O que é marketing 4.0 e como aplicar no seu negócio

Por que o marketing 4.0 é fundamental para o crescimento da sua empresa

 

O marketing 4.0 é uma revolução digital para as empresas. Ele surge como consequência do avanço tecnológico e da mudança de comportamento da sociedade.

 

Conheça mais sobre esse conceito criado por Philip Kotler, maior referência do marketing mundial, e veja como você pode aplicar no seu negócio.

o que é marketing 4.0

O que é marketing 4.0?

A história da humanidade pode ser dividida em três importantes eras: agrícola, industrial e digital. Em cada uma delas, o marketing atuou de uma forma, acompanhando os cenários.

Na era que vivemos agora, a era digital, a sociedade tem recebido o nome de “sociedade da informação”. Isso porque qualquer pessoa com acesso à internet pode receber  notícias sobre o mundo e trocar informações com amigos e familiares, mesmo que a milhares de quilômetros de distância.

E as pessoas utilizam essa facilidade também na hora de consumir produtos e serviços. Você mesmo já deve ter feito isso! Antes de contratar uma empresa, basta uma simples busca no Google para conhecer o posicionamento e a reputação da marca.

Por isso, para Kotler, as empresas precisam construir seu posicionamento também no mundo digital, adequando suas ações e campanhas. Segundo ele, o marketing do futuro se baseia em 3 pontos principais: inclusão, relação e influência.

Inclusão: a globalização e o avanço tecnológico estão derrubando as barreiras demográficas e geográficas ao redor do mundo, e por isso as pessoas estão cada vez mais conectadas ao todo.

Relação: o relacionamento entre as empresas e os consumidores está menos hierarquizado e as relações são mais horizontais. O que significa que pessoas e empresas estão mais próximas umas das outras.

Influência: as decisões individuais são cada vez mais influenciadas por questões políticas e sociais, e o consumidor leva em consideração o posicionamento da marca na hora da compra. Os consumidores estão preferindo empresas que se engajam em questões socioambientais.

marketing 4.0

Ou seja, marketing 4.0 é a interação entre máquinas e seres humanos. As empresas precisam ser parte da evolução tecnológica e, ao mesmo tempo, demonstrar preocupação com questões de cunho social e ambiental.

A evolução do marketing 1.0 ao marketing 4.0

Marketing 1.0

Para Kotler, foi a Era dos Produtos. Surgiu com a Revolução Industrial, época de produção em massa e padronização. O foco estava no produto. Não havia preocupação com as necessidades ou desejos das pessoas.

Também não existia concorrência, o que contribuia para que as empresas não buscassem diferenciação de marcas. 

Um exemplo era a Ford que só fabricava automóveis na cor preta.

Marketing 2.0

Surgiu na Era da Informação, com a popularização do rádio e da TV. Nessa época, a concorrência aumentou e os consumidores começaram a comparar preços e características dos produtos. 

Foi quando as marcas começaram a se preocupar em conquistar a preferência dos clientes, e assim o foco passou a estar no consumidor.

Surgiram os famosos 4 P’s: Preço, Praça, Produto, Promoção.

Marketing 3.0

Uma evolução recente, da virada para o século XXI, que aconteceu por conta do avanço tecnológico e popularização da internet.

As empresas tiveram que se adaptar a um novo consumidor que pesquisa por soluções no Google e quer interagir com as marcas.

Colocou o consumidor no centro das atenções, em uma abordagem mais humanizada por parte das marcas.

Empresas passaram a ver os consumidores como pessoas que têm valores, propósitos e objetivos de vida, e não mais apenas como quem tem o dinheiro.

Marketing 4.0

Segundo Kotler, o Google, as redes sociais e os negócios digitais foram grandes responsáveis pelo surgimento do marketing 4.0.

O Google revolucionou a forma como as pessoas buscam por produtos. Tudo o que elas querem encontram ali. Por isso é tão importante entender o que os clientes buscam na internet e criar conteúdo de valor utilizando as técnicas de SEO, já que um passo para um bom marketing digital é um bom ranqueamento no buscador.

As redes sociais permitiram ainda mais impulsividade, conectividade e agilidade. Conseguir estabelecer um diálogo e fidelizar a atenção é cada vez mais desafiador para as empresas.

negócios digitais e o marketing 4.0

A internet possibilitou o surgimento de muitos negócios digitais. São empresas que oferecem serviços através de aplicativos. Amazon, Netflix e Uber são exemplos.

O marketing tradicional e o marketing 4.0

As empresas continuarão a fazer marketing tradicional voltado para TV e mídia impressa, segundo Kotler. Mas o marketing digital tende a aumentar constantemente. Para se manter no mercado, as empresas precisarão saber como misturar o tradicional com o digital.

