Normalmente, o código de rastreio é uma sequência alfanumérica, ou seja, composta por letras e números.
Esse recurso é essencial para quem vende e para quem compra pela internet, já que permite fazer o rastreio de encomendas durante o transporte, oferecendo assim mais segurança e transparência na entrega dos pacotes.
Além disso, o código de rastreamento serve para identificar qual transportadora está encarregada pelo envio, o que pode ser muito útil caso aconteça algum imprevisto no percurso.
Portanto, se você quer saber como descobrir a transportadora pelo código de rastreio, siga com a leitura até o final.
Ah! E para conferir o andamento de alguma entrega utilizando esse código, é só clicar no botão abaixo:
Navegação rápida
O que você encontra por aqui:
- Código de rastreio: como usar para rastrear qualquer encomenda
- Como descobrir a transportadora pelo código de rastreio
- Dica Extra: Como descobrir o código de rastreio de qualquer transportadora parceira do Melhor Envio
- Como rastrear seus pedidos nos sites das transportadoras
- Dicionário Código de Rastreio: mensagens que podem aparecer no resultado do rastreio de encomendas
- Envie pedidos com fretes mais baratos usado o Melhor Envio
Código de rastreio: como usar para rastrear qualquer encomenda
É possível usar o código de rastreio diretamente no site da transportadora contratada pelo remetente ou em aplicativos de rastreamento.
Por exemplo, o Melhor Rastreio é uma ferramenta gratuita de rastreamento desenvolvida pelo Melhor Envio que pode ser usada por lojistas e consumidores.
Tudo que você precisa fazer é acessar o site, inserir o código de rastreamento e clicar em pesquisar. Feito isso, as informações sobre o envio vão aparecer na tela.
Porém, se você deseja aproveitar ao máximo as funcionalidades que a solução oferece e ainda receber alertas sobre as movimentações das encomendas, o ideal é criar uma conta na plataforma.
Como descobrir a transportadora pelo código de rastreio
Saber ao certo qual transportadora é responsável por cada envio é muito importante. Principalmente para lojistas, pois se ocorrer qualquer problema durante o transporte, fica mais fácil entrar em contato com a empresa a fim de tentar resolver a situação com mais rapidez.
Para facilitar, veja como descobrir a transportadora pelo código de rastreio:
Como saber o código de rastreio dos Correios
Se você quer consultar o código de rastreio dos Correios e ter certeza que o envio será realizado pela estatal, comece verificando a combinação alfanumérica.
No caso da empresa, as duas letras iniciais servem para identificar o tipo de frete, enquanto as letras finais indicam o país de origem do envio, como por exemplo: PQ12345679BR, onde PQ se refere a uma modalidade de frete PAC e BR significa Brasil.
Logo, uma maneira relativamente simples de como saber o código de rastreio dos Correios é verificando as letras iniciais. Abaixo, listamos algumas siglas, de acordo com tipo de frete:
- PAC são: QM, QP, QC, PJ, PT, PM, PU,
- SEDEX: DF, DL, DV, DM, DN, DU, OK, OP, OS, OZ
- PAC Mini: PQ
Para ter certeza que o código de rastreio pertence aos Correios, visite o site oficial (www.correios.com.br), procure a opção Acompanhe seu objeto e consulte sua encomenda.
Também temos um tutorial completo ensinando como rastrear encomendas dos Correios pelo site e aplicativo, confira!
Código de rastreio Jadlog
Normalmente, o código de rastreio da Jadlog possui 14 números, podendo conter algumas letras intercaladas.
Caso você queira ter certeza que a transportadora está encarregada de enviar a encomenda, basta consultar o código no site da empresa ou diretamente no Melhor Rastreio.
Aprenda como fazer Rastreio na Jadlog e a resposta de dúvidas relacionadas em:
Código de rastreio Loggi
Uma curiosidade interessante sobre o código de rastreio Loggi é que as siglas iniciais podem variar conforme a plataforma de e-commerce ou de intermediação logística usada pelo remetente.
