O CEP é uma informação necessária para o envio de encomendas em qualquer local do Brasil. Seja para o envio de pacotes ou correspondências, sempre é necessário o CEP tanto do remetente quanto do destinatário para que uma remessa seja entregue corretamente no destino.
Nesse artigo vamos responder às principais dúvidas sobre o tema, como: o que é CEP? Como consultar o CEP de qualquer endereço? A diferença entre CEP e código postal e ainda como enviar encomendas pelos Correios e outras transportadoras pagando mais barato! Confira tudo isso a seguir.
Navegação rápida
O que você encontra por aqui:
- O que é CEP?
- CEP Correios: entenda o significado de cada número do código postal do Brasil
- Código postal é o CEP?
- Busca CEP: como saber meu CEP?
- Como preencher o CEP para enviar uma encomenda?
- Como calcular o frete mais barato para o CEP de destino com o Melhor Envio
- Leia outros artigos sobre envio e rastreio de remessas
O que é CEP?
A sigla CEP significa Código de Endereçamento Postal, um sistema de códigos números criados pelos Correios que tem como objetivo possibilitar a entrega de cartas e encomendas em todo território nacional.
Esse conjunto de 8 números pode estar relacionado a um bairro, município, logradouro e até mesmo a um edifício específico. A seguir vamos te contar como o CEP é composto e o que quer dizer cada número deste código.
CEP Correios: entenda o significado de cada número do código postal do Brasil
Diferente do que muita gente imagina, cada número que compõe o CEP tem a sua razão de ser. E é exatamente o significado de cada dígito que faz com que uma remessa chegue na casa do destinatário, mesmo em um país de proporções continentais como o Brasil.
Confira o que significa cada código que compõe o CEP.
- 1º dígito do CEP: região postal
- 2º dígito do CEP: sub-região postal
- 3º dígito do CEP: setor postal
- 4º dígito do CEP: subsetor postal
- 5º dígito do CEP: divisor de subsetor postal
- 6º, 7º e 8º dígitos do CEP: identificadores de distribuição (também conhecidos como sufixo)
Composição do CEP Correios. Reprodução; site Correios
O primeiro dígito que compõe o CEP refere-se a região. Os Correios dividiram o país em 10 regiões postais, baseando-se em fatores demográficos e socioeconômicos de um estado ou conjunto de estados. Por exemplo, Minas Gerais representa a região 3, sendo assim todo CEP que começar com o número 3 será de um endereço localizado no estado mineiro.
Para uma melhor compreensão, consulte a imagem abaixo para descobrir quais são as regiões postais do Brasil:
- Região 0: Grande São Paulo;
- Região 1: Interior de São Paulo;
- Região 2: Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- Região 3: Minas Gerais;
- Região 4: Bahia e Sergipe;
- Região 5: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte;
- Região 6: Ceará, Piauí, Pará, Maranhão, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre;
- Região 7: Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul;
- Região 8: Paraná e Santa Catarina;
- Região 9: Rio Grande do Sul.
O mesmo conceito se estende aos outros dígitos do CEP, cada Região foi dividida em 10 sub-regiões, que foram divididas em 10 setores, que por sua vez foram segmentados em 10 subsetores, que também são separados em outras 10 partes denominadas de divisores de subsetor.
Os últimos 3 dígitos após o hífen são chamados identificadores de distribuição, ou sufixo, que tem como objetivo identificar individualmente o local da entrega.
Código postal é o CEP?
Sim, código postal e CEP são a mesma coisa. Um código postal é uma sequência de dígitos formados por letras e/ou números que são utilizados por serviços postais ao redor do mundo para identificar endereços.
Cada país possui o seu sistema de código postal, no Brasil temos o CEP, nos Estados Unidos o Zip Code e por aí vai.
Os países que utilizam código postal em seus sistemas de entregas fazem parte da União Postal Universal (UPU), que atualmente apresenta 192 países membros. A União Postal Universal é uma agência vinculada à ONU que tem como função organizar os serviços postais entre países e o sistema postal internacional.
