Oferecer cupom de desconto é uma maneira eficaz de atrair mais clientes e aumentar as vendas. Mas como e quando usar essa estratégia sem trazer prejuízos ao seu negócio? Descubra neste artigo!
Sabia que o termo “cupons de desconto” recebe quase 100 mil buscas no Google por dia? Os dados são do software Semrush e ajudam a ilustrar o alto volume de usuários interessados nesse benefício.
De fato, oferecer cupom de desconto é uma estratégia muito eficiente para aumentar o tráfego na sua loja virtual e, consequentemente, as vendas. Mas o lojista sabe que o abatimento para esse desconto precisa vir de algum lugar, por isso é necessário analisar uma série de fatores antes de oferecer o benefício.
Quais fatores são esses? Como criar cupom de desconto e como usar esse benefício para atrair clientes para sua loja online? Falaremos sobre esses e outros tópicos a partir de agora.
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Cupons de desconto: quando oferecer?
Uma das dúvidas mais comuns dos empreendedores é: quando oferecer cupons de desconto? Existem uma série de situações em que o uso deles pode ajudar o negócio, cabendo destacar:
Atrair novos clientes
Oferecer cupom de desconto é um dos meios mais efetivos de atrair novos clientes. Motivados pelo preço mais baixo, esses consumidores podem conhecer sua loja, a qualidade do seu atendimento e da sua logística de entrega. Por isso, capriche não só na oferta de cupons, mas em todo o processo de pré-venda, venda e pós-venda.
Estimular uma nova compra
Os cupons de desconto são ótimos para estimular o cliente a realizar uma nova compra. É por isso que muitos lojistas enviam essa cortesia aos consumidores quando eles estão há um tempo sem visitar a loja. Outra oportunidade é enviar os cupons fisicamente junto com o pacote de um produto comprado. Além de estimular uma nova transação, essa tática ainda enriquece a experiência unboxing do usuário.
Melhorar as vendas de um produto
Fazendo a curva ABC de produtos da sua loja virtual, você vai perceber que pode ser que alguns itens não estão tendo a procura esperada. Para evitar deixá-los muito tempo parados no estoque, criar uma campanha focada em cupons de desconto é uma maneira inteligente de promover a venda de tais objetos.
Tornar a loja mais conhecida
Dados recentes divulgados no índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie e pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, apontam que as vendas no e-commerce brasileiro apresentaram alta de 35,36% em 2021 na comparação com o ano anterior. Esse dado ilustra o quanto o mercado é competitivo. Para lojistas que estão começando, oferecer cupom de desconto para atrair clientes e tornar sua loja mais conhecida é uma maneira de se destacar.
Competir de maneira mais direta com a concorrência
Existem muitos nichos de mercado onde a competição é muito acirrada. Os preços são parecidos, os produtos são basicamente os mesmos… Como se destacar assim? Os cupons de desconto podem ajudar o empreendedor a sair na frente, atraindo clientes e consolidando a marca de seu negócio junto ao mercado consumidor.
Como gerar um cupom de desconto
Mas como gerar um cupom de desconto? Essa pergunta não tem apenas uma resposta. Tudo vai depender de como a sua loja virtual foi criada, uma vez que cada plataforma de e-commerce possui um tutorial diferente de como criar e validar cupons de desconto. O mesmo se aplica aos marketplaces.
A seguir, confira um tutorial rápido de como gerar um cupom de desconto em alguns dos principais marketplaces e plataformas de e-commerce do mercado brasileiro.
Como criar um cupom de desconto na Amazon
Para gerar um cupom de desconto na Amazon, faça login na Seller Central, a plataforma gerenciadora das lojas virtuais presentes no marketplace. Em seguida, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu Anúncios
- Selecione a opção Cupons
- Clique em Criar um novo cupom
- Preencha as informações do cupom, como título, tipo de desconto, valor do desconto e data de início e término da promoção. Não esqueça de marcar a opção Limitar resgate a um por cliente para que o cupom não seja cumulativo.
Nesse mesmo menu Cupons é possível editar ou desativar os cupons cadastrados.
📍 Importante: para conseguir criar cupons, o lojista deve possuir o plano Profissional. Além disso, precisa ter uma avaliação do vendedor de pelo menos 3,5 estrelas. Para entender melhor como funcionam os planos do marketplace, leia nosso artigo Tudo o que você precisa saber para vender na Amazon!
Como gerar cupons de desconto no Mercado Livre?
O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do mundo. Criar um cupom de desconto na plataforma é muito simples, olha só:
- Faça login na plataforma
- Procure o menu Anúncios
- Clique em Central de Promoções
- Vá em Crie sua própria promoção
- Clique em Cupom de desconto
Feito isso, basta preencher os campos em branco. Escolha o nome da promoção, o código do cupom, o tipo de cupom, a forma de uso, o limite e a duração. Por fim, clique em Criar promoção.
Seguindo o mesmo caminho descrito acima, é possível editar ou excluir os cupons ativos.
