A entrega de encomendas é uma das principais fontes de dúvidas no e-commerce. Como encontrar um frete barato e deixar a loja virtual mais competitiva? Quais documentos exigidos para o transporte? Como escolher a embalagem certa para os itens vendidos? Como garantir que os produtos vão chegar em perfeitas condições aos clientes? Como lidar com imprevistos?
Sim, as perguntas são muitas! Mas o Melhor Envio está aqui para responder a todas elas e simplificar o frete para e-commerce, ajudando lojistas virtuais de todo o Brasil, desde artesãos que vendem pela internet até lojas online já estabelecidas e com seu público fiel.
Mais do que uma calculadora de fretes, a plataforma oferece uma série de ferramentas que otimizam os processos da entrega de produtos das lojas online e permitem uma estratégia de fretes eficiente.
Também entendemos que cada etapa do envio dos produtos pede cuidados distintos, mas que podem ser inseridos no dia a dia dos lojistas sem dificuldades. E, para isso, o primeiro passo é entender cada uma dessas etapas.
Ao longo deste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a entrega de encomendas da sua loja virtual, desde a cotação do frete até o preparo correto das embalagens.
💡 Para deixar essas dicas ainda mais claras, você também vai encontrar os vídeos da Série Meu Envio, disponíveis no canal do Melhor Envio no YouTube, desenvolvida para tirar todas as dúvidas sobre como fazer seus envios pela plataforma.
Vamos nessa?
Navegação rápida
Meu Envio: Como calcular o valor do frete?
A primeira etapa, claro, é o cálculo do frete. O valor pago na entrega da encomenda aparece, cada vez mais, como um ponto importante na decisão de compra do consumidor. Para você ter uma ideia, o frete caro é o maior responsável pelos carrinhos abandonados em lojas virtuais. Ou seja: o cliente estava pronto para finalizar aquela compra, mas desistiu porque achou o custo do frete muito alto.
É importante lembrar que, além do preço, o prazo de entrega também pesa na decisão do consumidor. Tanto que cada vez mais os grandes e-commerces apostam em entregas no mesmo dia ou em até 48 horas.
Claro que nem todas as lojas virtuais têm como oferecer essa agilidade. Mas isso não deve ser uma preocupação: o público já sabe que normalmente é preciso esperar um pouco mais para ter o produto em mãos. Contudo, esse período não pode ser muito longo, e deve ser coerente com o preço da entrega.
Bem, a melhor solução para encontrar as condições de entrega ideais – em relação ao preço e ao prazo – é fazendo a cotação de frete em diferentes transportadoras. Mas isso não parece ser muito prático, certo?
Calculadora de Frete do Melhor Envio
É aí que entra a Calculadora de Fretes do Melhor Envio! Em uma única consulta, o lojista encontra diferentes alternativas de transportadoras e serviços para fazer a entrega daquela encomenda.
O primeiro vídeo da Série Meu Envio é todo dedicado ao cálculo do frete! Veja as dicas e, em seguida, siga com a leitura para ter mais detalhes e entender as outras etapas do envio de encomendas no e-commerce!
Tudo o que você precisa fazer é acessar a Calculadora de Fretes no painel de controle do Melhor Envio e preencher os campos solicitados:
📍 CEP de origem da encomenda – endereço do estoque da loja virtual ¹
📍 CEP de destino da encomenda – endereço do cliente que fez o pedido
📍 Valor segurado – valor do produto enviado ²
📍 Quantidade de pacotes
📍 Dimensões da embalagem – Altura, largura e comprimento em centímetros (cm)
📍 Peso da embalagem – em quilos (kg) ³
🔴 Atenção! As medidas para o cálculo de frete são as do produto já embalado para envio! Mas pode deixar que logo mais vamos falar sobre como embalar suas encomendas.
¹ Fique atento à localização da agência onde vai fazer a postagem para evitar diferenças no valor do envio.
² Seguro da carga durante a entrega, que vai ser usado como referência das indenizações em situações de avaria ou extravio da encomenda.
