Confira as principais tendências do mercado para o Dia dos Pais 2024 e veja como turbinar seu e-commerce para vender mais na data.
O Dias dos Pais 2024 é uma das datas mais importantes para quem trabalha com vendas pela internet. Durante esse período de vendas é esperado um faturamento de R$ 205,11 bilhões, de acordo com a estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Não há como negar que estamos diante de uma excelente oportunidade para os negócios. E como é de praxe, separamos algumas dicas para você aplicar no seu negócio e vender mais no Dia dos Pais 2024. Vamos começar?!
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Que dia é Dia dos Pais em 2024?
Ao contrário de outros países que possuem uma data definida, o Dia dos Pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Portanto, a cada ano a comemoração acontece em um dia diferente.
Em 2024, o Dia dos Pais é celebrado dia 11 de agosto e nossa recomendação é que você comece a preparar seu e-commerce, pelo menos, na última semana de julho. Não deixe os preparativos para última hora, ok?! Ou você pode comprometer seu faturamento.
Além disso, começar a campanha com antecedência é fundamental para garantir que seus clientes tenham tempo suficiente para aproveitar as promoções e consigam receber o presente dentro do prazo.
Checklist para vender mais no Dia dos Pais 2024
- Divulgue ideias para o Dia dos Pais para vender mais e aumentar o faturamento.
- Aplique estratégias de remarketing para trazer de volta clientes que já compraram no seu e-commerce.
- Tome cuidado com a entrega no Dia dos Pais 2024.
- Garanta a satisfação do cliente no pós-venda.
Prepare sua loja virtual
As pessoas estão migrando cada dia mais para o digital. Mas para que o seu negócio seja encontrado em meio a tantas lojas online, ele precisa ser notado. Nesse sentido, o primeiro passo é aplicar estratégias para melhorar o ranqueamento do seu site e destacá-lo nos buscadores.
Lembre-se que a página inicial do seu e-commerce funciona como uma vitrine. Então, aposte em uma identidade visual capaz de chamar a atenção de quem entrar no seu site.
Para facilitar destacamos os principais pontos para preparar sua loja virtual para o Dia dos Pais 2024:
- Personalize sua loja com banners promocionais.
- Cuide da parte técnica do seu site. Verifique se o seu e-commerce está preparado para aguentar o aumento repentino de acessos. Se não estiver, providencie um serviço de hospedagem capaz de atender a demanda.
- Coloque as categorias mais procuradas em destaque.
- Crie listas de presentes para o Dia dos Pais.
- Ofereça embalagens personalizadas e cartões com mensagem para o Dia dos Pais.
- Altere as descrições dos produtos. Priorizando sempre os itens que possuem mais chances de vender.
Ideias para o Dia dos Pais para vender mais em 2024
De um lado, temos os lojistas querendo descobrir o que mais vende no Dia dos Pais para destacar na loja virtual. Do outro, consumidores que ainda não decidiram o que vão comprar.
Por isso, trouxemos algumas inspirações para ajudar tanto quem quer saber o que vender no Dia dos Pais, quanto quem vai presentear. Inclusive, vale montar listas temáticas com sugestões de presentes, como as que vamos mostrar a seguir, e enviar para a sua base de leads.
- Presente para pai MasterChef: kit de temperos exóticos, avental, kit churrasco, facas de corte, grill.
- Presente para pai aventureiro: barraca e fogareiro para camping, garrafa térmica, saco para dormir, mochila, calçado para trilha.
- Presente para pai esportista: tênis de corrida, mochila de academia, chuteira, smartwatch, óculos de natação.
- Presente para pai Tech: tablet, celular, notebook, leitor de livros digitais, headphones, smart speaker.
- Presente para pai Nerd ou Geek: funko, teclado e mouse gamer, camisetas com os personagens favoritos do paizão, jogos de RPG.
- Presente para pai vaidoso: perfumes, óculos de sol, hidratantes, barbeador elétrico, kit de cuidados para a barba.
- Presentes criativos para os pais: cestas de café da manhã, tábuas de frios e queijos, kit de ferramentas, kit de cerveja ou caipirinha. Produtos artesanais e personalizados como abridor de garrafas, almofada com porta pipoca, canecas e o que mais a criatividade mandar.
Dica: montar combos ou “kit Dia dos Pais” é uma excelente estratégia para movimentar seu estoque. Você pode incluir produtos menos procurados com outros queridinhos e assim “desencalhar” os itens que estão parados.
Acerte na divulgação: não cometa o erro de cair em estereótipos
Quer fazer diferente neste Dia dos Pais? Então, comece quebrando os estereótipos que cercam a imagem paterna. Por diversas vezes, os pais são representados nas publicidades de maneira estereotipada como super heróis ou perfeitos. Mas sabemos que na realidade não é bem assim, né?!
Por isso, fuja desse tipo de representação na hora de divulgar suas campanhas de Dia dos Pais. Também é importante deixar de lado a masculinidade tóxica e a cultura de que os homens não devem demonstrar seus sentimentos.
Pelo contrário, aproveite a data para inovar a publicidade do seu e-commerce e desconstruir esses padrões. Você pode ainda explorar temas como: paternidade solo, trans, homoafetiva e socioafetiva.
Campanha feita?! Agora é hora de divulgar. Uma dica é investir em postagens impulsionadas nas redes sociais. Anunciar no Facebook e Instagram Ads, por exemplo, pode ampliar a visibilidade da sua marca. A frase de ordem é ser encontrado, visto e escolhido!
