O rastreamento dos Correios possibilita acompanhar todo o processo de envio do produto com a transportadora, desde a postagem até a entrega no destino. Assim, lojistas e clientes conseguem acompanhar cada etapa do percurso da encomenda, o que confere mais segurança para ambas as partes.
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é código de rastreio dos Correios e como recuperá-lo em caso de perda
- Significado de cada etapa que aparece no rastreador do Correios
- Como usar o serviço Rastreamento Correios pelo aplicativo
- Como fazer rastreio Correios sem o código de rastreio
- Como rastrear pedido Correios pelo Melhor Envio e receber notificações automáticas
- Quais problemas de entrega podem aparecer no rastreio dos Correios?
- Que horas os Correios atualizam o rastreamento?
- Outras perguntas frequentes sobre o rastreamento dos Correios
Navegação rápida
O que é código de rastreio dos Correios?
O código de rastreio dos Correios serve para registrar que uma encomenda foi postada e permite localizá-la durante o processo de envio.
Ele é composto por 9 números e 4 letras, duas delas localizadas no início e duas no final da numeração, como no exemplo: PC123456789BR.
As letras iniciais e finais passam informações sobre o tipo de frete e a origem da remessa. Entenda as diferenças.
Código de rastreio Sedex
As duas letras iniciais correspondem ao serviço utilizado. O Sedex, modalidade de frete expresso dos Correios, pode ser identificado pelas letras DF, DG, DJ, DL, DM, DN, DU, DV, OK, OP, OS, entre outras.
Por fim, as duas últimas letras correspondem ao país de origem do envio, ou seja, uma mercadoria postada no Brasil vai ter a sigla BR no final do código de rastreio.
Código de rastreio PAC
Já o PAC, modalidade de entrega econômica, costuma utilizar as letras PB, PC, PD, PE, PI, PJ, PK, PL, PT e outras.
Enquanto o serviço de logística reversa dos Correios usa as iniciais LA, LB, LE, LP, LS e LV.
Assim como no caso do rastreamento do Sedex, as duas letras finais das encomendas despachadas via PAC informam o país de origem da remessa.
Dica de leitura: Quanto custa enviar encomenda pelos Correios?
Como descobrir o código de rastreamento dos Correios?
O código de rastreamento dos Correios está localizado no cupom fiscal, também conhecido como comprovante do cliente, que é entregue pelo atendente após a postagem da encomenda. Normalmente ele fica na parte inferior da notinha e pode ser identificado pela palavra “Objeto”.
Perdi o código de rastreio: o que fazer?
Se você perdeu o código de rastreio dos Correios antes de enviá-lo para o cliente ou de cadastrá-lo no seu sistema de rastreamento (como o Melhor Rastreio, por exemplo) você deve retornar até a agência onde foi feita a postagem e solicitar uma segunda via do comprovante.
Confira, passo a passo, como fazer isso:
- Volte à agência onde você postou sua mercadoria.
- Dirija-se ao guichê de atendimento.
- Informe o dia e hora da postagem. Se você não souber o hora exata, diga um horário aproximado.
- Leve o CEP Correios e CPF do destinatário e remetente. Algumas agências costumam pedir o RG de quem postou o produto. Inclusive, vale ressaltar que o uso do CPF ou CNPJ passou a ser obrigatório nos envios dos Correios feitos pelo Melhor Envio.
- Informe a modalidade de frete utilizada, por exemplo: PAC, Sedex, PAC Mini, etc.
- Prontinho! Normalmente, essas informações são suficientes para que o atendente forneça uma segunda via do comprovante de postagem.
Dica 1: no caso de encomendas despachadas pelo Melhor Ponto, você deve ir até a unidade onde deixou o pacote e seguir o passo a passo acima.
Dica 2: aproveite e confira o horário de funcionamento dos Correios e o horário de atendimento do Melhor Ponto.