³ A unidade de peso que aparece na calculadora do Melhor Envio é em quilos, mas você pode calcular o frete de objetos mais leves sem problemas! Para isso, é só converter o peso de gramas para kilos. Por exemplo, se a encomenda tem peso de 300 gramas (300g), você vai colocar 0,3 Kg. Já um objeto de 75 gramas é equivalente a 0,075 Kg.
Agilize o cálculo de frete com as integrações do Melhor Envio
Fazer a integração da loja virtual com o Melhor Envio permite que esse cálculo seja feito de forma automática, importando as informações da plataforma de e-commerce ou marketplace onde a venda foi realizada. Em alguns casos, o lojista pode, ainda, disponibilizar o cálculo de frete para o cliente, no site da loja. Dessa forma o consumidor escolhe qual a alternativa mais conveniente para receber aquele pedido.
Posso fazer a cotação de mais pacotes de uma só vez?
Sim, você pode cotar os envios de um ou mais pacotes em uma mesma etiqueta de frete. Para adicionar mais objetos com diferentes dimensões, basta clicar em adicionar volume. A gente sugere que você faça a cotação dos volumes juntos e separados, para comparar as diferentes condições de entrega e escolher a mais adequada.
Atenção aos serviços adicionais disponíveis na calculadora do Melhor Envio
A calculadora de fretes do Melhor Envio também permite que o lojista contrate serviços adicionais das transportadoras, como o Aviso de Recebimento e o Mão Própria, ambos dos Correios. Mas lembre-se que essas opções podem resultar em taxas extras para os envios, além de reduzir o número de opções disponíveis nos resultados.
Já escolhi o frete da encomenda, e agora?
Depois de encontrar a melhor alternativa de frete para aquele envio, é só clicar em Calcular! Na tela seguinte, você vai ver todas as opções de transportadoras e serviços disponíveis no Melhor Envio para cobrir aquela entrega.
Os resultados vão exibir a empresa de transporte, modalidade de serviço, prazo de entrega e o custo do frete, além de mostrar a economia que o lojista faz ao usar o Melhor Envio. Escolha a melhor alternativa para aquela entrega e clique em Selecionar para seguir com a contratação do serviço, geração e impressão da etiqueta de frete.
Você será encaminhado para a tela de informações sobre destinatário (cliente da loja), remetente e dados do envio, onde vai definir se a encomenda será acompanhada por uma nota fiscal ou uma declaração de conteúdo.
👉 Você sabe quando deve usar cada documento? É só seguir a leitura para descobrir!
Meu Envio: nota fiscal ou declaração de conteúdo?
Qual documento usar no envio do produto: nota fiscal ou declaração de conteúdo? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os lojistas.
Antes de mais nada, é preciso saber que todas as transportadoras exigem que a carga esteja acompanhada de um desses documentos.
Esse foi o assunto do segundo vídeo da Série Meu Envio, é só dar o play! E logo depois você encontra ainda mais informações sobre nota fiscal e declaração de conteúdo!
Nota fiscal no e-commerce
A nota fiscal é usada para comprovar a existência de uma relação comercial. Ou seja, compra e venda de um produto. Entre as diferentes funções do documento, podemos destacar:
✔ Formaliza a receita e garante o pagamento dos tributos exigidos
✔ Atesta a procedência das mercadorias em circulação no país
✔ Garante o pagamento de seguros em casos de roubo, avaria ou extravio de cargas
Os modelos de nota fiscal mais usados no e-commerce são a Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica.
Ao emitir nota fiscal para os envios gerados através do Melhor Envio, o lojista deve ficar atento ao campo relacionado aos dados do transportador. Lembre-se que o Melhor Envio não é uma transportadora. A plataforma faz a intermediação entre vendedores virtuais e as empresas de transporte, como Correios ou Jadlog, por exemplo.
