Você sabia que as datas comemorativas são ótimas oportunidades para atuar de forma assertiva na elevação das vendas de um e-commerce? E planejar o seu negócio alinhado aos principais eventos do calendário varejista é a grande sacada para criar campanhas focadas no aumento do faturamento!
Por Andressa Barbosa e Gabriela Voigt
Esse é um período muito propício para preparar o terreno para as ações que você irá desenvolver ao longo do ano! Então o que você está esperando para entender como arregaçar as mangas e ter os melhores resultados possíveis em 2021?
Conte com a gente, começando com esta leitura!
Explore o melhor das datas comemorativas!
Planeje seu marketing para as oscilações do mercado e saia na frente dos concorrentes! Nessa hora, vale se organizar com antecedência por dois motivos: primeiro para conseguir realizar os preparativos em tempo hábil de colocar sua campanha na rua.
E, segundo, para fazer a reposição do estoque antes dos preços dispararem. Afinal, os fornecedores também pensam em lucrar mais com as mesmas datas que você.
Outra dica interessante é analisar a procura pelos produtos em seu e-commerce tanto nos períodos de grande movimentação quanto nos de baixa. Esse conhecimento pode colaborar para a elaboração de estratégias capazes de colocar os artigos mais desejados em evidência nos momentos certos.
Portanto, não monitore apenas os números do faturamento, faça um acompanhamento também do que você teve mais e menos sucesso em comercializar.
👇 Confira mais dicas a seguir:
1. Elabore um calendário de vendas
Como você sabe, para aproveitar o melhor das datas comemorativas de 2021, a palavra é “planejamento”. Então, comece elaborando um calendário com aquelas que podem resultar em vendas para o seu e-commerce.
👇 Para ajudar nessa missão, destacamos algumas:
Dia do Leitor
📅 7 de janeiro
Carnaval
📅 16 de fevereiro
Dia do Esportista
📅 19 de fevereiro
Dia Internacional da Mulher
📅 8 de março
Dia do Consumidor
📅 15 de março
Início do Outono
📅 20 de março
Páscoa
📅 4 de abril
Dia do Beijo
📅 13 de abril
Dia Mundial do Livro
📅 23 de abril
Dia do Frete Grátis
📅 final do mês de abril
Dia do Trabalho
📅 1º de maio
Dia das Mães
📅 9 de maio
Dia do Orgulho Nerd
📅 25 de maio
Dia dos Namorados
📅 12 de junho
Início do Inverno
📅 21 de junho
Dia do Rock
📅 13 de julho
Dia do Futebol
📅 19 de julho
Dia Internacional da Amizade
📅 30 de julho
Dia dos Pais
📅 8 de agosto
Dia da Informática
📅 15 de agosto
Dia do Cliente
📅 15 de setembro
Início da Primavera
📅 22 de setembro
Dia das Crianças
📅 12 de outubro
Dia do Professor
📅 15 de outubro
Halloween
📅 31 de outubro
Black Friday
📅 26 de novembro
Cyber Monday
📅 29 de novembro
Início do verão
📅 21 de dezembro
Natal
📅 25 de dezembro
Boxing Day
📅 26 de dezembro
E aí? Alguma que você ainda não conhecia? 🤔Lembre de selecionar aquelas que mais tem a ver com o seu nicho. Aliás, de acordo com o que você conhece do seu negócio e do seu público, você pode criar as suas próprias liquidações.
2. Crie suas próprias liquidações
O aniversário do seu e-commerce é um excelente motivo para criar uma data comemorativa! Afinal, o seu negócio (e o seu público) merecem um evento que marque esse dia, não é mesmo? E se esse momento servir para alavancar as vendas então, melhor ainda!
Mas qual a diferença entre as datas comemorativas e as sazonais? Você sabe distingui-las? Se a resposta é não, a gente explica: as comemorativas são as mais tradicionalmente conhecidas pelo público como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal (para citar as principais). Já as sazonais são os eventos - que até então são de menor porte - mas que também são alvos potenciais de aquecimento da procura.