Rastreamento dos Correios: entenda o significado de cada etapa do processo
Agora que você já sabe o que é e como obter o código de rastreamento de objetos dos Correios, vamos mostrar o que significa cada etapa do rastreio:
- Objeto postado: significa que o lojista (provavelmente você) postou a encomenda na agência dos Correios ou no Melhor Ponto.
- Objeto em trânsito: indica que a mercadoria saiu da agência de postagem e está transitando para um Centro de Distribuição (CD) mais próximo da residência do cliente.
- Objeto saiu para entrega ao destinatário: quando essa mensagem aparece no status do rastreio, significa que o produto está a caminho do endereço do destinatário. Para evitar reentregas, incentive o consumidor a acompanhar as atualizações de rastreio, assim ele pode deixar alguém no local para receber o pacote. Um jeito simples e automático de manter sua clientela informada sobre as movimentações do envio é usando o Melhor Rastreio. Pode deixar que falaremos sobre essa ferramenta ao longo do artigo.
- Objeto entregue ao destinatário: a encomenda foi entregue no endereço do cliente.
Agora que você já sabe o que é o código de rastreio e como funcionam as etapas do envio, confira 4 maneiras de fazer o rastreamento dos Correios:
1. Aplicativo de rastreamento dos Correios: download e como usar
Lojistas e clientes podem usar o aplicativo dos Correios para rastrear um objeto. Antes de mais nada é preciso fazer o download do app oficial da transportada para o seu celular Android e iPhone. Separamos o link para vocês:
Baixar aplicativo dos Correios
Como usar o App dos Correios
Com o aplicativo dos Correios já instalado no smartphone é só seguir esses passos:
- Acesse o aplicativo. Lembrando que para realizar a consulta pelo código de rastreio você não precisa se registrar no site da transportadora. No entanto, para salvar o objeto ou nomeá-lo (como mostraremos mais adiante) é necessário estar logado na sua conta.
- Cole o código de rastreamento dos Correios no campo “Rastreie um objeto” e clique no ícone em formato de lupa.
- Em seguida, vai aparecer na tela o status do pacote pesquisado. Se preferir, clique em “Salvar” na parte inferior da tela. Dessa forma, não é necessário digitar o código novamente quando você for realizar uma nova consulta. Para salvar o objeto você precisa fazer login na sua conta dos Correios, ok?!
- Também é possível adicionar uma descrição para cada envio. Neste caso, vá em “Ver todos” (no canto superior da tela inicial), clique na encomenda desejada e depois no ícone em formato de lápis. Escreva uma descrição para o objeto e clique em “OK“.
Dica: ao clicar em “Ver todos” você consegue visualizar todos os rastreios recentes, tanto mercadorias em trânsito quanto aquelas que já foram entregues.
2. Como rastrear encomenda dos Correios pelo CPF ou CNPJ?
O site oficial dos Correios permite rastrear objeto pelo código de rastreio e por meio do CPF ou CNPJ do destinatário.
Veja como usar o serviço:
- Abra o site de rastreamento dos Correios.
- Informe o código de rastreio, CPF ou CNPJ do destinatário.
- Em seguida, digite texto captcha no campo “Digite o texto contido na imagem” e clique na lupa.
- Se você optar pelo CPF/CNPJ, é necessário ter um cadastro ativo no site dos Correios e fazer o login na sua conta pessoal, só assim você terá acesso ao histórico de rastreio.
3. Como usar o Melhor Rastreio para rastrear encomenda dos Correios mais fácil?
Outra alternativa para manter clientes informados sobre as movimentações do envio é usar o Melhor Rastreio, o centralizador de encomendas 100% gratuito do Melhor Envio.
Um dos grandes diferenciais do Melhor Rastreio é que a ferramenta permite cadastrar o código de rastreamento dos Correios, mesmo que a etiqueta de frete não tenha sido gerada pelo Melhor Envio.
