Como aumentar o valor do ticket médio do seu e-commerce

Como aumentar o valor do ticket médio dos clientes em seu e-commerce

Pronto para tirar as suas dúvidas sobre qual a melhor estratégia para elevar o ticket médio dos seus consumidores? Então você precisa ler esse conteúdo!

 

Por Davi Peyroton | Blog JivoChat

 

Para garantir que suas estratégias de marketing e vendas estejam realmente alinhadas e trazendo os resultados esperados, é importante poder acompanhar algumas métricas e KPIs (Key Performance Indicator) essenciais.

Tomar ações na base do “achismo” e sem utilizar números concretos não traz os mesmos benefícios do que agir de forma estratégica. Por isso, aproveite este material para entender melhor o que é e como aumentar o valor do ticket médio do seu e-commerce.

 

O que é e como calcular o ticket médio?

 

O ticket médio é uma das principais métricas que você deve acompanhar em seu e-commerce, pois ele está diretamente relacionado à rentabilidade de seu negócio e às suas vendas.

Ele representa quanto cada cliente gasta em média em cada compra feita em seu site, levando em consideração um intervalo de tempo pré-determinado e variável. Ou seja, você pode calcular o valor do ticket médio mensal, ou dentro de um período de tempo específico, como durante as festas de fim de ano, Black Friday, etc.

O cálculo do ticket médio é feito utilizando uma fórmula simples: basta dividir a receita obtida durante o intervalo de tempo pelo número de clientes que compraram neste período.

Mas, por que o valor do ticket médio é tão importante? Essencialmente, esta métrica ajuda a entender se suas ações de cross-selling e upselling estão sendo efetivas, e até mesmo se suas páginas estão otimizadas para conversão.

 

Estratégias para aumentar o ticket médio do seu e-commerce

 

Existem diversas formas de tentar aumentar o valor do ticket médio de seu e-commerce e, com isso, aumentar também a rentabilidade de seu negócio.

Uma característica em comum entre estas estratégias é a ideia de apresentar benefícios para os clientes que comprarem produtos em um valor elevado, ou até mesmo mais produtos em seu e-commerce.

Avalie em seguida algumas das principais formas de aumentar o ticket médio. Porém, antes disso, é importante mencionarmos ainda que estas estratégias podem ser empregadas em conjunto, potencializando ainda mais suas chances de alcançar os resultados esperados.

 

Otimizar sua página de produto

 

Em um âmbito geral, ter uma página de produto otimizada é um dos fatores mais importantes para o sucesso de seu e-commerce. Aqui é onde cada visitante, durante sua jornada, irá avaliar sua escolha e entrar em um processo de tomada de decisão da compra.

Por isso, aspectos como as descrições de produtos, imagens e até mesmo a facilidade de navegação pela página devem ser impecáveis. Entretanto, para o objetivo de aumentar o valor do ticket médio, existem alguns elementos específicos que devem estar presentes na página de produto.

Podemos citar como exemplo a própria Amazon, um dos maiores marketplaces ao redor do mundo. Na página de produto deles, podemos observar estratégias de cross-selling e upselling nos seguintes menus:

 

Frequentemente comprados juntos: oferecendo a oportunidade de adicionar diretamente ao carrinho o produto inicial juntamente a acessórios que o complementam.

Como aumentar o valor do ticket médio do seu e-commerce

 

Clientes que compraram este item também compraram: apresentando um carrossel com outros produtos compatíveis e que se encontram na mesma categoria.

Como aumentar o valor do ticket médio do seu e-commerce

Clientes que visualizaram este item também visualizaram: apresentando outras alternativas, com diferentes opções de cores, modelos e preços que podem chamar atenção do cliente.

Como aumentar o valor do ticket médio do seu e-commerce

 

Todos estes painéis servem para chamar a atenção do cliente durante a tomada de decisão, aumentando as chances de que o mesmo compre mais de um único produto ou apresentando alternativas com preços semelhantes para que o mesmo possa compará-los rapidamente.

 

Dar descontos especiais para compras em pacote

 

Outra excelente estratégia para aumentar o valor do ticket médio do seu e-commerce é oferecer descontos e ofertas exclusivas de acordo com o valor da compra. Você provavelmente já se deparou com a experiência de comprar produtos em conjunto para conseguir um desconto maior, ou até mesmo para receber um brinde.

Esta estratégia também pode ser implementada no e-commerce e pode até mesmo envolver outros fatores, como o próprio valor do frete.

Porém, para que você ainda seja capaz de garantir uma boa margem de lucro ao oferecer frete gratuito, é importante que trabalhe sua gestão de entregas de forma eficiente.

 

Criar um programa de fidelidade

 

Os programas de fidelidade apresentam um forte potencial quando buscando aumentar o valor do ticket médio. Existem diversos modelos diferentes, mas podemos citar como exemplo um programa de pontuação, onde quanto maior o valor da compra do cliente, maior a recompensa em pontos.

Neste modelo, permita que seus clientes utilizem estes pontos para conseguir descontos ou até mesmo comprar brindes nas próximas compras, por exemplo. Dessa forma, além de incentivar o cliente a comprar mais produtos para conseguir pontos maiores, você também está impactando suas chances de retenção e reativação do mesmo cliente.

 

Oferecer atendimento de dentro da página

 

O atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso do seu e-commerce e, especialmente no mercado de hoje, disponibilizar um chat online na loja como canal de comunicação em tempo real com seus visitantes é um forte diferencial competitivo.

O chat online na loja, especialmente na página de produto serve para fortalecer seus esforços e aumentar suas chances de conversão. Isso porque, através de convites proativos, seus representantes poderão abordar visitantes, assim como presenciamos nas lojas físicas.

Utilize estes recursos para chamá-los para uma conversa e, durante o atendimento, aproveite a oportunidade para ajudar o cliente a escolher o melhor produto para ele, apresentando diferentes alternativas, assim como acessórios compatíveis com suas necessidades.

 

Conclusão

Agora que você entende melhor como é importante acompanhar o valor do ticket médio do seu e-commerce, assim como diferentes estratégias que podem ajudá-lo a atingir melhores resultados, não perca tempo e avalie o estado atual de sua própria loja agora mesmo.

Lembre-se de aproveitar os serviços do Melhor Envio para fazer com que o frete seja um diferencial na hora da venda. E se você ainda não é capaz de abordar visitantes em seu e-commerce, está na hora de instalar o JivoChat e ter acesso a uma plataforma de chat online projetada para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.

Confira também

Por 11 de março de 2019 às 2:00

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por 11 de março de 2019 às 2:00