O rastreamento dos Correios possibilita acompanhar todo o processo de envio do produto com a transportadora, desde a postagem até a entrega no destino final. Assim, lojistas e clientes podem verificar em qual parte do percurso a encomenda se encontra, o que confere mais segurança para ambas as partes.
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é código de rastreio dos Correios e como recuperá-lo em caso de perda
- Significado de cada etapa que aparece no rastreamento
- Como usar o serviço de rastreamento Correios pelo aplicativo
- Como fazer rastreamento dos Correios sem o código de rastreio
- Como rastrear objeto Correios pelo Melhor Rastreio e receber notificações automáticas
- Que horas os Correios atualizam o rastreamento e muito mais!
Vamos começar?!
Navegação rápida
- 1 O que é código de rastreio dos Correios?
- 2 Afinal, como obter o código de rastreamento dos Correios?
- 3 Entenda o significado de cada etapa do rastreamento pelos Correios
- 4 1. Como rastrear objeto Correios pelo código no aplicativo?
- 5 2. Como fazer o rastreamento dos Correios com o CPF ou CNPJ?
- 6 3. Como usar o Melhor Rastreio para rastrear encomenda dos Correios?
- 7 4. Como rastrear objeto Correios pelo Telegram e receber notificações via SMS?
- 8 Que horas os Correios atualizam o rastreamento?
O que é código de rastreio dos Correios?
O código de rastreamento dos Correios serve para registrar que uma encomenda foi postada e permite localizá-la durante o processo de envio. Ele é composto por 9 números e 4 letras, duas delas localizadas no início e duas no final da numeração, como no exemplo: PC123456789BR.
As duas letras iniciais correspondem ao serviço utilizado. O Sedex, modalidade de frete expresso dos Correios, pode ser identificado pelas letras DF, DG, DJ, DL, DM, DN, DU, DV, OK, OP, OS, entre outras.
Já o PAC, modalidade de entrega econômica, costuma utilizar as letras PB, PC, PD, PE, PI, PJ, PK, PL, PT e outras. Enquanto o serviço de logística reversa dos Correios geralmente usa as iniciais LA, LB, LE, LP, LS e LV.
Por fim, as duas últimas letras correspondem ao país de origem do envio, ou seja, uma mercadoria postada no Brasil vai ter a sigla BR no final do código de rastreio.
Dica de leitura: PAC ou Sedex: conheça esses tipos de entrega dos Correios!
Afinal, como obter o código de rastreamento dos Correios?
O código de rastreamento dos Correios está localizado no cupom fiscal, também conhecido como comprovante do cliente, que é entregue pelo atendente após a postagem da encomenda. Normalmente ele fica na parte inferior da notinha e pode ser identificado pela palavra “Objeto”.