Sendo assim, ao preencher a nota fiscal, os dados do transportador informados são aqueles da empresa escolhida para fazer o envio:
📍 Correios
CNPJ: 34.028.316/0001-03
Inscrição Estadual: 073.338.210.0116
📍 Jadlog
CNPJ: 04.884.082/0001-35
Inscrição Estadual: 149.744.148.111
📍 Azul Cargo Express
CNPJ: 09.296.295/0001-60
Inscrição Estadual: 206.265.026.118
📍 LATAM Cargo
CNPJ: 02.012.862/0164-06
Inscrição Estadual: 112.347.127.116
📍 Buslog
CNPJ: 10.992.167/0001-30
Inscrição Estadual: 148.694.458.111
📍 Loggi
CNPJ: 24.217.653/0006-08
Inscrição Estadual: 241.111.449.111
📍 J&T Express
CNPJ: 42.584.754/0001-86
Inscrição Estadual: 133.512.711.118
MEI precisa emitir nota fiscal?
Essa é uma pergunta muito comum dos lojistas. A lei não obriga o MEI – Microempreendedor Individual a emitir nota fiscal para pessoa física. Mas o ideal é que, mesmo sem a obrigação legal, seja realizada a emissão do documento, que vai conferir maior segurança ao lojista, ao consumidor e até mesmo à carga enviada nas transportadoras.
💡 Quer entender tudo sobre o assunto e saber qual nota fiscal usar na sua loja virtual? Dá uma olhada nesse artigo exclusivo sobre a Nota fiscal no e-commerce.
Declaração de conteúdo
A declaração de conteúdo é o documento utilizado quando o objeto enviado não está sujeito à tributação e demais situações em que a nota fiscal não é obrigatória.
No documento, o remetente declara não se enquadrar como contribuinte e que aquele objeto é isento de ICMS. Veja o exemplo da declaração de conteúdo usada pelos Correios:
Ao contratar o serviço de uma transportadora por meio do Melhor Envio, o documento pode ser preenchido durante a geração da etiqueta de frete.
Como preencher a declaração de conteúdo no Melhor Envio
Lembra que falamos sobre os campos de Dados do Envio, na tela seguinte à escolha do frete? É ali que vão entrar as informações sobre o documento que vai acompanhar a encomenda.
Caso a transportadora escolhida aceite a declaração de conteúdo, será exibida a opção Fazer Declaração de Conteúdo. Ao clicar na caixinha, vão aparecer os campos onde você deve colocar as informações sobre o produto que será enviado: item, valor unitário do produto e quantidade.
Se for enviar mais de um item na mesma caixa, é só clicar em Adicionar mais um item e preencher as informações.
🔴 É importante que todos os itens sejam descritos na Declaração de Conteúdo, e que o valor final do documento seja condizente com o valor segurado informado durante a cotação do frete. Isso porque essas informações serão avaliadas em caso de indenização por parte da transportadora.
E é exatamente neste ponto que o envio de encomendas com declaração de conteúdo pede mais atenção! Algumas transportadoras não oferecem seguro para envios com declaração de conteúdo.
💡 Leia o artigo Nota Fiscal ou Declaração de Conteúdo e entenda as diferenças entre os documentos, quais transportadoras aceitam Declaração de Conteúdo e as particularidades nos casos de indenizações.
Depois de concluir a geração e o pagamento da etiqueta de frete, é hora de imprimir os documentos para o envio. Clicando no botão Imprimir, o usuário é direcionado para uma tela com a etiqueta de frete e, logo abaixo, a declaração de conteúdo.
🔴 OBS.: Nos envios com Nota Fiscal, basta digitar as informações solicitadas sobre o documento.
A nota fiscal do produto ou a declaração de conteúdo deve ser afixada na parte externa da embalagem para envio. Para saber como preparar o pacote, é só seguir para o próximo tópico!
Meu Envio: preparando a embalagem
Etiqueta de frete e documentação da venda do produto prontas? Chegou a hora de preparar a embalagem para envio!