Em seu livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, Philip Kotler diz que, apesar de vivermos em um mundo cada vez mais tecnológico, ainda buscamos envolvimento pessoal. “Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas sob medida para nós”.

marketing 4.0 philip kotler
Livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”.
Ed. Sextante. 2017

Por isso, segundo ele, é necessário segmentar os clientes. Oferecer os produtos em massa, como antigamente, já não é suficiente. Os consumidores estão mais exigentes e é preciso que o produto se aproxime ao máximo de suas necessidades. Assim surgiu o conceito de persona.

Como implantar o marketing 4.0 no seu negócio

Kotler explica que a maioria das empresas ainda está no Marketing 1.0, e que devem avançar gradualmente com suas estratégias até o marketing 4.0. 

Confira abaixo algumas ações que podem auxiliar sua empresa nesta caminhada:

Identifique personas: através delas, você poderá criar uma comunicação mais eficiente, aumentando as chances de a empresa se comunicar emocionalmente com as pessoas.

Utilize as redes sociais: você deve descobrir as redes sociais em que seu público está e marcar presença nelas. Também deve adequar a postura e o conteúdo da sua empresa às características de cada uma, tornando a experiência do consumidor mais interessante.

redes sociais e o marketing 4.0

Monitore seu desempenho e seus resultados: é importante acompanhar de perto os resultados das suas campanhas na internet, analisando métricas como as taxas de conversão para entender o que funciona e o que não funciona com o seu público.

Utilize novas tecnologias:  incorporar novas tecnologias é essencial no marketing 4.0. Ferramentas como Google Analytics e Facebooks Insights são exemplos de ferramentas que podem ajudar sua empresa a entender o comportamento dos seus clientes na internet e assim buscar estratégias mais eficientes para melhorar seus resultados.

Produza conteúdo: o marketing de conteúdo tem como principal estratégia o compartilhamento de conteúdo de qualidade, que agregue valor às pessoas. Através da consistência na produção desse conteúdo você construirá uma imagem de autoridade no seu segmento, desenvolvendo um relacionamento com o seu público.

Garanta boas experiências: além de garantir um bom atendimento e um produto de qualidade, é preciso superar as expectativas do consumidor e o envolver em uma experiência que agregue valor para ele. Assim, mais do que um cliente, ele se tornará um defensor da sua marca.

Empresas que já utilizam o marketing 4.0

Muitos negócios pelo mundo já utilizam o marketing 4.0 em suas ações, principalmente grandes empresas, como as citadas a seguir:

Netflix

case netflix
Resposta da Netflix para seguidora no Instagram

Uma das empresas mais lembradas quando o assunto é a relação com o cliente. O streaming apostou em um forte relacionamento com os assinantes ao responder, de forma autêntica e criativa, todos os comentários nas redes sociais. Ela faz isso como se fosse uma pessoa.

Coca-Cola

campanha coca cola
Campanha da Coca-Cola lançada em 2012 e relançada em 2015

Quando o assunto é relacionamento com o cliente, não tem como não lembrar também da Coca-Cola. Um exemplo de ação da multinacional é a campanha com latinhas de refrigerante personalizadas com os nomes mais comuns. A ideia foi estabelecer uma conexão emocional com os consumidores.

Magazine Luiza

No Brasil, especialistas afirmam que o marketing 4.0 ainda é uma promessa. Apenas algumas empresas estão se adequando ao novo cenário. Um case de sucesso é a Magazine Luiza, que criou a personagem Lu para se aproximar dos clientes. Dessa forma, o marketplace utilizou a tecnologia para humanizar a empresa.

case magalu
Personagem Lu, criada em 2003, “recebe” os consumidores no site da Magazine Luiza

Use a tecnologia a favor da sua empresa

Você viu como é importante acompanhar o desenvolvimento e as novas tecnologias para o crescimento da sua empresa. E se você pudesse utilizar essa tecnologia também na hora de resolver o frete da sua loja virtual? Conheça o Melhor Envio!

O Melhor Envio é uma plataforma de gestão e geração de fretes para quem vende online. Com a gente, você consegue comparar preços e prazos em diferentes transportadoras (inclusive Correios). Tudo sem mensalidade ou limite mínimo de envios, você só paga pelos fretes que gerar. Se não gerar, não paga.


Cadastre-se agora em nosso site e comece a oferecer fretes eficientes e competitivos para os seus clientes!

Posts relacionados

Comentários (1)

Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

Deixe um comentário