Não chega a ser uma surpresa que o live shopping, ou live commerce, esteja entre as tendências do comércio eletrônico. Afinal, a prática é uma junção das compras pela internet com as lives, conceitos que entraram com tudo na rotina dos brasileiros no último ano.
Sem muito mistério, live e-commerce é uma estratégia que utiliza as possibilidades de live streaming – transmissões ao vivo pela internet – para vender produtos online – o e-commerce.
O marketing digital já adotou o uso de vídeos como uma das maneiras mais eficientes de atrair o público e gerar leads, então por que não fazer isso em tempo real?
Em uma ação de live e-commerce, o apresentador – ou vendedor – mostra todos os detalhes de um produto, suas utilidades, diferentes ângulos e aplicações e, claro, tira todas as dúvidas do público que acompanha a transmissão. O objetivo é despertar o desejo da audiência e levar à finalização da compra.
Muita gente pode estar se perguntando: “mas não é isso que o Shoptime e outros programas de TV já faziam lá atrás?”. Bem, de certa forma, sim. A diferença é que no live shopping atual, tudo acontece em ambiente digital. Ou seja, o consumidor pode realizar a compra online com alguns cliques no smartphone ou computador.
✔ Além disso, a internet permite uma interação muito mais dinâmica, aproximando o público da empresa ou perfil que realiza a live e criando uma relação de confiança, credibilidade e autoridade.
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A chegada do live e-commerce no Brasil
Lá do outro lado do mundo, na China, o live e-commerce movimenta cifras altíssimas, que passam dos bilhões de dólares. Sim, bilhões, com B. Mas os chineses já contam com ferramentas e estrutura super avançadas nesse sentido, que ainda não se difundiram no Brasil.
A tendência, claro, é que tudo isso chegue por aqui ao longo dos próximos anos – ou mesmo meses. Contudo, o mercado brasileiro já está se movimentando para aproveitar esse processo.
Grandes marcas já realizaram ações de live commerce, como Lojas Americanas, Magazine Luiza, Renner e Riachuelo. Aliás, vale saber que o segmento de Moda & Acessórios, que está entre os mais procurados pelos brasileiros, tem muito a ganhar com o live e-commerce. Mas até mesmo uma loja de chocolates e um supermercado já aproveitaram esse filão de vendas, e com sucesso!
Vantagens do live e-commerce
Mostramos alguns pontos bem legais dessa estratégia de marketing para lojas virtuais. Contudo, vale a pena detalhar um pouco mais as vantagens do live e-commerce:
Incentivo ao engajamento e interatividade
O live e-commerce é, antes de mais nada, uma conversa informal – mas muito bem planejada – com o seu público. Esse formato, por natureza, incentiva à maior participação da audiência, que vai aproveitar para tirar dúvidas e fazer perguntas sobre um produto ou serviço.
Maior alcance orgânico
Os vídeos de marketing já são conhecidos por seu bom alcance em redes sociais, melhor do que postagens que contam apenas com texto ou imagens estáticas. Esse resultado fica ainda melhor com as lives, que são o tipo de conteúdo em vídeo com maior taxa de alcance orgânico.
Live e-commerce oferece experiência similar à loja física
Embora muita gente já tenha aderido ao e-commerce, não é difícil encontrar quem prefira um atendimento personalizado, mais próximo das lojas físicas.
👉 O live shopping tem mais chances de juntar o melhor dos dois mundos, unindo a praticidade de fazer compras sem sair de casa com a possibilidade de tirar dúvidas sobre os produtos, o que vai favorecer a decisão de compra.
Fator humano
Você já deve ter escutado que “pessoas compram de pessoas”. Isso mostra que, mesmo nas compras pela internet, o fator humano tem seu valor.
Mais uma vantagem do live e-commerce, já que o apresentador do vídeo assume o papel de vendedor, humanizando a experiência do cliente.
👉 Isso pode ser especialmente importante para pequenos e médios negócios, já que o live streaming permite que o lojista busque a identificação com seu público, criando uma relação de proximidade por meio de uma conversa entre amigos.
Dependendo do campo de atuação, também vale a pena usar o live shopping como forma de se mostrar como uma autoridade em um nicho ou assunto de interesse que faça sentido para sua persona.
Agiliza a jornada de compra
Normalmente, a jornada de compra do consumidor no e-commerce envolve etapas como pesquisa, consideração e comparação de marcas e preços, entre outras.
Ao interagir com os clientes, o apresentador tem a chance de agilizar essa jornada, levando da etapa de consideração ao pagamento finalizado em muito menos tempo.
