Enviar Encomendas: aprenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Um post cheio de dicas para você nunca mais ter dúvidas na hora de enviar suas encomendas. 

Atualizado em: 10/10/2019, às 16h50min.

O processo de enviar encomendas pode parecer assustador para quem nunca teve experiência com esse tipo de coisa. Até quem já está acostumado com a tarefa às vezes tem dúvidas sobre o despacho de itens via Correios ou transportadoras privadas. Pode ficar tranquilo, isso é perfeitamente normal. 

Não são poucas as perguntas que surgem na hora de enviar uma encomenda: como calcular o frete? Qual embalagem utilizar? Como descobrir a alternativa de entrega com melhor preço? E isso para citar apenas algumas! Se você quer saber a resposta a essas e outras questões, continue lendo e perca de uma vez por todas o medo de despachar suas encomendas!

Como enviar encomendas? 

Quando estamos falando em longas distâncias, Correios ou transportadoras privadas são as principais maneiras de enviar encomendas no Brasil. Cada empresa tem suas próprias regras, mas todas elas vão precisar de algumas informações básicas para aceitar qualquer pacote:

  • CEP de origem
  • CEP de destino
  • Peso do pacote
  • Dimensões do pacote (Altura, Largura, Comprimento)

Com esses dados em mãos, você já pode começar a pesquisar qual é a melhor forma para despachar a sua encomenda. É quando chega a hora de calcular o frete!

Calcular frete com Correios e transportadoras privadas

Depois de informar os dados básicos para a transportadora, é preciso decidir qual é a urgência de entrega da sua encomenda. Isso vai influenciar diretamente no valor do frete! Basicamente, o mercado oferece três opções:

  • Fretes lentos (econômicos): costumam ser mais baratos. Via de regra, quanto menor a urgência, menor o valor da entrega. O PAC é um exemplo de frete econômico.
  • Fretes intermediários: como o nome indica, são opções que ficam “no meio do caminho” entre rapidez e economia. 
  • Fretes rápidos (expressos): costumam ser mais caros em razão do menor prazo de entrega. O SEDEX é um exemplo de frete rápido. 

Calcular frete Correios

Os Correios permitem que qualquer pessoa faça uma simulação de frete. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo da estatal para dispositivos móveis, inserir as informações do envio e conferir os valores. Uma opção interessante para quem tem e-commerce próprio é integrar o Calculador Remoto de Preços e Prazos dos Correios ao site da loja virtual para facilitar o processo. 

Passo a passo para simular cálculo de frete com os Correios

  • Acesse o site dos Correios
  • Selecione a opção “Preços e Prazos”
  • Informe os dados da sua encomenda
calcular frete com os correios é simples
Tela para simulação de preços e prazos de frete exibida no site dos Correios.

Pontos de atenção ao enviar encomendas com os Correios

  • A estatal não envia determinados objetos. Confira a lista de itens não transportados pelos Correios para não ter surpresas no balcão!
  • A partir de 2018, os Correios passaram a exigir apresentação de nota fiscal ou declaração de conteúdo nas remessas. Não são aceitas encomendas em que um desses documentos não esteja devidamente afixado na parte externa da embalagem. 
  • Os Correios não enviam pacotes com peso superior a 30kg. 

Correios AR e MP: o que é isso? 

Como estamos falando sobre calcular frete com os Correios, vale a pena mencionar duas siglas importantes para a estatal: AR e MP. Elas representam dois serviços opcionais disponibilizados pela empresa. O cliente só contrata se quiser — afinal, há um custo adicional para cada um deles.  

  • Aviso de recebimento (AR): precisa comprovar a chegada do seu pacote junto ao destinatário? O AR serve para isso! O serviço condiciona o recebimento da encomenda à assinatura de um formulário próprio — que é devolvido ao remetente com a assinatura do destinatário. O documento tem validade jurídica. 
  • Mão própria (MP): garante a entrega somente ao próprio destinatário, mediante apresentação de documento de identidade. 

Nem sempre você irá precisar dos serviços de AR ou MP, mas é interessante saber que eles estão à disposição caso necessário. 

Ei! Você sabe o que é uma solução de fretes?