A orientação é de que os lojistas mesclem ambas modalidades na formulação do calendário anual para ampliar sua chance de turbinar os lucros!
Logo, quem trabalha com um negócio nichado ou está presente em marketplaces especializados, tem muito a ganhar ao investir simultaneamente nas datas sazonais. É sobre isso que vamos falar a seguir!
3. Invista também nas datas sazonais
Uma dica de ouro para ter sucesso em suas campanhas de marketing é não ficar preso apenas às datas comemorativas. Aproveite também as sazonais. Elas são os eventos menos tradicionais, mas que não deixam de caracterizar excelentes períodos para movimentar as vendas.
Para esclarecer melhor, vamos fazer uma comparação: Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal são datas já consolidadas no varejo físico e online. Portanto, estão entre as principais datas comemorativas.
Já o Dia do Amigo (30 de janeiro), o Dia da Amizade (14 de fevereiro) e o Dia do Frete Grátis (28 de abril) se enquadram entre os exemplos de datas sazonais.
👇 Você também pode acompanhar neste vídeo do nosso canal do YouTube como as datas sazonais impactam no e-commerce. Vale a pena!
4. Leve os eventos para o seu nicho
Outra oportunidade para promover a sua loja virtual é segmentar as campanhas de marketing - o que inclui a sazonalidade do calendário - na divulgação dos produtos do seu nicho.
Quer um exemplo prático do desenvolvimento dessa estratégia? Em 2021 teremos mais uma edição das Olimpíadas - adiadas por causa da pandemia de coronavírus -, ou seja, um evento sazonal. E que representa um prato cheio para quem atua com artigos esportivos, suplementos e alimentação saudável.
O mesmo se aplica quando ocorre a Copa do Mundo. Afinal, a pegada é a mesma: usar um grande evento como gancho para uma liquidação.
Claro que, se você vende lingerie, fica mais difícil se encaixar no apelo descrito acima. Porém, isso não quer dizer que seja impossível encontrar um momento em que o seu nicho possa se destacar.
Entenda que a importância de identificar eventos para colocar os seus itens em evidência deve ser um exercício contínuo.
Neste caso (para vendedores de lingerie), o Dia dos Namorados é praticamente um Natal, não é mesmo? Entretanto, além dele tem também o Dia do Beijo (13 de abril). Certamente é uma das datas sazonais que podem ser mais uma oportunidade para movimentar a sua loja!
5. Prepare o estoque
Ao pensar nas suas ações com antecedência, você ganha tempo para negociar condições especiais com os fornecedores. Essa é uma das vantagens de planejar o seu e-commerce para as datas comemorativas de 2021.
Já que não há muita procura por artigos de decoração com tema natalino no primeiro semestre do ano, por exemplo, pode ser um bom momento para antecipar as compras e preparar o seu estoque com preços mais atrativos.
Além disso, é indispensável que você esteja certo de ter a quantidade de produtos necessária em estoque antes de lançar uma promoção.
Sabemos que acertar exatamente o número de vendas de determinado item é praticamente impossível. Nesse caso, considere que é melhor sobrar do que faltar algo.
6. Crie promoções
Em datas comemorativas, a atenção do cliente é disputada por muitos lojistas. Por conta disso, para se destacar é preciso apresentar a melhor oferta.
Descontos especiais, diferentes formas de pagamento, sorteios e frete grátis são algumas opções.
Mas lembre que tudo precisa ser planejado e estar dentro do orçamento do seu negócio. De nada adianta conquistar novos clientes com as datas comemorativas se a sua loja ficar no prejuízo logo em seguida, não é mesmo?
7. Comunique as ações com antecedência
Você já deve ter reparado que, nas lojas físicas, o clima natalino começa já em novembro, né? Pois no comércio eletrônico toda a comunicação para as datas comemorativas também deve começar com antecedência.
Especialistas indicam que a divulgação comece ao menos 1 mês antes. Dessa forma, dá tempo de atrair aqueles consumidores que gostam de planejar a compra de presentes.