Como criar um cupom de desconto na Shopee?
A Shopee é um dos marketplaces que mais crescem no Brasil, especialmente pelo seu app. Para criar um cupom de desconto na plataforma, siga os passos abaixo:
- Acesse a Central do Vendedor
- Procure o menu Central do Marketing
- Clique em “Criar” para configurar um novo Cupom do Vendedor
- Preencha as informações do cupom, tais como nome, data de validade e tamanho do desconto. Não se esqueça de sinalizar se o cupom é válido para toda a loja ou para apenas determinado produto.
Se quiser editar ou excluir o cupom de desconto, basta refazer esse mesmo caminho e clicar no cupom que será alterado.
Como criar um cupom de desconto na Tray?
A Tray é uma das maiores plataformas de criação de lojas virtuais do país! Parceira do Melhor Envio, a empresa permite a criação de cupons de desconto de uma maneira muito fácil, olha só:
- Faça login na sua loja virtual Tray
- Procure o menu Marketing
- Clique em Cupom de Desconto
- Vá em Incluir Cupom de Desconto
Basta preencher as informações do cupom e clicar em Incluir cupom de desconto. Prontinho! Este mesmo passo a passo serve tanto para a criação de cupons novos quanto para a geração de cupons de troca.
Como gerar cupons de desconto na Nuvemshop?
Outra plataforma de criação de e-commerce bastante popular, a Nuvemshop também permite a criação de cupons de um jeito intuitivo:
- Acesse o painel Administrador Nuvemshop.
- Procure o menu Marketing
- Clique em Cupons
- Vá em Criar um novo cupom de desconto
- Configure o novo cupom, inserindo o código, o tipo de desconto, o tamanho do desconto e a abrangência (Quantidade de uso, Conteúdo do carrinho, Categoria ou Data). Pronto! Preenchidos os dados, basta ativar o cupom.
Criando cupons de desconto na Bagy
Para criar cupons de desconto na plataformas de lojas virtuais Bagy, faça o seguinte:
- Acesse o aplicativo Bagy e clique em Ajustes
- Clique em Seus Cupons
- Clique em Adicionar
- Configure seu cupom, inserindo informações como nome, quantidade disponível e data de validade.
- Clique em Criar
É isso! Usando o mesmo passo a passo descrito acima, é possível configurar ou excluir cupons ativos.
Ativando um novo cupom na Dooca Commerce
Criar um novo cupom na Dooca Commerce é muito simples! Veja só:
- Faça Login na sua conta Dooca
- Acesse o menu Marketing
- Clique em Cupom de desconto
- Clique em Adicionar cupom de desconto
- Preencha as informações do cupom e finalize clicando em Salvar
Informações importantes antes de oferecer cupons de desconto
Por mais que seja tentador oferecer cupons para atrair clientes, o lojista deve fazer as contas para ter certeza de que a promoção é financeiramente viável e o retorno esperado compensa o desconto oferecido.
Outra questão essencial é estipular um prazo de validade para o cupom e deixar isso bastante claro. Quando o lojista faz isso, ele estimula o cliente a querer usar rápido seu benefício, diminuindo as chances de que ele deixe para depois ou acabe nem usando.
Também é muito importante prestar bastante atenção na hora de preencher os dados do cupom de desconto. Inserir informações incorretas ou incompletas pode causar sérios problemas, como a cumulação do desconto, ou seja, permitir que um mesmo cupom seja usado várias vezes.
Por fim, sempre que uma campanha de oferta de cupons terminar, reserve um tempo para analisar seus resultados. Observe a adesão, o volume de vendas esperado versus o que se concretizou, o impacto no faturamento… Tudo isso servirá de base para a criação de novas campanhas, cada vez mais assertivas.
Cupom de desconto no frete: por que oferecer?
Geralmente, as plataformas de e-commerce e os marketplaces permitem que o lojista configure descontos também no valor do frete. Por que oferecer esse tipo de vantagem?
A consultoria Econsultancy apontou que 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro acontecem por causa do preço da entrega! Muitas vezes, o consumidor chega a colocar o produto no carrinho e aplicar seu cupom de desconto, mas desiste da compra ao verificar as condições de envio.
Por isso, oferecer cupom de desconto no frete pode surtir efeitos tão benéficos nas vendas quanto os descontos em produtos!
Para diminuir o impacto financeiro dessa estratégia, o lojista pode contar com o Melhor Envio, plataforma de cotação e compra de etiquetas de frete com diversas transportadoras. Por negociar envios em grandes quantidades, a solução consegue oferecer preços de entrega mais baratos. Bom para o lojista, bom para o cliente.
Outro ponto interessante é que o Melhor Envio pode ser integrado a mais de 40 plataformas de e-commerce e marketplace, incluindo muitas das que foram citadas neste artigo. Confira a lista completa!
Portanto, se você ainda não é usuário do Melhor Envio, se cadastre agora mesmo e comece a oferecer a seus clientes fretes muito mais vantajosos. O cadastro é 100% gratuito!