E acredite, essa etapa é mais importante do que muita gente pode pensar, tanto que ganhou um episódio exclusivo da Série Meu Envio, olha só:
Lembre-se que esse pacote vai ser o primeiro contato físico entre o cliente e a sua loja. E é sempre bom causar uma boa primeira impressão, certo? Por isso, evite utilizar materiais que possam chegar com avarias ao consumidor. Também vale a pena colocar a criatividade em jogo, com bilhetinhos escritos à mão, cartões de agradecimento ou mesmo mimos para os consumidores, caprichando na unboxing experience!
Além da experiência do cliente, o preparo da embalagem tem impacto também nos custos com frete da loja virtual. Afinal, as dimensões informadas na calculadora de frete são do produto já embalado para envio, lembra? Mas fique tranquilo, mais para frente vamos falar sobre a escolha da caixa para enviar as encomendas!
Também é importante ficar de olho na segurança do objeto dentro do pacote, para evitar que seu produto chegue com alguma avaria ao consumidor.
Qual embalagem usar no e-commerce? Posso colocar o objeto em um envelope?
Algumas transportadoras permitem o envio de objetos em envelopes. Contudo, indicamos o uso de caixas quadradas ou retangulares, por alguns motivos:
✔ Garantem maior segurança para o produto durante o transporte
✔ Facilitam a medição da embalagem para a cotação do frete
✔ São aceitas por todas as transportadoras, dentro dos limites mínimos de tamanho
✔ Eliminam o risco de cobranças extras por objetos não-mecanizáveis (que não são quadrados ou retangulares);
Como embalar o produto para envio no e-commerce e qual caixa usar
Separe os materiais necessários:
📍 Caixa de papelão
📍 Tesoura
📍 Material para absorver o impacto
📍 Fita adesiva
📍 Documentação do envio (nota fiscal ou declaração de conteúdo)
📍 Etiqueta de frete do Melhor Envio
Ao escolher a caixa, é muito importante considerar o tamanho do produto. O lojista deve escolher uma caixa do tamanho exato para acomodar o produto com segurança, e preencher o espaço que sobra com materiais diversos, como isopor, sacos de ar, plástico bolha, papel ou mesmo alternativas sustentáveis, um diferencial bem legal para o seu negócio!
Outro ponto de atenção é o peso cúbico da embalagem, cálculo que faz uma relação entre o peso real e o espaço ocupado pelo objeto nos meios de transporte. Para calcular o valor do frete, as transportadoras comparam o peso real e o peso cúbico, e consideram o maior deles para definir o custo da entrega. Logo, uma embalagem muito maior do que o produto exige vai resultar em frete mais caro do que o necessário.
Finalmente, lembre-se de garantir que a caixa fique bem fechada, a não ser que a transportadora exija que a embalagem esteja aberta no momento da postagem, como é o caso da Azul Cargo Express. Se achar mais seguro, vale embalar todo o pacote com papel e reforçar a fita adesiva!
Fixe o documento de envio no lado externo da embalagem
Como dissemos antes, todas as transportadoras exigem que o envio seja acompanhado pela nota fiscal ou declaração de conteúdo. Qualquer que seja o documento, ele deve ser preso no lado de fora da embalagem, para ser conferido na postagem ou durante o transporte.
O documento deve ser dobrado e colocado em um saco plástico do tipo envelope AWB ou canguru.
Use a fita adesiva para fixar esse envelope plástico na caixa, assim como a etiqueta de frete do Melhor Envio.
Por falar em etiqueta de frete, tenha alguns cuidados para evitar problemas na leitura do código de barras durante a postagem e o transporte da embalagem:
✔ A etiqueta deve ser impressa em escala normal, de 14×10 (equivalente a 100%)
✔ Não imprima a etiqueta de frete no modo “economia de tinta”
✔ Ao fixar a etiqueta de frete na embalagem, não cubra o código de barras com fita adesiva
E onde colar o documento e a etiqueta de frete? O recomendado é que seja sempre na maior face da embalagem, facilitando o acesso às suas informações.