Mas como fazer essa comunicação no e-commerce? Basta entrar no clima da data fazendo pequenas alterações no layout da sua loja virtual, com banners e pop-ups, por exemplo. Outra ideia é criar uma seção especial no seu site com produtos relacionados à data.
Além de preparar o site, é fundamental criar campanhas que levem os clientes até ele. Para isso, explore todo o potencial das redes sociais.
8. Personalize as ações nas redes sociais
Quando falamos de comércio eletrônico, as redes sociais funcionam como uma espécie de vitrine para os produtos.
Por isso é tão importante ser criativo e fazer bom uso da ferramenta. Principalmente ao utilizá-las para a divulgação de campanhas em datas comemorativas.
💡 Veja também: “Marketing digital para e-commerce: guia completo para usar as redes sociais e vender mais”.
Assim como o site da sua loja, personalize também o visual das suas redes sociais. Dessa forma você irá chamar a atenção dos clientes para a data e, na sequência, poderá começar a comunicar sobre promoções e descontos.
Além disso, através de ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads é possível configurar as campanhas para atingir o seu público-alvo.
9. Ofereça atendimento de qualidade
Considerando que a sua estratégia para as datas comemorativas seja eficiente nos pontos anteriores, sua loja virtual irá receber muitas visitas. Então esteja preparado também para um consequente aumento na procura por atendimento.
Seja por e-mail, chat, redes sociais… Deixe sua equipe a postos para responder dúvidas e resolver qualquer problema que o consumidor possa encontrar ao realizar uma compra.
Estude ainda a possibilidade de oferecer um atendimento personalizado nas datas comemorativas. Para isso, muitas lojas virtuais estão fazendo uso do Whatsapp.
💡 Veja: “Whatsapp Business: conheça as principais estratégias para vender no aplicativo”.
Lembre que oferecer um atendimento de qualidade é um importante passo para a fidelização do cliente.
10. Aposte na fidelização dos clientes em cada evento
Lembre também de aumentar a sua lucratividade nas campanhas promocionais e depois da conclusão de cada evento! Como? Elabore a performance do seu e-commerce em datas comemorativas considerando os efeitos delas a longo prazo. E mensurando os resultados de cada etapa vencida.
Sabe os consumidores que adquiriram artigos com você em uma das datas comemorativas ou sazonais ? Não esqueça deles! Mande um e-mail agradecendo a compra e presenteie-o com um cupom de desconto. Esse mimo pode ser o convite ideal para aquele cliente voltar a fechar pedidos na sua loja virtual!
💡 Veja também: “A importância do e-mail marketing para a sua estratégia”.
11. Aposte no frete para encantar o público!
Trouxemos várias dicas para ajudar o seu negócio a decolar ainda mais nos próximos meses! Mas, se você quer realmente fidelizar os clientes, não pode esquecer de pensar também em oferecer um frete de qualidade!
Nessa hora conte com o Melhor Envio, uma solução completa de fretes que coloca o seu e-commerce diante de um catálogo de entregas que inclui Correios e transportadoras privadas. Tudo ao seu alcance a partir de uma simples cotação!
💡 Para saber mais, acesse: “Melhor Envio: calculadora de fretes, etiquetas de envio e muito mais!”
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Assuma o comando dos holofotes
Em resumo, pense nas datas comemorativas como um todo, mas também esteja aberto a identificar os momentos-chave para o seu nicho! Estas são oportunidades de vendas que a sua marca pode se destacar da concorrência. Pense nisso!
Nesta situação ou em qualquer outra, o seu sucesso irá depender do nível de empenho com que você buscar as oportunidades ao longo do ano (ao invés de deixá-las passar em branco!).
Se acha sem inspiração para isso? Mais um motivo para pesquisar com antecedência e montar um calendário para a próxima temporada. Deixar para a última hora só servirá para adicionar uma pressão desnecessária sobre seus ombros (e um risco que você também não precisa).
Porém, não fique preso somente ao que você elencar agora, se tiver mais ideias, insira-as no planejamento e não desperdice as brechas para ganhar dinheiro ou visibilidade. Mãos à obra hoje e sempre!
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