Live e-commerce: como apresentar seu produto ou serviço
Mas será que pequenas e médias lojas virtuais também podem se aventurar no live shopping? Sem dúvidas! Como dissemos, os recursos disponíveis no Brasil ainda são poucos, mas nada que um pouco de imaginação – e muita estratégia – não resolvam!
👉 E é sobre isso que vamos falar agora. Veja como você pode aproveitar as vantagens do live e-commerce na sua loja online:
Use as plataformas disponíveis para o live e-commerce
Como dissemos, as ferramentas para realização de live shopping ainda estão engatinhando no Brasil. Além disso, nem sempre o orçamento disponível para ações de marketing é muito grande, não é?
Felizmente, algumas plataformas já bem conhecidas, como Instagram, Facebook e YouTube, oferecem ferramentas para realização de lives para vender na internet.
👉 Mas é importante que, ao longo da transmissão, a loja virtual incentive a decisão de compra, conduzindo o cliente interessado direto para a finalização do pedido. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de links ou QR Codes que levem para a página do produto no e-commerce.
Conheça o seu público
O planejamento de uma ação de live e-commerce deve começar bem antes da transmissão do vídeo.
Em primeiro lugar, defina o foco da ação. Observe as interações em redes sociais e outros canais de comunicação para descobrir quais produtos são mais procurados, as dúvidas mais comuns e outros tópicos que seus clientes gostariam de saber.
Divulgue a live
A ideia do live e-commerce é que os consumidores fechem a compra durante a transmissão. Logo, quanto mais gente acompanhando, melhor!
👉 Por isso, não deixe de investir na divulgação da sua live! Fale com os consumidores pelas redes sociais, e-mail marketing, banners na loja virtual e até nas listas de transmissão do WhatsApp.
Ofereça benefícios
Antes mesmo de começar a transmissão da live, você deve mostrar aos seus clientes que eles também terão vantagens ao acompanhar os vídeos.
Por exemplo, durante a divulgação, você pode antecipar que a audiência vai receber cupons de desconto ou ofertas exclusivas.
Faça uso de gatilhos mentais
Reforce essa ideia de vantagens para os clientes durante a live. Essa é uma ótima oportunidade de usar os gatilhos mentais do e-commerce, como escassez e exclusividade.
Aqui, você pode informar que os consumidores têm, digamos, até o fim da live para aproveitar as ofertas anunciadas. Ou, ainda, falar que tal desconto – ou frete grátis – será oferecido para os primeiros 50 pedidos.
👉 Com isso, o público vai adquirir um senso de urgência, fazendo com que as pessoas fechem a compra por receio de perder uma boa oportunidade!
Não esqueça de organizar o atendimento
O ideal é que uma exibição em live streaming seja acompanhada por, pelo menos, duas pessoas da loja virtual.
Uma, claro, é o apresentador ou apresentadora, que vai conduzir todo o papo com os clientes, tirar suas dúvidas e apresentar o produto.
Mas também é interessante ter uma segunda pessoa para acompanhar a movimentação dos pedidos, fazer a intermediação entre a audiência e o apresentador ou responder outros canais de comunicação.
Lembre-se que os clientes esperam que, ao fim da live, todas as suas dúvidas estejam resolvidas e, com sorte, a compra já finalizada com sucesso!
👉 Quanto maior a audiência, maior deve ser a equipe disponível para atendimento no e-commerce!
Ah, e não se preocupe se as primeiras tentativas no live e-commerce não tiverem os resultados esperados, ok? Isso é normal, já que a conquista de uma audiência e os demais ajustes necessários para integrar o vídeo e os atendimentos levam mesmo um tempinho.
👉 Aproveite cada uma dessas experiências para mapear as dificuldades e, claro, as oportunidades!
💡 Veja mais dicas de marketing digital para e-commerce!
Fique por dentro do e-commerce com o Melhor Envio
Depois de esquentar as vendas com o live e-commerce, é hora de garantir que todos os clientes que participaram da ação recebam seus produtos em perfeitas condições e dentro do prazo. Afinal, só então podemos considerar que a venda foi finalizada com sucesso e que você ofereceu a melhor experiência para os consumidores da loja virtual.
💡 E é aqui que entra o Melhor Envio! Para começar, você encontra condições mais competitivas nas entregas, conquistando de vez a atenção dos consumidores. Além disso, na nossa plataforma você encontra uma série de ferramentas que facilitam a gestão logística da sua loja virtual!
Ah, e para fechar com chave de ouro, você fica por dentro de todas as tendências do e-commerce, inclusive aquelas que ainda são novidade no Brasil, como o live e-commerce. Gostou?
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