Dicas de como você pode criar campanhas de frete eficazes para o seu negócio e atraentes para os seus clientes
Ao mesmo tempo que pode ser uma pedra no sapato de quem vende pela internet, o frete tem potencial de atrair e fidelizar clientes.
Pode parecer estranho, mas é assim que funciona. Pense com a gente: o valor da entrega é uma objeção muito forte no comércio eletrônico. O que acontece quando você remove esse obstáculo?
É simples. Você vende. Como acontece muitas vezes na vida, o problema e a solução são duas faces da mesma moeda.
Por isso, neste post queremos mostrar como você pode transformar as entregas em um diferencial competitivo para o seu negócio. Vamos lá?
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Campanhas de frete expresso: conquiste os clientes apressados
Frete expresso é o primeiro assunto que queremos abordar aqui. Você já deve ter percebido que o aspecto velocidade das entregas costuma receber menos atenção que o aspecto preço.
Com isso, queremos dizer que é comum falar sobre oferecer fretes mais baratos para vender mais, porém pouco é dito sobre disponibilizar entregas rápidas para satisfazer uma fatia do público.
Pois acredite: o preço da entrega não é o único fator levado em consideração pelo consumidor na hora de fazer uma compra pela internet. O prazo para o recebimento da encomenda também é vital.
E os dados comprovam isso. Segundo uma pesquisa da PwC, 64% dos consumidores aceitam arcar com os custos de uma entrega mais rápida ou no mesmo dia.
Grandes empresas como Netshoes e Amazon estão ligadas nesse comportamento do consumidor. Não é à toa que apostam em oferecer serviços cujo maior diferencial é o frete expresso.
O Amazon Prime, por exemplo, tem a proposta de entregar encomendas com prazos a partir de 2 dias úteis. A Netshoes atua na mesma linha, oferecendo fretes extremamente rápidos para determinadas regiões.
Ao atuar dessa forma, as duas marcas conseguem ser atrativas para quem não quer esperar muito tempo pela compra.
Ok, mas essas empresas são enormes e milionárias. Como trazer a entrega expressa para a realidade das lojas virtuais pequenas e médias? Sabemos que não é fácil, mas vamos dar 4 dicas que podem ser úteis.
- Não cadastre uma opção de frete expresso apenas por obrigação, pensando que “ninguém vai querer”. É importante buscar transportadoras que sejam capazes de oferecer condições competitivas para atrair o seu cliente. E aí não tem jeito. Você vai precisar pesquisar por empresas de transporte e negociar com elas em busca de bons preços e prazos.
- Cogite utilizar modalidades alternativas de entrega de acordo com a região do cliente. Empresas de ônibus podem ser suas aliadas nessa empreitada: a maioria delas transporta encomendas — e com prazos muito atraentes!
- Você também pode usar a tecnologia de uma plataforma de gestão e geração de envios para cotar fretes com várias transportadoras de forma simultânea.
- Não se esqueça de divulgar suas ações de frete expresso! Aposte na inserção de banners no site, publicações nas redes sociais, disparos de e-mail marketing e qualquer outro canal que você tenha à disposição.
Campanhas de frete grátis: quebre a maior objeção do seu cliente
O frete grátis talvez seja o argumento de vendas mais poderoso no e-commerce. Afinal, ele quebra a maior objeção às compras pela internet: o valor da entrega.
É por isso que muitos lojistas, ansiosos para aumentar as vendas, apostam na gratuidade do envio. Mas é preciso prestar atenção para não acabar no prejuízo. Confira algumas boas práticas para criar campanhas eficientes de frete grátis.
Sustentabilidade financeira
O primeiro passo para criar uma campanha de frete grátis eficiente é verificar se o seu negócio tem condições financeiras de bancar a gratuidade ou se você vai diluir o valor do frete no preço dos seus produtos.
Caso opte pela segunda opção (que, na nossa opinião, é a mais viável para a maioria dos lojistas), você precisa seguir alguns passos simples:
- Defina um período (6 meses, 1 ano) e veja quanto do seu faturamento é destinado para as despesas com frete. Para fazer isso, basta somar todas as vendas e subtrair do montante total o valor gasto com as entregas.
