Em uma época em que a comunicação visual cresceu e se tornou parte fundamental das estratégias de comunicação, é importante pensar em maneiras criativas de aproveitar suas possibilidades para atrair clientes e aumentar as vendas de comércio eletrônico. Você deve usar recursos visuais para inspirar os clientes e motivá-los a comprar, ao mesmo tempo que exibe seu produto e oferece uma experiência personalizada.
Afinal, quando os clientes entram em uma loja de varejo, eles podem segurar os produtos, vê-los de diferentes ângulos e experimentá-los ou testá-los, dependendo da categoria. Então por que não oferecer uma experiência imersiva semelhante em seu site de comércio eletrônico também?
A ideia por trás do uso de recursos visuais é preencher a lacuna entre as expectativas do cliente e a realidade, resultando em um aumento nas conversões e vendas. Portanto, vá além das fotos básicas do produto em fundo branco e veja essas seis maneiras de aproveitar os recursos visuais para o seu negócio de comércio eletrônico.
1. Imagens lifestyle
As fotos do produto mostram aos clientes a aparência do seu produto e permitem que eles mergulhem nos detalhes. No entanto, quando se trata de evocar emoções nos clientes e gerar interesse, são as imagens lifestyle que funcionam. Esse tipo de foto consiste em pessoas modelos usando o seu produto.
O objetivo é que as imagens contem uma história, dando aos clientes uma sensação mais vívida e permitindo-lhes imaginar como seria usar seu produto, despertando o desejo de compra.
2. Visão de 360 °
Como o nome sugere, essa opção permite que os clientes entendam a aparência do seu produto de todos os ângulos. Esse recurso visual torna sua página mais interativa e oferece uma imagem realista do produto, com detalhes minuciosos. Você pode tirar fotos em vários pontos de vista ou criar um GIF mostrando todos os ângulos.
3. Vídeos de produtos
Um dos recursos visuais mais poderosos e envolventes para usar no seu site são os vídeos de produtos. O vídeo permite contar uma história em torno de um produto, fornece contexto e evoca emoções.
Existem vários tipos de conteúdos de vídeo que você pode criar para agregar valor e se conectar com seu público, como vídeos de instruções e vídeos de estilo de vida, por exemplo
Pense nos benefícios do seu produto ou em um ponto problemático que você está tentando resolver e crie um vídeo sobre isso. O importante é que ele seja claro e atraente.
4. Infográficos do produto
A maioria das páginas de produtos exibe uma série de imagens e segue escrevendo uma longa descrição explicando os recursos e benefícios do produto. Mas quantas pessoas realmente têm paciência e tempo para ler essas descrições? Não muitas.
É aqui que os infográficos do produto entram em cena. Eles permitem que você comunique a mesma mensagem de uma maneira visualmente interessante e cative os leitores. A chave é minimizar o texto e usar ilustrações e ícones para tornar a leitura mais envolvente, já que estatísticas de marketing de conteúdo mostram que o usar recursos visuais é uma forma eficaz de aumentar o engajamento e a compreensão das informações.
Um infográfico com bom design ajuda a chamar a atenção para o seu produto e atrai o leitor, de forma que é mais provável que ele se interesse por ler as informações e descrições que você deseja transmitir. Esse template criado para cervejarias, por exemplo, apresenta um texto curto e usa as cores para destacar qual é o estilo da cerveja entre e os outros disponíveis. A paleta de cores, as fontes e as imagens podem ser substituídas de acordo com o tom desejado ao criar o infográfico.
Portanto, se você quiser explicar os principais recursos do produto ou até mesmo fazer comparações entre produtos semelhantes, considere usar modelos personalizáveis para criar infográficos de produtos e fornecer essas informações de maneira mais eficaz.
5. Infográfico de comparação
Esse tipo de infográfico é ótimo para ajudar um cliente em potencial a entender qual é o produto ideal para ele, o que faz com que a decisão de compra seja mais rápida e reduz as chances de insatisfação e trocas no e-commerce.
Para isso, basta listar as características de dois produtos semelhantes, adicionar imagens e ícones para ilustrar os recursos de cada um deles. Um infográfico de comparação assim pode ser útil para destacar a superioridade de um produto ou simplesmente para ajudar o cliente a encontrar a melhor solução para suas necessidades.
Veja abaixo como fica mais fácil fazer a escolha ao visualizar esse tipo de infográfico
6. Conteúdo voltado para compras
Imagine o seguinte: você encontra um produto que adora em uma postagem do Instagram de uma marca e quer comprá-lo imediatamente. Se no lugar de ter que pesquisar no site você pudesse comprar com apenas alguns cliques não seria muito mais fácil?
É disso que se trata conteúdo voltado para compras, ou shoppable content. Considerado o “futuro do comércio eletrônico”, esse tipo de conteúdo rompe os limites entre o engajamento e a compra. É o uso de conteúdo visual não apenas para envolver os clientes, mas também para oferecer uma oportunidade direta de compra do produto.
Além do Instagram, você pode integrar conteúdo voltado para compras em blogs, lookbooks, catálogos, guias de estilo e muito mais. Certifique-se de colocar frases de destaque e CTAs diretas como “adicionar ao carrinho”, “comprar agora” ou “comprar agora” para enfatizar que as pessoas podem comprar os produtos apresentados.
Conclusão
Como proprietário de um comércio eletrônico, sua meta deve ser proporcionar uma experiência de compra online envolvente, e uma das maneiras de conseguir isso é com o uso de recursos visuais fortes.
Portanto, seja criativo – afaste-se das imagens básicas e considere essas seis maneiras diferentes de aproveitar os recursos visuais para mostrar seu produto, melhorar a experiência do usuário, atrair compradores e aumentar a fidelidade do cliente.
*Guest post produzido pela equipe da Venngage – Criador de infográficos e recursos visuais