Aproveite e acesse nosso “Guia sobre como ter retorno com mídia paga sem gastar muito”.
Ofereça opções de fretes
Quem não ama uma promoção de Dia dos Pais? Porém, as ações promocionais já não são mais suficientes para estimular o consumidor a comprar pela internet. A pesquisa da Social Miner revelou que 45% dos entrevistados desistiriam de uma compra por causa do preço do frete, enquanto 38% responderam que um prazo de entrega ruim é um fator decisivo para a desistência.
Nesse sentido, avalie a possibilidade de oferecer frete grátis durante o Dia dos Pais 2024. Como é praticamente inviável manter a entrega gratuita para todo o seu estoque, a dica é disponibilizar o frete grátis apenas em itens selecionados. Isso acaba prevenindo situações como frete mais caro que o produto.
Outra solução é estipular um valor mínimo de compras. Por exemplo: “Dia dos Pais com frete grátis nas compras acima de R$ 200”. Essa prática é muito útil para aumentar o ticket médio do seu e-commerce, pois incentiva o consumidor a gastar um pouco mais para receber a isenção do envio.
Aperte o play e acompanhe passo a passo como utilizar a Calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio:
Não consegue arcar com os custos do frete grátis? Uma alternativa é adotar o frete fixo. Para não comprometer o lucro, escolha regiões onde o envio é mais barato e estabeleça um valor que seja vantajoso para você e seu cliente.
👋 Veja como calcular frete fixo e usá-lo para atrair clientes para a sua loja virtual. Se preferir, assista o vídeo abaixo:
Garanta entrega rápida no Dia dos Pais
Como falamos anteriormente, os consumidores querem agilidade. Por isso, você precisa garantir a entrega rápida, sobretudo, em datas comemorativas como o Dia dos Pais, onde atrasos no envio podem arruinar a experiência de compra da sua clientela.
Provavelmente, você não possui somente um único fornecedor para repor o estoque, correto? As suas entregas funcionam com a mesma lógica, ou seja, é necessário ter opções. Se sua loja virtual conta apenas com uma forma de envio, é hora de rever esse processo.
Por exemplo, utilizando o Melhor Envio você pode fazer cotações de fretes em diferentes transportadoras simultaneamente, escolher diferentes modais (aéreo, terrestre) e modalidades de entrega (expressa, econômica).
Atualmente, temos parcerias com os Correios, Azul Cargo Express, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, J&T Express e Loggi. Viu? Opção é o que não falta para agilizar a entrega. E o melhor de tudo, sem burocracias e sem custos adicionais. Você só paga pelo frete que contratar na plataforma. Faça uma simulação e comprove!
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
Remarketing: traga de volta clientes que já compraram na sua loja virtual
Se você acha que está muito tarde para tentar atrair novos leads, que tal tentar trazer de volta consumidores que já compraram no seu e-commerce em outras ocasiões? Ou que já demonstraram interesse em finalizar uma compra?
Para atrair novamente esse público, aposte no remarketing, uma estratégia de Marketing Digital que serve justamente para impactar consumidores que já tiveram uma experiência de compra ou passaram pela sua loja, mas acabaram abandonando o carrinho.
Você pode criar anúncios destacando produtos que essas pessoas pesquisaram dentro do seu site ou enviar promoções e descontos via e-mail marketing.
👉 Para entender detalhadamente como o remarketing funciona e como usá-lo para ampliar suas vendas, clique aqui e acesse o artigo que preparamos.
Garanta a satisfação do cliente no pós-venda
Um tópico que alguns lojistas não dão a devida atenção é o pós-venda. Portanto, se sua intenção é fidelizar os clientes, sugerimos a criação de um canal de atendimento ou autoatendimento para melhorar a experiência do consumidor após a compra.
Certifique-se de ficar à disposição ou possuir uma equipe treinada para solucionar eventuais problemas. O ideal é diversificar ao máximo o atendimento, seja via e-mail, chat, telefone, WhatsApp ou redes sociais.
Outra dica é fornecer informações sobre o processo de envio, desde o recebimento do pedido até o dia de entrega. Aqui é importante ressaltar o papel do rastreamento de encomendas.
Para não aumentar os gastos, utilize ferramentas gratuitas como o Melhor Rastreio, que permite acompanhar todas as movimentações do produto online e proporciona mais segurança para ambos os lados (remetente e destinatário).
Essa é uma ótima oportunidade para criar um bom relacionamento com o cliente. Por isso, mesmo que não haja nenhuma dúvida ou reclamação, dê o primeiro passo e entre em contato logo após a realização da compra. Enviar um e-mail agradecendo a preferência, por exemplo, é uma forma eficiente de demonstrar cuidado e iniciar uma relação com sua clientela.
Você também pode aproveitar para conceder frete grátis ou algum desconto na próxima compra, como forma de agradecimento. Estratégias de pós-venda, contribuem para melhorar a satisfação do cliente e ainda aumentam as chances de ele indicar sua loja para outras pessoas ou voltar a fazer novos pedidos.
E que tal colocar em prática agora mesmo todas essas dicas e já sair na frente, antecipando seus envios de Dia dos Pais?
Entre em contato com nossa equipe de especialistas e organize seus fretes para aumentar suas vendas e faturar mais com a data comemorativa.