Por exemplo: envios feitos via Amazon começam AM, seguido por uma sequência numérica e terminam com LO (AM123456789LO). Já os fretes gerados pela nossa plataforma podem ser identificados pelas siglas iniciais LGI-ME e BR no final. Como mostramos na imagem:
Aprenda como fazer Rastreio na Loggi e a resposta de dúvidas relacionadas em:
Código da Azul Cargo
Segundo a Azul Cargo, os códigos de rastreio são compostos por 11 números. Mas é possível utilizar somente os 8 últimos números do código para consultar os envios diretamente pelo site da empresa.
No caso de envios gerados pela nossa plataforma as siglas iniciais são: AZL-AK, seguido de uma sequência numérica.
Aprenda como fazer Rastreio na Azul Cargo Express e a resposta de dúvidas relacionadas em:
Código da LATAM Cargo
Encomendas da LATAM Cargo possuem o seguinte formato: LTM-XXXXXXXXXXX, sendo “X” um número de 0 a 9. Sendo que envios gerados externamente costumam possuir apenas a variação numérica.
Aprenda como fazer Rastreio na LATAM Cargo e a resposta de dúvidas relacionadas em:
Código de rastreio Buslog
Em envios feitos diretamente com a transportadora o código de rastreamento é composto por letras e números intercalados. Já fretes gerados via Melhor Envio seguem o formato: BUS-123456.
Aprenda como fazer Rastreio na Buslog e a resposta de dúvidas relacionadas em:
Código de rastreio da J&T Express
O código de rastreamento da J&T é chamado de “Carta de Porte”. A Carta de Porte é composta por uma sequência numérica de 16 dígitos, que começa com os números 888000.
Aprenda como fazer Rastreio na J&T Express e a resposta de dúvidas relacionadas em:
Dica Extra: Como descobrir o código de rastreio de qualquer transportadora parceira do Melhor Envio
Existe uma forma muito mais prática de descobrir a transportadora encarregada pela entrega dos seus pedidos. Ao consultar seus envios pelo Melhor Rastreio, o próprio sistema reconhece automaticamente qual é a transportadora responsável por cada pacote.
Se você quer saber como descobrir a transportadora pelo código de rastreio de um jeito mais simples, use apps de rastreio.
Essa função está disponível para todas as empresas parceiras. Mas você consegue acompanhar fretes dos Correios, LATAM Cargo e Azul Cargo, gerados fora da nossa plataforma de intermediação logística.
Também é possível aplicar filtros de buscas e visualizar o status das entregas rapidamente pelo painel inicial. Podendo ainda configurar alertas sobre as movimentações das remessas despachadas.
Para saber mais sobre o processo de rastreio do Melhor Envio, leia:
E aí, Gostou?! Comece a usar nossa ferramenta gratuita para rastrear seus pedidos.
Como rastrear seus pedidos nos sites das transportadoras
Agora você já sabe que o Melhor Rastreio é a ferramenta mais simples e prática para descobrir qual a transportadora responsável pela sua encomenda e como rastreá-la.
Mas saiba que existe outra maneira de rastrear suas encomendas, caso você já saiba qual transportadora está encarregada do envio do seu pedido.
Para isso, bastar acessar a ferramenta de rastreamento no site oficial da transportadora:
Rastreio dos Correios
- Acesse o site dos Correios (https://rastreamento.correios.com.br/app/index.php);
- Preencha o campo captcha com o texto da imagem;
- Clique no ícone de busca para continuar;
- Observação: caso utilize CPF ou CNPJ, é necessário estar logado no site dos Correios com uma conta ativa para visualizar o histórico de rastreamento.
Rastreio da Jadlog
- Acesse o site da Jadlog (https://www.jadlog.com.br/tracking);
- Localize o campo “Rastreie sua encomenda” na parte superior da tela;
- Insira o código de rastreio ou o CPF/CNPJ;
- Marque a opção “Não sou um robô”.
Rastreio da Loggi
- Acesse o site da Loggi (https://www.loggi.com/rastreador/);
- Insira o código de rastreio;
- Clique em “Acompanhar pedido”.
Rastreio da Azul Cargo
- Acesse o site da Azul Cargo (https://www.azulcargoexpress.com.br/Rastreio/Rastreio);
- Digite somente os números (sem letras) do código de rastreio no campo “Código de rastreio (AWB)”;
- Clique “Adicionar Rastreio”;
- Marque a opção “Não sou um robô”.