Perdi o código de rastreio: o que fazer?
Se você perdeu o código de rastreio dos Correios antes de enviá-lo para o cliente ou de cadastrá-lo no seu sistema de rastreamento (como o Melhor Rastreio, por exemplo) você deve retornar até a agência onde foi feita a postagem e solicitar uma segunda via do comprovante. Confira, passo a passo, como fazer isso:
- volte à agência onde você postou sua mercadoria.
- dirija-se ao guichê de atendimento.
- informe o dia e hora da postagem. Se você não souber o hora exata, diga um horário aproximado.
- leve o CEP e CPF do destinatário e remetente. Algumas agências costumam pedir o RG de quem postou o produto. Inclusive, vale ressaltar que o uso do CPF ou CNPJ passou a ser obrigatório nos envios dos Correios feitos pelo Melhor Envio.
- informe a modalidade de frete utilizada, por exemplo: PAC, Sedex, PAC Mini, etc.
- prontinho! Normalmente, essas informações são suficientes para que o atendente forneça uma segunda via do comprovante de postagem.
Dica: no caso de encomendas despachadas pelo Melhor Ponto, você deve ir até a unidade onde deixou o pacote e seguir o passo a passo acima.
👉 Aproveite e confira o horário de funcionamento dos Correios e o horário de atendimento do Melhor Ponto.
Entenda o significado de cada etapa do rastreamento pelos Correios
Agora que você já sabe o que é e como obter o código de rastreamento dos Correios, vamos mostrar o que significa cada etapa do rastreio:
- Objeto postado: significa que o lojista (provavelmente você) postou a encomenda na agência dos Correios ou no Melhor Ponto.
- Objeto em trânsito: indica que a mercadoria saiu da agência de postagem e está transitando para um Centro de Distribuição (CD) mais próximo da residência do cliente.
- Objeto saiu para entrega ao destinatário: quando essa mensagem aparece no status do rastreio, significa que o produto está a caminho do endereço do destinatário. Para evitar reentregas, incentive o consumidor a acompanhar as atualizações de rastreio, assim ele pode deixar alguém no local para receber o pacote. Um jeito simples e automático de manter sua clientela informada sobre as movimentações do envio é usando o Melhor Rastreio. Pode deixar que falaremos sobre essa ferramenta ao longo do artigo.
- Objeto entregue ao destinatário: a encomenda foi entregue no endereço do cliente.
Agora que você já sabe o que é o código de rastreio e como funcionam as etapas do envio, confira 4 maneiras de fazer o rastreamento dos Correios:
1. Como rastrear objeto Correios pelo código no aplicativo?
Lojistas e clientes podem usar o aplicativo para rastrear um objeto Correios pelo código de postagem. Para isso, é necessário seguir as etapas abaixo:
- Acesse o aplicativo dos Correios disponível para Android e iOS. Lembrando que para realizar a consulta pelo código de rastreio você não precisa se registrar no site da transportadora. No entanto, para salvar o objeto ou nomeá-lo (como mostraremos mais adiante) é necessário estar logado na sua conta.
- Cole o código de rastreamento dos Correios no campo “Rastreie um objeto” e clique no ícone em formato de lupa.

- Em seguida, vai aparecer na tela o status do pacote pesquisado. Se preferir, clique em “Salvar” na parte inferior da tela. Dessa forma, não é necessário digitar o código novamente quando você for realizar uma nova consulta. Para salvar o objeto você precisa fazer login na sua conta dos Correios, ok?!

- Também é possível adicionar uma descrição para cada envio. Neste caso, vá em “Ver todos” (no canto superior da tela inicial), clique na encomenda desejada e depois no ícone em formato de lápis. Escreva uma descrição para o objeto e clique em “OK”.

Dica: ao clicar em “Ver todos” você consegue visualizar todos os rastreios recentes, tanto mercadorias em trânsito quanto aquelas que já foram entregues.
2. Como fazer o rastreamento dos Correios com o CPF ou CNPJ?
O site oficial dos Correios permite rastrear objeto pelo código de rastreio e por meio do CPF ou CNPJ do destinatário. Veja como usar o serviço:
- Abra o site de rastreamento dos Correios.
- Informe o código de rastreio, CPF ou CNPJ do destinatário.
- Em seguida, digite texto captcha no campo “Digite o texto contido na imagem” e clique na lupa.
- Se você optar pelo CPF/CNPJ, é necessário ter um cadastro ativo no site dos Correios e fazer o login na sua conta pessoal, só assim você terá acesso ao histórico de rastreio.

3. Como usar o Melhor Rastreio para rastrear encomenda dos Correios?
Outra alternativa para manter o cliente informado sobre as movimentações do envio é usar o Melhor Rastreio, o centralizador de encomendas 100% gratuito do Melhor Envio.
Um dos grandes diferenciais do Melhor Rastreio é que a ferramenta permite cadastrar o código de rastreamento dos Correios, mesmo que a etiqueta de frete não tenha sido gerada pelo Melhor Envio.
Além disso, o lojista pode acompanhar em tempo real as entregas dos Correios que estão em andamento e visualizar aquelas que chegaram ao destino final. Dessa forma, todo o histórico de envios pode ser consultado a qualquer momento. Outra funcionalidade muito útil é a possibilidade de adicionar uma descrição para cada pacote, assim, se for preciso consultar algum pedido, fica mais fácil encontrá-lo.
Para aprender como cadastrar o código de rastreamento dos Correios no Melhor Rastreio acesse o artigo especial que preparamos sobre o assunto.
O Melhor Rastreio é uma ferramenta indispensável para quem não quer perder tempo. Afinal, lojistas e clientes podem receber alertas automáticos no e-mail sempre que o status da entrega mudar. Dessa forma, não é necessário entrar toda hora no site ou no aplicativo dos Correios para verificar se houve alguma alteração no envio.

