Uma dúvida muito comum entre os empreendedores que estão dando seus primeiros passos no ramo das vendas pela internet é como embalar encomenda para os Correios?
Provavelmente você chegou até esse artigo porque tem essa mesma dúvida. Mas não se preocupe, você não está sozinho, o time do Melhor Envio vai te ajudar nessa missão!
Neste conteúdo vamos te contar todas as etapas da preparação de um pacote para postagem: como embalar uma caixa, formatos aceitos pela transportadora, o que precisa estar anexado do lado de fora da remessa, como embalar uma devolução e muito mais. Mas antes, que tal fazer o seu cadastro gratuito no Melhor Envio para começar a economizar nos fretes do seu negócio? É só clicar no botão abaixo!
Navegação rápida
Passo a passo: como embalar encomenda para correios
Passo 1 – Escolha a embalagem do envio
O primeiro passo é definir a embalagem que o seu produto será enviado para o cliente. É importante que seja um recipiente que mantenha o interior protegido de impactos e que possua alguma resistência à umidade.
As duas melhores opções de embalagem para correios são as caixas de papelão e os envelopes de segurança. Veja as vantagens e indicações de cada um deles.
Caixas de papelão para Correios
- Embalagem recomendada para produtos de pequeno e médio porte.
- Mais resistente a impactos externos.
- Possibilita a utilização de material de amortecimento interno.
- Existe uma infinidade de caixas de papelão disponíveis para compra com preço bem acessível.
- Possibilidade de customização.
Envelopes de segurança para Correios
- Embalagem indicada para pequenas remessas, eletrônicos e vestuário.
- Podem ser do tipo comum ou do tipo que já possui plástico-bolha aplicado em seu interior.
- Opção mais barata para envio de produtos leves.
- Possibilidade de customização.
Medidas de embalagens aceitas pelos Correios:
Após escolher o tipo de embalagem é preciso ficar atento às medidas aceitas pelos Correios. Confira:
Caixas (papelão, isopor, plástico, metal ou madeira)
Tamanho | Mínimo | Máximo |
Comprimento (C) | 15 cm | 100 cm |
Largura (L) | 10 cm | 100 cm |
Altura (A) | 1 cm | 100 cm |
Soma (C+L+A) | 26 cm | 200 cm |
Envelopes (papel ou plástico)
Tamanho | Mínimo | Máximo |
Comprimento (C) | 16 cm | 60 cm |
Largura (L) | 11 cm | 60 cm |
Soma (C + L) | 27 cm | 120 cm |
Caso tenha ficado ainda alguma dúvida sobre as medidas de embalagens aceitas pelos Correios, sugerimos a leitura do guia técnico de embalagens recomendadas pelos Correios.
Uma dica importantíssima que a gente deixa é que, nos casos dos fretes de lojas online, não vale a pena comprar as embalagens fornecidas pelos Correios. Você conseguirá preços bem menores em fornecedores especializados em caixas para e-commerce.
Para saber quanto custa as caixas dos Correios, como conseguir os melhores fornecedores de embalagens para loja virtual e até dicas de como fazer a sua própria caixa de papelão para os Correios, recomendamos a leitura desse guia completo onde falamos só sobre o tema:
Caixa de papelão para e-commerce: como escolher, comprar mais barato e fazer a sua própria embalagem
Embalagem definida para o envio do produto? Vamos à próxima etapa!
Passo 2 – Embrulhe o produto com segurança dentro do pacote
Hora de colocar o produto dentro da embalagem! Para garantir que a compra chegue em perfeitas condições até o seu destino final é sempre recomendado utilizar materiais que absorvam possíveis impactos e mantenham a integridade da remessa. Os itens mais utilizados pelo e-commerce para esse fim são o plástico-bolha e as placas de isopor.
Com o interior já protegido, é só fechar a embalagem utilizando uma fita adesiva de qualidade ou é só selar o envelope de segurança.
Atenção: Os Correios não permitem o envio de encomendas em embalagens estampadas com marcas ou outras informações que deixem claro o conteúdo da remessa.