- Após o cálculo, você vai conseguir enxergar claramente qual é a porcentagem do seu faturamento que é usada para cobrir custos logísticos. Com esse número em mãos, uma das ações possíveis é aumentar o preço dos seus produtos tendo como base o percentual que seu negócio gasta com frete.
- Exemplificando: imagine que 15% do seu faturamento vai para custos de entrega. Para oferecer frete grátis, você aumenta em 15% o preço dos seus produtos. Só que essa estratégia tem uma desvantagem óbvia. O seu preço perde competitividade. Uma saída para isso é subsidiar parte do valor do frete. Pensando no exemplo acima, você poderia aumentar o preço dos seus produtos em 7.5% e tirar os 7.5% restantes do próprio bolso.
E lembre-se: de nada adianta vender mais, mas não ter lucro. Temos um texto exclusivo que pode te ajudar a descobrir se o seu ticket médio permite entregas gratuitas. Recomendamos a leitura!
Estratégia
Vincule a disponibilidade da entrega gratuita ao valor gasto pelo seu cliente. Por exemplo: “frete grátis nas compras acima de R$ 100”.
Assim, o consumidor vai se sentir incentivado a comprar mais para aproveitar o benefício. Mas preste atenção: se você vende produtos de ticket muito baixo, tome cuidado com essa etapa.
Digamos que você venda itens com preço médio de R$ 10. Vincular o benefício do frete grátis a um valor como o do exemplo anterior (R$ 100) provavelmente não vai funcionar.
Imagine só: o seu cliente precisaria comprar 10 itens para obter a gratuidade da entrega. Não faz muito sentido, né?
Fica aqui a lição. O frete grátis precisa ser pensado de acordo com a realidade de cada negócio. Não existe uma fórmula geral que possa ser aplicada em todas as lojas virtuais. É preciso pensar caso a caso.
Regiões
Você não precisa (e talvez nem deva) oferecer frete grátis para o Brasil inteiro. O mais indicado é focar nas regiões em que você já vende bastante. E o porquê disso tem a ver com o marketing.
Quem já anunciou em plataformas como Instagram, Facebook e Google sabe que o investimento necessário para alcançar uma localização muito ampla de forma eficaz é bastante alto.
Por outro lado, concentrar o investimento e anunciar para regiões específicas tende a ter um resultado melhor. Isso sem falar que você pode focar seus anúncios em áreas para as quais você já consegue um frete mais barato.
É claro: se você tem verba para bancar uma campanha de frete grátis para o país inteiro, siga em frente. Isso não está errado!
Queremos apenas chamar a sua atenção para a importância de pensar no aspecto regional das suas vendas. Esse raciocínio pode te ajudar a alcançar as pessoas certas e diminui o custo de aquisição de clientes.
Urgência
“Tudo que é bom dura pouco”. Quem nunca ouviu esse ditado? A sabedoria popular dessas palavras também pode ser aplicada às suas campanhas de frete grátis.
O que queremos dizer com isso é o seguinte: trabalhe com o argumento de urgência. Esse gatilho mental é muito útil para quem vende pela internet.
A urgência significa que o frete grátis é por tempo limitado. Faça o seu público saber que o benefício tem data para acabar!
Além de ser um argumento poderoso para incentivar as compras, a urgência reflete uma situação real. Ou seja: você não consegue oferecer frete grátis para sempre. Simplesmente não é viável para a maioria das lojas virtuais.
Faça o frete marcar presença na sua comunicação
Como você divulga as suas campanhas de frete para e-commerce Essa etapa é muito importante, pois seus clientes precisam saber que você está oferecendo condições diferenciadas de entrega.
A nossa primeira dica é algo do qual já falamos logo acima: o marketing e a logística precisam estar alinhados. Ou seja, você precisa anunciar os seus produtos para as localidades nas quais você é mais competitivo.
Além disso, você pode (e deve) usar o frete como argumento de venda na comunicação da sua loja.
