Semana do Cliente | Como um bom atendimento pode fidelizar o público

Confira ao primeiro post da série especial sobre o Dia do Cliente e veja como atender bem é decisivo para tornar os consumidores fiéis ao seu e-commerce

 

Bem-vindo à nossa série especial sobre a Semana do Cliente! Este é o primeiro conteúdo dentro dos cinco dias bastante produtivos que teremos pela frente. Mas antes de ir direto ao assunto deste post, deixe a gente contar para você um pouquinho do que preparamos para o seu e-commerce ter ainda mais sucesso!

Aqui no Blog Melhor Envio e no nosso canal oficial no YouTube é comum trazermos dicas para os vendedores online aproveitarem ao máximo as oportunidades para ampliar as vendas. Desta vez, resolvemos ir mais além: reunimos conteúdos para uma semana inteira de informações relevantes para os vendedores digitais empregarem no Dia do Cliente e também em outras datas comemorativas!

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do atendimento para a fidelização do público. Curtiu? Então, embarque nessa com a gente! 

 

Seja assertivo no Dia do Cliente e sempre

 

No Dia do Cliente, fixado em 15 de setembro, ou no restante do ano, é preciso uma estratégia assertiva para captar compradores. Entretanto, não se pode esquecer de valorizar a fidelização de quem adquire produtos com você.

Obviamente, quando se pensa em ter um negócio de sucesso, a primeira coisa que nos vem à mente é a ampliação do público. Atrair novos consumidores. Mas, você sabia que é mais inteligente fidelizar um cliente do que atrair um novo? Isso porque essa pessoa, que já conhece sua marca e confia em seu trabalho, tende a comprar ainda mais em seu e-commerce

Isso é o que vamos conferir ao longo deste post. Veja!

 

A experiência de compra como um todo é importante

 

Fidelizar é diferente de satisfazer o cliente. Pensar somente na satisfação do público não fará seu e-commerce se destacar da concorrência, é preciso oferecer mais. Ir além. 

Desse modo, a fidelização está mais para encantar o consumidor para que ele entenda aquela experiência de compra como algo marcante. E este é um dos principais ingredientes que fará ele retornar às suas páginas para adquirir objetos recorrentemente. 

Assim, estabeleça uma relação de confiança, mostre que realmente o internauta pode ficar tranquilo em comprar com você no Dia do Cliente ou em qualquer outro momento. E use o também o atendimento para tornar esse cenário uma realidade!

 

Estratégias para manter seu cliente fiel

 

Certamente muitas das ações estratégicas que você trabalha focam no fortalecimento da imagem do seu negócio e da sua presença no mercado digital. Um frete eficiente, com uma entrega acessível e dentro do prazo, ou a escolha de itens de qualidade para o seu catálogo são exemplos disso. Afinal, tudo é pensado para agradar os consumidores e convencê-los a comprar com você.

Por outro lado, uma alta performance pode facilmente ir por água abaixo se a sua operação não contar com um atendimento competente. E ao mesmo tempo, agradável.

Para ajudá-lo a encontrar a direção certa para o atendimento ideal, reunimos algumas dicas que devem ser prioritárias na atuação de um e-commerce

Pronto para conferir os insights? Então prepare o papel e a caneta!

Atender bem é fundamental 

 

Fazer vendas regulares já é um desafio por si só. Para os mesmos clientes, nem se fala. Dessa forma, imagine que o atendimento é uma peça-chave para manter seu público fiel ao seu e-commerce

Nessa hora, colocar-se no lugar do cliente pode ser um bom exercício para tratá-lo com a empatia que ele certamente espera. Insira esse conceito em sua estratégia, independentemente do canal no qual você vende. 

Seja em em uma loja virtual, em um marketplace ou em um e-commerce que comercializa itens apenas nas redes sociais, esteja disponível. Mantenha-se pronto para responder as dúvidas sempre que o consumidor interagir com você, principalmente, durante datas especiais como o Dia do Cliente.