Rastreio da Latam
- Acesse o site da Latam (https://www.latamcargo.com/en/trackshipment);
- Digite o prefixo e o número AWB;
- Clique em “Rastrear envios domésticos”.
Rastreio da Buslog
- Acesse o site da Buslog (https://envio.buslog.com.br/rastreamento);
- Escolha entre as opções “Rastrear pelo número da encomenda” ou “Rastrear pelo número e série da Nota Fiscal”;
- Insira as informações solicitadas;
- Clique em “Rastrear pedido”.
Rastreio da J&T Express
- Acesse o site da J&T Express (https://www.jtexpress.com.br/)
- Digite seu CPF ou CNPJ;
- No campo “Rastreamento da carta de porte” informe o código de rastreio;
- Clique no ícone de busca.
Dicionário Código de Rastreio: mensagens que podem aparecer no resultado do rastreio de encomendas
Ao realizar o rastreio de uma encomenda é possível que alguma atualização possua alguma mensagem identificando que houve, ou não, algum problema na entrega.
Pensando em ajudar o destinatário nessas horas criamos um dicionário do código de rastreio com mensagens que podem aparecer durante o acompanhamento de um pedido. Confira a seguir!
Objeto em trânsito – por favor aguarde
Significado: o pacote está em trânsito para o próximo destino ou parada antes da entrega.
Esse tipo de mensagem está presente em várias etapas diferentes do rastreio. Para saber o que fazer caso ocorra algum imprevisto aconteça é só conferir o nosso guia sobre o assunto.
Objeto saiu para entrega ao destinatário
Significado: a remessa saiu para entrega e está em direção ao endereço do destinatário.
Nesse momento é hora de se preparar para estar em casa ou ter alguém no endereço para receber o pacote.
Mas atenção: fique atento até que horas os Correios entregam e outros detalhes que podem impossibilitar a entrega do carteiro ou entregador.
Para ficar por dentro de tudo que é preciso saber para que uma encomenda seja entregue sem problemas nessa etapa no nosso artigo sobre essa atualização de rastreio.
Área com distribuição sujeita a prazo diferenciado
Significado: o endereço de entrega está localizado em uma área considerada de risco, ou de difícil acesso para o entregador.
Mas fique tranquilo, isso não quer dizer que a remessa não será entregue. É possível garantir que o objeto seja entregue no próximo dia útil. Te contamos como em nosso artigo dedicado!
Objeto não entregue carteiro não atendido
Significado: o carteiro foi até o endereço do destinatário, mas não tinha ninguém no local para receber o pacote.
Mesmo que o carteiro não tenha sido atendido em todas as tentativas de entrega, ainda é possível recuperar a encomenda diretamente na agência do Correios antes que ela retorne ao remetente. Te contamos mais em:
Objeto devolvido aos Correios
Significado: a entrega não pôde ser realizada por algum motivo. É necessário acompanhar o sistema de rastreio e aguardar novas atualizações.
Nesses casos, nem sempre significa que a remessa irá retornar ao remetente de primeira, podendo serem realizadas novas tentativas, como na imagem acima.
Descubra o que fazer nesses casos no nosso artigo especial.
Objeto não encontrado na base de dados dos Correios
Significado: a remessa ainda não foi registrada no sistema dos Correios. Ou seja, o envio foi postado, porém as informações não foram lançadas na base de dados.
Nesses casos, a única coisa a fazer é aguardar que o status do rastreio seja atualizado em algumas horas. Fique tranquilo, está tudo certo com a entrega.
Caso isso não ocorra, descubra o que fazer em nosso conteúdo sobre o assunto:
Envie pedidos com fretes mais baratos usado o Melhor Envio
Ao utilizar a nossa Calculadora de Fretes você tem acesso a diversas modalidades de envio, tanto nos Correios como nas principais transportadoras particulares do país, o que garante sempre a melhor condição de frete para o seu negócio!
Além de contratar fretes mais baratos, ao contratar um frete utilizando o Melhor Envio você tem acesso ao Melhor Ponto, unidades físicas onde é possível postar pacotes que serão enviados por diferentes transportadoras.
Faça agora mesmo uma simulação de frete e comece a economizar nos fretes do seu negócio.
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio