Abrir uma loja virtual não é a única alternativa para quem quer vender pela internet. Muita gente dá os primeiros passos no e-commerce por meio de canais como as redes sociais e os marketplaces, por exemplo. Mas considerando as possibilidades de crescimento do negócio, chega um momento que surge a pergunta “será que chegou a hora de abrir a minha própria loja online”?
Afinal, embora não tanto quanto uma loja física, ter seu espaço na internet também exige algum investimento financeiro e muito planejamento. Se você está nesse ponto do seu negócio e se pergunta se chegou a hora de abrir sua loja virtual, temos uma boa notícia. Ao longo deste artigo, vamos levantar alguns pontos importantes para você considerar nesse momento e te ajudar a encontrar a resposta certa!
👉 Mas, antes de começar, é sempre bom lembrar que, independente do canal de venda, o e-commerce se mostra um setor cada vez mais promissor. Então, se achar que ainda não é a hora de abrir sua própria loja online, sem problemas! É só ganhar um pouco mais de experiência e aguardar o momento certo. Ah, e pode deixar que também vamos falar sobre quais devem ser seus objetivos até lá!
E aí, pronto para descobrir se chegou a hora de abrir a sua loja virtual? Vamos nessa! 🚀
Navegação rápida
E-commerce x Loja virtual
Quem está nos primeiros passos do comércio online pode se perguntar se e-commerce não é a mesma coisa que loja virtual. Bem, embora os termos sejam muitas vezes usados como sinônimo, é interessante fazer uma distinção:
E-commerce - É todo processo de compra e venda de produtos realizados por canais online, como redes sociais ou mesmo pelo WhatsApp. Também vale lembrar dos marketplaces, grandes lojas virtuais já bem conhecidas do público que permitem que outros vendedores anunciem seus produtos nos sites e aproveitem sua estrutura para realizar as vendas. A gigante Amazon é o exemplo mais famoso da categoria.
Loja virtual - É o site exclusivo de uma loja ou marca, com toda estrutura de venda. Ou seja, além de tudo o que o cliente vê, como vitrine de produtos e métodos de pagamento ou opções de frete, a loja virtual também inclui ferramentas de gerenciamento do negócio.
Normalmente, pela facilidade e custo inicial mais acessível, marketplaces e redes sociais são a porta de entrada para quem quer empreender no e-commerce.
Contudo, investir em uma loja virtual própria também tem algumas vantagens.
Quais as vantagens de abrir uma loja virtual?
Bem, a primeira vantagem é que a loja virtual oferece muito mais liberdade aos vendedores, em todos os processos do negócio.
Uma loja virtual própria permite que você defina, por exemplo, toda a identidade visual da marca, a organização das vitrines e até personalização de ações promocionais.
Isso sem falar de fatores gerenciais, como escolha dos métodos de pagamento disponíveis, opções de entrega dos produtos, políticas de troca e devolução e até a organização de prazos e processos internos do negócio. É mais ou menos como se você dissesse "minha casa, minhas regras".
Finalmente, esse espacinho próprio torna muito mais fácil você criar uma identificação com seus clientes e garantir um atendimento de excelência, o que vai ajudar na fidelização do público.
💡 Por falar nisso, o canal do Melhor Envio no Youtube tem um vídeo cheio de dicas sobre o atendimento no e-commerce, dá uma olhada:
Do Instagram e marketplaces para a loja virtual
Vamos partir do princípio de que, quem chegou até aqui, já tem alguma experiência com e-commerce, com vendas online pelo Instagram, Facebook, marketplaces ou outros canais virtuais.
Bem, os pedidos não param de chegar e o gerenciamento do negócio começa a pedir ferramentas mais complexas. Além disso, você mal vê a hora de ter liberdade para colocar todas as suas ideias em um site que tenha a cara da sua marca. O que é necessário saber para investir na loja virtual?
👉 Antes de mais nada, uma loja online precisa de tráfego, ou seja, de visitantes que encontram o seu site para fazer as compras.
É bom ter em mente que todo novo empreendimento pede um objetivo, um plano de negócios, uma estimativa do custo de investimento inicial e uma previsão de retorno. Vale a pena tirar um tempinho para organizar essas ideias e deixar tudo no esquema para os próximos passos!