Outra funcionalidade muito útil do Melhor Rastreio é que na aba “Notificações” o lojista consegue ativar um alerta para receber relatórios periódicos sobre os rastreios. A ferramenta permite ainda rastrear logística reversa dos Correios, fazer rastreio Sedex e o rastreamento PAC e PAC Mini. Para isso, basta cadastrar o código de cada pacote no Melhor Rastreio.
Ao marcar a caixa “Quero receber notificações deste envio” o lojista vai receber notificações sempre que o status da entrega mudar. Para que o cliente receba os alertas, é preciso adicionar o e-mail do destinatário no campo “E-mail adicional”.
Por fim, e não menos importante, cabe ressaltar que a entrega da mercadoria é uma responsabilidade da transportadora contratada. Entretanto, se você enfrentar qualquer desafio durante alguma etapa do envio, a equipe de atendimento do Melhor Envio está pronta para ajudar.
Para entender como o Melhor Rastreio funciona e como usar a ferramenta recomendamos a leitura do artigo: “O que é o Melhor Rastreio e como acompanhar o frete pelo Melhor Envio”.
Se preferir assista o vídeo tutorial no nosso canal no YouTube e veja como é rápido e fácil fazer o rastreamento de encomenda pelo Melhor Rastreio:
4. Como rastrear objeto Correios pelo Telegram e receber notificações via SMS?
Lojista e cliente podem rastrear objeto nos Correios pelo Telegram com o RastreioBot. Uma vantagem é que não é necessário instalar nenhum aplicativo para receber as atualizações sobre o envio.
Para utilizar o bot, envie uma mensagem para o @RastreioBot com o código de rastreio dos Correios e pronto. O mensageiro vai informar o usuário sempre que houver alguma alteração no status da entrega.

O bot só detecta pacotes que estejam circulando em território nacional. Logo, se alguém cadastrar um código de rastreio de um pacote vindo do exterior, o bot só vai notificar o usuário quando a mercadoria chegar ao Brasil.
Os Correios possuem ainda um serviço de notificações via SMS. Neste caso, o próprio cliente pode cadastrar um número de celular no site oficial da transportadora para receber atualizações sobre a movimentação do envio. No entanto, a pessoa é notificada apenas quando o objeto sai para entrega e após o recebimento do produto.
Que horas os Correios atualizam o rastreamento?
Essa é uma dúvida muito frequente entre vendedores e clientes, porém não é possível saber que horas os Correios atualizam o rastreamento, pois depende da movimentação do pacote. É normal que demore alguns dias entre as atualizações. Isso acontece porque a mercadoria costuma transitar de um centro de distribuição a outro até chegar ao endereço final.
Pode levar até 72 horas úteis para que o código de rastreio seja validado pelo sistema dos Correios. Portanto, se você tentar rastrear sua encomenda e não conseguir, espere algumas horas e tente novamente.
Outro ponto importante é que se as atualizações estiverem paradas por mais de 10 dias é preciso informar a transportadora. Se você tiver gerado sua etiqueta de frete pelo Melhor Envio, nossa equipe de atendimento pode intermediar o seu contato com os Correios para descobrir o que está acontecendo.
Inclusive, essa é uma das vantagens de rastrear os pedidos com o Melhor Rastreio, se houver qualquer alteração inesperada no status da entrega, o lojista é capaz de agir rapidamente a fim de garantir a satisfação do consumidor e ainda tem o suporte do time de especialistas do Melhor Envio.
Leia também: “Como se cadastrar e fazer login no Melhor Envio”.
Para receber mais conteúdos para ajudar a impulsionar seu e-commerce. Inscreva-se na nossa newsletter, não fazemos spam, ok?! 😉
Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.