A parte boa é que esse problema pode ser resolvido facilmente envolvendo a caixa com papel kraft (papel pardo).
Passo 3 – Endereçamento: etiqueta de frete deixa tudo mais fácil
Pacote fechado, vamos realizar o endereçamento da remessa, para isso será necessário as seguintes informações:
- Nome do destinatário (comprador).
- Endereço do destinatário.
- CEP de destino.
- Endereço do remetente (endereço da sua loja).
- CEP de origem.
Essas são as informações solicitadas para realizar o envio de uma encomenda pelos Correios. Essas também são as informações necessárias para fazer a comparação de preço entre transportadoras usando o Melhor Envio.
Além de garantir um frete mais barato e com as melhores condições, ao contratar um frete dentro do Melhor Envio você irá gerar uma etiqueta de frete com todos os dados de endereçamento pronta para ser anexada do lado de fora da caixa, o que facilita demais essa etapa do processo!
Passo 4 – Não esqueça da nota fiscal ou declaração de conteúdo
Todo produto com fim comercial transportado no país precisa ser despachado com a nota fiscal ou declaração de conteúdo anexada na parte de fora da embalagem.
Basicamente, a nota fiscal serve como comprovante de origem para qualquer tipo de mercadoria. Já a declaração de conteúdo é um documento mais simples que pode ser emitido em duas ocasiões:
- Remessas não comerciais, como nos casos de troca e devolução.
- Fretes contratados por microempreendedores individuais (MEI), desde que o destinatário seja pessoa física.
A gente preparou um conteúdo onde falamos mais sobre esses documentos e como emitir nota fiscal. Para aproveitar essas dicas é só acessar o artigo:
Nota fiscal ou declaração de conteúdo? Qual documento é necessário para o seu tipo de frete
Prontinho! Passando por todos esses passos a sua encomenda vai estar pronta para ser enviada pelos Correios!
Como embalar caixa para Correios: casos especiais
A gente te contou que os Correios possuem um limite máximo e mínimo regulando o tamanho das encomendas aceitas pela empresa.
Entretanto, saiba que é possível enviar produtos muito grandes ou em formatos não convencionais (cilíndrico ou esférico) pelos Correios, mas há regras específicas para isso, além da cobrança de uma taxa extra. Para saber mais leia:
Como enviar encomendas grandes ou em formatos especiais
Por outro lado, caso a sua remessa seja um pacote pequeno, existe atualmente a modalidade de envio Correios Mini, que costuma ser mais barata que o PAC e o Sedex.
Saiba os detalhes dessa modalidade de envio ideal para o mercado de bijuterias e acessórios acessando o conteúdo especial:
Conheça o serviço Mini Envios dos Correios
Como embalar produto para devolução nos Correios
Os casos de troca e devolução são embalados com as mesmas regras da preparação de um pedido, no entanto existem algumas dicas que podem ajudar no processo.
- Solicite que o cliente retorne o produto embalado na caixa original, se possível.
- Caso o comprador não tenha mais a embalagem original, solicite que ele coloque o produto em uma caixa comum e a envolva com papel pardo ou kraft.
- Caso o seu produto tenha sido enviado em um envelope de segurança personalizado, peça para que o cliente retorne o produto embalado do avesso.
Os Correios embalam o produto?
A resposta é bem simples! Não, os Correios não embalam uma encomenda ou fazem qualquer serviço do tipo. Sendo assim, é importante embalar a remessa antes de se dirigir a uma agência de Correios.
Economize tempo e dinheiro realizando seus fretes com a ajuda do Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma completa de cotação e gestão de frete, onde é possível comparar o valor cobrado pelo serviço entre as principais transportadoras do país, como Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Buslog e outras.
Tudo isso de graça, sem mensalidade, ou número mínimo de pedido. Você só paga o valor do frete contratado dentro da plataforma.
Comece já a economizar nos fretes do seu negócio fazendo o seu cadastro do Melhor Envio.