Será que chegou a hora de abrir a loja virtual?
Para evitar problemas, é interessante saber alguns conceitos e pré-requisitos que vão ajudar bastante a ter sucesso em uma nova loja virtual.
Mas calma, você pode já dominar muitos deles mesmo sem perceber, com tudo o que você aprendeu desde que começou a vender pela internet.
Veja algumas questões que você deve saber antes de abrir a loja virtual:
O nicho da sua loja virtual
Depois de um tempo vendendo pela internet, você já deve ser capaz de identificar o seu nicho de mercado. Esse reconhecimento é o primeiro passo para buscar o público certo, ou seja, pessoas que realmente se interessam pelos produtos oferecidos e pelo valor agregado da marca.
Por que isso é importante? Bem, a concorrência no e-commerce é cada vez maior. Além das grandes redes, pequenos e médios empreendedores entram em campo a cada dia. Ao apostar em um determinado nicho de atuação, você vai reduzir essa concorrência e tem mais chances de se destacar no mercado.
Qual o seu público-alvo e como se comunicar com ele
Uma vez definido o nicho da loja virtual, chega o momento de conhecer o público-alvo do seu negócio. Algumas perguntas que você deve fazer:
✔ Quem são os consumidores dessa loja virtual?
✔ Quais produtos e diferenciais vão despertar o interesse desse público?
✔ Como minha loja pode agregar valor para essas pessoas?
✔ Qual pode ser o diferencial competitivo da loja virtual?
✔ Como me comunicar de forma eficiente com esse público, gerando identificação e engajamento?
Tráfego, SEO, links patrocinados e estratégias de marketing
O cenário aqui é bem simples: ninguém compra em um site que não acessa. Logo, antes de abrir uma loja virtual, é preciso saber se você já sabe como vai gerar esse tráfego de acessos, ou seja, as visitas dos clientes no comércio eletrônico.
Um bom ponto de partida é contar com os clientes já conquistados em outros canais, como redes sociais. Essas pessoas já conhecem a sua marca ou mesmo compram os produtos. Então vale a pena traçar estratégias para que, na hora de fechar um novo pedido, elas saiam do Instagram direto para o site.
Já os novos clientes podem vir de links patrocinados no Google ou anúncios em redes sociais. Sem deixar de fora o acesso orgânico e a otimização do SEO do e-commerce, em busca dos cliques de pessoas que procuram um produto ou assunto de interesse no Google e encontram sua loja virtual!
💡 Veja nosso artigo completo sobre marketing digital para e-commerce e tenha mais dicas importantes!
Conhecimentos sobre o mercado em geral
Cada mercado tem suas particularidades, e o e-commerce não é diferente. Saber quem são seus concorrentes, as épocas de maior ou menor volume das vendas, os custos necessários para investimento e manutenção do negócio e, claro, estimativas realistas de faturamento são alguns fatores que devem ser analisados antes de apostar com tudo em uma loja virtual.
Lembre-se que é importante se preparar para uma demora no retorno financeiro esperado ou mesmo para possíveis imprevistos, sem colocar o seu empreendimento em risco.
Trabalhar com diferentes canais além da loja virtual
Sim, estamos falando sobre abrir a loja virtual. Mas isso não quer dizer que outros canais de vendas e comunicação com o público devam ser deixados de lado. Muito pelo contrário!
Se os seus primeiros clientes desenvolveram um relacionamento com a sua marca por meio do Instagram ou outra rede social, eles podem preferir ficar por lá mesmo. E tudo bem! Apenas garanta que eles recebam o mesmo atendimento personalizado que os conquistou.
Quem já tem aquele público fiel, que está sempre prestigiando a loja virtual, pode considerar a criação de um grupo VIP no WhatsApp, com ofertas e lançamentos exclusivos.
Nada impede, também, que mesmo com um site próprio o vendedor siga aproveitando os milhões de acessos de marketplaces famosos, fazendo com que algumas dessas pessoas lembrem da sua loja virtual na próxima compra.
👉 Ao criar um site próprio, a ideia é conquistar novos clientes, mas sem deixar de lado aqueles que acompanham o negócio a mais tempo ou que chegam por outros caminhos!