Além disso, lojistas pode acompanhar em tempo real as entregas dos Correios que estão em andamento e visualizar aquelas que chegaram ao destino. Dessa forma, todo o histórico de envios pode ser consultado a qualquer momento. Outra funcionalidade muito útil é a possibilidade de adicionar uma descrição para cada pacote, assim, se for preciso consultar algum pedido, fica mais fácil encontrá-lo.
Para aprender como cadastrar o código de rastreamento dos Correios no Melhor Rastreio acesse o artigo especial que preparamos sobre o assunto
O Melhor Rastreio é uma ferramenta indispensável para quem não quer perder tempo. Afinal, lojistas e clientes podem receber alertas automáticos no e-mail sempre que o status da entrega mudar. Dessa forma, não é necessário entrar toda hora no site ou no aplicativo dos Correios para verificar se houve alguma alteração no envio.
O rastreamento de encomendas dos Correios no Melhor Rastreio funciona assim:
1 – Acesse sua conta no Melhor Rastreio ou crie sua conta – caso ainda não tenha uma
Veja como rastrear uma encomenda Correios usando o Melhor Rastreio
2 – Após fazer isso, você vai se deparar com o painel inicial que possui um menu lateral e o campo Rastreie sua encomenda, no topo da página
3 – Para verificar o status da entrega, basta inserir o código da encomenda e clicar em Pesquisar
4 – Prontinho! Agora é só acompanhar as atualizações do seu pacote
Leia também: Novo Melhor Rastreio: conheça todas as funcionalidades da ferramenta
Não perca mais tempo se preocupando com o rastreio das suas encomendas! Tenha todas as informações na palma da sua mão sobre o destino dos seus pacotes.
Cadastre-se agora no Melhor Rastreio e acompanhe todos os seus envios dos Correios de forma simples e totalmente gratuita.
Para entender como o Melhor Rastreio funciona e como usar a ferramenta recomendamos a leitura do artigo: “O que é o Melhor Rastreio e como acompanhar o frete pelo Melhor Envio”.
Se preferir assista o vídeo tutorial no nosso canal no YouTube e veja como é rápido e fácil fazer o rastreamento de encomenda pelo Melhor Rastreio:
4. Como rastrear Correios pelo Telegram e receber notificações via SMS?
Lojista e cliente podem rastrear objeto nos Correios pelo Telegram com o RastreioBot. Uma vantagem é que não é necessário instalar nenhum aplicativo para receber as atualizações sobre o envio.
Para utilizar o bot, envie uma mensagem para o @RastreioBot com o código de rastreio dos Correios e pronto. O mensageiro vai informar o usuário sempre que houver alguma alteração no status da entrega.
O bot só detecta pacotes que estejam circulando em território nacional. Logo, se alguém cadastrar um código de rastreio de um pacote vindo do exterior, o bot só vai notificar o usuário quando a mercadoria chegar ao Brasil.
Os Correios possuem ainda um serviço de notificações via SMS. Neste caso, o próprio cliente pode cadastrar um número de celular no site oficial da transportadora para receber atualizações sobre a movimentação do envio. No entanto, a pessoa é notificada apenas quando o objeto sai para entrega e após o recebimento do produto.
Rastreamento Correios: os principais problemas que podem ocorrer na entrega
Objeto não encontrado na base de dados dos Correios
Significa que o envio foi postado, entretanto, as informações não foram lançadas na base de dados. Mas não se preocupe, o status do rastreio deverá ser atualizado em algumas horas.
Saiba mais: Objeto não encontrado na base de dados dos Correios: o que fazer?
Carteiro não atendido
Significa que o entregador foi até o endereço de entrega, mas não encontrou ninguém para receber a encomenda. Geralmente, após esse status os Correios podem realizar até 2 novas tentativas de entrega.
Saiba mais: Carteiro não atendido: quantas tentativas de entrega os Correios fazem?
