melhor Envio! Somos uma plataforma de gestão de fretes que disponibiliza cotações de entregas com diversas transportadoras privadas e com os Correios a condições mais competitivas.
Ou seja, com a nossa tecnologia você cota e gera fretes dentro da realidade do seu negócio: livre de mensalidades, sem limite mínimo de envios e sem precisar negociar contratos individuais com várias empresas de transporte.
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