Busca CEP: como saber meu CEP?
Uma dúvida muito comum entre as pessoas é como saber o próprio CEP ou ainda como descobrir o CEP pelo endereço. O site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos disponibiliza uma função que permite descobrir o CEP de qualquer local do país de forma descomplicada. Veja no passo a passo a seguir como é fácil!
- Acesse o portal Busca CEP.
- Digite o endereço (para descobrir o código do CEP) ou o próprio CEP (para descobrir o endereço).
- No campo, “Esse CEP é de”, escolha o tipo de endereço, caso não saiba marque a opção “Todos”.
- Em seguida clique em “Buscar”.
- Pronto! CEP da rua encontrado com sucesso!
Além da ferramenta “Busca CEP” dos Correios, há várias outras formas práticas para descobrir um código postal. Veja como:
- Google Maps
Acesse o Google Maps e insira o endereço (cidade, rua e número) na barra de pesquisa. Com isso, o CEP da localidade será exibido nas informações.
- Pesquisa no Google
Outra maneira rápida é fazer uma pesquisa no Google. Digite na barra de pesquisa: “CEP [nome da rua, número, bairro, cidade]”. Frequentemente, o Google retorna o CEP atualizado diretamente nos resultados da pesquisa.
- Bing Maps
Assim como o Google Maps, é possível descobrir um CEP utilizando o Bing Maps. Basta inserir o endereço na barra de pesquisa e o CEP será exibido entre as informações principais.
- Encontra CEP
O site Encontra CEP, similar ao Busca CEP, também oferece uma ferramenta prática para descobrir códigos postais. Você pode pesquisar pelo endereço para encontrar o CEP ou inserir um CEP para descobrir um endereço.
- Prefeitura ou Site Oficial do Município
Algumas prefeituras possuem ferramentas que permitem a consulta de CEP em seus sites oficiais. Confira o site da prefeitura de sua cidade para ver se há uma ferramenta para busca de CEP.
- Contas de Serviços Básicos
A última dica é conferir as contas de serviços básicos, como telefone, luz, água e gás. Essas contas costumam incluir o CEP da residência e podem ser uma forma simples e fácil de descobrir o seu CEP.
Como preencher o CEP para enviar uma encomenda?
Antes de preencher a etiqueta de envio, é importante garantir que o CEP do remetente (ou seja, você) e do destinatário estejam corretos. Dessa forma, caso ocorra algum problema com a entrega, a encomenda será devolvida para o endereço associado ao CEP do remetente.
Além de inserir o CEP, forneça todos os detalhes do endereço que podem auxiliar na entrega. Inclua informações completas, como o nome da rua, número do imóvel e complementos como apartamento, bloco ou sala. Seguir essas recomendações garantem que o seu envio seja entregue no prazo e no local certo, evitando atrasos ou erros na entrega.
Como calcular o frete mais barato para o CEP de destino com o Melhor Envio
Postar uma encomenda pelos Correios pode ser muito mais barato e prático usando o Melhor Envio, plataforma de cotação e gestão de frete do grupo Locaweb. Isso porque, o site oferece um serviço de comparação de preço entre as principais empresas de transporte do país, além de descontos exclusivos, sem necessidade de contrato exclusivo com as transportadoras.
Você duvida?! Então confira o menor preço para o transporte da sua encomenda fazendo uma simulação de preço na calculadora de frete do Melhor Envio. É só informar o CEP de destino, CEP de origem e dimensões do pacote!
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
Lembrando que o serviço geração de etiqueta de frete do Melhor Envio é totalmente gratuito, sem cobrança de mensalidade, número mínimo de pedidos ou taxas extras. Ou seja, você só paga pelo frete contratado dentro da plataforma, que geralmente é mais barato que o cobrado nos balcões de transportadoras como Correios, Jadlog, Loggi e outras parceiras do serviço.
Aproveite essas condições especiais de frete, gerando sua etiqueta de frete no Melhor Envio.