- Insira banners nas páginas do seu site
- Dispare e-mails promocionais com apelo de urgência (“Frete grátis por tempo limitado”, “Último dia para comprar sem pagar entrega” etc)
- Aproveite as redes sociais para divulgação de anúncios
- Use as listas de transmissão do WhatsApp para avisar os seus clientes sobre suas campanhas de frete
Independentemente do canal utilizado, o mais importante é deixar claro para a sua clientela que a sua loja está com condições especiais de entrega. Esse argumento deve ocupar posição de destaque em todas as suas comunicações.
Campanhas de frete com pontos de retirada: tendência ou furada?
A experiência de compra do consumidor transita cada vez mais entre o online e o offline. Um dos principais exemplos disso é a modalidade de click and collect, na qual o cliente faz a compra e escolhe um ponto para retirar a mercadoria ele mesmo.
Aqui no Brasil, por enquanto, a estratégia é mais utilizada por redes varejistas com grande quantidade de lojas físicas, como Magazine Luiza, Ponto Frio, Renner e outras. Para empresas desse porte, os pontos de retirada são uma realidade viável.
Para o pequeno e médio e-commerce, no entanto, essa tendência ainda não é tão aplicável quanto parece. Apesar disso, os pontos de retirada caíram no gosto dos consumidores. Isso significa que não dá pra ignorar essa modalidade de entrega.
Atualmente, existem duas alternativas para pequenos e médios empreendedores que queiram incluir os pontos de retirada em uma estratégia de frete:
- Serviços de pickup: a Jadlog está sendo pioneira ao implementar um serviço de pickup no Brasil. A transportadora disponibiliza uma rede de mais de 2.000 estabelecimentos conveniados, possibilitando que a estratégia de pontos de retirada seja viável para mais pessoas.
- Smart lockers: são armários inteligentes que possibilitam a retirada de encomendas 24h por dia, 7 dias por semana.
O exemplo de criatividade da Chico Rei
A Chico Rei é uma loja virtual especializada em vender camisetas personalizadas. E o que é mais interessante para o assunto deste texto: a empresa desenvolveu um serviço que oferece frete grátis para todos os pedidos feitos na loja.Chamado de Chico Rei Prime — um nome que provavelmente faz referência ao serviço da Amazon —, o serviço funciona assim: o cliente paga uma taxa única de R$ 44,90 e garante frete grátis em todos os pedidos por 1 ano.
Esse é um exemplo excelente de como o frete pode ser utilizado para atrair e fidelizar clientes, exatamente como falamos no começo do texto! Esperamos que essa inspiração te ajude a pensar em campanhas de frete cada vez mais atrativas para o seu público!
Use a tecnologia para oferecer fretes mais competitivos
Temos mais uma dica para você que chegou até aqui e quer oferecer entregas mais competitivas na sua loja virtual. O nome dessa dica é Melhor Envio, uma plataforma de cotação e geração de fretes para quem vende online.
A tecnologia do Melhor Envio permite que você compare preços e prazos entre várias transportadoras, inclusive Correios, e gere seus fretes pela internet. E tudo isso sem precisar negociar contratos individuais com essas empresas.
E a competitividade, onde entra nisso? A gente explica! O Melhor Envio tem mais de 170 mil lojistas cadastrados e intermedia um volume expressivo de fretes. Graças a isso, a plataforma consegue negociar condições e serviços exclusivos com as transportadoras e repassá-los para a base de usuários.
E sabe quanto custa tudo isso? Nada. O Melhor Envio é gratuito, sem mensalidades ou taxas escondidas. Você só paga pelos fretes que gerar na plataforma. Se não gerar, não paga. Simples assim.
- Compare preços e prazos entre múltiplas transportadoras
- Ofereça variedade de opções de entrega para os seus clientes
- Gere fretes pela internet com praticidade e segurança
- Faça a gestão dos seus envios em um painel personalizado
- Aproveite a integração com hubs, ERPs e plataformas de e-commerce para usar o Melhor Envio da forma que fizer sentido para o seu negócio