Semana do Cliente | 5 dicas para usar as redes sociais e vender mais

Você sabe como usar as redes sociais para vender mais? Confira nossas dicas em mais uma publicação especial para o Dia do Cliente!

As redes sociais já foram vistas como uma moda temporária. Mas o tempo foi passando, elas continuaram crescendo e hoje são uma parte importante da vida das pessoas. De acordo com um estudo do Hootsuite em parceria com o We Are Social, 62% da população brasileira usa redes sociais. São 130 milhões de pessoas que passam, em média, nove horas por dia conectadas à internet. Desse período, cerca de três horas e meia são dedicadas somente às redes sociais. 

Números tão expressivos servem para demonstrar a relevância da internet no dia a dia da sociedade contemporânea. Quem vende pela internet não pode ficar alheio a esse poder. É por isso que, em mais uma de nossas publicações especiais sobre o Dia do Cliente, viemos dar 5 dicas para você utilizar as redes sociais como ferramentas para alavancar as suas vendas. 

1. Defina a persona (ou personas) do seu negócio

No marketing, o termo persona é usado para se referir a uma representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. Definir uma persona — ou várias — é essencial para saber em quais redes sociais a sua presença será mais efetiva. E como fazer isso? O primeiro passo é observar os dados dos clientes da sua loja virtual. Confira algumas perguntas que podem ajudá-lo a criar uma persona:

  • Quem compra os seus produtos?
  • Qual é a idade média dos seus clientes?
  • Em qual região eles estão predominantemente localizados?
  • Quais são seus interesses? Seus hobbies?

Em posse de informações como essas, crie um nome para a sua persona e atribua a ela as características que encontrou durante sua análise de dados. Observe um exemplo bem básico de persona: Rafael, 30 anos, mora na região sudeste, tem interesse em decoração e artesanato e adora consumir conteúdo sobre esses assuntos. 

Sabendo disso, um lojista que vende produtos de decoração poderia criar uma conta no Pinterest — rede social bastante utilizada por quem busca referências de moda, decoração, culinária, artesanato etc — e aproveitar as características desse canal para se conectar a pessoas com interesses similares aos de Rafael, nossa persona.  

Dia do Cliente - Exemplo do Pinterest
Imagem: Pinterest.

2. Preste atenção aos horários das suas publicações

Em primeiro lugar, você precisa saber que o horário de uma publicação tem influência direta em seu desempenho. Isso acontece porque existem momentos de pico de audiência nas redes sociais, ou seja, horários nos quais mais pessoas estão online ao mesmo tempo. E afinal, qual é o melhor horário para postar algo?

Se fizer uma pesquisa rápida pela internet, você vai encontrar muitos artigos afirmando que o melhor horário para postar no Facebook é às XXh, no Instagram às YYh, no LinkedIn às ZZh… E por aí vai! A verdade, porém, é que os melhores horários para fazer uma publicação vão depender do seu público e também da rede social utilizada. Veja duas dicas simples para descobrir o melhor horário de acordo com o seu público e otimizar o desempenho de cada publicação:

  • Redes sociais como Instagram e Facebook disponibilizam dados sobre o público de um perfil para que o administrador da conta possa utilizá-los no desenvolvimento de estratégias. Aproveite essas informações para entender o comportamento de quem acompanha o seu negócio;
  • Evite fazer várias publicações em um curto intervalo de tempo. À exceção do Twitter, a maioria das redes sociais não mostram tudo o que você posta para o seu público. Quando você publica muitas coisas ao mesmo tempo, o algoritmo das redes corta o alcance do seu perfil, fazendo com que as suas publicações concorram umas com as outras.

Leia também: por que sua loja virtual deve ser multicanal?

3. Construa um bom relacionamento com o seu público

As redes sociais encurtam a distância entre consumidores e lojistas. Por isso, é natural que os clientes do seu e-commerce usem esses canais para tirar dúvidas, resolver problemas ou simplesmente conversar. Tenha em mente que é essencial estar à disposição para respondê-los. 

Demonstrar uma postura solícita e dedicada ajuda a construir um bom relacionamento com os seus clientes, algo extremamente importante para a fidelização. Afinal, é bem mais barato reter os clientes que já acompanham as suas redes do que investir na procura de novos, não acha?

Confira algumas dicas para acertar no atendimento ao cliente no e-commerce!

4 . Crie conteúdo relevante

Pergunte a si mesmo: por que você acompanha as redes sociais de uma empresa? Provavelmente porque ela publica conteúdos que são relevantes para a sua vida de alguma forma. Ninguém segue (pelo menos não por muito tempo) perfis incapazes de publicar conteúdo de valor. 

Recompense o interesse das pessoas no seu e-commerce fazendo postagens de qualidade. Divulgue informações aprofundadas sobre os produtos, faça vídeos de unboxing, incentive feedbacks. Em resumo, movimente as suas redes com publicações capazes de transmitir informações úteis aos seus clientes. Isso com certeza vai fazer a diferença nas suas vendas.

5. Esteja nas redes certas

Segundo a 40ª edição do Webshoppers, estudo desenvolvido por Ebit e Nielsen, as redes sociais estão entre as maiores motivadoras de compras, perdendo apenas para os mecanismos de busca nesse quesito. A pesquisa ainda estabeleceu quais redes motivaram mais compras no 1ª semestre de 2019, como mostra o gráfico abaixo:

Dia do Cliente - 40ª edição do Webshoppers
Imagem: 40ª edição do Webshoppers.

Esse dado levanta uma questão importante: se as redes sociais motivam vendas, em quais delas é preciso estar? O gráfico deixa claro como Facebook e Instagram são redes extremamente importantes atualmente. Mas será que o seu negócio deve estar em todas as outras? A resposta é bem simples: não! Estar presente em vários canais é importante, mas eles precisam ser os canais certos para a sua estratégia. Relembre o exemplo do Rafael, nossa persona interessada em decoração.

Dica bônus: não ofereça fretes competitivos apenas no Dia do Cliente!

A última dica deste post não está relacionada a redes sociais, mas também tem o poder de melhorar as suas vendas. Afinal, não adianta desenvolver uma grande estratégia nas redes e deixar de vender por causa do valor da entrega, não acha?

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