atualizado em 01/03/2024
Quer saber como preparar ofertas do Dia Internacional da Mulher no seu e-commerce? Comemorado todo dia 8 de março, a data vem ganhando mais compreensão sobre seu significado – a luta feminina por respeito, igualdade e liberdade. Com isso, surge também uma ótima oportunidade comercial.
Não é novidade falar que, embora ainda exista um caminho considerável pela frente, as mulheres ocupam cada vez mais espaço em todos os campos da sociedade. E isso também vale para o e-commerce.
E elas estão dos dois lados do negócio. Para você ter uma ideia, segundo dados da pesquisa Donas de Negócios no Brasil de 2023, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada pelo DataSebrae, o número de mulheres empreendedoras no quarto trimestre de 2023 era de 10,11 milhões.
Considerando a imensa presença feminina no empreendedorismo, investir na celebração do Dia Internacional da Mulher pode se mostrar bem eficiente para esquentar as vendas no início do ano. Afinal, o dia 8 de março chega bem naquele intervalo entre o Natal e o Dia do Consumidor, um período tradicionalmente fraco para as vendas.
Vale sempre lembrar que o Dia das Mulheres é cercado de significados, sinônimo de comemoração das conquistas femininas, mas também da luta – que ainda existe – pela equidade de gêneros. Ou seja, é importante ser coerente.
Quer fazer bonito e ter boas ideias para o Dia Internacional da Mulher? Esse artigo é para você!
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Entenda a origem do Dia Internacional da Mulher
Alguns eventos importantes no começo do Século 20 ajudam a explicar a origem do Dia Internacional da Mulher. Começamos em 1908, quando centenas de mulheres nova-iorquinas organizaram uma marcha chamada Dia da Mulher, reivindicando melhores condições de trabalho. O evento se repetiu no ano seguinte, com milhares de pessoas.
Ao mesmo tempo, a luta das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos básicos também eclodiu na Europa. Em 1910, Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da Mulher, que deveria ser celebrado todo ano. A fala aconteceu no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas.
Nesse ambiente de marchas e lutas históricas, um acontecimento trágico jogou ainda mais holofotes na causa. No dia 25 de março de 1911, um grande incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, matou 125 mulheres e 21 homens que ali trabalhavam.
O acontecimento teve forte repercussão e escancarou as péssimas condições de trabalho das operárias de diversas partes do mundo, com jornadas exaustivas, salários baixos e ambientes insalubres.
Morreram muito mais mulheres do que homens porque elas ocupavam os andares mais altos do edifício, os equipamentos de tecelagem eram arcaicos e o local não oferecia nenhuma segurança de trabalho.
Em 1917, um grupo de operárias russas saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que deu o pontapé na Revolução Russa. A marcha aconteceu num 8 de março – considerando o calendário gregoriano. Após a revolução, a data foi adotada pelos russos como dia da mulher heróica e trabalhadora.
Décadas depois, em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada naquele que veio a ser chamado de Ano Internacional da Mulher para lembrar as lutas e as conquistas políticas e sociais das mulheres.
Viu só como o Dia Internacional da Mulher é uma data muito simbólica e carregada de história? Logo, usar a força desse dia para celebrar as mulheres pode ser uma estratégia muito acertada do seu e-commerce. Mas, como fazer isso?
Promoção Dia da Mulher 2024: por onde começar?
Como em qualquer outra data comemorativa, para promover uma ação promocional para o Dia Internacional da Mulher, é preciso se planejar com antecedência. O primeiro passo é definir o tom da campanha, ou seja, de que forma o seu e-commerce vai se comunicar com o público.
Por isso vale a pena estudar sobre o assunto e entender o significado da data, evitando uma comunicação rasa. O consumidor percebe quando a intenção do lojista é realmente se mostrar como um aliado e quando a celebração é usada apenas como um golpe de marketing, o que pode ser bem ruim para os negócios.
Aliás, é por isso que contamos um pouquinho da história desse dia, para dar a dimensão de que essa não é uma oportunidade de marketing pura e simples, como Black Friday ou Dia do Cliente.