Prontinho, sua embalagem já está pronta para ser postada na transportadora!
Entenda como funciona a postagem do objeto com a etiqueta de frete do Melhor Envio
Fique de olho no canal do Melhor Envio no YouTube e acompanhe os próximos episódios da Série Meu Envio para saber tudo o que você precisa sobre cada uma de nossas transportadoras parceiras e ainda ter dicas imperdíveis sobre o rastreamento das encomendas e o pós-venda!
💡 Para saber mais sobre a geração de etiquetas de frete e informações sobre postagem, confira os artigos:
Como gerar uma etiqueta de frete no Melhor Envio
Transportadoras do Melhor Envio: como fazer a postagem
👉 Quer saber todos os detalhes sobre cada uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio? Dá uma olhadinha nesses links:
Aprenda a calcular o frete dos Correios para o seu e-commerce usando o Melhor Envio
Transportadora Jadlog: como enviar encomendas
Como contratar frete da LATAM Cargo pelo Melhor Envio?
Como contratar frete da Azul Cargo Express pelo Melhor Envio
Buslog no Melhor Envio: saiba como gerar etiquetas de frete pela transportadora
Frete mais fácil e barato com o Melhor Envio
Já deu para perceber que, com o Melhor Envio, você tem cotação de frete rápida e simples, não é? Uma excelente solução para quem quer contar com os serviços de diferentes transportadoras em um só lugar.
E o melhor é que as nossas condições exclusivas te ajudam a oferecer frete mais barato para os seus clientes, aumentando a competitividade da loja virtual!
No Melhor Envio você ainda encontra uma série de ferramentas e recursos para organização e otimização da logística do seu e-commerce, desde o cálculo do frete até o rastreamento das encomendas.
Sem falar em todas as dicas do canal do Melhor Envio no YouTube, aqui no Blog do Melhor Envio, nas nossas redes sociais e na newsletter. São diversos canais cheios de informações relevantes sobre o e-commerce!
Faça como milhares de lojistas em todo o Brasil e cadastre-se no Melhor Envio! Todos os serviços são gratuitos e sem número mínimo de encomendas. Você paga apenas pelos fretes gerados na plataforma.
Tudo o que você precisa fazer é acessar a Calculadora de Fretes no painel de controle do Melhor Envio e preencher os campos solicitados:
📍 CEP de origem da encomenda
📍 CEP de destino da encomenda
📍 Valor segurado
📍 Quantidade de pacotes
📍 Dimensões da embalagem – Altura, largura e comprimento em centímetros (cm)
📍 Peso da embalagem – em quilos (kg)
Depois de encontrar a melhor alternativa de frete para aquele envio, é só clicar em Calcular! Na tela seguinte, você vai ver todas as opções de transportadoras e serviços disponíveis no Melhor Envio para cobrir aquela entrega.
Os resultados vão exibir a empresa de transporte, modalidade de serviço, prazo de entrega e o custo do frete, além de mostrar a economia que o lojista faz ao usar o Melhor Envio. Escolha a melhor alternativa para aquela entrega e clique em Selecionar para seguir com a contratação do serviço, geração e impressão da etiqueta de frete.
A nota fiscal é usada para comprovar a existência de uma relação comercial. Ou seja, compra e venda de um produto. Entre as diferentes funções do documento, podemos destacar:
✔ Formaliza a receita e garante o pagamento dos tributos exigidos
✔ Atesta a procedência das mercadorias em circulação no país
✔ Garante o pagamento de seguros em casos de roubo, avaria ou extravio de cargas
Os modelos de nota fiscal mais usados no e-commerce são a Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica.
A declaração de conteúdo é o documento utilizado quando o objeto enviado não está sujeito à tributação e demais situações em que a nota fiscal não é obrigatória.
No documento, o remetente declara não se enquadrar como contribuinte e que aquele objeto é isento de ICMS.
Ao contratar o serviço de uma transportadora por meio do Melhor Envio, o documento pode ser preenchido durante a geração da etiqueta de frete.