Se organize para que novos e antigos consumidores recebam um atendimento de excelência em todas as etapas da jornada de compra na sua loja online, seja pelo site, Instagram, marketplaces, e-mail, WhatsApp e demais canais de vendas e comunicação disponíveis.
Ah, e fique atento às tendências do mercado! Por exemplo, ao longo de 2020, muitos lojistas encontraram no TikTok uma ótima maneira de atrair o público para o e-commerce.
Como conduzir o seu cliente na loja virtual
De forma geral, a jornada de compra de um consumidor passa por até quatro etapas, que podem ser adaptadas para o e-commerce: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.
Cabe ao lojista fazer com que a transição entre essas etapas seja intuitiva, facilitando o objetivo final, que é a compra finalizada no site da loja.
Isso inclui desde a atração e comunicação com o público, que devem gerar interesse pelo produto e identificação com a marca, até detalhes técnicos, ou seja, de navegação no site.
Alguns pontos que podem ajudar nesse sentido são:
Boas fotos e descrições de produtos detalhadas - Quanto mais informações o cliente tiver para finalizar a compra, melhor.
Políticas de troca e devolução claras e de fácil acesso - Comprar pela internet ainda gera alguma desconfiança nos consumidores. Ter políticas bem definidas ajuda a conquistar a confiança daquele cliente que vai fazer o primeiro pedido.
Navegação intuitiva e visual agradável - É importante que o consumidor saiba seguir, sem dificuldades, até a finalização do pedido. Além disso, quanto mais tempo ele passar vendo outros produtos, maiores são as chances de encher o carrinho de compras. Ah, e lembre-se que muita gente vai acessar a loja virtual pelo smartphone, então vale investir na otimização mobile.
💡 Nesse artigo você encontra mais detalhes sobre a jornada do cliente na loja virtual.
Ferramentas para gerenciamento da loja virtual
Atrair o público para o site, receber os pedidos, confirmar pagamentos, cuidar da entrega dos produtos, pagar fornecedores, pensar nas novidades do catálogo... Definitivamente, gerenciar uma loja virtual envolve muitos detalhes, informações e tarefas no dia a dia.
Felizmente, a tecnologia está aqui para ajudar com tudo o que você precisa. Mas é importante que você conheça as ferramentas certas.
Por exemplo, uma plataforma de e-commerce permite que você monte uma loja virtual do zero e deixe o site com a cara da sua marca, mesmo sem conhecimento em informática. Após a finalização do site, é possível organizar a vitrine, criar ações promocionais, gerenciar os pedidos e até mesmo integrar com uma plataforma de fretes que vai te ajudar com a logística do e-commerce.
💡 Frete fácil para e-commerce é com o Melhor Envio
Aliás, a entrega dos produtos é um dos pontos que mais pedem atenção no comércio eletrônico. Uma boa gestão logística pode ser responsável por tornar a sua loja mais competitiva, garantir uma percepção positiva do público e até aumentar os lucros da loja virtual.
Essa é a missão do Melhor Envio, uma plataforma de fretes que facilita as entregas para lojistas virtuais. Para já começar com uma boa notícia, a Calculadora de Fretes do Melhor Envio exibe prazos e condições de diferentes transportadoras em todo o Brasil, e com condições exclusivas e bem vantajosas.
Além de agilizar a cotação e deixar o frete mais barato, o Melhor Envio também oferece ferramentas de gerenciamento e acompanhamento das entregas, ajudando a organizar os processos internos da loja virtual desde a contratação do frete na transportadora até a chegada do produto na casa do cliente.
Ah, e pode deixar que todos os serviços do Melhor Envio são gratuitos: você paga apenas pelas etiquetas de frete geradas na plataforma.
Mesmo quem ainda vai esperar um pouco para abrir a loja virtual pode aproveitar todas essas vantagens, já que o cadastro é feito com CPF e não precisa ter um número mínimo de envios.
Gostou? Então faça como milhares de vendedores online em todo o Brasil e faça seu cadastro no Melhor Envio!
Bom dia! Muito bom mesmo essa aula de como começar um projeto para vender na internet. Estou querendo fazer e não sei nada, mas com essa matéria já tem um norte. Obrigado e sucesso.