Veja bem, não há nada errado em pensar em promoções para o Dia das Mulheres e aproveitar a data para vender mais. Inclusive, essa é a intenção deste artigo. Mas a criação e o desenvolvimento desta campanha pedem um pouco mais de sensibilidade, no melhor dos sentidos.
Estamos falando de uma data ligada a lutas e conquistas que envolvem seu público-alvo. Mais do que nunca, é preciso saber o que é importante para as suas consumidoras.
Cuidado com os estereótipos na hora de decidir o que vender no dia das mulheres
Com certeza já ficou claro que a protagonista da sua campanha é a mulher, afinal, você quer se identificar com o público-alvo. Mas, como falamos antes, elas são responsáveis por mais de 50% dos pedidos feitos no comércio eletrônico brasileiro. Não dá para colocar todo esse público em uma única caixinha.
Vamos lá, estamos em 2024! A mulher moderna é dinâmica, multitarefas e luta por seus espaços, claro, mas também é diversificada, com interesses que vão muito além de qualquer estereótipo.
Na hora de decidir o que vender no Dia Internacional da Mulher, é comum que categorias como Moda & Acessórios, Beleza & Saúde, Casa & Decoração sejam mais lembradas pelos lojistas.
Mas as mulheres também amam música, literatura, apreciam boas bebidas, praticam ou acompanham esportes e atividades físicas, lêem quadrinhos, assistem séries de super-heróis, entendem de informática, são fãs de tecnologia… Enfim, a lista é tão longa quanto as opções disponíveis.
Flores e gentileza são bem-vindos, claro. Mas respeito e o reconhecimento de sua multiplicidade e papel na sociedade são sempre as melhores homenagens.
Afinal, o que vender para o público feminino?
Praticamente, qualquer coisa pode ser interessante para promover o seu e-commerce.
Claro, lojas virtuais de roupas, produtos de beleza, decoração ou artesanato, por exemplo, vão ter mais facilidade em pensar em artigos atrativos, já que o público é majoritariamente feminino.
Mas, como dissemos antes, as possibilidades são muitas, nas mais diversas categorias. Não deixe que ideias pré-concebidas atrapalhem o desenvolvimento de uma ação promocional atrativa.
Veja alguns exemplos de estratégias para ajudar a pensar em promoções no mês da mulheres:
- Lojas de cultura pop podem destacar produtos de super-heroínas.
- Livrarias e sebos podem conceder descontos em livros escritos por mulheres.
- Lojas de artigos esportivos podem oferecer promoções em camisas de atletas femininas (Oi, Marta.⚽ Tudo bem?).
- E-commerces do segmento de construção podem criar promoções no mês da mulher com artigos variados como kits de ferramentas, parafusadeiras, furadeiras e produtos em geral que auxiliem na rotina ou na realização de pequenos reparos domésticos, por exemplo.
Promoção no mês da mulher: mais ações para aplicar na sua loja
A seguir, confira mais outras ações e promoções especiais para aplicar no seu e-commerce durante o mês da mulher.
Cupons de desconto
Oferecer cupons de desconto no Dia Internacional da Mulher, ou durante a ação promocional da sua loja virtual, é uma maneira positiva de impactar mais clientes e aumentar as vendas.
Você pode escolher entre conceder cupons de descontos em itens selecionados ou em todo o site. Quer descobrir como utilizar essa estratégia no seu e-commerce? Então, confira o artigo que preparamos sobre o assunto!
Cashback
Outra estratégia é realizar ações de cashback especiais para o Dia Internacional da Mulher. Para criar urgência e incentivar as pessoas a comprarem, estabeleça um período de vigência para a campanha. Por exemplo, todas as compras realizadas até as 23:59 horas do dia 8 de março de 2024, receberão cashback de 10%.
Kits promocionais
A venda de combos promocionais é uma prática que beneficia clientes e lojistas. Você pode montar kits combinando um produto estrela da sua loja com itens menos conhecidos, assim as pessoas têm a oportunidade de conhecer novas marcas.
Além disso, essa estratégia ajuda a movimentar o giro de estoque de mercadorias “encalhadas” e aumentar o ticket médio do seu e-commerce.