Tentativa de entrega não efetuada
Significa que o carteiro saiu para a entrega com a encomenda, e por algum motivo algo o impediu de entregá-la no mesmo dia. Mas não se preocupe, o carteiro fará uma nova tentativa no próximo dia útil.
Saiba mais: Tentativa de entrega não efetuada no rastreio dos Correios: o que significa?
Endereço incorreto
Significa que o endereço informado para entrega está errado. Nesse caso, o pacote pode voltar para o centro de distribuição dos Correios. É necessário entrar em contato com a agência responsável para saber o prazo de retirada disponível.
Objeto devolvido aos Correios
Significa que por algum motivo a entrega não pôde ser concluída e que é necessário acompanhar o sistema de rastreio e aguardar a próxima atualização no sistema dos Correios.
Saiba mais: O que significa objeto devolvido aos Correios? Descubra o que fazer nesses casos
Pedido extraviado
Significa que a encomenda foi perdida, mas os Correios deverão iniciar buscas para localizá-la. Se após o período de buscas a encomenda não for localizada, é aberto o processo indenizatório.
Saiba mais: Roubo, extravio e avaria de produtos no e-commerce: como proceder nesses casos?
Que horas os Correios atualizam o rastreamento?
Essa é uma dúvida muito frequente entre vendedores e clientes, porém não é possível saber que horas os Correios atualizam o rastreamento, pois depende da movimentação do pacote. É normal que demore alguns dias entre as atualizações. Isso acontece porque a mercadoria costuma transitar de um centro de distribuição a outro até chegar ao endereço final.
Pode levar até 72 horas úteis para que o código de rastreio seja validado pelo sistema dos Correios. Portanto, se você tentar rastrear sua encomenda e não conseguir, espere algumas horas e tente novamente.
Outro ponto importante é que se as atualizações estiverem paradas por mais de 10 dias é preciso informar a transportadora. Se você tiver gerado sua etiqueta de frete pelo Melhor Envio, nossa equipe de atendimento pode intermediar o seu contato com os Correios para descobrir o que está acontecendo.
Inclusive, essa é uma das vantagens de rastrear os pedidos com o Melhor Rastreio, se houver qualquer alteração inesperada no status da entrega, o lojista é capaz de agir rapidamente a fim de garantir a satisfação do consumidor e ainda tem o suporte do time de especialistas do Melhor Envio.
Leia também: “Como se cadastrar e fazer login no Melhor Envio”.
Outras perguntas frequentes sobre o rastreamento dos Correios
Meu código de postagem não aparece no sistema de rastreamento. O que fazer?
Se o código de postagem não estiver funcionando no rastreamento, confirme com o remetente se a postagem já foi realizada. Caso tenha sido, o remetente deve registrar uma reclamação junto aos Correios pelo Fale Conosco. Se o remetente for cliente do Melhor Envio, basta que ele entre em contato com nosso suporte para podermos acionar os Correios formalmente.
Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda?
Os Correios informam o endereço da agência onde sua encomenda estará aguardando retirada através do sistema de rastreamento.
Por que minha encomenda foi disponibilizada para retirada?
Isso ocorre quando as tentativas de entrega não foram bem-sucedidas. Nessa situação, a encomenda deve ser retirada na agência indicada no rastreamento em até 7 dias, seja pelo destinatário ou por um terceiro autorizado.
Saiba mais: Autorização Correios: como retirar uma encomenda no nome de outra pessoa
Quanto tempo o código de rastreio fica disponível nos Correios?
As informações de rastreamento do envio permanecem disponíveis online por até 180 dias.
Leia também:
- Latam cargo rastreio
- Jadlog rastreamento
- Correios: preços e prazos de frete
- Declaração de conteúdo, o que é, para que serve e como fazer?
- Rastreamento de produtos e pós venda
Para receber mais conteúdos para ajudar a impulsionar seu e-commerce. Inscreva-se na nossa newsletter, não fazemos spam, ok?! 😉