Nada pode ser mais desastroso do que uma pessoa que não se sente acolhida e percebe que nem é notada pelo vendedor. Evitar essa frieza precisa ser uma das suas metas, principalmente, se a intenção é reter aquele comprador nesta e nas próximas vendas.

Vale reforçar que um atendimento de qualidade pode contribuir para tornar o seu público também um defensor do seu e-commerce! Em outras palavras, alguém que irá indicá-lo aos amigos e deixará comentários positivos nas suas redes sociais.

 

Tenha um bom relacionamento com o público

 

Falando em indicações, entenda que para convencer alguém a postar uma foto após a chegada do pedido nas redes sociais marcando sua loja, é preciso fortalecer laços antes. Ou seja, você deve realmente tentar se relacionar com o público. Busque se tornar um amigo do seu cliente

Você pode demonstrar atenção especial também com ações simples como caprichar na entrega do produto. Mande um cartão junto com a encomenda, que pode ser até mesmo escrito a mão, ou personalizado como você preferir. Use uma frase motivadora ou uma pergunta sobre o cliente. Enfim, solte sua imaginação!

A ideia é fazer o destinatário sentir que aquela compra foi importante para o e-commerce que ele escolheu. Expresse como é bom ter aquela pessoa entre os seus clientes e o quanto ela é especial para você. Isso também é atender bem e rende excelentes frutos!

 

Invista em um pós-atendimento de qualidade

 

Lembre-se que a experiência de compra não é concluída quando o cliente fecha o pedido ou recebe o produto em seu endereço. Para ter eficiência e realmente fidelizar um cliente o vendedor precisa sair do convencional. Portanto, oferecer mais do que sua obrigação  não é apenas um requisito básico. E a clientela sabe disso!

Que tal enviar um e-mail, após a confirmação da entrega, para perguntar se o produto chegou direitinho? Demonstre preocupação com quem compra em sua loja. Estreite relações depois do fechamento da compra e convide o consumidor a voltar às suas páginas.

Vale ainda enviar uma mensagem agradecendo a compra e passando orientações sobre o envio, como o código de rastreio e dicas sobre como proceder caso haja algum imprevisto. Este contato pode ser tanto via chat em sua loja ou inbox na própria página do marketplace. 

É possível até solicitar a avaliação da venda dessa forma e usar a oportunidade para melhorar ainda mais a experiência de compra. Geralmente, esse cuidado extra costuma incentivar as pessoas a deixarem uma recomendação do produto e do atendimento. Faça um teste e confira!

 

Lembre do potencial do e-mail marketing no atendimento

 

Outra direção interessante é usar as informações de navegação do público nas páginas do seu e-commerce. Essas “pegadas” de cada usuário podem proporcionar insights interessantes para personalizar sua comunicação, também pelo e-mail marketing.

Quais itens ele pesquisou? Quais produtos se interessou? Use esses dados para repassar informações adicionais sobre os artigos. Assim você irá nutrir o desejo por novas compras de forma objetiva e direta: focando no que o cliente já demonstrou querer adquirir. 

 

Fidelize também com a entrega da encomenda

 

Se você chegou até aqui é porque nossas dicas realmente fizeram sentido para o seu negócio. Saiba que ficamos muito contentes com isso! Então para concluir de forma ainda mais assertiva nossa conversa, vamos apresentá-lo ao Melhor Envio.

Somos uma ferramenta que irá ajudá-lo a otimizar a entrega de suas encomendas. Afinal, tão importante quanto ter um atendimento de qualidade é transportar as mercadorias com agilidade e praticidade. 

Isso é exatamente o vendedores como você encontram em nossa plataforma de gestão de fretes gratuita. Em nossa tecnologia, fica fácil cotar envios com Correios e transportadoras privadas simultaneamente e em segundos

Visite nossa tecnologia e confira como gerar etiquetas de postagem dos seus pedidos!

Aproveitamos também para lembrá-lo de acompanhar os outros conteúdos da série especial sobre a Semana do Cliente. Até a próxima!

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