Leia também: “Como aumentar o ticket médio do seu e-commerce?”
Unboxing Experience
Quer encantar suas clientes? Então, invista na experiência unboxing. Você pode fazer isso desenvolvendo uma embalagem comemorativa, que celebre a força e a união feminina. Às vezes um simples bilhetinho manuscrito, espirrar um aroma na caixinha ou incluir um brinde já faz muito sucesso!
A intenção da unboxing experience é despertar sentimentos e criar sensações prazerosas em quem recebe o pedido. Portanto, capriche na imaginação e ofereça o melhor para a sua clientela.
Dica bônus para vender mais no Dia da Mulher
Invista em campanhas B2B (Business to Business). Muitas empresas aproveitam o dia 8 de março para presentear as colaboradoras e você pode aproveitar essa oportunidade para impulsionar as vendas.
Dependendo do seu segmento, vale montar cestas ou caixinhas para o dia da mulher com itens variados ou produtos personalizados, por exemplo. Para atrair ainda mais atenção das empresas, faça pacotes promocionais de acordo com o volume de pedidos.
Ofertas Dia Internacional da Mulher: planejamento passo a passo
Agora, vamos falar sobre a importância do planejamento e sugerir uma ordem para colocar as ações em dia. Dá uma olhadinha nesse passo a passo:
Defina uma data de início e fim para a ação promocional
Sua loja vai comemorar apenas o Dia 8 de Março, vai promover a Semana da Mulher ou fazer uma promoção no Mês das Mulheres?
Descubra quem são suas consumidoras e o que elas querem!
Analise as vendas dos meses anteriores e os produtos que fazem mais sucesso, principalmente entre as mulheres. Também vale a pena saber os tipos de comunicação aos quais elas respondem melhor.
Por exemplo, suas clientes interagem mais com publicações em redes sociais, SMS, e-mail marketing ou grupos de transmissão no WhatsApp?
Com esse levantamento, é possível criar uma campanha de marketing mais assertiva, pois você pode priorizar a divulgação das ações promocionais nos canais que geram mais engajamento e conversão.
Prepare o estoque com antecedência
Preparar e controlar o estoque é muito importante, sobretudo, em períodos sazonais, onde o volume de vendas tende a aumentar. Com uma gestão de estoque integrada, você consegue acompanhar as mercadorias que entram e saem, do depósito e da sua loja virtual, e não corre o risco de perder vendas.
Além disso, ao perceber que alguma mercadoria não está vendendo como esperado, fica mais fácil fazer promoções relâmpago, por exemplo.
Ofereça diferentes opções de pagamento
Disponibilizar vários meios de pagamento no seu e-commerce aumenta bastante as chances dos clientes finalizarem as compras, já que é possível atender um número maior de pessoas.
Portanto, na hora de definir os meios de pagamento da sua loja, escolha desde opções mais tradicionais como cartões de crédito e boleto bancário, até soluções mais atuais como as carteiras digitais e o PIX.
Oferecer condições especiais de parcelamento também é muito importante para vender mais no dia da mulher. Lembre-se que durante os três primeiros meses do ano as pessoas costumam ter muitas despesas como volta às aulas, impostos, contas pendentes das festas de fim de ano, entre outras. Nesse sentido, o parcelamento acaba sendo um aliado para estimular os consumidores a comprarem.
Fechando com chave de ouro: aproveite as vantagens do frete no Melhor Envio
Agora que você já sabe quando é o dia da mulher e como preparar uma ação promocional para o público feminino respeitando as singularidades por trás do dia 8 de março, coloque nossas dicas em prática e surpreenda suas clientes.
Se tudo der certo, sua loja online vai ver um bom número de pedidos ao longo do mês de março – e esperamos que no resto do ano também!
Mas você sabia que um frete competitivo pode fazer toda a diferença na decisão de compra das pessoas?
Aliás, uma boa estratégia de frete deixa uma percepção positiva em toda a jornada do consumidor, desde o valor atrativo até a chegada dentro do prazo e com o produto em perfeitas condições.
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