Calcular frete com transportadoras privadas

Calcular frete com transportadoras privadas pode se mostrar um pouco mais desafiador, pois cada empresa possui sua própria tabela de preços. Isso pode dificultar a comparação de valores entre as diferentes opções, mas em tempos de internet esse desafio se tornou um pouco mais simples. Grandes empresas (como Jadlog e Latam Cargo) disponibilizam cotações diretamente em seus sites, o que facilita bastante a vida de quem está procurando pelo melhor preço. Outra opção é utilizar um gateway de fretes para fazer cotações simultâneas. Falaremos disso mais adiante!

Dica: algumas transportadoras possuem serviço de coleta de encomendas. Essa modalidade é útil para quem não quer se deslocar até o balcão empresa para postar a remessa. Normalmente é cobrada uma taxa adicional por esse serviço, mas pode valer a pena para alguns consumidores.

Fique de olho no cálculo de cubagem

Quem vai enviar encomendas precisa prestar atenção ao cálculo de cubagem. Sabe o que é isso? A gente explica! Além do peso real, Correios e transportadoras privadas usam o peso cúbico da embalagem para precificar o frete. O peso cúbico é a relação entre o volume ocupado pelo objeto e o seu peso real. 

E por que as transportadoras fazem isso? É simples: imagine uma encomenda com peso pequeno, mas embalada em uma caixa enorme. A empresa teria prejuízo se cobrasse apenas pelo peso real, sem considerar o espaço ocupado pela embalagem. Em resumo, o cálculo de cubagem sempre é realizado para garantir o equilíbrio entre peso e espaço ocupado pela carga transportada. 

Fórmula para calcular o peso cúbico

(C x L x A)/fator de cubagem 

Legenda: 

  • C = Comprimento (em cm)
  • L = Largura (em cm)
  • A = Altura (em cm)
  • O fator de cubagem pode mudar de acordo com a transportadora. Os Correios adotaram 6000 como padrão.

Importante: as transportadoras comparam o peso cúbico com o peso real e cobram pelo maior dos dois. Certifique-se de utilizar embalagens adequadas para não pagar mais caro no frete em razão do peso cúbico da sua encomenda!

Embalagem para enviar encomendas

A embalagem é uma parte extremamente importante no processo de enviar encomendas. Como você viu logo acima, ela até pode encarecer o frete devido ao cálculo de cubagem! Confira algumas dicas para não ter problemas com a embalagem dos seus envios:

Fique atento à taxa dos Correios por manuseio especial

Os Correios cobram uma taxa de R$ 79,00 para encomendas com formato ou dimensão que exija tratamento diferenciado no fluxo postal da estatal. A cobrança é aplicada para encomendas com as seguintes características:

  • Embalagem com maior dimensão (altura, comprimento, largura ou diâmetro) superior a 70cm 
  • Embalagem em formato cilíndrico ou esférico
ao enviar encomendas pelos correios, fique atento às restrições de tamanho e formato da embalagem e evite taxas
ao enviar encomendas pelos correios, fique atento às restrições de tamanho e formato da embalagem e evite taxas
Exemplos de encomendas sujeitas à cobrança de taxa adicional. Imagens: Correios (reprodução). 

Dica: verifique a possibilidade de evitar embalagens nesses formatos para escapar do custo adicional. 

Não use embalagens desproporcionais 

Evite utilizar embalagens maiores que o necessário. Lembre-se do cálculo de cubagem. Uma embalagem muito grande pode fazer o seu frete sair mais caro! 

Proteja seus pacotes para evitar avarias 

O seu pacote vai passar por muita gente antes de chegar ao destinatário. Ele vai ser carregado, descarregado, carregado de novo… E por aí vai. Uma embalagem capaz de preservar a integridade da sua encomenda é essencial para evitar avarias! 

Quer dicas para embalar corretamente a sua encomenda? Então dê play no vídeo!

Cadastre-se no Correios Fácil para enviar encomendas com desconto

Quem precisa enviar encomendas com muita frequência já deve ter ouvido falar em contratos individuais com transportadoras. Empresas com grande volume de envios fazem isso para baratear custos com frete. A estratégia, entretanto, não está ao alcance de quem tem um volume de envios considerado baixo pelas empresas de transporte.

Por isso, uma alternativa interessante para pequenos lojistas é o Cartão Correios Fácil. Ele dá acesso a vantagens exclusivas, serviços especiais e tabelas de preço diferenciadas. Não é preciso ter um volume mínimo de envios para aderir e, além disso, não é cobrada nenhuma taxa. 

Documentos necessários para cadastro no Correios Fácil

  • CNPJ
  • Inscrição estadual
  • Razão social
  • Nome fantasia
  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)
  • Endereço

Acesse o site dos Correios para saber mais sobre o serviço!

Tenha uma estratégia de logística reversa

Além de saber enviar encomendas, quem vende pela internet precisa ter uma estratégia eficiente para lidar com itens que retornam ao remetente. Isso é logística reversa! Os motivos para um pacote retornar podem ser muitos, desde uma embalagem avariada até a devolução do produto por parte do comprador. Sempre vale lembrar: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem sete dias após o recebimento para desistir da compra.

Quando esse tipo de situação acontecer, o lojista precisa ter uma estratégia de logística reversa para lidar com imprevistos. Algumas questões ajudam a nortear esse processo: a coleta do objeto será feita no endereço do cliente? A sua empresa tem um ponto de coleta no qual o cliente precisa ir? O próprio cliente vai enviar o pacote de volta para você? 

Importante: o custo da logística reversa é pago por quem vende a mercadoria. Aproveite e leia tudo o que você precisa saber para ter uma logística reversa de qualidade!

Enviar encomendas é mais fácil com um gateway de fretes

A tecnologia de um gateway de fretes pode ajudá-lo a enviar encomendas com mais facilidade. Você já ouviu falar no assunto? Em resumo, os gateways são plataformas nas quais o usuário pode cotar fretes simultaneamente com várias transportadoras e comparar preços em tempo real, na tela do computador ou do smartphone, tudo com muita facilidade. 

Além de desfrutar dessa praticidade, quem usa um gateway pode aproveitar fretes a condições especiais. A gente explica: por possuírem grande volume de envios, os gateways conseguem negociar preços mais competitivos diretamente com as transportadoras, repassando as vantagens obtidas para seus usuários. 

Comece a usar o Melhor Envio

O Melhor Envio é um gateway de fretes capaz de facilitar a sua vida. Quem usa nossa plataforma consegue cotar vários fretes simultaneamente e tem liberdade para escolher o mais vantajoso. Tudo isso em pouquíssimos passos. Quer ver como é simples?

1) Insira os dados da sua encomenda em nossa Calculadora

2) Escolha entre uma das modalidades disponíveis

3) Preencha os dados do destinatário e informações de Nota Fiscal (quando necessário). Você também pode optar por fazer declaração de conteúdo.

4) Depois é só adicionar a etiqueta ao carrinho e escolher o seu meio de pagamento. Importante: o Melhor Envio não tem mensalidade, você só paga pelas etiquetas geradas.

5) Uma vez liberadas, as etiquetas ficam disponíveis para impressão no menu Painel de Controle > Meus Envios > Envios Liberados.

E aí? Quer gerar fretes a condições competitivas e com muito mais praticidade? Faça o seu cadastro no Melhor Envio e aproveite as vantagens de usar a nossa tecnologia!

Posts relacionados

Comentários (14)

Adorei o texto e adorei o melhor envio!
🙂

Caraca!
Vou testar o serviço, ser for bem executado vai facilitar muito minha vida.
Estou lançando um ecommerce no pedaço e o serviço de vocês para ser show de bola.
Parabéns!!

Excelente explicação!
Grata!

Muito bom..adorei…estou com uma mercadoria postada nos Correios e infelizmente os funcionários não tem respeito com a sociedade (poderiam ter avisado com uma semana de antecendecia sobre a greve apartir das 00:00hs de hoje e não encima da hora como mais uma vez está sendo feito), e novamente nós estamos pagando pelo erro dos governantes que raramente usam esses serviços..fica aí minha lástima pela falta de respeito dos Governista e também dos funcionários dos correrios.

Melhor texto que já li à respeito. Interação total, gostei.

Qual a empresa ? E como entro em contato?

Oi, Adriele!

Aqui no Melhor Envio contamos com várias transportadoras integradas! Entra em contato com a gente para conhecer mais! Pode nos chamar na nossa página do Facebook, ou enviar um e-mail pra gente (contato@melhorenvio.com.br)!

Muuuuito legal! So faltou dizer que os correios não transportam mercadorias que ultrapassem determinadas medidas.

Adoro o jeito como vc escreve. ?

Deixe um comentário